Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
FOOD SUPPLEMENT BASED ON 2-AMINOETHYL DIHYDROGEN PHOSPHATE AND SYNTHESIS METHOD
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2017/177296
Kind Code:
A1
Abstract:
The description of the present invention discloses a tissue-building food supplement with minerals and vitamins, based on amino acids and having therapeutic properties, useful for example as an antioxidant and metabolism regulator, as a regulator of possible cell dysfunctions, as a human vitality and well-being coadjuvant and for reducing pain caused by various diseases; the 2-aminoethyl dihydrogen phosphate is synthesised from phosphorus pentoxide and/or phosphoric acid and/or pyrophosphoric acid and/or orthophosphoric acid reacted with monoethanolamine and/or diethanolamine and/or triethanolamine. The reaction is carried out in ideal temperature conditions (-10 to +35° Celsius) in specific molar proportions of each of the reagents used.

Inventors:
ALMEIDA MARCOS VINICIUS DE (BR)
MENEGUELLO RENATO (BR)
Application Number:
PCT/BR2017/050086
Publication Date:
October 19, 2017
Filing Date:
April 12, 2017
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
ACOLLI S A (UY)
ALMEIDA MARCOS VINICIUS DE (BR)
MENEGUELLO RENATO (BR)
International Classes:
A23L33/15; A23L33/175; C07F9/02
Domestic Patent References:
WO1999026953A11999-06-03
WO2008119146A22008-10-09
Foreign References:
BR0800460A2
CN104605353A2015-05-13
CN103766912A2014-05-07
BRPI0800463A22011-06-28
Other References:
AL-ASFOUR, S. V.: "Estudo de equilibrios quimicos com 2- aminoetanol-dihidrogenofosfato para fins biologicos", TESE (DOUTORADO EM CIENCIAS) - INSTITUTO DE QUIMICA DE SAO CARLOS, 2008, Sao Carlos, XP055431152
FERREIRA, A. K. ET AL.: "Synthetic phosphoethanolamine has in vitro and in vivo anti-leukemia effects", BRITISH JOURNAL OF CANCER, vol. 109, 2013, pages 2819 - 2828, XP055431156, Retrieved from the Internet
MENEGUELO, R .: "Efeitos antiproliferativos e apoptoticos da fosfoetanolamina sintetica no melanoma B16F10", DISSERTAÇÃO (MESTRADO EM BIOENGENHARIA) - GRADUAÇÃO INTERUNIDADES EM BIOENGENHARIA - ESCOLA DE ENGENHARIA DE SAO CARLOS / FACULDADE DE MEDICINA DE RIBEIRAO PRETO, 2007, Sao Carlos
Attorney, Agent or Firm:
SILVA DO CARMO, Andreia (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1 - SUPLEMENTO ALIMENTAR À BASE DE 2-AMINOETANOL DE DIHIDROGENOFOSFATO E PROCESSO DE SÍNTESE onde o composto é sintetizado a partir de pentóxido de fósforo e/ou ácido fosfórico e/ou ácido pirofosforico e/ou ácido ortofosforico, reagido como monoetanolamina e/ou dietanolamina e/ou trietanolamina, caracterizado por:

a) serem reagidos sob agitação constante e atmosfera inerte de argônio ou vácuo ou nitrogénio ou ainda outro gás inerte, borbulhado dentro da solução, com temperatura de seus reagentes compreendidas entre -10 a 35 graus Celsius), sendo utilizados valores variáveis do pentóxido de fósforo e/ou ácido fosfórico e/ou ácido pirofosforico e/ou ácido ortofosforico, compreendendo os valores mínimos de 0,001 mol até valores máximos de 20 mols, onde, para os reagentes básicos (monoetanolamina, dietanolamina e trietanolamina), utilizam-se valores mínimos de 0,001 mol a valores máximos de 20 mols;

b) após a homogeneização, a solução da etapa anterior é cristalizada sob alguns solventes orgânicos, tais como etanol, metanol, acetona, dimetilsufóxido, dimetilformamida, álcool isopropílico, álcool propílico, butílico entre outros álcoois, tais como xilitol, sorbitol, glicerol e amílico nas proporções molares mínimas de 0,01 mol a 20 mol de cada solvente para cada 0,001 a 25 mol da solução homogeneizada, sendo que o tempo de formação dos cristais varia de uma hora a seis semanas tendo seu rendimento final aumentado de acordo com o tempo;

