Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
HAIR DRYING DEVICE WITH DIRECTED AIR JETS OBTAINED BY COUPLING AN ELECTRIC HAIR DRIER AND A HAIR DRIER WITH DIRECTED AIR JETS
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2011/094830
Kind Code:
A1
Abstract:
A hair drying device (1) with directed air jets obtained by coupling an electric hair drier and a hair drier with directed air jets is an essentially hollow structure (5) with a mouthpiece (6) at the top into which the mouthpiece of a conventional hand-held hair drier (7) is easily fitted. The structure of the drying device (1) comprises a rear projection (9) with a coupling end (10) into which the upper end of the vertical column (2) can be fitted, or alternatively the end of the short curved tube (11) that forms the support (8). The underside of the structure (5) of the device (1), which is formed by a central hollow portion (12) branches out into substantially radial tentacle-like structures (13) which are likewise hollow.

More Like This:
Inventors:
SILVA DENIVALDO GONCALVES DA (BR)
Application Number:
PCT/BR2011/000041
Publication Date:
August 11, 2011
Filing Date:
February 03, 2011
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
SILVA DENIVALDO GONCALVES DA (BR)
International Classes:
A45D20/00; A45D20/46; A45D20/24
Foreign References:
GB373954A1932-06-02
GB531747A1941-01-09
FR775416A1934-12-28
BRPI0603255A2008-03-25
GB508357A1939-06-29
BRPI0603255A2006-08-04
Other References:
See also references of EP 2532266A4
Attorney, Agent or Firm:
SOARES JR., José Carlos Tinoco (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. "EQUIPAMENTO PARA SECAGEM DE CABELOS COM PROVISÃO DE FLUXOS DE AR COM JATOS DIRIGIDOS MEDIANTE ACOPLAMENTO DE UM SECADOR DE CABELOS ELÉTRICO" , caracterizado pelo fato de que o referido equipamento para secagem de cabelos é indicado pela referência numérica (1) O equipamento para secagem (1) é definido como uma estrutura essencialmente oca (5), a qual conta, superiormente, com um bocal (6) que é destinado a receber, por simples encaixe, o bocal de um secador de cabelos manual do tipo convencional

(7) ; a estrutura (5) do equipamento para secagem (1) compreende uma projeção posterior (9), da qual se desenvolve um terminal de acoplamento (10), onde, por encaixe, tanto pode ser introduzido o extremo superior da coluna vertical

(2) , como também e alternativamente o extremo do curto e curvo tubo (11) que integra o suporte (8); a face inferior da estrutura (5) do equipamento (1) , a qual é definida por uma porção central oca (12) derivam, de forma substancialmente radial, estruturas tentaculares e igualmente ocas (13) , sendo que a face inferior (14) da porção central oca (12) tem continuidade na face interna

(15) das estruturas tentaculares e igualmente ocas (13), formando assim uma superfície contínua e envolvente, a qual conta com uma multiplicidade de bicos (16) , através dos quais os jatos de ar são projetados; a estrutura oca (5) é definida de modo a que tanto sua porção central oca (12) , como também suas estruturas tentaculares e igualmente ocas

(13) configurem um espaço envolvente (E) no interior do qual ficará posicionada a cabeça da usuária do equipamento para secagem (1); as estruturas tentaculares e igualmente ocas (13) apresentam medidas de comprimento diferentes, sendo que as mais curas estão na região frontal do equipamento para secagem (1) , ao passo que as mais longas estão nas regiões laterais e posterior do referido equipamento.

2. "EQUIPAMENTO PARA SECAGEM DE CABELOS COM PROVISÃO DE FLUXOS DE AR COM JATOS DIRIGIDOS MEDIANTE ACOPLAMENTO DE UM SECADOR DE CABELOS ELÉTRICO" , segundo o reivindicado em 1 , caracterizado pelo fato de que equipamento para secagem de cabelos (1) é montado em uma coluna vertical (2), sendo que a referida coluna vertical (2) é inferiormente guarnecida com uma base (3) dotada com rodízios ( ) .

3. "EQUIPAMENTO PARA SECAGEM

DE CABELOS COM PROVISÃO DE FLUXOS DE AR COM JATOS DIRIGIDOS MEDIANTE ACOPLAMENTO DE UM SECADOR DE CABELOS ELÉTRICO" , segundo o reivindicado em 1, caracterizado pelo fato de que O referido equipamento para secagem (1) pode, alternativamente, e em substituição da coluna vertical (2), ser montado em um suporte (8) que permite a fixação do referido equipamento para secagem (1) em uma parede ou outro anteparo que se mostre adequado.

