Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
GAMES MACHINE STRUCTURE
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2019/241865
Kind Code:
A1
Abstract:
The invention relates to a games machine structure (1) mounted on a pinball-type games machine (3), said games machine structure (1) having a playfield (8) defined by a perforated plate (6) provided with perforations (7), a hollow space in the form of an air chamber (12) being defined below the perforated plate (6), said air chamber being delimited on the lower side thereof by a bottom plate (13) which receives a fan (16) via its lower face (15), the fan (16) being coupled to an inlet (17) provided in said bottom plate (13) and blowing a constant flow of air (F) into the air chamber (12), said air flow (F) reaching the surface (22) of the perforated plate (6).

Inventors:
SILVA EDSON PINHEIRO DA (BR)
Application Number:
BR2019/050229
Publication Date:
December 26, 2019
Filing Date:
June 18, 2019
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
SILVA EDSON PINHEIRO DA (BR)
International Classes:
A63F7/02; A63F7/28; A63F7/32; A63F7/36; A63F7/40
Foreign References:
US4173341A1979-11-06
US20130264772A12013-10-10
US20080073839A12008-03-27
US7389987B12008-06-24
CN1608704A2005-04-27
US3887187A1975-06-03
Attorney, Agent or Firm:
SOARES JÚNIOR, José Carlos Tinoco et al. (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. "ESTRUTURA DE MÁQUINA DE JOGO", a qual é montada em uma máquina de jogo do tipo "PINBALL" ou "FLIPER" (3) composta por um gabinete (2) recoberto por uma placa de vidro (24), dito gabinete (2) conta ainda com pernas (4), um painel numérico (5), um campo de jogo (8) em que estão dispostos obstáculos/dispositivos (9), dita estrutura conta ainda com botões (10) utilizados para comandar meios eletromecânicos que acionam correspondentes palhetas (11), sendo a estrutura de máquina de jogo (1) caracterizada por o campo de jogo (8) ser definido por uma placa perfurada (6) dotada de um padrão de perfurações (7); abaixo da placa perfurada (6) é definido um espaço oco na forma de uma câmara de ar (12), câmara de ar essa que é inferiormente delimitada por uma placa de fundo (13), a qual, pela sua face inferior (15), recebe um ventilador (16) que é acoplado a uma abertura de entrada (17) provida na referida placa de fundo (13); o ventilador (16) insufla um fluxo constante de ar (F) para o interior da câmara de ar (12) e desta, através das perfurações (7) o fluxo de ar (F) chega à superfície (22) da placa perfurada (6); a estrutura de máquina de jogo (1) atua em conjunto com discos (18), sendo que os referidos discos (18) são lançados ao campo de jogo (8) através de um atuador (19) que é acionado por uma bobina (20) comandada por um botão (21) montado no gabinete (2) .

2. "ESTRUTURA DE MÁQUINA DE JOGO", de acordo com a reivindicação número 1, caracterizada por o fluxo de ar (F) produzido pelo ventilador (16) criar sobre a superfície (22) da placa perfurada (6) um efeito de "colchão de ar" (23) .

3. "ESTRUTURA DE MÁQUINA DE JOGO", de acordo com a reivindicação número 1, caracterizada por o ventilador (16) ser do tipo centrífugo.

4. "ESTRUTURA DE MÁQUINA DE JOGO", de acordo com a reivindicação número 1, caracterizada por o ventilador (16) ser do tipo axial.

Description:
"ESTRUTURA DE MÁQUINA DE JOGO"

CAMPO DE APLICAÇÃO

Este pedido de Patente de Invenção propõe uma inovadora estrutura de máquina de jogo, mais particularmente uma estrutura de máquina de jogo pertencente ao tipo conhecido como "PINBALL" ou "FLIPER", integrando assim o campo das máquinas de jogo para entretenimento.

PREÂMBULO

0 pedido de Patente de Invenção em questão trata de uma estrutura de máquina de jogo do tipo "PINBALL" ou "FLIPER" que inova pelo fato de utilizar um sistema de insuflação de ar sob o campo de jogo e por empregar, ao invés de uma esfera de aço, um disco que ao ser movimentado circula sob um "colchão de ar" que reduz assim seu atrito.

