Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
FINGER-PROTECTING DEVICE
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2013/010233
Kind Code:
A1
Abstract:
The present utility model relates to a disposable device (0) designed for protecting the fingers of the hand in public access sites, produced from reels (7) of plastics or paper. The device has at the front end (2) thereof a cut and sealed zone (1), and at the rear end (3) thereof two projections (4, 5) that form an inside recess (6). This configuration prevents the fingers of the user's hands to come into contact with dirt and microbial contamination in sites of public use, such as input key pads and door handles.

Inventors:
VIMON BELOT DE LA HUNAUDAYE PATRICK PIERRE MARCEL (BR)
Application Number:
PCT/BR2012/000205
Publication Date:
January 24, 2013
Filing Date:
June 21, 2012
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
VIMON BELOT DE LA HUNAUDAYE PATRICK PIERRE MARCEL (BR)
International Classes:
A41D19/015
Foreign References:
US20080109928A12008-05-15
US4677697A1987-07-07
US4034853A1977-07-12
US20040020815A12004-02-05
US4858245A1989-08-22
US7789845B12010-09-07
US20060137069A12006-06-29
BR0109914A2006-06-13
Attorney, Agent or Firm:
CRUZEIRO/NEWMARC PATENTES E MARCAS LTDA. (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÃO

1. DISPOSITIVO PROTETOR DE DEDOS (0), caracterizado por compreender em sua extremidade anterior (2) uma região (1) cortada e selada e unida lateralmente pelas pontas (8) a outro dispositivo (0) ; e em sua extremidade posterior (3) duas projeções (4) e (5), delineando um corte circular e compondo uma cavidade interna (6), sendo que (4) possui mesmo comprimento que (5) ; o dito dispositivo é confeccionado a partir de papel ou plástico e organizado em bobinas (7) .

2. DISPOSITIVO PROTETOR DE DEDOS (0), de acordo com a reivindicação 1, em uma outra variação construtiva, caracterizado por compreender em sua extremidade anterior (2) uma região (1) cortada e selada e unida lateralmente pelas pontas (8) a outro dispositivo (0); e em sua extremidade posterior (3) duas projeções (4) e (5) delineando um corte circular e compondo uma cavidade interna (6), sendo que (4) possui maior comprimento que (5) ; o dito dispositivo é confeccionado a partir de plástico ou papel e organizado em bobinas (7).

3. DISPOSITIVO PROTETOR DE DEDOS (0), de acordo com a reivindicação 1, em uma outra variação construtiva, caracterizado por compreender em sua extremidade anterior (2) uma região (1) cortada e selada e unida lateralmente pelas pontas (8) a outro dispositivo (0), compondo uma cavidade interna (6); o dito dispositivo é confeccionado a partir de plástico ou papel e organizado em bobinas (7) .

Description:
"DISPOSITIVO PROTETOR DE DEDOS"

O presente modelo de utilidade está relacionado à área da saúde, revelando um dispositivo descartável, voltado para a proteção do dedo da mão em locais de acesso público, criando uma barreira a sua contaminação. 0 dito dispositivo é fabricado preferencialmente em papel ou plástico compreendendo uma cavidade na qual se encaixa o dedo do usuário, e uma extremidade posterior destacável, que permite sua fabricação em bobinas. Cada unidade do dispositivo pode ser provida ao usuário unitariamente em áreas de acesso comuns, como locais de digitação, ou sanitários públicos impedindo o contato dos dedos da mão do usuário com sujidades.

Descrição do Estado da Técnica

A associação das condições de higiene como um fator causal de doenças é amplamente discutida e debatida na área epidemiológica. Um caso emblemático que ilustra a importância da manutenção de um padrão de higiene adequado, vem a ser o surto de Influenza A H1N1 ocorrido em 2009. Neste período, cerca de 207 países confirmaram laboratorialmente casos desta doença (OMS, 2009) . Medidas como lavagem de mãos e uso de géis antissépticos foram amplamente divulgadas como profilaxia para o controle desta pandemia .

Neste panorama, as luvas de dedos voltadas à manutenção da higiene vêm gradualmente conquistando espaço no mercado, pela versatilidade e funcionalidade, conforme será percebido a seguir.

A utilização de luvas de dedos é conhecida no estado da técnica para diversas finalidades, como será percebido a seguir . Os documentos PI0518950-0 e PI0109914-0 revelam luvas de dedos na forma de esfregões, voltados para a higienização de locais de difícil acesso, compreendendo partes permeáveis e um reservatório rompível com a liberação de um produto de limpeza. Os ditos esfregões podem ser utilizados de mesmo modo como um cotonete ou swabs . Apresentam razoável complexidade em relação a sua estrutura (como a presença de camadas com materiais diferentes e armazenamento do líquido sanitizante) e custos elevados quanto ao seu processo de manufatura.

