Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
FLEXIBLE AND ELASTIC ROTARY TRANSMISSION SHAFT FOR USE IN SEED AND GRAIN SOWERS, SOWER-FERTILIZERS AND INDUSTRIAL EQUIPMENT
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2014/028990
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention patent application relates to a flexible and elastic rotary transmission shaft for use in sowers with grain, seeds and fertilizer broadcasters, and in industrial equipment. The invention was developed in order to provide a mechanical transmission system comprising a shaft that transfers rotational mechanical force and at the same time is sufficiently flexible to be twisted, thus replacing various modules with fixed shafts and gear assemblies, which would be required for equipment to carry out the same work in the same conditions of swinging movement between the force generator and the equipment moved by the rotational force. The invention comprises a flexible and elastic rotary shaft (4) mounted in an articulated mechanism (5) formed by an assembly of lower arms (6) and upper arms (7) with articulations (8) between point A and point B, and which can be represented as a connection between an agricultural implement and a model (1) of an universal sowing line model, or any other model of machine or industrial mechanical equipment.

More Like This:
Inventors:
JANICE SILVESTRI (Rua João Pilati, 22Bairro Integração, CEP -14, Passo Fundo Rio Grande do Sul, 99034, BR)
Application Number:
BR2012/000527
Publication Date:
February 27, 2014
Filing Date:
December 18, 2012
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
JANICE SILVESTRI (Rua João Pilati, 22Bairro Integração, CEP -14, Passo Fundo Rio Grande do Sul, 99034, BR)
International Classes:
A01C19/00; A01C7/00; F16C1/04
Foreign References:
BRMU7501973U
BRPI1000054A2
US0501731A
US4779471A
BRPI1001619A2
BRPI1000564A2
Attorney, Agent or Firm:
SANDRO CONRADO DA SILVA (Avenida Brasil, 205 4o andar,,Ponta Aguda, CEP -000, Blumenau Santa Catarina, 89050, BR)
Download PDF:
Claims:
R E I V I N D I C A Ç Ã O

1) "EIXO DE TRANSMISSÃO GIRATÓRIO ELÁSTICO FLEXÍVEL APLICADO EM PLANTADEIRA DE GRÃOS, SEMENTES, FERTILIZANTES E EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS", compreendido por um modelo de linha de plantio universal (1) com dosador (2) com disco perfurado de dosagem e distribuição de semente/fertilizante acionado em seu giro por um conjunto de engrenagens (3) que se caracteriza por receber a força mecânica giratória por meio do eixo giratório elástico flexível (4) montado em um mecanismo articulado (5) formado por um conjunto de braços inferiores (6) e braços superiores (7) com articulações (8).

2) Eixo de acordo com a reivindicação 1 caracterizado pelo fato da base (9) em sua parte superior (12) possui um encosto (10) de encaixe e fixação do eixo elástico flexível (4), e na parte inferior (13) possui um par de orelhas (1 1) com articulações (8) de encaixe dos braços inferiores (6) e braços superiores (7).

3) Eixo de acordo com a reivindicação 1 caracterizado pelo fato do eixo elástico flexível (4) se articular independente entre o ponto A de inclinação de um modelo de linha de plantio universal (1 ) e o ponto B do implemento agrícola.

4) Eixo de acordo com a reivindicação 1 caracterizado pelo fato da interligação entre o ponto A e o ponto B, ser formado por um conjunto de braços inferiores (6) e braços superiores (7).

5) Eixo de acordo com a reivindicação 1 caracterizado pelo fato do conjunto de braços inferiores (6) e braços superiores (7) interligar um implemento agrícola qualquer a um modelo de linha de plantio universal (1 ).

6) Eixo de acordo com a reivindicação 1 caracterizado pelo fato do eixo giratório elástico flexível (4) transferir a força mecânica de giro, sem interrupção para acionamento do dosador (2), independente do grau de inclinação entre o implemento agrícola e o modelo de linha de plantio universal (1).

7) Eixo de acordo com a reivindicação 1 caracterizado pelo fato das articulações (8) de encaixe dos braços inferiores (6), e braços superiores (7) possibilitar a movimentação independente, entre o a um modelo de linha de plantio universal (1) e o implemento agrícola.

8) Eixo de acordo com a reivindicação 1 caracterizado pelo fato das movimentação dos braços inferiores (6) e braços superiores (7), não interromper o giro contínuo do eixo giratório elástico flexível (4).

9) Eixo de acordo com a reivindicação 1 caracterizado pelo fato da interligação entre o ponto A e o ponto B, utilizando o eixo giratório elástico flexível (4) ser aplicado em qualquer modelo de máquina ou equipamento mecânico.