ESTADO DA TÉCNICA

As máquinas de jogos conhecidas como "PINBALL" ou "FLIPER" são equipamentos de entretenimento que em essência incluem um gabinete paralelepipédico e ligeiramente inclinado, sobre o qual é definido um campo de jogo em que são disparadas pesadas esferas de aço (pesando por volta de 80 g) . Sobre a porção traseira do gabinete é previsto um painel numérico em que são contados os pontos e demais informações atinentes à partida .

As máquinas de "PINBALL" ou "FLIPER" são operadas pelo jogador através de dois botões posicionados nas laterais frontais do gabinete, cada um deles movimentando, independentemente e por meios eletromecânicos pequenos braços também conhecidos como "palhetas", que têm a função de ao golpear as esferas, mantê-las sobre a superfície do campo de jogo .

Integra ainda o conjunto de meios operáveis pelo jogador um manipulo dotado de mola, denominado como impulsor, que ao ser puxado para trás e imediatamente solto arremessa uma esfera de cada vez ao longo de um caminho lateral e deste para a região central e superior do campo de jogo.

0 campo de jogo está delimitado, essencialmente, entre sua porção extrema superior, local a partir do qual a esfera adentra ao mesmo e sua porção inferior, no centro da qual estão as "palhetas" operadas pelo jogador, sendo que entre uma região e outra, a superfície inclinada do campo de jogo normalmente inclui dispositivos eletromecânicos e obstáculos diversos que influenciam na pontuação obtida.

As máquinas de "PINBALL" ou "FLIPER" são normalmente projetadas e construídas para que o jogo tenha como inspiração um tema específico, que pode ser o roteiro de um filme, uma história ou outro tema de interesse, tema esse que é normalmente expresso na configuração e decoração do campo de jogo e do painel numérico.

PROBLEMAS DO ESTADO DA TÉCNICA

As máquinas de "PINBALL" ou "FLIPER" convencionais, pelo fato de estarem baseadas no emprego de esferas pesadas de metal, precisam ter seu projeto adequado a esse elemento integrante do jogo, motivo pelo qual todo o campo de jogo, bem como os dispositivos eletromecânicos e obstáculos distribuídos pelo mesmo precisam ser projetados e construídos para suportar a força dos impactos que ocorrem durante a movimentação da esfera .

0 efeito dos impactos constantes causados pela movimentação das esferas acaba por causar um desgaste excessivo, tanto na superfície do campo de jogo, como também e principalmente nos dispositivos contra os quais as esferas são forçadas a colidir.

Por esse motivo, as máquinas de "PINBALL" ou "FLIPER" pertencentes ao estado da técnica são projetadas e construídas de modo reforçado no que tange a todos os componentes e dispositivos presentes no campo de jogo, fato esse que acaba por demandar o superdimensionamento desses componentes e dispositivos implicando com isso na elevação dos custos de fabricação, comercialização e posterior manutenção e reparos do equipamento.

OBJETIVOS DA INVENÇÃO

Em face do estado da técnica foi desenvolvida a estrutura de máquina de jogo deste pedido de Patente de Invenção, a qual objetiva abolir totalmente projeto baseado no uso das pesadas esferas de aço nas máquinas de "PINBALL" ou "FLIPER" e adota, em seu lugar, um projeto em que são empregados discos de peso reduzido (entre 5 a 10 g) que são forçados ao deslocamento sobre o campo de jogo, através do qual é insuflado ar sob pressão fazendo assim com que os discos possam flutuar com baixo ou nenhum coeficiente de atrito.

Consiste também como sendo um dos objetivos deste pedido de Patente de Invenção prover uma estrutura de máquina de jogo que pelo fato de utilizar discos ao invés de esferas, permita que todos os componentes e dispositivos presentes no campo de jogo possam ser redimensionados podendo assim ter seu custo reduzido.

