Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
FLEXIBLE FRONT RAMP FOR RIGID AND FLEXIBLE CUTTING PLATFORM
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2020/093130
Kind Code:
A1
Abstract:
The following invention abstract relates to the development of a ramp (flexible front protection) applied to cutting platforms to prevent the loss of grain and the ingress of dirt into the conveyor, comprising a strip of flexible material (1) that can be curved (2) adjacent the region of the cutting blades (3) of a cutting platform (4) and that includes an inclined portion (8) and another curved portion (5) proximal the conveyor (6).

Inventors:
FERNANDO CARVALHO CASSIO (BR)
BELO GIOVANI (BR)
ROESEL ROBERTO (BR)
PRESTES BATU NERI (BR)
Application Number:
PCT/BR2019/050483
Publication Date:
May 14, 2020
Filing Date:
November 08, 2019
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
AGRISOLTEC SOLUCOES TECNOLOGICAS PARA AGRICULTURA LTDA (BR)
International Classes:
A01D57/26; A01D41/14; A01D75/00
Foreign References:
US20140165526A12014-06-19
US9814183B22017-11-14
US7478521B22009-01-20
US20110308221A12011-12-22
US8479483B12013-07-09
US7958711B12011-06-14
Attorney, Agent or Firm:
SILVA SOARES, Rosemari (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES:

1 - RAMPA FRONTAL FLEXÍVEL PARA PLATAFORMA DE CORTE RÍGIDA E FLEXÍVEL, caracterizada por consistir de uma lâmina de material flexível (1 ), capaz de ser curvada (2) junto à região do sistema de corte (3) de uma plataforma de corte (4), contendo uma porção inclinada (8) e outra parte curvada (5) próxima a esteira (6).

2- RAMPA FRONTAL FLEXÍVEL, de acordo com a reivindicação 1 e caracterizada pela lâmina de material flexível (1 ) ser fixada junto à barra/régua (7) do sistema de corte (3) da plataforma de corte (4), por intermédio de elementos de fixação ou placas (16), de modo que estas placas (16) prendem uma borda (9) da dita lâmina flexível (1 ), junto à parte que pode ser curvada (2), de modo que a parte inclinada da lâmina de material flexível (1 ) forme a dita rampa (8) de condução do material cortado para a esteira (6).

3- RAMPA FRONTAL FLEXÍVEL, de acordo com a reivindicação 1 e caracterizada pela parte curvada (5) feita na lâmina de material flexível (1 ) formar uma aba (10) depois da rampa (8), onde dita aba (10) avança por sobre a esteira (6).

4- RAMPA FRONTAL FLEXÍVEL, de acordo com a reivindicação 1 e caracterizada pela lâmina de material flexível (1 ) poder ser articulada/basculada junto aos elementos de fixação (16), de modo que se pode levantar e abaixar a parte em rampa (8) e a aba (10), expondo a parte interna da esteira (6).

5- RAMPA FRONTAL FLEXÍVEL, de acordo com a reivindicação 1 e caracterizada pela lâmina de material flexível (1 ) ser composta por uma peça inteira (1 1 ), ou seja, dita lâmina de material flexível (1 ) se estende por toda a plataforma de corte (4), cobrindo inclusive a esteira central (12). 6- RAMPA FRONTAL FLEXÍVEL, de acordo com a reivindicação 5 e caracterizada pela lâmina de material flexível contar com outras possibilidades de construção, sendo dividida em mais lâminas (13 e 14) cobrindo ou não (15) a esteira central (12).

7- RAMPA FRONTAL FLEXÍVEL, de acordo com as reivindicações 5 e 6, e caracterizada pela rampa de material flexível inteira (1 1 ) ou cada uma das partes (13 e 14) admitirem fixação por meio dos elementos de fixação ou placas (16), onde ditas placas (16) são dotadas de orifícios (17) que recebem parafusos para fixar as placas junto à plataforma de corte (4), sendo que cada uma destas placas (16) contém garras (18) que se prendem à rampa (1 1 ) ou rampas (13 e 14), de modo a mantê-las no lugar.

8- RAMPA FRONTAL FLEXÍVEL, de acordo com a reivindicação 7 e caracterizada pelas placas (16) conterem garras (18) que se prendem à rampa (1 1 ) ou rampas (13 e 14).

Description:
RAMPA FRONTAL FLEXÍVEL PARA PLATAFORMA DE CORTE RÍGIDA E FLEXÍVEL CAMPO TÉCNICO

[001 ] O seguinte relatório descritivo para invenção se refere ao desenvolvimento de uma rampa (proteção frontal flexível) que se aplica na plataforma de corte para evitar perdas de grãos e que sujeiras entrem dentro da esteira.

ESTADO DA ARTE

[002] De acordo com a UNESP, o conjunto de mecanismos que compõe o sistema de corte e alimentação de uma colhedora combinada é normalmente conhecido como plataforma. Nas colhedoras existem plataformas que cortam o produto, denominadas plataformas de corte, bem como plataformas de recolhimento e plataformas para milho. O sistema que alimenta o sistema de trilha após o sistema de corte é comumente denominado sistema alimentador.

