Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
EXTENDABLE BUMPER USED ON A CONTAINER TRANSPORT CHASSIS
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2023/023831
Kind Code:
A1
Abstract:
An extendable bumper is used on a container transport chassis used for the transport of 40-foot containers, and is mainly aimed at allowing 40-foot, 45-foot or 53-foot containers to be conveyed by adjusting the bumper, which can be extended beyond the initial configuration of the chassis, while being part thereof. The bumper is further distinguished by a double locking system including an independent pneumatic system with predefined positions for use with 40-foot, 45-foot and 53-foot containers, sliding rollers and container securing devices (called DIV fasteners in the industry) arranged on the movable part of the chassis, besides other advantages.

Inventors:
BINDEWALD HELDER (BR)
MARTINS RICARDO SILVA (BR)
Application Number:
PCT/BR2022/050331
Publication Date:
March 02, 2023
Filing Date:
August 24, 2022
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
AB RODOFORT S/A IMPLEMENTOS RODOVIARIOS (BR)
International Classes:
B60R19/38; B62D21/14
Foreign References:
JP2007314106A2007-12-06
KR20210057343A2021-05-21
JP2012176743A2012-09-13
Attorney, Agent or Firm:
STOCK, Luiz Fernando Campos (BR)
Download PDF:
Claims:
8

REIVINDICAÇÕES

1. PARA-CHOQUE EXTENSÍVEL APLICADO EM CHASSI PARA TRANSPORTE DE CONTÊINER, compreendido pelo para-choque extensível (2) caracterizado pelo fato das longarinas (3) deslizarem junto às longarinas (4) do chassi (1 ), sendo que a travessa (7), fixada nas longarinas (3), contempla, bilateralmente, os dispositivos de fixação do contêiner (8).

2. PARA-CHOQUE EXTENSÍVEL APLICADO EM CHASSI PARA TRANSPORTE DE CONTÊINER conforme reivindicado em 1 caracterizado pelo fato dos roletes (5) serem fixados aos suportes (6) junto às longarinas (4) do chassi (1 ), dispostos bilateralmente.

3. PARA-CHOQUE EXTENSÍVEL APLICADO EM CHASSI PARA TRANSPORTE DE CONTÊINER conforme reivindicado em 1 caracterizado pelo fato do acionamento da movimentação das longarinas (3) pelo cilindro hidráulico (14) ocorrer pelo sistema pneumático dotada de válvula reguladora de fluxo (13), sendo que o travamento do posicionamento do para-choque extensível (2) se dá pela válvula de acionamento pneumático (15) existente junto aos cilindros de atuação (16).

4. PARA-CHOQUE EXTENSÍVEL APLICADO EM CHASSI PARA TRANSPORTE DE CONTÊINER conforme reivindicado em 1 caracterizado pelo fato dos contrapinos (17) atuarem como limitador de curso para a abertura total do para-choque extensível (2).

5. PARA-CHOQUE EXTENSÍVEL APLICADO EM CHASSI PARA TRANSPORTE DE CONTÊINER conforme reivindicado em 1 caracterizado pelo fato das longarinas (3) conterem placas autolubrificantes (7).

Description:
PARA-CHOQUE EXTENSÍVEL APLICADO EM CHASSI PARA TRANSPORTE DE CONTÊINER

Assunto:

[001] A presente Patente de Invenção refere-se a um para-choque extensível aplicado em chassi utilizado para o transporte de contêineres de 40 pés, com o principal objetivo de proporcionar que estes possam transportar contêineres de 40, 45 ou 53 pés, a partir da regulagem do para- choque, que pode ser estendido para além da configuração inicial do chassi, fazendo parte deste. Como diferencial apresenta ainda travamento duplo por sistema pneumático independente, contando com posições pré- definidas em função da utilização de contêineres de 40, 45 e 53 pés, roletes próprios para deslizamento e dispositivos de fixação do contêiner, chamados na prática de DIF, dispostos na parte móvel do chassi, além de conter outras vantagens.

Estado da Técnica:

[002] Semirreboques utilizados para transporte de contêineres são conhecidos e utilizados há muito pela técnica, sendo aptos a transportar contêineres de 20, 40, 45 e 53 pés. Em geral constituem-se de semirreboques formados por chassi próprio que contempla longarinas e travessas de modo a proporcionar que engates próprios para contêineres, os DIFs, estejam posicionados nos locais devidos para que possam fixar os containers e transportá-los em segurança. Em geral tem-se veículos próprios para transporte de contêineres de 20 e 40 pés, sendo necessários veículos com outras disposições de chassi para o transporte de contêineres de 45 e 53 pés, sendo necessário, portanto, pela técnica atual, a utilização de semirreboques diferentes em função das diferentes dimensões dos contêineres. Este fator encarece, dificulta e inviabiliza, em muitos casos, o transporte principalmente dos contêineres maiores, de 45 e 53 pés, os quais vem sendo cada vez mais utilizados. [003] Com relação à semirreboques utilizados para transporte de contêineres, não é conhecida solução cujo chassi possa ser estendido em seu para-choque de modo a possibilitar transportes de múltiplos containers. Os possíveis implementos que poderiam realizar o transporte dos contêineres maiores, possuem dimensões fixas e imutáveis, não alteram seu comprimento para absorver os diferentes contêineres propostos.

