Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
FOOTWEAR KIT AND METHOD FOR PRODUCTION OF THE KIT
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2014/172762
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention describes a kit comprising a number of shoes with a first visual element that is different from the number of shoes with a second visual element, it being possible for the footwear to be defined by an uneven number of shoes, wherein one of the shoes has an orientation that is the opposite of the others, and the present invention further describes a method for production of said kit. The invention pertains to the field of the footwear industry and also fashion and design.

Inventors:
MATSUO EDSON (BR)
Application Number:
PCT/BR2013/000198
Publication Date:
October 30, 2014
Filing Date:
June 07, 2013
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
GRENDENE SA (BR)
MATSUO EDSON (BR)
International Classes:
A43B9/00
Domestic Patent References:
WO2010056255A12010-05-20
Foreign References:
US20040093765A12004-05-20
US20110056091A12011-03-10
US8132342B12012-03-13
US20080028636A12008-02-07
US6769204B12004-08-03
Other References:
See also references of EP 2989919A4
Attorney, Agent or Firm:
AMARAL REMER, RICARDO (BR)
Download PDF:
Claims:
Reivindicações

KIT COMPREENDENDO CALÇADOS E PROCESSO DE PRODUÇÃO DE KIT

1. Kit compreendendo calçados, caracterizado por compreender quantidade de pés com um primeiro elemento visual distinto da quantidade de pés com um segundo elemento visual.

2. Kit compreendendo calçados, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado por compreender:

pelo menos um dos pés possui orientação contrária aos outros; - a quantidade de pés de uma orientação ser distinta da quantidade de pés da outra orientação; e

os pés de mesma orientação possuem pelo menos um elemento visual distinto entre si.

3. Kit, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo calçado compreender pelo menos:

a. cabedal;

b. solado; e

em que os cabedais e/ou solados de pés com mesma orientação possuem pelo menos uma elemento visual distinto entre si.

4. Kit, de acordo com a reivindicação qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo cabedal ser cambiável.

5. Kit, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pela quantidade de pés compreendidos no kit ser um número ímpar.

6. Kit, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado por todos os pés possuírem pelo menos um elemento visual distinto entre si.

7. Kit, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo número de pés de calçado ser igual a 3, 4, 5, 6 ou 7.

8. Kit, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado por ser um kit para o usuário final.

9. Processo de produção de kit, caracterizado por compreender as etapas de inserir em um kit uma quantidade de pés com um primeiro elemento visual distinto da quantidade de pés com um segundo elemento visual.

10. Processo de produção de kit, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado por compreender as etapas de inserir em um kit:

pelo menos um dos pés possui orientação contrária aos outros; a quantidade de pés de uma orientação ser distinta da quantidade de pés da outra orientação; e

os pés de mesma orientação possuem pelo menos um elemento visual distinto entre si.

11. Processo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 9 a 10, caracterizado pelo calçado compreender pelo menos:

a. cabedal;

b. solado; e

em que os cabedais e/ou solados de pés com mesma orientação possuem pelo menos uma elemento visual distinto entre si.

12. Processo, de acordo com a reivindicação 11 , caracterizado pelo cabedal ser cambiável.

Description:
Relatório Descritivo de Patente de Invenção

KIT COMPREENDENDO CALÇADOS E PROCESSO DE PRODUÇÃO DE KIT

Campo da Invenção

A presente invenção descreve um kit compreendendo calçados bem como um processo para a sua produção. A presente invenção se situa no campo da indústria calçadista e da moda e design.

Antecedentes da Invenção

A indústria calçadista tem grande interesse no desenvolvimento de soluções, sejam elas técnicas ou de moda e design, para contornar as limitações de processo e ou atualizar produtos de acordo com as novas tendências, para proporcionar melhorias aos usuários.