É também mais um objetivo deste pedido de Patente de Invenção prover uma estrutura de máquina de jogo do tipo "PINBALL" ou "FLIPER" que apresente um custo de produção relativamente reduzido, influenciando assim positivamente na redução global do custo de produção da máquina como um todo.

Finalmente figura como sendo um dos objetivos deste pedido de Patente de Invenção propor uma estrutura de máquina de jogo do tipo "PINBALL" ou "FLIPER" que requeira menores custos de manutenção.

DESCRIÇÃO RESUMIDA DA INVENÇÃO

A estrutura de máquina de jogo do tipo "PINBALL" ou "FLIPER" objeto deste pedido de Patente de Invenção é caracterizada pelo fato de prover um campo de jogo formado por uma placa perfurada, abaixo da qual é criada uma câmara de ar para a qual é insuflado ar a partir de um ventilador, que pode ser do tipo axial, centrífugo ou outro, ou ainda qualquer outro meio de fornecimento de fluxo constante de ar.

0 campo de jogo pode apresentar os mais diversos tipos e configurações de dispositivos normalmente utilizados em máquinas de "PINBALL" ou "FLIPER" contando ainda com as tradicionais palhetas.

Sobre o campo de jogo é feito transitar um disco leve, que pode ser produzido nos mais variados materiais e que apresenta peso entre 5 e 10 g, dito disco é arremessado ao campo de jogo através da operação de um impulsor. 0 ar insuflado através da placa perfurada que constitui o campo de jogo faz com que o disco seja mantido sob deslocamento acima de um colchão de ar, condição essa que reduz ou mesmo elimina o atrito entre o disco e a superfície do campo de jogo.

DESCRIÇÃO DAS FIGURAS

A estrutura de máquina de jogo objeto deste pedido de Patente de Invenção será pormenorizadamente descrita com referência aos desenhos abaixo relacionados, nos quais:

A figura 1 ilustra uma vista em perspectiva geral de um modelo de máquina do tipo "PINBALL" ou "FLIPER" em que está incorporada a estrutura de máquina de jogo objeto deste pedido de Patente de Invenção.

A figura 2 ilustra um corte lateral do gabinete da máquina do tipo "PINBALL" ou "FLIPER", onde pode ser observada a estrutura de máquina de jogo aqui proposta.

A figura 3 ilustra um detalhe ampliado tomado da figura 2, segundo o indicado pela seta "A", retratando, em particular o ventilador centrífugo, a câmara de ar, a placa da superfície de jogo dotada com perfurações padronizadas e um modelo genérico de disco.

A figura 4 ilustra, esquematicamente, o princípio de funcionamento da estrutura de máquina de jogo aqui tratada no que tange ao efeito de redução ou eliminação de atrito entre o disco e a superfície da placa do campo de jogo mediante insuflação de ar sob pressão, dito disco é retratado, também de forma esquemática, em movimento, tal como indicado pela seta "B".

A figura 5 ilustra, de forma esquemática e a titulo de exemplo, uma vista superior do campo de jogo de uma máquina do tipo "PINBALL" ou "FLIPER", onde é retratado, também de forma esquemática, o trajeto de um disco desde o seu lançamento até a sua entrada nos limites do campo de jogo, devendo ser ressaltado que a configuração do campo de jogo deve ser tomada de forma não limitativa, posto que poderá ser alterada.

A figura 6 ilustra um outro corte lateral do gabinete da máquina do tipo "PINBALL" ou "FLIPER", onde é retratada a possibilidade de utilização de um outro tipo de ventilador (ventilador de fluxo axial), demonstrando assim que a solução de projeto proposta não está limitada a um único tipo de ventilador .

DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO

De conformidade com o quanto ilustram as figuras acima relacionadas, a estrutura de máquina de jogo objeto deste pedido de Patente de Invenção e que é indicada de modo geral pela referência numérica 1 é incorporada ao gabinete 2 de uma máquina de jogo do tipo "PINBALL" ou "FLIPER" 3, a qual conta ainda, de forma convencional, com pernas 4 e painel numérico 5.

