Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
FOOD CONTAINER LID WITH A SUPPORT FOR DIGITAL AUDIO AND/OR VIDEO EQUIPMENT
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2019/203671
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention relates to a lid for food containers, comprising a holder for audio and/or video digital equipment (2). The holder consists of an offset groove (1) in the lid, into which the digital equipment is inserted, the groove being surrounded by 3 pads: two rear pads (3) and a front pad (4), with vacuum points distributed in zones having a greater depth.

Inventors:
TEOTÓNIO PEREIRA FRANCISCO (PT)
Application Number:
PCT/PT2019/050016
Publication Date:
October 24, 2019
Filing Date:
June 17, 2019
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
LUSOFORMA IND E COMERCIO DE EMBALAGENS S A (PT)
International Classes:
A47G19/22; B65D51/24; F16M13/00; H04M1/04
Foreign References:
US20160065705A12016-03-03
CN204049085U2014-12-31
CN206964471U2018-02-06
US20140246431A12014-09-04
USD797556S2017-09-19
CN206964471U2018-02-06
Attorney, Agent or Firm:
DE NOVAES, Francisco (PT)
Download PDF:
Claims:
RE IVINDICAÇÕES

1. Tampa de recipientes de alimentos com um suporte de equipamento digital de áudio e/ou video, caracterizada por :

• a referida tampa ser em forma de disco; e com possibilidade de encaixe por pressão.

• o referido suporte compreender uma ranhura descentrada (1) na tampa, onde se insere o equipamento digital (2), sendo a referida ranhura rodeada por 3 patilhas: duas patilhas posteriores (3) e uma patilha anterior (4), tendo a referida ranhura uma profundidade entre 1 e 2 cm e distribuição de pontos de vácuo no molde.

2. Tampa de recipientes de alimentos com um suporte de equipamento digital de áudio e/ou video de acordo com a reivindicação 1 caracterizada por ser composta por um ou mais materiais termomoldáveis .

3. Tampa de recipientes de alimentos com um suporte de equipamento digital de áudio e/ou video de acordo com a reivindicação 2 caracterizada por os materiais termomoldáveis serem selecionados do grupo que consiste em PET, PVC, cartão termoformado, fibra natural ou sintética.

4. Tampa de recipientes de alimentos com um suporte de equipamento digital de áudio e/ou video de acordo com a reivindicação 3 caracterizada por ser composta por PET ou materiais orgânicos.

1

5. Tampa de recipientes de alimentos com um suporte de equipamento digital de áudio e/ou video de acordo com a reivindicação 4 caracterizada por a fita em PET ter uma espessura de cerca de 200 micrómetros.

6. Tampa de recipientes de alimentos com um suporte de equipamento digital de áudio e/ou video de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores caracterizada por a tampa ter um diâmetro que varia entre 5 e 20 cm.

7. Tampa de recipientes de alimentos com um suporte de equipamento digital de áudio e/ou video de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores caracterizada por o recipiente de alimentos ser selecionado de entre o grupo que consiste em copo, chávena, caneca ou tigela.

8. Tampa de recipientes de alimentos com um suporte de equipamento digital de áudio e/ou video de acordo com a reivindicação 7 caracterizada por o recipiente de alimentos compreender um orifício para inserir uma palhinha ou outros acessórios.

9. Tampa de recipientes de alimentos com um suporte de equipamento digital de áudio e/ou video de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores caracterizada por os alimentos serem uma bebida.

10. Tampa de recipientes de alimentos com um suporte de equipamento digital de áudio e/ou video de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores caracterizada por o equipamento digital ser

2 selecionado entre o grupo que consiste em telemóvel, smartphone e tablet.

3

Description:
DESCRIÇÃO

TAMPA DE RECIPIENTES DE ALIMENTOS COM SUPORTE DE EQUIPAMENTO DIGITAL DE ÁUDIO E/OU VÍDEO

CAMPO TÉCNICO

Esta invenção insere-se no campo técnico dos suportes funcionais para equipamentos digitais.

ANTECEDENTES DA INVENÇÃO

Existem inúmeros documentos no estado da técnica relativos a suportes para equipamentos digitais de áudio e/ou video, no entanto, a grande maioria foca-se principalmente em suportes para telefones em veículos automóveis e similares.

Na área dos suportes funcionais para equipamentos digitais de áudio e/ou vídeo, o pedido de patente CN 206964471 divulga um recipiente com uma função de suporte de telemóveis. No entanto, a solução apresentada não é de um material termomoldável , constituído por uma única peça, não tem encaixe por pressão, não permite o suporte separado do prato e não dispõe das patilhas que garantem a estabilidade já que o centro de massa do conjunto fica centrado com o centro geométrico do suporte. No referido pedido de patente CN 206964471 não se compreende como é que a tampa serve por si só de suporte. SUMARIO DA INVENÇÃO

Tampa de recipientes de alimentos com um suporte de equipamento digital de áudio e/ou video, sendo a referida tampa em forma de disco; e o referido suporte compreendendo uma ranhura descentrada (1) na tampa, onde se insere o equipamento digital (2), sendo a referida ranhura rodeada por 3 patilhas: duas patilhas posteriores (3) e uma patilha anterior (4), tendo a referida ranhura uma profundidade entre 1 e 2 cm e distribuição de pontos de vácuo.