A preocupação com o adorno dos pés é uma preocupação constante dessa indústria, os calçados em muitas culturas já foram e são sinónimos de indicadores de posição social e status económicos. Com a variação das tendências dos estilos dos calçados, há um número grande de pessoas que possuem ou necessitem de mais de um par de calçados, a fim de manter-se na moda, e para poder combinar o calçado com as suas roupas.

Dada essa necessidade, verifica-se que há uma carência técnica quando se refere a soluções que viabilizem um maior número de combinações visuais/estéticas possíveis entre os calçados. Atualmente, a única forma de aumento de combinações é por meio de aquisição de mais de um par de calçados, ou pela customização do mesmo, ou seja, deve-se realizar um grande investimento para se alcançar um número elevado de combinações.

Do que se depreende da literatura pesquisada, não foram encontrados documentos antecipando ou sugerindo os ensinamentos da presente invenção, de forma que a solução aqui proposta possui novidade e atividade inventiva frente ao estado da técnica.

Sumário da Invenção Dessa forma, a presente invenção vem resolver o problema de permitir um maior número de combinações entre os calçados, sem a necessidade de aquisição de uma quantidade demasiada de pares de calçados e realização de gastos excessivos para aquisição de diversos pares. Ainda, a presente invenção vem resolver o problema da personalização de calçados.

Assim, a presente invenção, através de seu conceito e concretizações apresentadas ao longo do texto permite que um número superior de combinações de calçados seja possível com um número de aquisição reduzido dos mesmos. Ainda, permite que haja economia de custos ao consumidor final que adquire calçados, bem como permite que o produtor ou vendedor tenha para venda um kit que permita uma grande quantidade de combinações e com economia de estoque (pelo fato de permitir a venda de kit compreendendo uma menor quantidade de pés).

É, portanto, um objeto da presente invenção um kit compreendendo calçados, compreendendo quantidade de pés com um primeiro elemento visual distinto da quantidade de pés com um segundo elemento visual.

Em uma realização preferencial, o kit compreende:

pelo menos um dos pés possui orientação contrária aos outros; a quantidade de pés de uma orientação ser distinta da quantidade de pés da outra orientação; e

os pés de mesma orientação possuem pelo menos um elemento visual distinto entre si.

Em uma realização preferencial o calçado compreende pelo menos: a. cabedal;

b. solado; e

em que os cabedais e/ou solados de pés com mesma orientação possuem pelo menos uma elemento visual distinto entre si.

Em uma realização preferencial o cabedal é cambiável.

Em uma realização preferencial a quantidade de pés compreendidos no kit é um número ímpar. Em uma realização preferencial, todos os pés compreendem pelo menos um elemento visual distinto entre si.

Em uma realização preferencial, o número de pés é igual a 3.

Em uma realização preferencial, o número de pés é igual a 4.

Em uma realização preferencial, o número de pés é igual a 5.

Em uma realização preferencial, o número de pés é igual a 6.

Em uma realização preferencial, o número de pés é igual a 7.

Em uma realização preferencial o referido kit é para o usuário final. É um objeto adicional da presente invenção um processo de produção de kit, compreendendo as etapas de inserir em um kit uma quantidade de pés com um primeiro elemento visual distinto da quantidade de pés com um segundo elemento visual.

Em uma realização preferencia, o processo de produção de kit compreendendo as etapas de inserir em um kit:

- pelo menos um dos pés possui orientação contrária aos outros; a quantidade de pés de uma orientação ser distinta da quantidade de pés da outra orientação; e

os pés de mesma orientação possuem pelo menos um elemento visual distinto entre si.

Em uma realização preferencial, o calçado compreende pelo menos: cabedal;

solado; e

em que os cabedais e/ou solados de pés com mesma orientação possuem pelo menos uma elemento visual distinto entre si.

Em uma realização preferencial, o cabedal é cambiável.

Estes, e outros objetos da invenção, serão imediatamente valorizados pelos versados na arte e pelas empresas com interesses no segmento, e serão descritos em detalhes suficientes para sua reprodução na descrição a seguir. Breve Descrição das Figuras A figura 1 mostra uma concretização da presente invenção com cabedal simples do tipo forquilha.