[004] Especificamente com relação ao para-choque extensível, em seu sentido longitudinal, referentes às referências patentárias existem documentos que mostram para-choques com regulagem como sendo um acessório ao veículo, e não fazem parte da sua estrutura. Dentre estes podemos citar o documento CN 2013074418-1 publicado em 19/03/2014, que se refere a um para-choque extensível a partir de um movimento de rotação.

[005] O documento BR 202015 032707-8 depositado em 28/12/2015 por AGILIFT descreve um para-choque constituído por travessas dotadas de elementos telescópicos movidos por pistão hidráulico ou pneumático, fixados por pinos quando colocados na posição desejada. O documento CN 209921239 publicado em 10/01/2020 antecipa um para-choque cuja regulagem se dá por operação manual, com regulagem de posicionamento vertical.

Conceito Inventivo:

[006] O presente Para-choque Extensível Aplicado em Chassi Para Transporte de Contêiner busca atender os objetivos de:

- proporcionar que o chassi de semirreboque para transporte de contêiner de 40 pés possa ser estendido, pelo seu para-choque integrado ao chassi, de modo a possibilitar que o mesmo semirreboque possa transportar também contêineres de 45 e 53 pés; - proporcionar que, com a dita extensão, o conjunto de lanternas traseiras, placa e para-choque sejam corretamente posicionadas na extremidade do veículo;

- melhorar a realização de manobras após o descarregamento de contêineres de 45 e 53 pés, quando o veículo pode ter seu comprimento reduzido;

- otimizar o processo produtivo e com relação ao custo benefício econômico e ao ambiente em virtude de um único semirreboque ser adequado às diversas variações dimensionais dos contêineres.

[007] Para tanto, o para-choque foi integrado ao chassi do semirreboque utilizado para o transporte de contêiner de 40 pés, que também pode carregar dois contêineres de 20 pés cada, de modo que, ao ser estendido, confere ao chassi um acréscimo estrutural passível de suportar a carga de contêineres de 45 e 53 pés, contendo os dispositivos de fixação do contêiner, DIFs, posicionados em posições pré-definidas em função dessas diferentes dimensões, sendo encontrados também na parte móvel para que possam fixar estes containers e mente-los em segurança para o transporte.

[008] Além disto, o travamento do sistema pneumático que faz a movimentação de extensão é duplo e independente do sistema pneumático do veículo, utilizando-se de uma válvula reguladora de fluxo para assegurar a segurança.

[009] O deslizamento do para-choque integrado ao chassi se dá por roletes, de forma suave, sendo a operação de forma prática e segura. Campo de Aplicação:

[010] A aplicação do Para-choque Extensível Aplicado em Chassi Para Transporte de Contêiner se dá como para-choque com meios de extensão horizontal acionado por atuador hidráulico, hidropneumático ou similar.

Vantagens: [01 1] O Para-choque Extensível Aplicado em Chassi Para Transporte de Contêiner apresenta com vantagens:

• Possibilita que um único implemento possa ser utilizado para o transporte de contêineres de 20, 40, 45 e 53 pés, o que significa melhor custo benefício a todo o setor de logística;

• Possibilita que após o descarregamento de contêineres de 45 e 53 pés, o semirreboque possa retornar à dimensão menor inicial, o que facilita a realização de manobras em pátios e a dirigibilidade quando descarregado;

• Oferece segurança ao transporte e no descarregamento de contêineres de 20, 40, 45 e 53 pés, posto que possui meios próprios para fixação das diversas dimensões sobre o chassi;

• Possui duplo travamento da parte extensível por meio de trava de segurança pneumática acionada por sistema pneumático independente do sistema do veículo, o que significa que, mesmo diante a falta de pressão de ar no sistema do veículo, a válvula reguladora de fluxo permanecerá travada. Além disto, são utilizadas duas travas, uma redundante à outra, onde no caso de falha da primeira a segunda entra em atuação;

• Oferece meios práticos e rápidos de manuseio;

• Oferece diminuição de peso e desgaste de pneus quando transita descarregado, quando em comparação com modelos de implementos aptos a carregar somente os contêineres maiores;

• Flexibilidade de utilização, posto que pode conter automação para o deslocamento da parte extensível, utilizando-se ou não de uma unidade hidráulica com pistão pneumático, ou mesmo possuir apenas os meios para movimentação manual;

