Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
EXTRACTION DEVICE WITH A MOVABLE CAPSULE HOLDER
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2017/176139
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention relates to an extraction device (1) suitable for preparing beverages, in particular aromatic beverages such as espresso coffee and the like, by mixing a stream under pressure with the edible substance (2). The extraction device (1) comprises a force transmission means (3), an injection means (4), a collector means (5) and a structural arrangement (6), as well as a base support (7) arranged on the underside of the injection means (4) and protruding beyond same to provide a support to a downward facing part of the capsule (2), the base support (7) being movable together with the injection means (4) and moved relatively thereto.

Inventors:
NABEIRO RUI MIGUEL (PT)
Application Number:
PCT/PT2017/050010
Publication Date:
October 12, 2017
Filing Date:
April 07, 2017
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
NOVADELTA - COMÉRCIO E INDÚSTRIA DE CAFÉS S A (PT)
International Classes:
A47J31/36
Foreign References:
US20100101428A12010-04-29
US20130180410A12013-07-18
EP2520203A12012-11-07
EP2910155A12015-08-26
EP2283755B12012-07-04
EP2717748B12015-07-22
Attorney, Agent or Firm:
FERREIRA PINTO, Francisca (PT)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. Dispositivo de extração (1) para preparação de bebidas a partir da mistura de um escoamento pressurizado com uma substância edivel proporcionada no interior de numa cápsula (2), sendo que o referido dispositivo de extração (1) apresenta de montante para jusante:

- uma disposição de transmissão de força (3) adaptada de modo que pode converter um movimento giratório numa primeira direção em torno de um primeiro eixo de rotação (I) num movimento de translação de tipo êmbolo ao longo de um curso longitudinal entre uma posição a montante, correspondendo ao dispositivo de extração (1) aberto, e uma posição a jusante correspondendo ao dispositivo de extração (1) fechado, e vice-versa,

- uma disposição de injeção (4) proporcionada em ligação com a referida disposição de transmissão de força (3) de modo que pode ser deslocada em jeito de êmbolo segundo a direção longitudinal do dispositivo de extração (1), entre uma posição de aberto e uma posição de fechado deste, e vice- versa,

- uma disposição de recolha (5) disposta de forma estacionária numa posição a jusante e adaptada para recolha da referida cápsula (2), apresentando por exemplo uma câmara de recolha (51) com abertura orientada para montante, e uma abertura de descarga (52) proporcionando ligação fluida para jusante,

- uma disposição estrutural (6) que proporciona apoio para a referida disposição de transmissão de força (3),

- sendo que a referida disposição de injeção (4) apresenta suportes laterais (41) de cápsula proporcionados de ambos os lados como calhas desenvolvendo-se segundo uma direção vertical e com aberturas orientadas para o interior que são adaptadas para reter uma parte da referida cápsula (2), por exemplo uma parte de projeção radial de tipo colarinho,

1 numa posição geralmente alinhada com a introdução na referida câmara de recolha (51), e

- sendo que a referida disposição de injeção (4) apresenta ainda um suporte de base (7) proporcionado no lado orientado para baixo da referida disposição de injeção (4) e pro etando-se além desta de modo a proporcionar suporte para uma parte orientada para baixo da referida cápsula (2) ,

caracterizado

por o referido suporte de base (7) ser proporcionado de modo que pode ser movido con untamente com a referida disposição de injeção (4), e ser retido relativamente à referida disposição de injeção (4), de modo que o referido suporte de base (7) apenas proporciona suporte à referida cápsula (2) durante uma parte a montante do curso de deslocamento da referida disposição de injeção (4) .

2. Dispositivo de extração (1) de acordo com a reivindicação 1, caracterizado por o referido suporte de base (7) ser proporcionado de modo que apenas se pode deslocar conjuntamente com a referida disposição de injeção (4) numa parte a montante do respetivo movimento de translação, de modo que não proporciona suporte à referida cápsula (2) quando esta se encontra pelo menos parcialmente introduzida no interior da referida câmara de recolha (51) .

