Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
EQUIPMENT FOR THE DISPLACEMENT OF PEOPLE IN HEIGHT IN WIND TOWERS WITH VERTICAL AND HORIZONTAL TRANSLATION
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2014/013467
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention relates to equipment for the displacement of people in height in wind towers, enabling their vertical and horizontal translation around the tower and the blades, consisting of three modules: winch or vertical displacement (24), horizontal displacement (25), and rail (26). The winch, has two independent cables. The first cable (working cable, 10) is controlled by the operator and allows the ascent and the descent. The second cable (safeguarding cable, 4) goes up as a result of the action of the lifting engine and goes down as a result of the action of the weight of the operator that actuates the centrifugal brakes and/or the gearing system of the winch. Thus, the descent is made at a constant speed.

Inventors:
SANTOS JUNIOR MANOEL PENHA (PT)
Application Number:
PCT/IB2013/055910
Publication Date:
January 23, 2014
Filing Date:
July 18, 2013
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
VERTEQUIP EQUIPAMENTOS E TRABALHOS VERTICAIS LDA (PT)
International Classes:
B66C11/06; B66B9/187; B66C7/08; B66C23/20; F03D1/00
Foreign References:
PT10756T2012-07-05
EP1506934A22005-02-16
DE3432045A11986-03-13
EP0361397A21990-04-04
EP0361397A21990-04-04
EP0010756A11980-05-14
PT10756T2012-07-05
Attorney, Agent or Firm:
GASTÃO DA CUNHA FERREIRA, LDA (PT)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. Equipamento para o deslocamento de pessoas em altura em torres eólicas com translação vertical e horizontal caracterizado por ser constituído por 3 módulos: módulo calha (26) constituída por veio principal (18), veio de ligação (19), canal redutor (20), veio eléctrico (21) e veio redutor (22); módulo de deslocamento horizontal

(25) constituída por motor para deslocamento horizontal

(12), sistema eléctrico (13), rolamentos para deslocamento nas calhas (14), caixas das engrenagens

(15), detector de presença da calha/fim de curso (16), batentes mecânicos físicos no topo das calhas e sistema de transporte do cabo de alimentação; módulo guincho ou de deslocamento vertical (24) constituído por freio (1), sistema de salvaguarda (2) equipado com desmultiplicador e/ou freio centrífugo, depósito do cabo de salvaguarda

(3), cabo de salvaguarda (4), conector do cabo de salvaguarda (5) , conector do guincho ao módulo de deslocamento horizontal (6), motor para deslocamento vertical (7), depósito do cabo de trabalho (9), cabo de trabalho (10) e conector do cabo de trabalho (11) .

2. Equipamento para o deslocamento de pessoas em altura em torres eólicas com translação vertical e horizontal de acordo com a reivindicação anterior caracterizado por o módulo calha (26) estar fixo à torre eólica através de um sistema de encaixe e de fixação.

3. Equipamento para o deslocamento de pessoas em altura em torres eólicas com translação vertical e horizontal de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por o cabo de

1 trabalho (10) e o cabo de salvaguarda (4) serem nomeadamente um cabo de aço, uma corrente, ou um cabo de fibras naturais ou sintéticas.

4. Método de funcionamento do equipamento para o deslocamento de pessoas em altura em torres eólicas com translação vertical e horizontal caracterizado por o sistema de salvaguarda (2) ser accionado no caso de falha mecânica ou eléctrica no motor de deslocamento vertical (7) ou por ruptura no cabo de trabalho (10) .

5. Método de funcionamento do equipamento para o deslocamento de pessoas em altura em torres eólicas com translação vertical e horizontal de acordo com a reivindicação anterior caracterizado por no caso de falha mecânica ou eléctrica no motor de deslocamento vertical (7) ou por ruptura no cabo de trabalho (10) o sistema de salvaguarda (2) ser accionado por acção dos freios centrífugos ou do sistema de desmultiplicação .