• Possibilita que o conjunto de lanternas traseiras, placa e para- choque seja posicionado na extremidade do veículo, em cumprimento às normas de trânsito e segurança. Ilustrações:

[012] No intuito de facilitar a pesquisa e proporcionar entendimento da presente patente, conforme preconizado no relatório, segundo uma forma básica e preferencial de realização elaborada pelo requerente, faz-se referência às ilustrações anexas, que integram e subsidiam o presente relatório descritivo onde, a: FIG. 01 - apresenta a vista lateral do semirreboque carregado com container de 40 pés; FIG. 02 - apresenta a vista lateral do semirreboque carregado com container de 45 pés; FIG. 03 - apresenta a vista lateral do semirreboque carregado com container de 53 pés;

FIG. 04 - apresenta a perspectiva do chassi com para-choque integrado na posição recolhida;

FIG. 05 - apresenta a perspectiva em detalhe do para-choque na posição recolhida;

FIG. 06 - apresenta a perspectiva em detalhe do para-choque mostrando as suas longarinas e os roletes;

FIG. 07 - apresenta a perspectiva em detalhe superior mostrando o para- choque estendido;

FIG. 08 - apresenta a perspectiva em detalhe superior mostrando o para- choque estendido com DIFs na parte móvel;

FIG. 09 - apresenta a perspectiva em detalhe inferior mostrando os roletes e sistema pneumático.

Descrição:

[013] O Para-choque Extensível Aplicado em Chassi Para Transporte de Contêiner compreende o chassi (1 ) que contempla em sua parte traseira o para-choque extensível (2) formado pelas longarinas (3) que deslizam no interior ou junto às longarinas (4) do chassi (1 ), sendo que as longarinas (3) possuem função estrutural de absorção de carga. [014] Para que o deslizamento se dê de forma suave das longarinas (3), junto às longarinas (4) do chassi (1 ) os roletes (5) são fixados aos suportes (6), dispostos bilateralmente. De forma opcional, as longarinas (3) podem conter placas autolubrificantes (7) que cumprem o objetivo de diminuir o atrito entre estas e as longarinas (4) do chassi (1 ), prolongando a vida útil do conjunto.

[015] Na extremidade do para-choque extensível (2) a travessa (8) contempla, bilateralmente, os dispositivos de fixação do contêiner (9), chamados comumente de DIFs, os quais também podem ser dispostos na extremidade das longarinas (4) do chassi (1 ), em posição fixa. Com a extensão pela movimentação deslizante das longarinas (3), os dispositivos de fixação do contêiner (9) são posicionados para que possam fixar contêineres de 45 e 53 pés, conforme mostram as figuras 2 e 3.

[016] Na extremidade do para-choque extensível (2) também é fixada a carenagem para lanternas e iluminação traseira (10), para-choque (11 ) e placa de veículo longo (12), além de suporta para identificação (placa) do veículo.

[017] O acionamento do para-choque extensível (2) para movimentação das longarinas (3) se dá pelo sistema pneumático de freio do implemento junto ao sistema pneumático de acionamento do para-choque extensível (2), os quais são divididos por intermédio de uma válvula reguladora de fluxo (13), que garante a condição mínima de funcionamento dos freios caso o sistema pneumático do para-choque extensível seja afetado por qualquer eventualidade. Neste caso, a interação dos dois sistemas se resume à alimentação de ar comprimido de um sistema para o outro com a proteção de uma válvula reguladora de fluxo, possibilitando que o cilindro hidráulico (14) seja movimentado para a extensão e recolhimento do para- choque extensível (2).

[018] O travamento do posicionamento do para-choque extensível (2) se dá pelo acionamento da válvula de acionamento pneumático (15) em conjunto aos cilindros de atuação (16), sendo um travamento redundante, ou seja, no caso de falha de um dos cilindros de atuação (16), o outro assume o funcionamento imediatamente.

[019] Além disso, em caso de vazamento ou falta de ar pressurizado ambos os cilindros de atuação (16) retornam à posição de segurança, para acoplar no próximo alojamento de travamento disponível, conforme deslocamento do para-choque extensível.

[020] Também de forma redundante, mas não menos importante, os contrapinos (17) servem como limitador de curso para a abertura total do para-choque extensível (2), evitando situações em que o para-choque possa de alguma forma de desprender do chassi.

[021] O sistema pneumático pode, opcionalmente, ser substituído por sistema elétrico, hidráulico, hidropneumático, mecânico ou outro similar.

[022] Da mesma forma o cilindro hidráulico (14) pode ser, opcionalmente, substituído por similares conhecidos como atuadores de funcionamento manual, pneumático, cremalheira, rosca ou outros.

Conclusão:

[023] Deste modo, o Para-choque Extensível Aplicado em Chassi Para Transporte de Contêiner é subsidiado por características funcionais inéditas, merecendo, portanto, a proteção legal pleiteada.