Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
EQUIPMENT FOR DETECTING TEARS IN A CONVEYOR BELT BY MEANS OF A VIBRATION SENSOR INSTALLED IN A TUBE ASSEMBLY POSITIONED UNDERNEATH SAID CONVEYOR BELT
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2021/226687
Kind Code:
A1
Abstract:
The invention relates to equipment for detecting tears in a conveyor belt comprising a base structure (2) provided with two parallel bars (21). Two parallel tubes (11) are fastened to the base structure (2) by any appropriate fastening means. A tube (12) perpendicular to the parallel tubes (11) is arranged in the central part of the tube assembly (1), connecting the two parallel tubes (11). A central tube (13) is arranged in the middle of the parallel tubes (11), making an intersection (4) in the centre of the perpendicular tube (12), forming a tube assembly (1) that is symmetrical in both the longitudinal direction and the transverse direction. The sensor (3) is installed in the lower portion of the intersection (4) of the central tube (13) with the perpendicular tube (12), receiving the vibrational stimuli transmitted by the tube assembly (1) and processing the electrical signals received, delivering an electrical signal as a function of the frequency.

Inventors:
SEABRA CANAVERDE HENRIQUE (BR)
Application Number:
PCT/BR2021/050122
Publication Date:
November 18, 2021
Filing Date:
March 24, 2021
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
LLK ENGENHARIA IND E COMERCIO LTDA EPP (BR)
International Classes:
B65G43/04; G01H17/00
Foreign References:
BR102013000469A22016-03-15
BR202018006162U22019-10-08
CN102745478A2012-10-24
DE102009055952A12011-06-01
RU2405725C12010-12-10
BR9701370A1998-11-03
BR9603291A1998-05-12
Attorney, Agent or Firm:
SILVA DE OLIVEIRA, Vinicius (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1) Um equipamento para detecção de rasgos em correia transportadora compreendendo uma estrutura base (2) dotada de duas barras paralelas (21) sobre as quais são fixados um conjunto de tubos (1), sendo que dois tubos paralelos (11) são fixados à estrutura base (2); um tubo perpendicular (12) aos referidos tubos paralelos (11) é disposto na parte central do conjunto de tubos (1) ligando os dois tubos paralelos (11); um tubo central (13) é disposto na porção medial dos tubos paralelos (11), fazendo uma interseção (4) no centro do tubo perpendicular (12), formando um conjunto de tubos (1) simétrico tanto no sentido longitudinal quanto no sentido transversal, sendo o conjunto de tubos (1 ) posicionado abaixo da correia transportadora; o equipamento analisa ainda a frequência vibracional enviada por um sensor (3) que é ligado por cabo para alimentação elétrica ou é dotado de bateria e emite sinais analógicos ou digitais por cabos ou wireless, caracterizado pelo fato do sensor (3) ser instalado na porção inferior da intercessão (4) do tubo central (13) com o tubo perpendicular (12), sendo que o referido sensor (3) recebe os estímulos vibracionais transmitidos pelo conjunto de tubos (1) e processa os sinais elétricos recebidos, entregando um sinal elétrico em função da frequência.

Description:
EQUIPAMENTO PARA DETECÇÃO DE RASGOS EM CORREIA TRANSPORTADORA POR MEIO DE SENSOR DE VIBRAÇÃO INSTALADO EM CONJUNTO DE TUBOS POSICIONADO ABAIXO DA DITA CORREIA

TRANSPORTADORA

[001] A presente patente de modelo de utilidade pertence ao campo das correias transportadoras, mais especificamente de um sistema de detecção de ocorrência de rasgos nas referidas correias transportadoras.

[002] De forma ainda mais específica, a presente invenção ensina um sistema e método que detecta rasgos ou rompimentos em correia transportadora mediante análise da frequência vibracional de um conjunto de tubos montado em uma estrutura base posicionada abaixo da correia transportadora. O conjunto de tubos é provido de sensor de vibração, estrategicamente posicionado, que sinaliza a queda de material para um processador que repassa os sinais para o protocolo de comunicação.

ESTADO DA TÉCNICA

[003] As empresas que atuam na área de mineração e algumas outras indústrias apresentam uma grande ocorrência de rasgos nas correias transportadoras.

[004] Quando ocorre o seu rompimento, estas correias transportadoras soltam tiras, rasgam as bordas e abrem rasgos e/ou furos e, assim os produtos transportados na esteira são dispersos e criam pontos para aumento de rasgos na mesma, ocasionando a queda do material transportado.