6. Método de funcionamento do equipamento para o deslocamento de pessoas em altura em torres eólicas com translação vertical e horizontal de acordo com a reivindicação 4 caracterizado por no depósito do cabo de salvaguarda (3) ser enrolado/desenrolado o cabo de salvaguarda (4) .

7. Método de funcionamento do equipamento para o deslocamento de pessoas em altura em torres eólicas com translação vertical e horizontal de acordo com a reivindicação 4 caracterizado por no depósito do cabo de

2 trabalho (9) ser enrolado/desenrolado o cabo de trabalho (10) .

-07-2013

3

Description:
DESCRIÇÃO

EQUIPAMENTO PARA O DESLOCAMENTO DE PESSOAS EM ALTURA EM TORRES EÓLICAS COM TRANSLAÇÃO VERTICAL E HORIZONTAL

Âmbito da Invenção

A presente invenção refere -se a um equipamento destinado a deslocar pessoas em altura em torres eólicas, permitindo a sua translação vertical e horizontal em torno da torre e das pás .

Antecedentes da invenção

São da técnica conhecidos diversos equipamentos que permitem efectuar o deslocamento de pessoas e/ou cargas verticalmente e horizontalmente, como é o caso do equipamento revelado no documento EP0361397 A2, que descreve um método e um equipamento para deslocar uma pessoa deficiente. Ou o equipamento descrito no Modelo de Utilidade nacional n° 10756 apresentado pelo mesmo requerente do presente pedido, que refere um equipamento para o deslocamento de pessoas em altura em superfícies não horizontais com translação vertical e horizontal.

Contudo, apesar de o equipamento referido no documento EP0361397 A2 revelar algumas das características técnicas existentes no presente pedido, este está especialmente desenhado para o transporte de pessoas deficientes, enquanto que o presente pedido refere um equipamento especialmente desenhado para deslocar pessoas vertical e horizontalmente em altura em torres eólicas. Já o documento PT10756, descreve um equipamento especialmente projectado para o deslocamento em superfícies não horizontais.

Vantagens da invenção

A presente invenção tem por objecto um equipamento destinado a deslocar pessoas em altura em torres eólicas, permitindo a sua translação vertical e horizontal.

É um equipamento que, por ser especialmente desenhado para o deslocamento vertical e horizontal em torres eólicas, requer especiais condições de segurança, não só porque as torres eólicas estão colocadas em terrenos especialmente ventosos, como o próprio desenho das mesmas dificulta o desempenho das operações de manutenção, o que pode colocar em risco o próprio operador.

Assim, para além de incorporar características técnicas que fazem parte dos documentos atrás descritos, a grande vantagem desta invenção decorre do facto de possuir um sistema de elevação por guincho, e que possui dois cabos independentes. 0 I o cabo, designada por cabo de trabalho, e que é controlado pelo operador, permite efectuar a subida e a descida. 0 2 ° cabo, designado por cabo de salvaguarda, sobe por acção do motor de elevação e desce por acção do peso do operador que acciona os freios centrífugos e/ou o sistema de desmultiplicação do guincho. Desta forma a descida é feita com uma velocidade constante. Breve descrição dos desenhos

As figuras 1, 2, 3, representam respectivamente a vista frontal, a vista em perspectiva e a vista lateral de um dos módulos da invenção: o guincho ou de deslocamento vertical. Nelas são visíveis os seguintes componentes: freio (1), sistema de salvaguarda (2), depósito do cabo de salvaguarda (3), cabo de salvaguarda (4), conector do cabo de salvaguarda (5) , conector do guincho ao módulo de deslocamento horizontal (6), motor para deslocamento vertical (7), ligação entre o motor para deslocamento vertical e o freio (8), depósito do cabo de trabalho (9), cabo de trabalho (10) e conector do cabo de trabalho (11) .

A figura 4 apresenta os componentes responsáveis pelo deslocamento horizontal do equipamento, constituído por: motor para deslocamento horizontal (12), sistema eléctrico (13), rolamentos para deslocamento nas calhas (14), caixas das engrenagens (15), e detector de fim de curso (16) .