c) após esta etapa, a solução é filtrada e colocada sob secagem em ar seco e temperaturas mínimas de 20 graus Celsius à temperatura máxima de 120 graus Celsius;

d) após esta etapa, são adicionados os carbonatos ou sulfatos de minerais de interesse, tais como cálcio, zinco, magnésio, cobre, estrôncio, boro, molibdênio, ferro, cromo, iodo, manganês e selênio, proporções que variam de 0,001 a 1 .000 mg;

e) terminada a etapa anterior, a solução será novamente seca em temperaturas compreendidas entre 20 a 150 graus Celsius. 2- SUPLEMENTO ALIMENTAR À BASE DE 2-AMINOETANOL DE DIHIDROGENOFOSFATO, de acordo com a reivindicação 1 e caracterizado por, após totalmente seco o composto obtido na reivindicação 1 , a ele serem adicionados, para cada grama do composto obtido, outros compostos vitamínicos nas proporções mínimas ou máximas dos seguintes compostos: vitamina do complexo B (mínima 0,001 gramas a 5 gramas), vitamina A (200 a 50.000 Ul), vitamina E (0,01 a 50 mg) e vitamina K2 (0,01 a 40 mg).

3- SUPLEMENTO AUMENTAR, de acordo com a reivindicação 2 e caracterizado por serem ainda adicionados aminoácidos de interesse como histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treotina, triptofano, valina, alanina, arginina, ácido aspártico, cisteína, ácido glutâmico, glutamina, ornitina, taurina, prolina, serina, tirosina nas proporções especificas de 0,1 mg a 500 mg de cada um dos compostos indicados.

Description:
SUPLEMENTO ALIMENTAR À BASE DE 2-AMINOETANOL DE DIHIDROGENOFOSFATO E PROCESSO DE SÍNTESE CAMPO TÉCNICO

[001 ] O seguinte relatório descritivo para invenção se refere à criação de um suplemento alimentar mineral vitamínico e construtor à base de aminoácidos, que possui atividades terapêuticas, tais como, antioxidante e regulador metabólico, regulador de possíveis disfunções celulares, coadjuvante da vitalidade e do bem-estar humano e na diminuição de dores ocasionadas por enfermidades diversas.

ESTADO DA ARTE

[002] Nas diversas atividades humanas é verificado o uso maciço de suplementos alimentares multivitamínicos, descritos de diversas formas em diversas combinações e concentrações, de acordo com a finalidade descrita para cada produto ou fabricante.

[003] Os primeiros suplementos alimentares foram comercializados em 1950. Um dos primeiros produtos foi uma proteína desenvolvida e vendida por Irvin Johnson em Chicago. Esta proteína possuía como base a formulação de proteína do leite e do ovo. Johnson mudou-se para Califórnia e mudou seu nome para Rheo Blair. A proteína desenvolvida por ele se tornou popular, virando uma sensação em musculação e filmes nos anos 60. Bob Hoffman se tornou concorrente de Blair, quando sua empresa desenvolveu a formulação de proteína à base de soja e a "Proteína do Mar", feita a partir de algas e tinha a função de induzir o vómito. Com o avanço cientifico, a indústria suplementar progrediu e com os bons resultados a partir das proteínas de leite e ovos, Scott Connelly de Maryland junto de um jovem empreendedor, Bill Phillips de Golden, do Colorado desenvolveram um suplemento à base de proteína que possuía nutrientes suficientes para ser substituto de refeições (CA 2640796, EP 1940518, US 200090169675 e US 20130078313).

[004] Suplementos multivitamínicos são complexos vitamínico-minerais, nutrientes essenciais, que o corpo não possui a capacidade de produzir, que são vitais para a saúde, servindo de base para funções cerebrais, contração muscular, balanço de fluidos e produção de energia. O uso destes suplementos multivitamínicos, tem como função abastecer as necessidades diárias do corpo para manter as funções vitais do organismo em ordem.

SUMÁRIO

[005] Assim, devido às considerações pertinentes ao estado da arte anteriormente apresentado, é um dos objetivos da presente invenção o desenvolvimento de suplemento alimentar a base de 2-aminoetanol de dihidrogenofosfato e sua respectiva síntese, sendo adicionados carbonatos, sulfatos de minerais variados e aminoácidos de interesse.