10) Eixo de acordo com a reivindicação 1 caracterizado pelo fato do eixo giratório elástico flexível (4) ser aplicado em qualquer modelo de máquina ou equipamento mecânico que realize ou não deslocamentos tridimensional entre o ponto A e o ponto B.

Description:
EIXO DE TRANSMISSÃO GIRATÓRIO ELÁSTICO FLEXÍVEL APLICADO EM PLANTADEIRA DE GRÃOS, SEMENTES, FERTILIZANTES E EQUIPAMENTOS INDUSTRIAIS

Almeja a presente solicitação de patente de invenção a um eixo de transmissão giratório elástico flexível, aplicado em plantadeira com dosa- dores de grãos, sementes, fertilizantes e equipamentos industriais. Desenvolvido com o intuito de proporcionar um sistema de transmissão mecânica baseado em um eixo que transfira a força mecânica giratória, e ao mesmo tempo possa ser flexível ao ponto de sofrer torções, e desta forma substituir vários módulos de eixos fixos e conjuntos de engrenagens, que seriam necessários para que um e- quipamento realizasse o mesmo trabalho nas mesmas condições de oscilação de movimento entre a força geradora e o equipamento movimentado por esta força giratória.

A princípio o será preferencialmente aplicado em equipamento dosador de grãos, sementes, fertilizantes, podendo este ser aplicado em uma pluralidade de máquinas para os mais variados seguimentos da indústria mecânica, automobilística, naval, aeronáutica entre outros.

A princípio o eixo será preferencialmente aplicado em plan- tadeiras mais especificamente no conjunto dosador de grãos, sementes, fertilizantes, podendo este ser aplicado em uma pluralidade de máquinas para os mais variados seguimentos da indústria mecânica, automobilística, naval, aeronáutica entre outros.

O equipamento será fabricado pela indústria mecânica para ser aplicada em máquinas e implementos agrícolas, para facilitar o trabalho mecanizado do homem do campo na agricultura. Bem como automatizar uma série de máquinas e equipamentos que trabalham com transmissão mecânica.

Podemos citar como equipamento agrícola os dosadores que recebem a força motriz provenientes do trator ou implemento agrícola. Esta força é transmitida por um eixo cardam justamente pelo fato da necessidade de uma articulação entre o implemento agrícola e a plantadeira. Porém apesar do cardam possuir esta articulação para corrigir a diferença de inclinação, decorrente da movimentação do equipamento no solo, certos problemas são apresentados.

Entre eles podemos destacar que em solos desnivelados a transmissão da força motriz até o dosador e distribuidor de semente é comprometida travando o dosador sistematicamente. Este travamento não danifica de imediato o dosador, porém a distribuição principalmente das sementes fica comprometida.

Podemos citar como exemplo o documento BRPI1000054A2 descreve uma máquina de semear em uma fileira de plantadeira, a partir de um dosador de semente para o solo, na velocidade aproximadamente igual à velocidade de deslocamento da máquina de semear. Este documento entre outros tem suas particularidades construtivas, mas que se difere totalmente do princípio inventivo aqui requerido, que é utilizar um eixo de transmissão giratório elástico flexível, para transferir a força mecânica do implemento agrícola para giro e acio- namento dos dosadores e distribuidores.

Sabendo que a distribuição das sementes no solo, é fundamental para um bom desempenho da cultura, e que para cada percentual de falha no plantio (cova sem semente), ou para cada percentual de duplo plantio (duas sementes por cova), se tem uma perda estimada de 25% da produtividade.

Desta forma o avanço da agricultura brasileira necessita a u- tilização de tecnologias de ponta, a fim de fazer frente aos grandes concorrentes no mercado internacional, bem como ser tornar acessível ao pequeno agricultor. Na busca por novas tecnologias que tornem o processo produtivo mais eficiente, surgiu à chamada "agricultura de precisão" que é otimização do processo produtivo agrícola. Com base nesses conhecimentos e buscando melhorar o trabalho e o desempenho das plantadeiras e dos dosadores no campo, combinando mo- dificações de elementos conhecidos em forma e disposição inovadora, que se diferencie das novidades existentes. É que o autor elaborou o equipamento aqui descrito, com formas técnicas construtivas, para que pudesse ser funcional e fabricada em escala industrial.

O eixo de transmissão giratório elástico flexível, aplicado em plantadeira com dosadores de grãos, sementes, fertilizantes e equipamentos industriais aqui requeridos. Substitui o sistema de transferência de força motriz giratória, atualmente utilizada por eixo cardam ou correias, pelo revolucionário eixo de transmissão giratório elástico flexível, aplicado em dosadores de sementes e fertilizantes. Que elimina completamente o problema de travamento ou transferência da força motriz para giro do dosador, independentemente da velocidade de tracionamento, ou das irregularidades de desnível do terreno, como buracos, aclives ou declives.