As figuras 5 e 6 apresentam componentes de outro dos módulos da invenção: a calha. Esta é composta por: veio principal (18), veio de ligação (19), canal redutor (20), veio eléctrico (21) e veio redutor (22) .

A figura 7 apresenta o equipamento da invenção montado numa Torre Eólica (23) e onde são visíveis os 3 módulos distintos: guincho ou de deslocamento vertical (24), de deslocamento horizontal (25) e calha (26) . Descrição detalhada da Invenção

A presente invenção tem por objecto um equipamento destinado a deslocar pessoas em altura em torres eólicas, permitindo a sua translação vertical e horizontal.

Pelo designado "cabo" entende-se qualquer tipo de equipamento que permita alcançar o objectivo proposto, nomeadamente cabos, correntes, cordas, ou outro equivalente .

0 cabo de trabalho (10) e o cabo de salvaguarda (4) são equipamentos fabricados num qualquer material próprio para o efeito, dependendo a sua escolha dos esforços a que possa vir a ser sujeito, nomeadamente cabo em aço, corrente ou um cabo de fibras naturais ou sintéticas.

0 guincho ou módulo de deslocamento vertical é constituído por freio (1), sistema de salvaguarda (2) equipado com desmultiplicador e/ou freio centrífugo, depósito do cabo de salvaguarda (3), cabo de salvaguarda (4), conector do cabo de salvaguarda (5) , conector do guincho ao módulo de deslocamento horizontal (6), motor para deslocamento vertical (7), ligação entre o motor para deslocamento vertical e o freio (8), depósito do cabo de trabalho (9), cabo de trabalho (10) e conector do cabo de trabalho (11) .

O módulo de deslocamento horizontal, cuja movimentação para e esquerda/direita é efectuada em calha (26) com sistema de encaixe e fixação aplicada no topo da torre, por trás ou por cima das pás da torre eólica, está equipado com sistema eléctrico (13), rolamentos para deslocamento nas calhas (14) , engrenagens colocadas dentro das caixas de protecção

(15) , detector de presença da calha/fim de curso (16), batentes mecânicos fisicos no topo das calhas e sistema de transporte do cabo de alimentação.

Todo este equipamento está suspenso numa calha (26) composta pelo veio principal (18), pelo veio de ligação (19), pelo canal redutor (20), pelo veio eléctrico (21) e pelo veio redutor (22), que está fixa à torre eólica, através de um sistema de encaixe e de fixação aplicado no topo da torre eólica, por trás ou por cima das pás.

O operador devidamente colocado no arnês de transporte, que por sua vez, através dos conectores de engate (5) (11), é colocado no cabo de trabalho (10) e no cabo de salvaguarda

(4) . Através do controlo remoto que está em seu poder, o operador pode accionar o motor para deslocamento vertical

(7), ou no caso de pretender deslocar-se horizontalmente, accionar o motor (12) .

Caso surja algum problema com o motor de deslocamento vertical (7) ou com o cabo de trabalho (10), o sistema de salvaguarda (2) permite que o operador se desloque até terreno firme, sem que seja necessário qualquer tipo de ajuda externa. Este sistema de salvaguarda (2) inserido no próprio guincho, permite que o operador por acção do seu peso, no caso de uma falha mecânica, eléctrica ou por ruptura do cabo de trabalho (10), accione os freios centrífugos ou o sistema de desmultiplicação do sistema de salvaguarda (2), descendo até terreno firme. Este deslocamento é efectuado a uma velocidade constante de até 2 m/s para uma carga de 30 kg a 225 kg. A existência do depósito do cabo de salvaguarda (3) e do depósito do cabo de trabalho (9), permitem que, quer o cabo de salvaguarda (4) quer o cabo de trabalho (10) se encontrem devidamente arrumados, facilitando assim a execução das tarefas por parte do operador pois não terá cabos que lhe dificultem o trabalho. Este factor é também de primordial importância no incremento da segurança, ao não permitir que cabos se balanceiem livremente.

17-07-2013