3. Dispositivo de extração (1) de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado por o referido suporte de base (7) ser retido por uma parte da referida disposição estrutural (6) numa região do curso de tipo êmbolo da referida disposição de injeção (4) que corresponde à introdução de pelo menos a maior parte da região a jusante da referida cápsula (2) no interior da referida câmara de recolha (51) .

4. Dispositivo de extração (1) de acordo com qualquer uma das anteriores reivindicações 1 a 3, caracterizado por o referido

2 suporte de base (7) ser proporcionado de modo que engrena de forma ajustada sob pressão numa ligação de tipo carril, numa correspondente parte de engrenagem (44), configurada por exemplo como projeção ou reentrância, sendo que a referida parte de engrenagem (44) é proporcionada no lado orientado para baixo da referida disposição de injeção (4), de modo que o suporte de base (7) pode ser movimentado pela disposição de injeção (4) durante parte do movimento da referida disposição de injeção (4) para jusante.

5. Dispositivo de extração (1) de acordo com qualquer uma das anteriores reivindicações 1 a 4, caracterizado por o referido suporte de base (7) apresentar na sua extremidade a jusante uma primeira superfície de suporte (71) orientada para cima, apresentando de um modo preferido uma projeção na extremidade da superfície de topo do suporte de base (7), sendo que a referida primeira superfície de suporte (71) é adaptada de modo a proporcionar suporte para a cápsula (2), de um modo preferido para a extremidade orientada a montante da referida cápsula (2), de um modo preferido para uma região desta de tipo rebordo que se projeta radialmente, quando a cápsula (2) é introduzida no dispositivo de extração (1) e durante parte do movimento da referida disposição de injeção (4) para j usante .

6. Dispositivo de extração (1) de acordo com qualquer uma das anteriores reivindicações 1 a 5, caracterizado por o referido suporte de base (7) apresentar na sua superfície de topo uma segunda superfície (72) orientada para jusante, configurada por exemplo como um ressalto ou uma cunha, sendo que a referida segunda superfície (72) é adaptada de modo que o suporte de base (7) pode ser empurrado pela disposição de injeção (4) durante parte do movimento da referida disposição de injeção (4) para montante.

3

7. Dispositivo de extração (1) de acordo com qualquer uma das anteriores reivindicações 1 a 5, caracterizado por o referido suporte de base (7) apresentar projeções para os lados (73) dispostas de modo que são retidas por uma parte de retenção a jusante (63) da referida disposição estrutural (6), durante parte do movimento da referida disposição de injeção (4) para j usante .

8. Dispositivo de extração (1) de acordo com qualquer uma das anteriores reivindicações 1 a 6, caracterizado por a referida disposição estrutural (6) apresentar uma parte de retenção a montante (62) adaptada de modo a reter o movimento do referido suporte de base (7) numa posição mais a montante do referido suporte de base (7), com relação ao movimento da referida disposição de injeção (4) para jusante da referida posição.

9. Dispositivo de extração (1) de acordo com qualquer uma das anteriores reivindicações 1 a 7, caracterizado por a referida câmara de recolha (51) e os referidos suportes laterais (41) serem adaptados de modo que os referidos suportes laterais (41) de cápsula ainda engrenam dos lados a referida cápsula (2) na extensão do referido curso de deslocamento em que a cápsula (2) se encontra introduzida o mais para jusante na referida câmara de recolha (51), de modo que os referidos suportes laterais (41) podem puxar a referida cápsula (2) para montante, para fora da referida câmara de recolha (51), atuados com o movimento de abertura do dispositivo de extração (1) a partir da sua posição de fecho.

10. Dispositivo de extração (1) de acordo com qualquer uma das anteriores reivindicações 1 a 9, caracterizado por a referida câmara de recolha (51) e os referidos suportes laterais (41) serem adaptados de modo que os suportes laterais (41) podem ser movidos conjuntamente com a cápsula (2) e sem movimento relativamente a esta, até pelo menos parcialmente para o interior da referida câmara de recolha (51) até à posição mais

4 a jusante da cápsula (2), deste modo mantendo a engrenagem com a cápsula (2) quando o dispositivo de extração (1) se encontra na posição de fechado.

