Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
FURNITURE MOBILITY AND AUTOMATION MECHANISM
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2022/067406
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention patent application is mainly characterized by an automatic suspended cupboard, the function of which is to make it easier for the user to move the modules of the cupboards in the vertical direction; it consists of: a gear (1.1); a motor (1.2); bearings (1.3); a coupling (1.4); a supporting bar (1.5); a counterweight (1.6); and an industrial chain (1.7) fastened to the supporting bar (1.5); the furniture (1) have internal modules that can be used as shelves and, in order to move these modules in the vertical direction, it is necessary to use a control; various possibilities are envisaged for this remote control, such as remote units using radio, infrared, voice or sound recognition, software via computers, tablets or smartphones, and even the controls of electric household appliances.

Inventors:
OLIVEIRA SERGIO (BR)
Application Number:
PCT/BR2020/050469
Publication Date:
April 07, 2022
Filing Date:
November 11, 2020
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
OLIVEIRA SERGIO (BR)
International Classes:
A47B51/00; A47B61/00; A47B96/06
Foreign References:
CN210809877U2020-06-23
CN210988961U2020-07-14
CN108497735A2018-09-07
CN110623429A2019-12-31
CN111387719A2020-07-10
CN210383170U2020-04-24
CN107183936A2017-09-22
BRPI1102300A22015-08-04
BR9104878A1993-05-04
Attorney, Agent or Firm:
SILVA, Carlos (BR)
Download PDF:
Claims:
5

REIVINDICAÇÃO

1. MECANISMO DE MOBILIDADE E AUTOMAÇÃO DE MÓVEIS - Trata- se de um móvel (1) suspenso automático, caracterizado pelo fato de compreender: engrenagem (1.1), disposta em duas unidades, localizada na parte superior do produto; motor (1.2), disposto em uma unidade, localizado na parte superior do produto; rolamentos (1.3); acoplamento (1.4); barra de suporte (1.5); contra peso (1.6); corrente industrial (1.7), fixado a barra de suporte (1.5), na parte inferior do móvel.

Description:
MECANISMO DE MOBILIDADE E AUTOMAÇÃO DE MÓVEIS

CAMPO DE APLICAÇÃO:

1. O referido produto, cuja proteção será reivindicada neste relatório, foi desenvolvido com o intuito de suprir deficiências, amenizar dificuldades e solucionar problemas até então encontrados pelos usuários do setor, mais precisamente, setor moveleiro.

INTRODUÇÃO:

2. Refere-se o presente pedido de patente de Privilégio de Invenção, a um armário suspenso automático, cuja função consiste em facilitar ao usuário em movimentar no sentido vertical os módulos dos armários.

3. O referido produto destaca-se, fundamentalmente, pela forma mais prática, simples e funcional em um móvel com prateleiras internas com acionamento automático, sendo o mesmo dotado de aspectos funcionais únicos, exclusivos e inovadores, que serão descritos a seguir, tornando-se num produto exclusivo no mercado.

CARACTERÍSTICAS:

4. O produto em questão, apresentado por meio deste relatório, é um móvel (1) composto por: engrenagem (1.1), disposta em duas unidades, localizada na parte superior do produto, com a função de rotacionar as peças internas; motor (1.2), disposta em uma unidade, localizado na parte superior do produto, quando acionado movimentará a engrenagem e na sequência movimentará a barra de suporte (1.5) na parte superior da caixa, que passará através de duas roldanas montadas em pequenos mancais com dois rolamentos (1.3) cada que movimentarão o móvel; rolamentos (1.3); acoplamento (1.4); barra de suporte (1.5); contra peso (1.6); corrente industrial (1.7), fixado a barra de suporte (1.5), na parte inferior do móvel.

FIGURAS:

5. Inicialmente, para melhor demonstrar tais características, e visando uma compreensão clara e objetiva acerca das disposições aplicadas no presente privilégio de invenção, serão apresentados desenho e fluxograma em caráter demonstrativo, fazendo referências ao relatório que seguem em anexo.

6. A FIGURA 1 ilustra em vista perspectiva, o móvel (1) com a engrenagem (1.1). 7. A FIGURA 2 ilustra em vista perspectiva, o móvel (1) simulando a sua movimentação.

8. A FIGURA 3 ilustra em vista perspectiva, o móvel (1) simulando a sua movimentação.

9. A FIGURA 4 ilustra em vista perspectiva, o móvel (1) com a barra de suporte (1.5), simulando a sua movimentação de apenas um modulo do móvel (1).

10. A FIGURA 5 ilustra em vista perspectiva, o móvel (1) com a engrenagem (1.1).

11. A FIGURA 6 ilustra em vista perspectiva, o móvel (1) com a engrenagem (1.1) e o motor (1.2).

12. A FIGURA 7 ilustra em vista superior e com detalhamento, o móvel (1) com a engrenagem (1.1); os rolamentos (1.3); e o acoplamento (1.4).