A figura 2 mostra uma segunda concretização da presente invenção com cabedal composto por duas tiras.

Descrição Detalhada da Invenção

A presente invenção proporciona um novo kit compreendendo calçados, a fim de aumentar o número de combinações possíveis com o vestuário do usuário, porém, sem acarretar em um custo maior quando comparado à aquisição de dois pares de calçado.

Na presente invenção, cada pé do calçado compreende pelo menos um cabedal e um solado, em que o solado é composto pela sola e o cabedal é definido como a parte superior de proteção aos pés e ou suporte ao calçado com o pé do usuário.

Orientação dos calçados

O kit compreendendo calçados é formado, preferencialmente, por três pés de calçado, podendo estes compreender orientação não definida, ou seja, sendo capazes de comportar tanto o pé direito quanto o pé esquerdo. Os calçados podendo, ainda, compreender orientação (direita ou esquerda) definida, sendo pelo menos um de orientação contrária aos demais, conforme figuras 1 e 2, mais especificamente, o calçado é preferencialmente um chinelo.

O kit, conforme figuras 1 e 2, quando concretizado compreendendo cabedal fixo possui 2 combinações possíveis para utilização pelo usuário. Contudo, quando compreendendo o uso de cabedal cambiável, o kit da figura 1 apresenta 4 tipos de combinações possíveis, enquanto que o kit da figura 2 apresenta 8 tipos de combinações possíveis. Isto ocorre pelo fato de se utilizar cabedal composto por duas tiras na segunda concretização, dessa forma, aumenta-se o número de combinações possíveis.

Fixação de cabedal ao solado

A fixação dos cabedais ao solado pode ser realizada de diversas formas, tais como: utilização de acessórios de fixação, colagem e ou encaixe. Ainda, quando utilizar-se de cabedal cambiável do tipo composto por duas tiras, as tiras do mesmo pé não são cambiáveis entre si, visto que estas possuem comprimentos diferentes.

Elemento Visual

No contexto da presente invenção, deve-se entender elemento visual como qualquer tratamento superficial, ornamental, de texturização, estampagem, colagem ou desenho que recaia sobre os elementos do calçado. Ainda, pode-se entender o mesmo como o efeito proporcionado pelo uso de diferentes materiais e seus aspectos superficiais, como por exemplo, superfície fosca ou brilhante.

Kit ao usuário final

Em uma realização preferencial o referido kit é para ser concebido para acesso ao usuário final onde se pode entender consumidor final como aquele que utilizará os calçados do presente kit. Assim, pode-se notar que o efeito técnico do presente kit, apesar de inerentemente estar presente quando o kit é exposto ou comprado por segmentos intermediários, acaba por ter um efeito ainda maior de personalização em mãos do usuário final, que pode se valer das inúmeras combinações e customizações permitidas pela presente invenção.

Combinações entre os calçados

Cabedal Fixo ao Solado

O número de combinações possíveis de um kit de número ímpar de pés, onde o cabedal é fixo ao solado e em que:

pelo menos um dos pés possui orientação contrária aos outros; e - os pés de mesma orientação possuem pelo menos um elemento visual distinto entre si, pode ser encontrado conforme a equação 1 abaixo:

C = DxE [E.1]

Onde:

C: n° de combinações

D: n° de pés de orientação direita

E: n° de pés de orientação esquerda Assim, nota-se que quanto maior o número de pés no kit, maior o número de combinações que o mesmo proporciona. Particularmente, é interessante notar que o mesmo número de combinações somente poderia ser alcançado pelo estado da técnica quando em posse de um número par de pés de calçado, ou seja, haveria que se comprar mais pés para se alcançar o mesmo número de combinações que o presente kit proporciona.

O mesmo raciocínio pode ser concebido para quando a quantidade de pés no kit é par e um técnico no assunto pode facilmente conceber tal fórmula.