11. Dispositivo de extração (1) de acordo com qualquer uma das anteriores reivindicações 1 a 10, caracterizado por a referida câmara de recolha (51) apresentar uma forma geral de tipo circular cilíndrica ou frusto-cónica assimétrica, que apresenta uma primeira seção de câmara a montante (511) e uma segunda secção a jusante (512), sendo que a referida segunda seção de câmara a jusante (512) apresenta uma forma e dimensões de modo a encaixar de forma adjacente com a parede da região a jusante da cápsula (2) .

12. Dispositivo de extração (1) de acordo com qualquer uma das anteriores reivindicações 1 a 11, caracterizado por a referida câmara de recolha (51) apresentar uma primeira secção de câmara a montante (511) que apresenta uma dimensão transversal maior segundo um plano horizontal que segundo um plano vertical ao longo de uma primeira extensão a montante segundo a direção longitudinal, e uma dimensão transversal similar segundo ambos os planos ao longo de uma segunda extensão a jusante segundo a direção longitudinal, de modo que que os referidos suportes laterais (41) de cápsula podem ser movidos no interior da referida primeira secção de câmara a montante (511) até se atingir a posição de fechado.

13. Dispositivo de extração (1) de acordo com qualquer uma das anteriores reivindicações 1 a 12, caracterizado por a referida câmara de recolha (51) apresentar uma primeira seção de câmara a montante (511) que se prolonga segundo uma extensão segundo a direção longitudinal pelo menos similar, de um modo preferido maior que a extensão de um segunda secção de câmara a jusante (512) segundo a referida direção longitudinal, sendo que a referida primeira seção de câmara a montante (511) apresenta uma abertura transversal que compreende uma primeira

5 extensão angular que se desenvolve ao longo de um diâmetro constante e uma segunda extensão angular que se desenvolve para os lados segundo um plano geralmente horizontal e prolonga além do referido diâmetro constante, com dimensões adaptadas de modo a recolher os referidos suportes laterais

(41) de cápsula no interior da referida câmara de recolha

(51) .

14. Dispositivo de extração (1) de acordo com qualquer uma das anteriores reivindicações 1 a 13, caracterizado por os referidos suportes laterais (41) de cápsula serem proporcionados em ligação estacionária com a referida disposição de injeção (4), de um modo preferido numa peça única .

15. Dispositivo de extração (1) de acordo com qualquer uma das anteriores reivindicações 1 a 14, caracterizado por a referida disposição de transmissão de movimento (3) compreender:

- um primeiro elemento de atuação (31), associado a um veio estacionário (32) proporcionado estacionário de modo que pode rodar em volta de um primeiro eixo de rotação (I) e a primeiros elementos de ligação (33) proporcionados móveis e de modo que podem rodar em volta de um segundo eixo de rotação (II), e

- um segundo elemento de atuação (34) associado ao referido segundo eixo de rotação (II), através dos referidos primeiros elementos de ligação (33), e a um terceiro eixo de deslocamento (III), através de segundos elementos de ligação (35) proporcionados em ligação fixa com a referida disposição de injeção (4), de modo que os referidos segundos elementos de ligação (35) se podem deslocar ao longo de respetivos apoios (61) proporcionados nas faces laterais da disposição estrutural (6), de montante para jusante segundo a direção longitudinal do dispositivo de extração (1), e vice-versa.

6

16. Dispositivo de extração (1) de acordo com qualquer uma das anteriores reivindicações 1 a 15, caracterizado por a referida disposição de transmissão de força (3) compreender um primeiro elemento de atuação (31) que compreende uma primeira parte configurada como manipulo, uma segunda parte que proporciona ligação ao referido primeiro eixo de rotação (I) e uma terceira parte que proporciona ligação ao referido segundo eixo de rotação (II), sendo que as referidas três partes se desenvolvem segundo direções ortogonais entre si.

17. Dispositivo de extração (1) de acordo com qualquer uma das anteriores reivindicações 1 a 16, caracterizado por o referido primeiro elemento de atuação (31) compreender uma primeira região de manipulo e uma segunda e terceira regiões proporcionadas como um elemento em forma de geral de "U" quando vistas de topo e em forma geral de "L" quando vistas lateralmente .