4. "EQUIPAMENTO PARA SECAGEM DE CABELOS COM PROVISÃO DE FLUXOS DE AR COM JATOS DIRIGIDOS MEDIANTE ACOPLAMENTO DE UM SECADOR DE CABELOS ELÉTRICO" , segundo o reivindicado em 1, caracterizado pelo fato de que o equipamento para secagem de cabelos (1) conta com uma variante onde os espaços entre as estruturas tentaculares e ocas (13) recebem ou são passíveis de . incorporar correspondentes peças de fechamento (17) as quais podem ser montadas por simples encaixe de pinos (18) em orifícios (19) providos na estrutura (5), ditas peças de fechamento (17) podem ser produzidas em material transparente, ou outro que se mostre adequado e têm a função de estabelecer um relativo fechamento do espaço (E) .

5. "EQUIPAMENTO PARA SECAGEM DE CABELOS COM PROVISÃO DE FLUXOS DE AR COM JATOS DIRIGIDOS

MEDIANTE ACOPLAMENTO DE UM SECADOR DE CABELOS ELÉTRICO" , segundo o reivindicado em 1, caracterizado pelo fato de que o equipamento para secagem (1) pode contar com peças de fechamento (17) que podem ser pivotadas em um eixo superior (20) .

6. "SECADOR DE CABELOS COM PROVISÃO DE FLUXO DE AR COM JATOS DIRIGIDOS", o qual é indicado pela referência numérica (21), sendo caracterizado pelo fato de prever uma estrutura oca (5) a qual compreende uma projeção posterior (9), da qual se desenvolve um terminal de acoplamento (10), onde, por encaixe, tanto pode ser introduzido o extremo superior de uma coluna vertical (2) , como também e alternativamente o extremo do curto e curvo tubo (11) que integra o suporte (8); da face inferior da estrutura ( 5 ) do secador (21) , a qual é definida por uma porção central oca (12) derivam, de forma substancialmente radial, estruturas tentaculares e igualmente ocas (13), sendo que a face inferior (14) da porção central oca (12) tem continuidade na face interna (15) das estruturas tentaculares e igualmente ocas (13) , formando assim uma superfície contínua e envolvente, a qual conta com uma multiplicidade de bicos (16), através dos quais os jatos de ar são projetados; a estrutura oca (5) é definida de modo a que tanto sua porção central oca (12) , como também suas estruturas tentaculares e igualmente ocas (13) configurem um espaço envolvente (E) no interior do qual ficará posicionada a cabeça da usuária do secador de cabelos (21) ; as estruturas tentaculares e igualmente ocas (13) apresentam medidas de comprimento diferentes, sendo que as mais curas estão na região frontal do secador de cabelos (21), ao passo que as mais longas estão nas regiões laterais e posterior do referido secador, a qual é superiormente elevada para abrigar em seu interior os componentes convencionais de um secador de cabelos e que inclui um conjunto motor/rotor e pelo menos uma unidade de resistência elétrica.

Description:
"EQUIPAMENTO PARA SECAGEM DE CABELOS COM PROVISÃO DE FLUXOS DE AR COM JATOS DIRIGIDOS MEDIANTE ACOPLAMENTO DE UM SECADOR DE CABELOS ELÉTRICO E SECADOR DE CABELOS COM PROVISÃO DE FLUXO DE AR COM JATOS DIRIGIDOS"

A presente Patente de Privilégio de Invenção trata de um equipamento para secagem de cabelos com provisão de fluxos de ar com jatos dirigidos, sendo que tal equipamento emprega como fonte de provisão de fluxo de ar (aquecido ou não) , um secador de cabelos elétrico convencional .

A presente Patente de Privilégio de Invenção trata também de um secador de cabelos elétrico com provisão de fluxos de ar com jatos dirigidos, o qual está baseado no conceito do equipamento acima descrito.

Como é do conhecimento geral os secadores de cabelo são equipamentos amplamente utilizados, tanto no âmbito doméstico, como também no ramo dos salões de beleza e estabelecimentos congéneres.