Desta forma a exemplo de uma plantadeira utilizando o eixo de transmissão giratório elástico flexível, promove a tarefa tão desejada pelo a- gricultor, que é a dosagem homogénea e uniforme de fertilizantes e principalmente de sementes, independente das condições de relevo do solo.

O eixo de transmissão giratório elástico flexível, aplicado em plantadeira com dosadores de grãos, sementes, fertilizantes e equipamentos industriais, aqui requerida utiliza a tecnologia desenvolvida pelo próprio autor, no qual foi desenvolvido para transmissão rotacional de força trimecânica entre dois pontos, e depositada junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) sobe o titulo de ΈΙΧΟ DE TRANSMISSÃO GIRATÓRIO ELÁSTICO FLEXÍVEL".

Desta forma uma plantadeira com dosadores de grãos, sementes, fertilizantes, consegue trabalhar nas mais variadas condições de trabalho e solo irregulares, justamente pelo fato da transmissão rotacional de transferência motriz em ângulos horizontais, verticais, transversais e pendulares, bem como também apresentar a condição de se esticar, curvar e se contrair para o ponto inicial de repouso, mantendo a transmissão de rotação contínua e intermitente no dosador.

Outra vantagem da aplicação do eixo de transmissão giratório elástico flexível, aplicado em plantadeira com dosadores de grãos, sementes, fertilizantes, esta no fato da plantadeira eliminar inúmeros componentes, tais como, engrenagens, correntes, polias, rolamentos, anéis elásticos, correias, esticadores, molas, acoplamentos, entre outras peças, indispensáveis até então.

Estes detalhes construtivos reduzem o custo de produção de todo o conjunto de equipamentos dosadores de grãos, sementes, fertilizantes, acelera a linha de produção e reduz a manutenção periódica de montagens, manutenções e substituição peças das plantadeiras.

As figuras em anexo mostram claramente a plantadeira, que conjuntamente com as referências numéricas detalhadas a seguir, faz-se entender mais facilmente.

A figura 1 apresenta uma vista em perspectiva da linha de plantio universal com o eixo de transmissão giratório elástico flexível, aplicado para o acionamento do dosador de sementes e fertilizantes.

A figura 2 apresenta uma vista geral lateral de um modelo de plantadeira com dosador de sementes acoplado com o eixo de transmissão giratório elástico flexível, mostrando o sistema articulado de braços de união entre a plantadeira e o implemento agrícola.

A figura 3 apresenta uma vista geral superior de um modelo de linha de plantio universal com dosador de sementes acoplado com o eixo de transmissão giratório elástico flexível, mostrando o sistema articulado de braços de união entre a linha de plantio universal e o implemento agrícola.

De acordo com as figuras em anexo o presente requerimento é compreendido por um modelo de linha de plantio universal (1) com dosador (2) com disco perfurado de dosagem e distribuição de semente/fertilizante acionado em seu giro por um conjunto de engrenagens (3) que se caracteriza por receber a força mecânica giratória por meio do eixo giratório elástico flexível (4) montado em um mecanismo articulado (5) formado por um conjunto de braços inferiores (6) e braços superiores (7) com articulações (8), que conjuntamente com o eixo elástico flexível (4) se articulam entre o ponto A da plantadeira e o ponto B do implemento agrícola (não ilustrado).

A interligação entre o ponto A e o ponto B, anteriormente realizado por eixo fixo ou correias, é substituído completamente pelos conjuntos de braços inferiores (6) e braços superiores (7) que fazem a união entre o implemento agrícola qualquer (não ilustrado) a um modelo de linha de plantio universal (1), responsável por suportar a força de tração e alinhamento de todo o mecanismo. Enquanto o eixo giratório elástico flexível (4) realiza a função de transferir a força mecânica de giro sem interrupção para acionamento do dosador (2), independente do grau de inclinação entre o implemento agrícola a um modelo de linha de plantio universal (1), representado como ponto A da plantadeira e o ponto B do implemento agrícola.

A base (9) em sua parte superior (12) possui um encosto (10) de encaixe e fixação do eixo elástico flexível (4), e na parte inferior (13) possui um par de orelhas ( 1) com articulações (8) de encaixe dos braços inferiores (6) e braços superiores (7), que possibilita a movimentação independente entre o a um modelo de linha de plantio universal (1) e o implemento agrícola, sem que aja a parada do giro mecânico de acionamento do dosador (2) realizado pelo eixo giratório elástico flexível (4).

A interligação entre o ponto A e o ponto B, utilizando o eixo de transmissão giratório elástico flexível, será utilizado e aplicado em qualquer modelo de máquina ou equipamento mecânico industrial.