A estrutura de máquina de jogo 1 aqui proposta compreende uma placa perfurada 6 dotada com um padrão de perfurações que inclui uma multiplicidade de perfurações 7. A placa perfurada 6 define a superfície de um campo de jogo 8, que pode ser dotado com obstáculos/dispositivos convencionais 9.

A máquina de jogo do tipo "PINBALL" ou "FLIPER" 3 conta ainda com botões 10 do tipo convencionalmente utilizado para por intermédio de meios eletromecânicos operar as "palhetas" 11, através das quais o usuário comanda o jogo tentando direcionar o disco 18.

Abaixo da placa perfurada 6 é definido um espaço oco na forma de uma câmara de ar 12, câmara de ar essa que é inferiormente delimitada por uma placa de fundo 13, a qual, pela sua face inferior 15, recebe um ventilador 16 que é acoplado a uma abertura de entrada 17 provida na referida placa de fundo 13.

0 ventilador 16, que pode ser do tipo centrífugo (vide figuras 2 e 3) ou do tipo axial (vide figura 6) ou mesmo de outro tipo, ao ser posto em operação insufla um fluxo constante de ar, indicado pelas setas "F" retratadas nas figuras 3 e 4, ocupando assim e pressurizando a câmara de ar 12.

0 volume de ar produzido pelo ventilador 16 atravessa, de forma uniforme as perfurações 7 incorporadas à placa perfurada 6 que constitui a superfície do campo de jogo 8.

Sobre o campo de jogo 8 é feito deslocar um disco 18, lançado ao campo de jogo através de um atuador 19 que é acionado por uma bobina 20 comandada por um botão 21 montado no gabinete 2. 0 fluxo de ar F gerado a partir do ventilador 16 cria sobre a superfície 22 da placa perfurada 6 um efeito de "colchão de ar" 23 indicado especificamente nas figuras 3 e 4, que atua como uma barreira que dificulta o contato da superfície inferior do disco 18 com a superfície 22 da placa perfurada 6.

Tal efeito de "colchão de ar" 23 reduz ou até mesmo elimina por completo o atrito entre o disco entre o disco 18 e a superfície 22 que constitui, em essência, a superfície do campo de jogo 8, fazendo com que o disco 18 possa ser movimentar em velocidade por sobre o campo de jogo 8 quicando nos diversos obstáculos/dispositivos 9.

A dinâmica de movimentação do disso 18 é a mesma verificada com relação à esfera de aço convencional, com a única diferença que no primeiro caso a superfície do campo de jogo não é tocada pelo disco 18. De imediato, pode ser percebido que a utilização de ar como meio para prover a redução de atrito entre o campo de jogo 8 e o disco 18 já significa por si só um efeito de redução de desgaste, posto que a superfície 22 da placa perfurada 6 não é nem mesmo tocada, de onde advém a vantagem se elevar enormemente a preservação de sua superfície.

Aliado ao fator vantajoso acima citado há ainda a redução da massa do objeto que deve se deslocar dentro da estrutura, que antes era representado por uma esfera de aço (com peso da ordem de 80 gramas) , que passou a ser o disco que pesa ao redor de 5 a 10 gramas, permitindo assim que todos os itens que integram o campo de jogo 8 possam ser redimensionados para menor.

A configuração do campo de jogo 8, no que diz respeito aos obstáculos/dispositivos 9 que poderá incluir não constitui matéria a ser protegida por este pedido de patente, posto que tal configuração no que concerne ao tipo, quantidade ou localização de tais itens variará segundo projeto da máquina de jogo do tipo "PINBALL" ou "FLIPER" obedecendo ao tema que será sua inspiração.

A estrutura de máquina de jogo 1 aqui proposta pode ser incorporada em máquinas do tipo "PINBALL" ou "FLIPER" projetadas e construídas com base nos mais variados temas.

Uma placa de vidro 24 recobre toda o campo de jogo 8 do gabinete 2, dita placa de vidro 24 está indiada nas figuras 1 , 2 , 3 , 4 e 6.