DESCRIÇÃO GERAL DA INVENÇÃO

A presente invenção refere-se a uma tampa de recipientes de alimentos com um suporte de equipamento digital de áudio e/ou video.

A referida tampa é em forma de disco e o referido suporte consiste numa ranhura descentrada (1) na tampa, onde se insere o equipamento digital, sendo a referida ranhura rodeada por 3 patilhas: duas patilhas posteriores (3) e uma patilha anterior (4), tendo a referida ranhura uma profundidade entre 1 e 2 cm e distribuição de pontos de vácuo em zonas de maior detalhe.

A referida tampa e o referido suporte podem ser compostos por diversos tipos de polímeros termomoldáveis , incluindo, mas não estando limitados a, PVC, PET, cartão termoformado, fibra natural ou sintética.

A tampa da presente invenção tem diâmetro que varia entre 5 e 20 cm, para ser utilizado de forma versátil como tampa de recipientes de alimentos quentes e frios. Esta peça permite assim o acesso a conteúdos digitais de uma forma segura e prática, durante as refeições e bebidas em diferentes ambientes de interior e exterior.

BREVE DESCRIÇÃO DAS FIGURAS

A Figura 1 ilustra várias perspetivas da tampa, em forma de disco e com um suporte de equipamentos digitais que consiste numa ranhura descentrada (1) na tampa, onde se insere o equipamento digital (2), sendo a referida ranhura rodeada por 3 patilhas: duas patilhas posteriores (3) e uma patilha anterior (4), tendo a referida ranhura uma profundidade entre 1 e 2 cm e distribuição de pontos de vácuo em zonas de maior detalhe.

A Figura 2 mostra a tampa visualizada de cima.

A Figura 3 mostra a tampa com o telemóvel inserido, numa perspetiva frontal.

DESCRIÇÃO DE TALHADA DA INVENÇÃO

A presente invenção resolve o problema técnico de criar uma tampa de utensílios de alimentos que seja leve mas que possa suportar, de forma segura, um equipamento digital de áudio e/ou vídeo.

A resolução do problema técnico impõe os seguintes requisitos :

Elevada estabilidade do conjunto tampa-equipamento digital, quando está assente na posição vertical e horizontal .

- Estabilidade do conjunto quando tocado. - Visibilidade da totalidade do ecrã do telemóvel quando o mesmo se encontra assente na tampa da presente invenção.

- Tampa funcional para recipiente de alimentos.

Numa forma de realização, a tampa da presente invenção é em forma de disco.

Numa forma de realização, o referido suporte consiste numa ranhura descentrada (1) na tampa, onde se insere o equipamento digital (2), sendo a referida rodeada por 3 patilhas: duas patilhas posteriores (3) e uma patilha anterior (4), tendo a referida ranhura uma profundidade entre 1 e 2 cm e distribuição de pontos de vácuo em zonas de maior detalhe.

Numa forma de realização, a tampa da presente invenção é composta por um ou mais tipos de materiais termomoldáveis , incluindo, mas não estando limitados a, PET, PVC e cartão termoformado, fibra natural ou sintética.

Numa forma de realização preferencial, a tampa é composta por PET. Numa forma de realização mais preferencial, a tampa é composta por uma fita em PET com espessura de cerca de 200 micrómetros.

Numa forma de realização, a tampa da presente invenção tem um diâmetro que varia entre 5 e 20 cm, para ser utilizado de forma versátil como tampa de recipientes de alimentos quentes e frios.

Numa forma de realização, o recipiente de alimentos pode ser selecionado, não estando limitado a, de entre o grupo que consiste em um copo, chávena, caneca ou tigela. Numa forma de realização, o recipiente de alimentos compreende um orifício para palhinha ou outros acessórios.

Numa forma de realização, o alimento é uma bebida.

O equipamento digital pode ser selecionado, não estando limitado a, de entre o grupo que consiste em telemóvel, smartphone e tablet.

A tampa da presente invenção permite assim o acesso a conteúdos digitais, tais como o visionamento de vídeos, escuta de música, realização de telefonemas e videochamadas , acesso web, de uma forma segura e prática, enquanto faz uma refeição ou bebe uma bebida.

EXEMPLO

Para produzir uma tampa com tais requisitos, utilizou-se um protótipo em nylon com orifícios para máquina de moldar por vácuo e temperatura.

A tampa utilizada foi uma tampa de encaixe de pressão em forma de disco.

O suporte com a melhor conformação compreendia uma ranhura descentrada (1), rodeada por 3 patilhas: 2 patilhas posteriores (3) e uma patilha anterior (4), tendo a ranhura uma profundidade entre 1 e 2 cm e distribuição de pontos de vácuo em zonas de maior detalhe.

Efetuaram-se testes com fitas de diferentes polímeros de diferentes espessuras e cores. a. Fita em PET transparente de espessura 200 micrómetros: resultado positivo em estabilidade, flexibilidade, transparência. b. Fita em PVC transparente de espessura 200 micrómetros: resultado positivo em visibilidade e negativo em estabilidade e flexibilidade (muito rígido) . c. Fita em PET com maior espessura e diferentes cores (300 micrómetros) : resultado negativo nos 3 requisitos.

Concluiu-se que a fita em PET transparente de espessura 200 micrómetros cumpria os requisitos de estabilidade, flexibilidade e transparência pretendidos.