Cabedal Cambiável ao Solado

O número de combinações possíveis de um kit de número ímpar de pés, onde o cabedal cambiável em relação ao solado e em que:

pelo menos um dos pés possui orientação contrária aos outros; e os pés de mesma orientação possuem pelo menos um elemento visual distinto entre si, pode ser encontrado conforme a equação 2 abaixo:

C = S 1 x Cabi x T 1 + S 2 x Cab 2 T 2 [E.2]

Onde:

C: n° de combinações

s1 : n° de solados de orientação direita

cab1 : n° de cabedais de orientação direita

t1 : tipo de cabedal do pé direito

s2: n° de solados de orientação esquerda

cab2: n° de cabedais de orientação esquerda

t2: tipo de cabedal do pé esquerdo

O valor do parâmetro referente ao tipo de cabedal (t) é definido de acordo com o tipo de cabedal, sendo igual a 1 para um cabedal do tipo tira simples (Fig. 1), e igual a 2 para um cabedal do tipo tira dupla (Fig. 2).

Novamente, nota-se que o número de combinações aumenta devido ao aumento do número de partes do calçado e com a diferenciação dos elementos visuais entre os calçados de mesmo pé. Mais surpreendente é o fato quando ocorre a comparação com o estado da técnica, onde é necessário um maior número de calçados (pares) para se obter o mesmo número de combinações. O mesmo raciocínio pode ser concebido para quando a quantidade de pés no kit é par e um técnico no assunto pode facilmente conceber tal fórmula.

Finalmente, encontra-se dentro do conceito desenvolvido que a possibilidade de se realizar a combinação entre diferentes tipos de cabedais, ou seja, um tipo de pé possui cabedal fixo e outro tipo de pé possuir cabedal cambiável. Ainda, verifica-se que pode haver um maior número de tiras cambiáveis de cabedal em outras concretizações, dessa forma aumentando ainda mais o número de combinações possíveis.

Os exemplos aqui mostrados têm o intuito somente de exemplificar uma das inúmeras maneiras de se realizar a invenção, contudo, sem limitar o escopo da mesma.

Exemplos

Exemplo 1 - Cabedal Fixo ao Solado

Em uma concretização da presente invenção apresenta-se um calçado com cabedal fixo ao seu solado. Assim, insere-se a um kit 3 calçados, dois de pé direito (calado A e B) e um de pé esquerdo (calçado C) onde o calçado A possui mesmo solado mas cabedal com elemento visual distinto de B e o calçado C possui elemento visual de seu solado e cabedal idênticos ao de A.

Assim, nota-se que o número de combinações que pode ser atingido é 2, ou seja, ao se adquirir 3 pés consegue-se o mesmo número de combinações de pés do que ao se comprar 4 pés, ou seja, dois pares convencionais. Adicionalmente, para uma condição em que o pé não tenha lado definido, ao adquirir 3 pés, consegue-se o mesmo número de combinações de pés que ao se comprar 6 pés, ou seja, três pares convencionais.

Exemplo 2 - Cabedal Cambiável

Em uma concretização da presente invenção com cabedal cambiável, ou seja, podendo ser alternado com o cabedal de outro solado sendo este de mesma orientação. Assim, insere-se a um kit 3 calçados, dois de pé direito (calado A e B) e um de pé esquerdo (calçado C) onde o calçado A possui mesmo solado mas cabedal com elemento visual distinto de B e o calçado C possui elemento visual de seu solado e cabedal idênticos ao de A. Assim, nota-se que o número de combinações que pode ser atingido é 4, ou seja, ao se adquirir 3 pés consegue-se um maior número de combinações de pés do que ao se comprar 4 pés.

Os versados na arte valorizarão os conhecimentos aqui apresentados e poderão reproduzir a invenção nas modalidades apresentadas e em outras variantes, abrangidas no escopo das reivindicações anexas.