[005] As causas dos rasgos são das mais variadas, podendo ser ocasionados pela presença de não britáveis, materiais lamelares, desalinhamento, travamento de roletes e travamento por acúmulo de material nas transferências (chute).

[006] A indicação de alarmes falsos pelos detectores atuais do estado da técnica acarreta várias paradas desnecessárias na operação. [007] De forma mais específica, no estado da técnica são encontradas soluções técnicas para detecção dos rasgos que compreendem um cavalete hidrodinâmico posicionado abaixo da correia e composto por tubos de vidro que se quebram ao serem atingidos pelas tiras da correia. Na ocorrência de rasgos, os cavaletes quebrados devem ser repostos.

[008] É comum que os componentes mecânicos desses equipamentos de detecção de falhas do estado da técnica fiquem contaminados pelo material que cai normalmente das correias, onde o material agregado a estes componentes causam diversas falhas no funcionamento, tais como travamentos e alarmes falsos.

[009] Há também no estado da técnica sistemas de corda, que ficam localizados abaixo da correia sofrendo ruptura pelo choque da tira nas mesmas. Assim, ocorrendo o rompimento da corda, um contrapeso fixado à referida corda se desloca, indicando a ruptura do tapete.

[0010] Há ainda no estado da técnica um sistema de bandejas móveis que, com a queda do material, o mesmo se acumula nesta bandeja que se movimenta devido ao peso, até que um sensor indique um máximo de peso programado.

[0011] De forma resumida as desvantagens do estado da técnica são as seguintes:

- os cavaletes hidrodinâmicos possuem alto custo e são descartáveis;

- os sistemas de corda também são descartáveis e sofrem com desgaste da fibra da corda, devido ao ambiente que trabalham. Além disso, é comum ocorrer a ruptura por materiais que atingem a corda, mas que não são tiras da correia;

- as bandejas, por serem sistemas móveis, contaminam seus dispositivos e ficam emperrados/travado ou ficam totalmente soltos, não funcionando mais com o peso do material acumulado. [0012] De forma vantajosa, a presente invenção ensina um sistema de detecção de rasgos em correia transportadora tendo um conjunto de tubos dispostos em vários planos transversais posicionados abaixo da correia transportadora e integrados entre si, providos de sensores de vibração, estrategicamente posicionado na estrutura, que sinalizam a queda de material para um processador que repassa os sinais para o protocolo de comunicação, calibrando também a quantidade de material que cai da correia evitando assim alarmes falsos.

[0013] O documento de patente BR102013000469-3 de 08/01/2013 mostra um sistema e método para detecção de rasgo em correia transportadora que compreende uma porção inferior de uma bandeja dotada de sensores de vibração que captam a intensidade da vibração ocasionada pela queda do produto da correia e envia os dados para um processador.

[0014] No documento de patente BR 10 2013 000470 7 de 08/01/2013 é apresentado um sistema que compreende um conjunto de tubos em um plano transversal posicionado abaixo da correia transportadora dotados de sensores de vibração que detectam o valor de intensidade da vibração e encaminha a um processador.

[0015] O documento BR 20 2018 006162 9 depositado em 27/03/2018 revela um sistema de detecção de rasgo em correia transportadora que compreende um conjunto de tubos posicionado abaixo da correia transportadora, sendo os ditos tubos dotados de sensores de vibração que detectam o valor de intensidade da vibração e encaminha a um processador onde o valor é comparado com um valor de referência. Se o valor registrado pelo sensor de vibração for superior à amplitude máxima do valor de referência, é interrompido o funcionamento da correia transportadora.

[0016] Já a presente invenção, de forma distinta e vantajosa, ensina um método e sistema com novo sensor, estrategicamente posicionado no conjunto de tubos, que não demanda um sistema complementar para obter os dados em função do tempo e realizar uma Transformada Rápida de Fourier em outro hardware para entregar em função da frequência. [0017] O novo sensor possui vantajosa mente um hardware e novo software que já faz este processamento, emitindo os dados diretamente em função da frequência, item fundamental na detecção do que realmente está acontecendo com o sistema (alarme ou não alarme).

SUMÁRIO DO EQUIPAMENTO

[0018] O presente modelo de utilidade ensina um equipamento para detecção de rasgos em correia transportadora compreendendo uma estrutura base dotada de duas barras paralelas sobre as quais são fixados de um conjunto de tubos.