Em síntese, os secadores de cabelo são equipamentos que promovem a criação de um fluxo concentrado de ar, o qual tanto pode estar à temperatura ambiente, como também pode ser adequadamente aquecido por um elemento de aquecimento na forma de uma resistência elétrica montada internamente ao equipamento, ao redor da qual o fluxo de ar é obrigatoriamente forçado a passar.

Os secadores de cabelo atuais são divididos, basicamente, em dois géneros, onde um desses géneros é representado pelos secadores manuais, enquanto que o outro género é representado pelos modelos denominados como secadores de coluna.

Os secadores manuais, apesar da vasta gama de modelos e variantes são definidos por um corpo essencialmente tubular, onde o ar é sugado pela abertura posterior e é soprado pela abertura frontal, sendo que internamente o secador engloba um conjunto motor/rotor e um conjunto de resistência elétrica, bem como teclas se acionamento que ficam posicionadas em uma empunhadura .

Já os secadores do género coluna compreendem também um conjunto motor/rotor e também uma ou mais resistências elétricas, diferindo tal modelo dos modelos manuais pelo fato de que tais componentes são arranjados em um corpo que é desenvolvido para assumir um formato de cúpula, no interior da qual a cabeça da usuária fica alojada.

A mencionada cúpula é normalmente definida por uma cobertura transparente que cria uma câmara de aquecimento que envolve a cabaça da usuária.

A cúpula do modelo acima descrito é ligada a uma coluna vertical, de onde advém o termo "secador de coluna" para definir tal tipo de equipamento .

0 estado da técnica atual é definido por um grande número de modelos dos dois géneros de secador, os quais não diferem basicamente em termos de solução de projeto. Do ponto de vista exclusivamente dos secadores de cabelo do género coluna, é possível notar que o fluxo de ar (normalmente quente) , desce verticalmente da parte superior do equipamento e tende a ocupar a câmara no interior da qual está posicionada a cabeça da usuária.

Esse tipo de solução não se mostra totalmente adequada posto que o calor, embora propagado pelo fluxo de ar, não chega a penetrar no volume de cabelos, principalmente no caso de cabelos muito longos ou excessivamente densos.

0 estado da técnica atual , paralelamente aos secadores acima descritos, prevê um tipo de acessório que aplicado a um secador de cabelos manual permite direcionar o fluxo de ar de forma pontual, caso, por exemplo, do dispositivo tratado no pedido de patente PI 0603255-9, depositado em 04/08/2006 e que tem por título "ACESSÓRIO PARA UTILIZAÇÃO EM CONJUNTO COM SECADORES DE CABELO" .

0 referido acessório embora apresente vantagens com relação aos secadores manuais convencionais não é indicado e nem pode ser utilizado no âmbito dos secadores de coluna.

Assim sendo, foi desenvolvida uma solução que visa reduzir tal problemática e que propõe uma nova solução de projeto para secadores do género coluna, onde foi abolida a configuração clássica que define a mencionada câmara de aquecimento. A presente patente de privilégio de invenção trata de um equipamento desenvolvido para secar cabelos, o qual opera segundo a provisão de fluxos de ar com jatos dirigidos, dito equipamento pode ser utilizado em conjunto com secadores de cabelo elétricos do tipo convencional. A presente patente trata também de uma variação de tal equipamento, onde o mesmo é configurado como um secador de cabelos com provisão de fluxo de ar com jatos dirigidos .

A solução proposta por esta patente de Privilégio de Invenção permite que os fluxos de ar produzidos na forma de jatos dirigidos possam criar condições de penetração mesmo em cabelos densos ou volumosos .

A presente patente será pormenorizadamente descrita com referência aos desenhos abaixo relacionados, nos quais:

a figura 1 ilustra uma vista do equipamento para secagem de cabelos ora tratado, o qual é retratado em uma condição de montagem a partir de uma coluna dotada com base com rodízios, dito equipamento para secagem atua em conjunto com um secador de cabelos manual, tal como o demonstrado ;

a figura 2 ilustra uma vista de um detalhe ampliado tomado da figura 2, onde é retratado o equipamento para secagem, bem como o secador de cabelos que está acoplado ao mesmo; a figura 3 ilustra uma vista em perspectiva de uma variação do equipamento para secagem ora tratado, a qual utiliza um suporte para montagem em parede em substituição da coluna;

a figura 4 ilustra uma vista inferior e isolada do equipamento para secagem de cabelos, retratando a disposição dos meios utilizados para prover uma multiplicidade de fluxos de ar;