[003] Dependendo da cultura, uma colhedora pode ser equipada com uma plataforma de corte convencional usada na maioria das colheitas, exceto para a colheita de milho e de arroz, ou pode ter uma plataforma com correia transportadora muito usada em arroz. A plataforma de corte com correia transportadora é semelhante à plataforma de corte convencional salvo por ter uma correia transportadora entre a barra de corte e o condutor helicoidal. A correia transportadora auxilia na coleta ou no fornecimento de mais produto a colhedora.

[004] As plataformas de corte podem ser classificadas em rígidas, flexíveis, e flutuantes.

[005] Nas rígidas, mais comuns, a barra de corte não apresenta movimento relativo em todo o seu comprimento. [006] As plataformas flexíveis foram desenvolvidas para culturas de baixa inserção, como a soja e o feijão, permitindo que a plataforma acompanhe pequenas ondulações na superfície do solo.

[007] Para trabalhar em terrenos mais inclinados ou em terraços existem as plataformas de flutuação lateral, com movimento angular em torno de 5 o para cada lado.

[008] Nas plataformas flexíveis, isto é, que não mantêm a barra de corte reta, ela faz com que a barra de corte busque acompanhar o relevo do solo o que dificulta ainda mais manter a esteira próxima o suficiente da rampa para que não deixe cair grãos ou sujeira no interior da esteira, sem que haja o contato da esteira com as rampas que conduzem o material cortado para a parte superior da esteira transportadora. Estas rampas são fixadas na parte frontal da plataforma, logo após as facas de corte e se estendem até bem próximo das esteiras, de forma que que os grãos colhidos assim como a palha e terra e pó não corra para dentro da esteira.

[009] Uma plataforma de corte flexível para seguir o contorno do solo em uma máquina de colheita agrícola é descrita no US 7478521 , onde dita plataforma de corte inclui uma pluralidade de seções de plataforma posicionadas numa relação de extremo a extremo justaposta uma à outra. Pelo menos uma seção da plataforma inclui uma armação, uma pluralidade de braços flutuantes acoplados à armação, uma correia sem-fim transportada pela pluralidade de braços flutuantes e um conjunto de barra de corte suportado pela pluralidade de braços flutuantes e móveis de uma maneira localizada para cima e para baixo.

[010] Uma plataforma de corte para colheitadeira combinada com barra de corte flexível é descrita no US 20070193243, que utiliza correias com cortinas atrás do conjunto de barra de corte para consolidar suavemente os materiais cortados e entregá-los a um ponto de descarga e entrega, tal como ao alimentador de uma colheitadeira combinada. Uma forma de realização tem conjuntos de empacotador e um transportador central fixo em relação ao conjunto de barra de corte flexível, enquanto outro tem os conjuntos de empacotador e o transportador central flexíveis com o conjunto da barra de corte.

[01 1 ] Um defletor de cultura de selagem de correias para uma plataforma de esteira flexível é revelado no US 9814183, e refere-se a um conjunto de proteção de correia adequado para as plataformas de colheita do tipo que são transportadas na extremidade dianteira de uma colheitadeira agrícola. Mais especificamente, o conjunto de proteção de correia cobre a região de vazios na margem frontal do sistema transportador de esteira e a sela contra a entrada de resíduos de colheita e objetos estranhos. O conjunto de proteção da correia é fornecido com uma tira de vedação resiliente que se sobrepõe à operação da correia superior e com uma junta rotativa para permitir a flexibilidade entre o conjunto da barra de corte e o transportador da esteira.

[012] O documento US 20080276590 descreve uma máquina de colheita inclui uma plataforma de corte com uma estrutura de cabeçalho, um conjunto de barra de corte anexado à estrutura da plataforma ao longo do comprimento do mesmo e configurado para cortar uma colheita e um conjunto de esteira colocado atrás do conjunto da barra de corte e operável para receber material cortado da barra de corte montagem. A montagem da esteira inclui uma esteira central que distribui material de colheita para um alimentador da máquina de colheita e drapers laterais espaçados de maneira oposta que distribuem material de colheita para a esteira central. A plataforma de corte é operável para flexionar e, assim, seguir um terreno irregular

PROBLEMAS DA TÉCNICA

[013] Com a dinâmica da colheita, é comum que sujeira e grãos entrem dentro da esteira. Os grãos que caem da plataforma são perdas, enquanto a sujeira tende a se acumular nos roletes e se não forem limpos com frequência, poderão causar problemas à esteira, fazê- la sair de seu guia e se danificar constituindo-se em um alto custo de manutenção, assim como na necessidade de interromper a colheita.

[014] O procedimento para a limpeza dos roletes e remoção da sujeira no interior da esteira é demorado por ter que retirar vários parafusos das rampas, sendo negligenciado pelos operadores das máquinas, levando em muitos casos a necessidade de se trocar a esteira por falta de limpeza dos rolos e do interior da esteira.