18. Dispositivo de extração (1) de acordo com qualquer uma das anteriores reivindicações 1 a 17, caracterizado por o referido veio estacionário (32) se desenvolver ao longo da totalidade da extensão transversal da referida disposição estrutural (6) e ser retido mecanicamente em apenas um dos lados.

19. Dispositivo de extração (1) de acordo com qualquer uma das anteriores reivindicações 1 a 18, caracterizado por as referidas disposição de recolha (5) e disposição estrutural (6) serem proporcionadas como uma peça única.

Lisboa, 6 de abril de 2017

7

Description:
DESCRIÇÃO

DISPOSITIVO DE EXTRAÇÃO COM SUPORTE DE CÁPSULA MÓVEL

Campo da Invenção

A presente invenção refere-se ao campo dos sistemas para preparação de bebidas aromáticas por meio de extração de uma respetiva substância, em particular sistemas com dispositivos de extração adaptados para recolher uma cápsula no seu interior.

Antecedentes da Invenção

O estado da técnica apresenta diversas soluções de dispositivos de extração adaptados para preparação de bebidas, incluindo bebidas aromáticas como por exemplo café tipo expresso, mediante a mistura de um escoamento pressurizado com uma porção de substância edivel, e habitualmente compreendidos em máquinas de preparação de bebidas .

Em particular, são conhecidas diversas soluções para resolver o problema do suporte de uma cápsula desde que ela é introduzida no interior do referido dispositivo de extração, numa posição de aberto, até que a referida cápsula é conduzida para uma respectiva disposição de recolha, por exemplo na forma de uma câmara, correspondendo a uma posição do dispositivo de extração fechado. Em geral, as soluções em que a cápsula é movimentada numa disposição de tipo êmbolo e ejetada por ação da gravidade parecem apresentar maior simplicidade construtiva e fiabilidade de operação.

O documento EP 2520203 Al revela um dispositivo de extração do tipo da presente invenção, e que apresenta um par de elementos de retenção lateral de cápsula, configurados em jeito de mandíbulas e operados por meio de veios telescópicos de modo a engrenar numa parte de rebordo de cápsula. Os documentos EP 2910155 Al e EP 2283755 BI revelam dispositivos de extração que compreendem um suporte de base adaptado para suporte do lado inferior de uma cápsula introduzida no dispositivo de extração. Em ambos os casos os referidos suportes de base são configurados como projeções longitudinais proporcionados numa peça única com a disposição de inj eção .

O documento EP 2717748 BI revela um dispositivo de extração que compreende um suporte de base cujo movimento de translação, entre uma posição mais a montante correspondendo ao dispositivo de extração aberto e uma posição mais a jusante correspondendo a fechado, é limitada por dois elementos de retenção. Em particular, um primeiro elemento de retenção é proporcionado a montante em ligação estacionária com a moldura estrutural e um segundo elemento de retenção é proporcionado a jusante, em ligação estacionária com a disposição de recolha de cápsula. Além disso, o suporte de base é proporcionado como uma chapa com uma configuração particular.

As soluções conhecidas parecem apresentar certos constrangimentos em termos de simplicidade construtiva e fiabilidade de operação, em particular no que se refere aos meios de transporte de cápsula para o interior de uma câmara de recolha e para fora desta, numa disposição com um movimento geral de tipo êmbolo.

Descrição Geral da Invenção

O objectivo da presente invenção é o de proporcionar um dispositivo de extração adaptado para preparação de bebidas, em particular de bebidas aromáticas como por exemplo café tipo expresso, adaptado para recolher uma dose de substância edivel, opcionalmente proporcionada no interior de uma respetiva cápsula, adaptado de modo a proporcionar um suporte de base fiável através de meios simples, de fácil produção, e associados a construções simples, de fácil montagem e operação fiável, em particular no que se refere aos meios de transporte de cápsula para o interior de uma câmara de recolha, numa disposição com um movimento geral de tipo êmbolo.

Este objectivo é realizado de acordo com a presente invenção através de um sistema de preparação de bebidas de acordo com a reivindicação 1.