a figura 5 ilustra uma vista em corte esquemático do equipamento para secagem de cabelos ora tratado; a figura 6 ilustra uma variante do equipamento para secagem de cabelos em questão, variante essa que incorpora planos de fechamento removíveis à estrutura básica do equipamento proposto;

a figura 7 ilustra uma vista em perspectiva de uma outra variante do equipamento para secagem de cabelos em questão, variante essa que incorpora planos de fechamento rotacionáveis à estrutura básica do equipamento;

a figura 8 ilustra uma vista em perspectiva de uma variante do equipamento para secagem tratado o qual é configurado como um secador de cabelos do género coluna; e

a figura 9 ilustra uma variante do secador de cabelos tratado na figura 8 e que consiste em uma variação do equipamento para secagem, tal como o apresentado nas figuras de 1 a 7.

De conformidade com o quanto ilustram as figuras acima relacionadas a presente patente de Privilégio de Invenção propõe um equipamento para secagem de cabelos 1 o qual é montado em uma coluna vertical 2, sendo que a referida coluna vertical 2 é inferiormente guarnecida com uma base 3 dotada com rodízios 4.

0 equipamento para secagem 1 é definido como uma estrutura essencialmente oca 5, a qual conta, superiormente, com um bocal 6 que é destinado a receber, por simples encaixe, o bocal de um secador de cabelos manual do tipo convencional 7, tal como pode ser melhor entendido através da observação da figura 1.

A figura 2 retrata uma vista ampliada tomada da figura 1, onde o equipamento de secagem 1 pode ser visto mais claramente.

0 referido equipamento para secagem 1 pode, alternativamente, e em substituição da coluna vertical 2, contar com um suporte 8 que permite a fixação do referido equipamento para secagem 1 em uma parede ou outro anteparo que se mostre adequado.

Tanto na versão que emprega a coluna vertical 2, como na que adota o suporte 8, a estrutura 5 do equipamento para secagem 1 compreende uma projeção posterior 9, da qual se desenvolve um terminal de acoplamento 10, onde, por encaixe, tanto pode ser introduzido o extremo superior da coluna vertical 2, como também o extremo do curto e curvo tubo 11 que integra o suporte 8. Independentemente do tipo de montagem (por coluna vertical 2 ou suporte 8) a estrutura e forma de funcionamento do equipamento para secagem proposto permanecem inalteradas em sua versão principal .

A figura 4 da presente patente permite a observação da face inferior da estrutura 5 do equipamento 1, onde pode ser melhor entendida a sua configuração física, a qual é definida por uma porção central oca 12, da qual derivam, de forma substancialmente radial, estruturas tentaculares e igualmente ocas 13, sendo que a face inferior 14 da porção central oca 12 tem continuidade na face interna 15 das estruturas tentaculares e igualmente ocas 13, formando assim uma superfície contínua e envolvente, a qual conta com uma multiplicidade de bicos 16, através dos quais os jatos de ar são projetados.

A estrutura oca 5 é definida de modo a que tanto sua porção central oca 12, como também suas estruturas tentaculares e igualmente ocas 13 configurem um espaço envolvente E no interior do qual ficará posicionada a cabeça da usuária do equipamento para secagem 1. Tal como pode ser facilmente notado através da observação das figuras que ilustram a presente patente, as estruturas tentaculares e igualmente ocas 13 apresentam medidas de comprimento diferentes, sendo que as mais curas estão na região frontal do equipamento para secagem 1, ao passo que as mais longas estão nas regiões laterais e posterior do referido equipamento. A figura 5 ilustra um corte esquemático da estrutura 5 do equipamento para secagem de cabelos ora tratado, onde pode ser notada a forma de posicionamento do secador de cabelos elétrico manual 7, o qual é montado por encaixe no bocal 6,

0 secador de cabelos manual 7 é utilizado para prover um fluxo constante de ar (aquecido ou não) à estrutura oca 5, sendo que esse fluxo constante de ar (indicado pelas setas A) é igualmente distribuído pelo interior da estrutura oca 5 ocupando a porção central 12 e chegando também â região interna das estruturas tentaculares 13, sendo tal fluxo de ar A distribuído então pelos bicos 16, os quais, em função da sua orientação, projetam o fluxo de ar A ara o centro do espaço envolvente E.