[0019] Os dois tubos paralelos são fixados à estrutura base. Um tubo perpendicular aos tubos paralelos é disposto na parte central do conjunto de tubos ligando os dois tubos paralelos.

[0020] Um tubo central é disposto na porção medial dos tubos paralelos fazendo uma interseção no centro do tubo perpendicular, formando um conjunto de tubos simétrico tanto no sentido longitudinal quanto no sentido transversal.

[0021] O conjunto de tubos é posicionado ainda abaixo da correia transportadora. O referido equipamento analisa também a frequência vibracional enviada por um sensor que é ligado por cabo para alimentação elétrica ou é dotado de bateria e emite sinais analógicos ou digitais por cabos ou wireless.

[0022] O sensor é instalado na porção inferior da intercessão do tubo central com o tubo perpendicular, sendo que o referido sensor recebe os estímulos vibracionais transmitidos pelo conjunto de tubos e processa os sanais elétricos recebidos, entregando um sinal elétrico em função da frequência.

BREVE DESCRIÇÃO DAS FIGURAS

[0023] A figura 1 mostra a vista em perspectiva da estrutura de base e do conjunto de tubos.

[0024] A figura 2 mostra uma vista lateral da estrutura de base e do conjunto de tubos, mostrando agora o posicionamento do sensor.

[0025] A figura 3 mostra uma vista superior do conjunto de tubos. DESCRIÇÃO DETALHADA DO EQUIPAMENTO

[0026] O presente modelo de utilidade ensina um equipamento para detecção de rasgos em correia transportadora compreendendo uma estrutura base (2) dotada de duas barras paralelas (21 ) sobre as quais são fixados um conjunto de tubos (1 ) que irá receber o impacto do sistema. Ou seja, por meio do conjunto de tubos

(I ) o equipamento receberá as vibrações proveniente do rasgo da correia transportadora e/ou queda do material sobre os referidos tubos (1 ).

[0027] Dois tubos paralelos (11 ) são fixados à estrutura base (2) por qualquer meio de fixação próprio para o fim, por exemplo, braçadeiras ou solda.

[0028] Um tubo perpendicular (12) aos tubos paralelos (11 ) é disposto na parte central do conjunto de tubos (1 ) ligando os dois tubos paralelos (11 ).

[0029] Um tubo central (13) é disposto na porção medial dos tubos paralelos

(I I ), fazendo uma interseção (4) no centro do tubo perpendicular (12), formando um conjunto de tubos (1 ) simétrico tanto no sentido longitudinal quanto no sentido transversal.

[0030] A simetria do conjunto de tubos (1 ) garante uma captação das vibrações de forma uniformemente distribuída.

[0031] O prolongamento dos tubos (11 e 13) possuem um ângulo ascendente e são fechados nas laterais por um par de tubos paralelos ao tubo (12), formando as porções laterais do conjunto de tubos (1).

[0032] O conjunto de tubos (1) é posicionado então abaixo da correia transportadora.

[0033] O referido equipamento analisa a frequência vibracional enviada por um sensor (3) que é ligado por cabo para alimentação elétrica ou é dotado de bateria e emite sinais analógicos ou digitais por cabos ou wireless.

[0034] O sensor (3) é instalado na porção inferior da intercessão (4) do tubo central (13) e do tubo perpendicular (12). Após pesquisa e experimentação percebeu-se que o sensor (3) é melhor posicionando na porção central do conjunto de tubos (1 ), pois é capaz de receber as vibrações de forma distribuída. Além disso, o sensor (3) é posicionado abaixo dos tubos para não sofrer danos advindos da queda de material sobre o mesmo.

[0035] Dessa forma, o referido sensor (3) recebe os estímulos vibracionais transmitidos pelo conjunto de tubos (1) e processa os sinais elétricos recebidos, entregando um sinal elétrico em função da frequência. Ou seja, o sensor (3) agora utilizado não demanda de um sistema complementar para obter os dados em função do tempo e realizar uma Transformada Rápida de Fourier.

[0036] O sensor (3) possui um hardware e software integrado que já faz internamente o processamento dos sinais, fornecendo dados diretamente em função da frequência, item fundamental na detecção das vibrações do equipamento, que é capaz de identificar o rompimento da correia emitindo alarme.

[0037] Lista de referências numéricas da presente invenção:

1- conjunto de tubos;

11- tubos paralelos;

12- tubo perpendicular;

13- tubo central;

2- estrutura base;

21- barras paralelas;

3- sensor;

4- interseção.