Um objetivo associado é o de proporcionar meios de transmissão de força simples e compactos que proporcionem uma atuação fiável do dispositivo de extração.

Um outro objetivo associado é o de proporcionar meios simples e fiáveis de transporte de cápsula para fora desta e ejeção para fora do dispositivo de extração, bem como uma disposição de transmissão de movimento simples e fiável. crição das Figura

A invenção será em seguida explicada em maior detalhe com base numa forma de realização preferida e nas Figuras que se anexam.

As Figuras mostram, em representações esquemáticas simplificadas :

Figura 1: vista em alçado lateral de uma forma de

realização de um dispositivo de extração de acordo com a presente invenção, numa posição de aberto;

Figura 2 : vista do dispositivo de extração (D segundo

o plano de corte A-A da Figura 1 ;

Figura 3: vista do dispositivo de extração (D segundo

o plano de corte B-B da Figura 2 ;

Figura 4 : vista posterior do dispositivo de extração

(D de acordo com a presente invenção, incluindo detalhe (do lado direito) ; Figura 5: vista do dispositivo de extração (1) segundo o plano de corte J-J da Figura 2 ;

Figura 6: vista em alçado lateral de uma forma de realização de um dispositivo de extração (1) de acordo com a presente invenção, numa posição correspondendo à disposição de injeção (4) deslocada para uma posição intermédia a jusante da posição de aberto;

Figura 7: vista do dispositivo de extração (1) segundo o plano de corte C-C da Figura 5;

Figura 8: vista do dispositivo de extração (1) segundo o plano de corte D-D da Figura 6;

Figura 9: vista em perspectiva a partir de baixo de uma forma de realização de um dispositivo de extração (1) de acordo com a invenção;

Figura 10: vista em corte lateral longitudinal de uma forma de realização de um dispositivo de extração (1) de acordo com a presente invenção, numa posição de aberto, mostrando a retenção do suporte de base (7);

Figura 11: vista em corte lateral longitudinal de uma forma de realização de um dispositivo de extração (1) de acordo com a presente invenção, numa posição de fechado, mostrando a retenção do suporte de base (7);

Figura 12: vista em alçado lateral de uma forma

realização de um dispositivo de extração de acordo com a presente invenção, numa posição de fechado correspondendo à disposição de injeção (4) deslocada mais para j usante ;

Figura 13: vista do dispositivo de extração (1) segundo o plano de corte E-E da Figura 12;

Figura 14: vista do dispositivo de extração (1) segundo o plano de corte F-F da Figura 13;

Figura 15: vista em alçado lateral de uma forma de realização de um dispositivo de extração (1) de acordo com a presente invenção, numa posição intercalar do movimento de retorno da disposição de injeção (4) para montante;

Figura 16: vista do dispositivo de extração (1) segundo o plano de corte G-G da Figura 15;

Figura 17: vista do dispositivo de extração (1) segundo o plano de corte H-H da Figura 16;

Figura 18: vista em alçado lateral de uma forma de realização de um dispositivo de extração (1) de acordo com a presente invenção, de novo numa posição de aberto correspondendo à disposição de injeção (4) deslocada mais para montante ;

Figura 19: vista do dispositivo de extração (1) segundo o plano de corte K-K da Figura 18;

Figura 20: vista do dispositivo de extração (1) segundo o plano de corte L-L da Figura 19. Descrição Detalhada da Invenção

A Figura 1 representa esquematicamente uma primeira forma de realização de um dispositivo de extração (1) de acordo com a presente invenção.

0 referido dispositivo de extração (1) apresenta uma disposição de transmissão de força (3) adaptada de modo que pode converter um movimento giratório em torno de um primeiro eixo de rotação (I) num movimento de translação ao longo de um curso longitudinal entre uma posição mais a montante, correspondendo a uma posição do dispositivo de extração (1) aberto, e uma posição mais a montante, correspondendo a uma posição do dispositivo de extração (1) mais a jusante, e vice-versa.