[015] Como as esteiras estão em movimento e não deve ser deixado espaço para que grãos e sujeira entre dentro da esteira, tem-se uma dificuldade: se estiver muito afastado poderá permitir a perda de grãos e a entrada de sujeira no interior da esteira que se fixam nos roletes, se estiverem muito próximas com a vibração entram em contato com a esteira desgastando-a.

SOLUÇÃO PROPOSTA

[016] Assim, devido às considerações pertinentes ao estado da arte anteriormente discutido, é um dos objetivos da presente invenção ora proposta, solucionar o problema da entrada de grãos e sujeira dentro da esteira. Para tal, desenvolveu-se uma peça que exerce o papel das rampas, tendo como diferencial que ela é flexível, de modo que em contato com a esteira não desgasta a esteira, por ser flexível não gera rigidez ao sistema flexível (quando a plataforma for flexível) e, ainda, é possível puxar a parte superior da rampa para a frente e retirar qualquer sujeira que possa ter ultrapassado a vedação e basta soltar que ela volte para a sua posição inicial. Como o material utilizado é bem mais leve que o metal e polímero utilizados atualmente, essa solução também traria uma redução de peso da plataforma.

DESCRIÇÃO

[017] A caracterização da presente invenção é feita por meio de desenhos representativos da rampa frontal flexível para plataforma de corte, de tal modo que produto possa ser integralmente reproduzido por técnica adequada, permitindo plena caracterização da funcionalidade do objeto pleiteado.

[018] A partir das figuras elaboradas que expressam a melhor forma ou forma preferencial de se realizar o produto ora idealizado, se fundamenta a parte descritiva do relatório, através de uma numeração detalhada e consecutiva, onde a mesma esclarece aspectos que possam ficar subentendidos pela representação adotada, de modo a determinar claramente a proteção ora pretendida.

[019] Estas figuras são meramente ilustrativas, podendo apresentar variações, desde que não fujam do inicialmente pleiteado.

[020] Neste caso se tem que:

[0211 - A FIGURA 1 mostra um corte transversal em uma plataforma de corte, onde se pode ver o posicionamento da rampa;

[022] - A FIGURA 2 mostra um segmento em perspectiva da plataforma de corte, onde está aplicada a rampa flexível;

[023] - A FIGURA 3 mostra uma perspectiva da plataforma de corte, onde está aplicada a rampa flexível em toda a extensão da plataforma; [024] - A FIGURA 4 mostra uma perspectiva da plataforma de corte, onde estão aplicadas duas rampas flexíveis, uma em cada lado da plataforma;

[025] - A FIGURA 5 mostra um detalhe da plataforma de corte, onde a rampa flexível é presa à plataforma por elementos de fixação e;

[0261 - A FIGURA 6 mostra uma perspectiva de um destes elementos de fixação.

[027] Uma forma preferencial de realização da invenção compreende uma lâmina de material flexível (1 ), capaz de ser curvada (2) junto à região do sistema de corte (3) de uma plataforma de corte (4), contendo uma porção inclinada (8) e outra parte curvada (5) próxima a esteira (6).

[028] A lâmina de material flexível (1 ) é fixada junto à barra/régua (7) do sistema de corte (3) da plataforma de corte (4), por intermédio de elementos de fixação ou placas (16), de modo que estas placas (16) prendem uma borda (9) da dita lâmina flexível (1 ), junto à parte que pode ser curvada (2), de modo que a parte inclinada da lâmina de material flexível (1 ) forme a dita rampa (8) de condução do material cortado para a esteira (6).

[029] A parte curvada (5) feita na lâmina de material flexível (1 ) forma uma aba (10) depois da rampa (8), onde dita aba (10) avança por sobre a esteira (6), de modo a impedir que sujeiras e grãos caiam dentro da esteira (6).

[030] A lâmina de material flexível (1 ) é passível de ser articulada/basculada junto aos elementos de fixação (16), de modo que se pode levantar e abaixar a parte em rampa (8) e a aba (10), expondo a parte interna da esteira (6) para limpeza.

[031 ] A lâmina de material flexível (1 ) pode ser composta por uma peça inteira (1 1 ), ou seja, dita lâmina de material flexível (1 ) se estende por toda a plataforma de corte (4), cobrindo inclusive a esteira central (12). Outra possibilidade de construção é a lâmina de material flexível ser dividida em mais lâminas (13 e 14) cobrindo ou não (15) a esteira central (12).

[032] A rampa de material flexível inteira (1 1 ) ou cada uma das partes (13 e 14) admitem fixação por meio dos elementos de fixação ou placas (16), onde ditas placas (16) são dotadas de orifícios (17) que recebem parafusos para fixar as placas junto à plataforma de corte (4), sendo que cada uma destas placas (16) contém garras (18) que se prendem à rampa (1 1 ) ou rampas (13 e 14), de modo a mantê-las no lugar.