Os documentos MU8102582-3, MU8601380-7, MU8001805-0 e WO2006071316 revelam luvas de dedos destinadas à higiene oral. Estas luvas são manufaturadas a partir de materiais abrasivos e utilizados como escovas de dente. As camadas superficiais do produto devem apresentar resistência mecânica suficiente capazes de suportar as tensões geradas pelo ato de escovamento; são estruturalmente complexas e associadas a um custo de fabricação elevado.

O documento US2002143281 descreve luvas de dedos manufaturadas a partir de algodão e látex destinadas para a aplicação de medicamentos tópicos ou remoção de cosméticos dos olhos ou ouvidos. Neste caso, a produção da dita luva deve adicionalmente compreender uma etapa de esterilização rigorosa, antes de serem disponibilizadas ao usuário apresentam um custo alto e razoável complexidade construtiva.

O documento US6243868 descreve luvas de dedos que se destinam a proteger dedos contra lesões mecânicas em operações de risco ao usuário, como jardinagem ou reparos em motores. Sua construção é complexa, envolvendo um receptáculo para o dedo, a fita de preensão e o adesivo para colar a fita. Apresentam desta forma um custo alto tendo em vista a diversidade dos materiais empregados .

O documento US5842227 revela uma luva destinada à proteção mecânica do usuário contra cortes, e perfurações, sendo indicado para emprego cirúrgico, manipulação de alimentos, sapatarias, e construção civil. A luva citada tem de ser elaborada com um material resistente o suficiente para responder à proteção mecânica exigida, encarecendo os custos.

O documento WO 2010045183 revela cobertores de dedos contra sujeiras e gorduras e seu dispensador. Este dispensador compreende uma base contendo furos, nas quais o usuário insere os dedos da mão, retirando estes últimos já cobertos. Este dispositivo possui um alto grau de complexidade incluindo encapsulamento de todos os dedos e aparelho para disponibilizar os cobertores de dedos e custos igualmente elevados para sua produção.

A partir das descrições acima, pode-se observar que não existe no presente estado da técnica uma solução que se proponha a evitar a exposição dos dedos do usuário, a áreas sujeitas a contaminações, compreendendo uma forma de dispensação ágil e associada a um baixo custo de produção.

Objetivo do Modelo

Assim, é objetivo do presente pedido de modelo de utilidade fornecer um dispositivo de baixo custo que funcione como uma barreira higiénica, de material fino (aguçando a sensação táctil) e barato, sendo disponibilizado de modo conveniente minimizando a exposição dos dedos do usuário a sujidades, e microorganismos em áreas de grande fluxo de pessoas.

Breve descrição das figuras

Figura 1. Vista em perspectiva do dispositivo protetor de dedos.

Figura 2. Vista superior da configuração preferencial do dispositivo protetor de dedos.

Figura 3. Vista em perspectiva do dispositivo protetor de dedos sendo utilizado.

Figura 4. Rolo contendo um conjunto de dispositivos protetores de dedos.

Figura 5. Vista superior de uma variação construtiva do dispositivo protetor de dedos.

Figura 6. Vista superior de uma variação construtiva do dispositivo protetor de dedos.

Descrição Detalhada das Figuras

0 presente dispositivo (0) é produzido a partir de plástico ou papel, e organizado em bobinas (7) , delimitando uma cavidade (6) para inserção do dedo.

De acordo com as figuras 1 e 2, em sua configuração preferencial, o dispositivo protetor (0) possui em sua extremidade anterior (2) uma região cortada e selada (1) e ligada pelas pontas laterais (8) a outro dispositivo (0) que permite ao usuário destacar cada unidade da bobina (7), conforme observado na figura 4. A extremidade posterior (3) apresenta duas projeções (4) e (5), de mesmo tamanho, que permitirão o melhor posicionamento do dedo na cavidade (6).

Em uma variação construtiva, de acordo com a figura 6, a projeção (4) possui um maior comprimento que (5) ; tal fato permite a melhor acomodação do dedo indicador na cavidade (6) do dispositivo (0), conforme pode ser observado na figura 3.

Em uma variação construtiva, a extremidade posterior (3) não apresenta projeções, conforme pode ser observado na figura 5.

Na forma de utilização recomendada, o usuário destaca do bobina (7) uma unidade do dispositivo (0) , e acomoda-o em seu dedo, para a manipulação de trincos, torneiras de toque, ou terminais de bancos.