A figura 6 ilustra o equipamento para secagem de cabelos 1 segundo uma variante onde os espaços entre as estruturas tentaculares e ocas 13 recebem ou são passíveis de incorporar correspondentes peças de fechamento 17 as quais podem ser montadas por simples encaixe de pinos 18 em orifícios 19 providos na estrutura 5.

As peças de fechamento 17 podem ser produzidas em material transparente, ou outro que se mostre adequado e têm a função de estabelecer um relativo fechamento do espaço E limitando assim a transferência de ar aquecido para o ambiente externo ao equipamento para secagem 1.

0 fato de as peças de fechamento 17 serem transparentes permite ao profissional que está acompanhando a secagem verificar como esse processo está sendo levado a efeito.

A figura 7 ilustra uma outra variante, onde as peças de fechamento 17 podem ser pivotadas em um eixo superior 20, fato esse que permite que a eventual transferência de ar quente para o ambiente externo possa ser adequadamente controlada, ou seja, com as referias peças de fechamento totalmente alinhadas com os espaços entre as estruturas tentaculares e ocas 13 ocorrerá uma maior concentração de calor, ao passo de que se tais peças de fechamento 17 estiverem em posicionamento intermediário, condição retratada na figura 7, haverá menor concentração de calor .

O conceito que caracteriza o equipamento para secagem 1, pode, alternativamente, servir como base para a criação de um equipamento que não dependa da utilização de um secador de cabelos manual 7 para prover fluxo de ar quente (ou frio) . Nesse caso, a base da estrutura oca 5 pode ser superiormente elevada para abrigar em seu interior os componentes convencionais de um secador de cabelos, ou seja, um conjunto motor/rotor e pelo menos uma unidade de resistência elétrica.

As figuras 8 e 9 ilustram uma modalidade de secador de cabelos baseado no equipamento para secagem 1, sendo que tal modalidade de secador é indicada pela referência numérica 21.

0 secador de cabelos 21 conta com uma estrutura oca 5 a qual compreende uma projeção posterior 9, da qual se desenvolve um terminal de acoplamento 10, onde, por encaixe, tanto pode ser introduzido o extremo superior de uma coluna vertical 2, como também e alternativamente o extremo do curto e curvo tubo 11 que integra o suporte 8.

Da face inferior da estrutura 5 do secador 21, a qual é definida por uma porção central oca 12, derivam, de forma substancialmente radial, estruturas tentaculares e igualmente ocas 13, sendo que a face inferior 14 da porção central oca 12 tem continuidade na face interna 15 das estruturas tentaculares e igualmente ocas 13, formando assim uma superfície contínua e envolvente nos mesmos moldes do verificado no equipamento para secagem 1, a qual conta com uma multiplicidade de bicos 16, através dos quais os jatos de ar são projetados.

A estrutura oca 5 do secador 21 é definida de modo a que tanto sua porção central oca 12, como também suas estruturas tentaculares e igualmente ocas 13 configurem um espaço envolvente E no interior do qual ficará posicionada a cabeça da usuária do secador de cabelos 21.

As estruturas tentaculares e igualmente ocas 13 apresentam medidas de comprimento diferentes, sendo que as mais curas estão na região frontal do secador de cabelos 21, ao passo que as mais longas estão nas regiões laterais e posterior do referido secador, a qual é superiormente elevada para abrigar em seu interior os componentes convencionais de um secador de cabelos e que inclui um conjunto motor/rotor e pelo menos uma unidade de resistência elétrica.

Deve ser ressaltado que a construção interna do secador de cabelos 21 retratado nas figuras 6 e 7 não requer maiores explicações, posto que o tipo de solução de projeto para viabilizar a montagem de seus componentes principais (conjunto motor/rotor e resistência elétrica) são amplamente conhecidos e já absorvidos pelo estado da técnica, não demandando projetos especiais para tal finalidade. Assim sendo, para efeito de ilustração, o secador de cabelos 21 parte do projeto básico da estrutura oca 5 do equipamento para secagem 1.

As versões do secador de cabelos 21 ora tratado podem prever tanto a versão com coluna vertical 2, como também a modalidade que incorpora o suporte 8.

A estrutura interna do referido secador 21, no que diz respeito à distribuição do fluxo de ar no seu interior obedece à mesma solução já ilustrada e relatada com respeito ao equipamento para secagem 1.