A referida disposição de transmissão de movimento (3) compreende um primeiro elemento de atuação (31), associado a um veio estacionário (32) proporcionado estacionário de modo que pode rodar em volta de um primeiro eixo de rotação (I) e a primeiros elementos de ligação (33) proporcionados móveis e de modo que podem rodar em volta de um segundo eixo de rotação (II), e um segundo elemento de atuação (34) associado ao referido segundo eixo de rotação (II), através dos referidos primeiros elementos de ligação (33), e a um terceiro eixo de deslocamento (III), através de segundos elementos de ligação (35) proporcionados em ligação fixa com a referida disposição de injeção (4), modo que os referidos segundos elementos de ligação (35) se podem deslocar ao longo de respetivos apoios (61) proporcionados nas faces laterais da disposição estrutural (6), de montante para jusante segundo a direção longitudinal do dispositivo de extração (1), e vice-versa.

De acordo com uma primeira forma de realização preferida, o referido primeiro elemento de atuação (31) compreende uma primeira parte configurada como manipulo, uma segunda parte que proporciona ligação ao referido primeiro eixo de rotação (I) e uma terceira parte que proporciona ligação ao referido segundo eixo de rotação (II), sendo que as referidas três partes se desenvolvem segundo direções ortogonais entre si. O referido primeiro elemento de atuação (31) é proporcionado como um elemento em forma de geral de "U" quando visto lateralmente, compreendendo uma primeira região de manipulo, uma segunda região de ligação ao referido primeiro eixo de rotação (I) e uma terceira região de ligação ao referido segundo eixo de rotação (II), sendo que as referidas se desenvolvem segundo extensões ortogonais. Esta configuração do referido primeiro elemento (31) proporciona uma construção simples e eficaz de atuação, de modo que uma rotação da parte de manipulo atua diretamente um deslocamento segundo a direção longitudinal do referido dispositivo de extração (1) .

De acordo com uma outra forma de realização preferida, o referido primeiro elemento de atuação (31) compreende uma primeira região de manipulo e uma segunda e terceira regiões proporcionadas como um elemento em forma de geral de "U" quando vistas de topo e em forma geral de "L" quando vistas lateralmente .

Além disso, o referido veio estacionário (32) disposto no primeiro eixo de rotação (I) desenvolve-se ao longo da totalidade da extensão transversal da referida disposição estrutural (6) e é de forma vantajosa retido mecanicamente em apenas um dos lados da respetiva engrenagem com o primeiro elemento de atuação (31) .

Como se pode observar melhor nas Figuras 2 e 3, o dispositivo de extração (1) compreende ainda uma disposição de injeção (4) proporcionada em ligação com a referida disposição de transmissão de força (3) de modo que pode ser deslocada em jeito de êmbolo segundo a direção longitudinal do dispositivo de extração (1), entre uma posição a montante em que se encontra mais afastada e uma posição a jusante em que se encontra adjacente a uma disposição de recolha (5) disposta de forma estacionária numa posição a jusante e adaptada para retenção da referida cápsula (2), e vice-versa.

O dispositivo de extração (1) apresenta ainda uma disposição estrutural (6) que proporciona apoio para as referidas disposições de transmissão de força (3), de injeção

(4) e de recolha (5) . De acordo com uma forma de realização preferida, as referidas disposição de recolha (5) e estrutural

(6) são proporcionadas como uma peça única.

Além disso, como se pode observar na Figura 2, a referida disposição de injeção (4) apresenta de ambos os lados suportes laterais (41) de cápsula, proporcionados por exemplo como calhas com aberturas orientadas para o interior e adaptadas para reter uma parte da referida cápsula (2), por exemplo uma projeção de rebordo desta. Além disso, e como se pode observar na Figura 3, a referida disposição de injeção (4) encontra-se associada a um suporte de base (7) proporcionado de modo que pode ser movido ao longo de uma parte de engrenagem (44) proporcionada no lado orientado para baixo da referida disposição de injeção (4) .

Como se pode ainda observar na Figura 3, o referido suporte de base (7) é adaptado de modo que, quando na sua posição mais a montante, correspondente à posição de aberto, se projeta além da referida disposição de injeção (4) de modo que proporciona suporte para uma parte orientada para baixo da referida cápsula (2) .