DESCRIÇÃO

[006] A caracterização da invenção proposta nesse relatório é conseguida mediante a descrição das diferentes etapas necessárias à realização da presente aplicação em questão, de tal modo que se possa reproduzi-lo integralmente por técnica adequada, permitindo plena caracterização da funcionalidade do processo pleiteado.

[007] A partir das diferentes etapas descritas que expressam a melhor forma ou forma preferencial de se realizar o processo ora idealizado, se fundamenta a parte descritiva do relatório esclarecendo aspectos que possam ter ficado subentendidos, de modo a determinar claramente a proteção ora pleiteada.

[008] Essas operações podem apresentar variações, desde que não fujam do inicialmente pleiteado.

[009] Neste caso tem-se que os produtos podem ser gerados por diferentes operações.

[010] De acordo com a presente invenção o composto é sintetizado a partir de pentóxido de fósforo e/ou ácido fosfórico e/ou ácido pirofosfórico e/ou ácido ortofosfórico, reagido como monoetanolamina e/ou dietanolamina e/ou trietanolamina. Estes são reagidos em condições ideais de temperatura (-10 a +35 graus Celsius) nas proporções molares específicas para cada um dos reagentes utilizados e descritos acima.

[01 1 ] A rota sintética descrita neste documento utiliza os reagentes descritos acima. Nesta reação, são reagidos sob agitação constante e atmosfera inerte de argônio ou vácuo ou nitrogénio ou ainda outro gás inerte, borbulhado dentro da solução que terá a temperatura de seus reagentes compreendida entre -10 a 35 graus Celsius) e são utilizados valores variáveis do pentóxido de fósforo e/ou ácido fosfórico e/ou ácido pirofosfórico e/ou ácido ortofosfórico, compreendendo os valores mínimos de 0,001 mol até valores máximos de 20 mols. Para os reagentes básicos (monoetanolamina, dietanolamina e trietanolamina) utiliza-se de valores mínimos de 0,001 mol a valores máximos de 20 mols. Após a etapa de reação, a solução proveniente é aquecida até o patamar de 230 graus Celsius e homogeneizada com água, nas proporções molares mínimas de 0,001 mol às proporções máximas de 20 mol de água. Após a homogeneização, esta solução é cristalizada sob alguns solventes orgânicos, tais como etanol, metanol, acetona, dimetilsufóxido, dimetilformamida, álcool isopropílico, álcool propílico, butílico entre outros álcoois, tais como xilitol, sorbitol, glicerol e amílico nas proporções molares mínimas de 0,01 mol a 20 mol de cada solvente para cada 0,001 a 25 mol da solução homogeneizada. O tempo de formação dos cristais varia de uma hora a seis semanas tendo seu rendimento final aumentado de acordo com o tempo. Após esta etapa, a solução é filtrada e colocada sob secagem em ar seco e temperaturas mínimas de 20 graus Celsius à temperatura máxima de 120 graus Celsius. Após esta etapa, são adicionados os carbonatos ou sulfatos de minerais de interesse, tais como cálcio, zinco, magnésio, cobre, estrôncio, boro, molibdênio, ferro, cromo, iodo, manganês e selênio, proporções que variam de 0,001 a 1 .000 mg. Terminada esta etapa, a solução será novamente seca em temperaturas compreendidas entre 20 a 150 graus Celsius. Após totalmente seca, a ela serão adicionados, para cada grama do composto obtido, outros compostos vitamínicos nas proporções mínimas ou máximas dos seguintes compostos: vitamina do complexo B (mínima 0,001 gramas a 5 gramas), vitamina A (200 a 50.000 Ul), vitamina E (0,01 a 50 mg) e vitamina K2 (0,01 a 40 mg). Serão ainda adicionados aminoácidos de interesse como histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treotina, triptofano, valina, alanina, arginina, ácido aspártico, cisteína, ácido glutâmico, glutamina, ornitina, taurina, prolina, serina, tirosina nas proporções especificas de 0,1 mg a 500 mg de cada um dos compostos indicados.

Por último, esta solução será triturada homogeneizada e manipulada em diferentes formatos para melhor aplicação humana.