13. A FIGURA 8 ilustra em vista frontal e com detalhamento, o móvel (1) com os rolamentos (1.3); e o acoplamento (1.4).

14. A FIGURA 9 ilustra em vista frontal e com detalhamento, o móvel (1) com a engrenagem (1.1); a barra de suporte (1.5); e o contra peso (1.6),

15. Cabe esclarecer que as imagens acima relacionadas ilustram o produto em caráter demonstrativo e não restritivo, cuja concepção poderá variar quanto às suas medidas, matéria-prima, dimensões, etc, sem fugir logicamente, do escopo principal cuja proteção é reivindicada.

FUNCIONALIDADE:

16. O referido produto, descrito por meio deste relatório, será utilizado no setor mo veleiro.

17. Inicialmente, será realizado a montagem aérea do dispositivo, que será bem próxima ao teto, onde proporcionará um melhor aproveitamento do espaço, deixando o ambiente mais limpo. A partir dessa altura dos móveis instalados, os cadeirantes poderão ter uma área de circulação livre, e ao mesmo tempo comandar os móveis para acessar itens de sua necessidade.

18. A unidade móvel é sustentada/tracionada através de uma corrente industrial (1.7) (como a de moto ou bicicleta) que é presa a barra de suporte (1.5) na parte superior da caixa, passa através de duas roldanas montadas em pequenos mancais com dois rolamentos cada, sendo que uma das roldanas é acoplada a um motor (1.2) com caixa de redução e a outra extremidade da corrente é acoplada a um contrapeso de chumbo, que além de mantê-la esticada faz o balanceamento do peso do sistema.

19. Para um bom funcionamento o contrapeso tem que ter um peso superior ao peso da caixa vazia para compensar o peso dos objetos guardados, tomando o movimento suave sem forçar o motor. Além disso, a barra de suporte (1.5) sustenta os mancais e consequentemente o peso do sistema, por isso a necessidade de um material resistente.

20. Os móveis (1), terão módulos internos que poderão ser utilizadas como prateleiras e para movimentar esses módulos no sentido vertical será necessário utilizar um comando, onde esse comando remoto comtempla várias possibilidades como unidades remotas de rádio, infravermelho, reconhecimento de voz ou sons, softwares através de computadores, tablets ou smartfones, e até através de comandos eletrodomésticos. O fato de ser comandado remotamente toma o dispositivo seguramente restrito, uma vez que só o portador do dispositivo remoto (controle) tem aceso a abertura do mesmo.

21. A partir disso, o usuário acionará o comando remoto para movimentar verticalmente esse modulo quando achar necessário, onde inicialmente o modulo descerá no sentido do usuário, e após guardar ou retirar algo dessas prateleiras o usuário poderá acionar novamente para o modulo retomar à posição inicial.

INOVAÇÃO:

22. Em termos gerais, o referido produto representa uma solução no que diz respeito em um móvel capaz de movimentar-se no sentido vertical após acionamento.

23. Esse produto trata-se de uma nova concepção construtiva a ser utilizada em móveis para diversas aplicações, onde o móvel é montado em uma caixa cega fechada ou seja, sem portas, fixo na parede, normalmente em altura mais elevadas, até fora do alcance das mãos, que será acionado remotamente, promovendo a declinação automática de sua parte interna, onde ficam os espaços destinados aos guardados ou outros utensílios.

24. Sendo assim, proporcionará o acesso confortável e pratico as prateleiras desse móvel. Após um segundo comando remoto a parte móvel do módulo se recolhe novamente á posição inicial. 25. Esse controle proporcionará a segurança de objetos de valor, documentos, dinheiro, armas, joias, produtos nocivos à saúde de crianças e etc, que poderão ser guardados nesse móvel. Além disso, esse sistema promove um enorme conforto aos usuários, que não necessitam mais do auxílio de escadas para alcançar seus pertences guardados, pratica não recomendada para idosos e deficientes, sem contar que gera um incomodo a qualquer pessoa.

26. Trata-se de um produto único, exclusivo e inovador, sendo altamente confiável e recomendável para uso em seu momento de realizar a movimentação no sentido vertical de módulos de móveis, e certamente será um grande diferencial para o setor à qual se destina. DESCRIÇÃO DO ESTADO DA TÉCNICA:

27. Durante o desenvolvimento do referido produto, foram realizadas inúmeras pesquisas para identificar a existência de eventuais anterioridades ou produtos afins. Tais levantamentos, contudo, não apontaram a existência de nenhum outro produto com as mesmas características técnicas preponderantes ou funcionais.

28. Diante dessa necessidade e oportunidade comercial, criou-se o referido produto, mais precisamente a um armário suspenso automático, cuja função consiste em facilitar ao usuário em movimentar no sentido vertical os módulos dos armários.

29. Logo, em conformidade com o artigo 8 o da Lei da Propriedade Industrial n° 9.279/96 e por todos os aspectos apresentados neste relatório, o objeto do presente pedido de patente se faz merecedor da proteção como Privilégio de Invenção, que ora se pleiteia.