De acordo com uma forma de realização preferida, o referido suporte de base (7) apresenta uma primeira superfície orientada para cima, configurada por exemplo como um ressalto na superfície de topo do suporte de base (7, adaptado de modo a proporcionar suporte para a cápsula (2) durante parte do movimento desta para jusante, e uma segunda superfície orientada para jusante, configurada por exemplo como um ressalto na superfície de topo do suporte de base (7), de modo que o suporte de base (7) pode ser empurrado pela disposição de injeção (4) durante parte do movimento desta para montante.

De acordo com uma forma de realização preferida, e como se pode melhor observar na Figura 4, o referido suporte de base

(7) , é proporcionado de modo que engrena de forma móvel ajustada sob pressão num correspondente elemento de engrenagem (64), configurado por exemplo como projeção ou reentrância de uma ligação de tipo carril, e proporcionado no lado orientado para baixo da referida disposição de injeção (4), de modo que o suporte de base (7) pode ser empurrado pela disposição de injeção (4) durante parte do movimento desta para jusante.

Além disso, de acordo com outra forma de realização preferida, o referido suporte de base (7) apresenta ainda projeções para os lados (72) dispostas de modo que o referido suporte de base (7) é retido por uma parte de retenção a jusante (63) da referida disposição estrutural (6), durante parte do movimento da referida disposição de injeção (4) e do suporte de base (7) para jusante.

De acordo com um primeiro aspeto inventivo, o dispositivo de extração (1) apresenta um suporte de base (7) proporcionado como uma peça associada à referida disposição de injeção (4) de modo que pode ser movido conjuntamente com a mesma, e relativamente à mesma, ao longo de pelo menos duas partes do curso de tipo êmbolo de deslocamento da referida disposição de injeção (4) entre uma posição mais a montante, correspondendo à posição de aberto, e uma posição mais a jusante, correspondendo à posição de fechado, e vice-versa.

Com efeito, conforme se pode comparar nas Figuras 3 e 8 o referido suporte de base (7) começa por ser deslocado conjuntamente com a disposição de injeção (4), desse modo proporcionando suporte à cápsula (2) até a uma posição em que esta já se encontra apoiada pelo menos parcialmente, no interior da câmara de recolha (51) .

De acordo com uma forma de realização preferida, no movimento para jusante, ou seja no movimento de fecho do grupo de extração (1), o suporte de base (7) é arrastado conjuntamente com a disposição de injeção (4) como resultado da engrenagem sob pressão justa com esta, de um modo preferido através de uma ligação de tipo macho - fêmea do tipo carril, ou similar.

Com a continuação do movimento de fecho, como se pode comparar nas Figuras 8 e 14, o referido suporte de base (7) é retido relativamente ao movimento de avanço da disposição de injeção (4), de modo que quando o dispositivo de extração (1) atinge a posição de fechado, a cápsula (2) encontra-se completamente introduzida na câmara de recolha (51) e já não é suportada pelo referido suporte (7) - ver em particular a Figura 12.

A Figura 9 mostra a retenção do suporte de base (7) através das projeções para os lados (73) proporcionadas de modo que são retidas por correspondentes partes de retenção (63) a jusante da disposição estrutural (6), de modo que resulta uma remoção do suporte proporcionado à cápsula (2) pelo referido suporte de base (7), durante a parte do movimento da referida disposição de injeção (4) para jusante em que a cápsula (2) já se encontra suportada numa extensão suficiente pela câmara de recolha (51) .

Além disso, de acordo com uma forma de realização preferida, representada na Figura 10, a primeira superfície de suporte (71) do referido suporte de base (7), apresenta uma região de projeção na extremidade relativamente à restante extensão, em particular uma projeção adaptada de modo que pode engrenar com uma região de rebordo da referida cápsula (2), desse modo melhorando a retenção desta.

Além disso, de acordo com uma forma de realização preferida, o referido suporte de base (7) é ligado à referida parte de engrenagem (44) através de um elemento de fixação (74) segundo a direção transversal à direção do movimento de abertura e fecho do grupo de extração (1), por exemplo através de um parafuso, ou similar, e por um elemento elástico (75), por exemplo do tipo mola helicoidal, de modo que é reforçada a ligação de atrito à referida parte de engrenagem (44), enquanto também proporcionada uma possibilidade de movimento de rotação segundo um plano vertical de modo a acomodar a passagem da referida projeção da primeira superfície de suporte (71) para debaixo da referida disposição de injeção (4) quando alcança uma posição de fechado, conforme representado na Figura 11. Durante o movimento de abertura do dispositivo de extração

(1) , representado nas Figuras 15 a 20, a cápsula (2) começa por ser puxada para fora da câmara de recolha (51) através dos referidos suportes laterais (41) de cápsula - ver a Figura 16 -, desta vez sem que a cápsula (2) seja suportada pelo referido suporte de base (7) - ver a Figura 17 -, de modo que quando atinge uma posição completamente removida - ver as Figuras 19 e 20 -, cai por ação da força da gravidade.

De acordo com um segundo aspeto inventivo da presente invenção, a referida câmara de recolha (51) é adaptada de modo que os referidos suportes laterais (41) de cápsula mantêm a respetiva engrenagem com a região a montante da cápsula (2) quando esta se encontra completamente introduzida na referida câmara de recolha (51) - ver em particular a Figura 13 -, de modo que podem puxar a referida cápsula (2) para montante, para fora da câmara de recolha (51), logo que se inicia um movimento para montante de abertura do dispositivo de extração (1) a partir da sua posição de fecho - ver em particular a Figura 16.

De acordo com a forma de realização preferida representada, os referidos suportes laterais (41) e a referida câmara de recolha (51) são para este efeito adaptados de modo que os suportes laterais podem ser movidos conjuntamente com a cápsula

(2) pelo menos parcialmente para o interior da referida câmara de recolha (51) até à posição mais a jusante da cápsula (2), mantendo assim a engrenagem com a cápsula (2) quando o dispositivo de extração (1) se encontra na posição de fechado. É deste modo proporcionada uma construção mais simples e fiável de meios de suporte da cápsula (2), e em particular da remoção desta para fora da câmara de recolha (51), sem que haja necessidade de algum tipo de movimento dos referidos suportes laterais (41) relativamente à câmara de injeção (4) .

De acordo com uma forma de realização preferida, a referida câmara de recolha (5) apresenta duas seções de câmara (511, 512) sucessivas que apresentam diferentes dimensões, sendo que uma primeira secção de câmara a montante (511) apresenta uma seção transversal assimétrica. Em particular, a referida câmara de recolha (51) apresenta uma forma geral de tipo circular cilíndrica ou frusto-cónica assimétrica que apresenta uma primeira seção a montante (511) e uma segunda secção a jusante (512), sendo que as secções transversais das referidas seções a montante e a jusante (511, 512) são diferentes.

De acordo com uma outra forma de realização preferida, e como se pode melhor observar na Figura 5, a referida primeira secção de câmara a montante (511) apresenta uma dimensão transversal maior segundo um plano horizontal que segundo um plano vertical ao longo de uma primeira extensão a montante segundo a direção longitudinal, e uma dimensão transversal similar segundo ambos os planos ao longo de uma segunda extensão a jusante segundo a direção longitudinal, de modo que que os referidos suportes laterais (41) de cápsula podem ser movidos no interior da referida primeira secção de câmara a montante (511) até se atingir a posição de fechado.

De acordo com uma outra forma de realização preferida, a referida primeira seção de câmara a montante (511) prolonga-se segundo uma extensão segundo a direção longitudinal pelo menos similar, de um modo preferido maior, que a extensão de um segunda secção de câmara a jusante (512) segundo a referida direção longitudinal. Em particular, é preferido quando a referida segunda seção de câmara a jusante (512) apresenta uma forma e dimensões de modo a encaixar de forma adjacente com a parede da região a jusante da cápsula (2), de um modo preferido de modo a proporcionar um encaixe substancialmente estanque a líquidos da região a jusante da cápsula (2) .

Lisboa, 6 de abril de 2017