Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
HEMISPHERICAL AND RECYCLABLE CANDLE THAT IS ADAPTABLE TO INCLINED SURFACES
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2011/063480
Kind Code:
A1
Abstract:
Like conventional, commercially available candles, a clean, convenient, economical and safe candle comprises a wick and a fatty substance shaped as a cylinder, but is improved according to the invention for which protection is sought with features that make it more convenient and easier to use, cleaner, more economic and safer. These features are a hemispherical or bowl shape (1) that causes the candle (4) to return to the equilibrium position whenever it is unbalanced, that is to a position perpendicular to the horizon, or to turn upside down, extinguishing the flame. The hemispherical or bowl shape, acting as a candle holder, makes the candle easier to move and prevents the fatty substance from spreading. The candle for which protection is sought has a windbreaking protection (3) for the flame and a light and heat collector and diffuser (2) that prevents the dissipation of light and heat through the candle base or support. These improvements are obtained by means of: (a) the arrangement of a hemispherical or bowl-shaped container made of paper, cardboard, paperboard, paper-mâché, wood, pressed wood, ceramics, glass, metal or any other material that is rigid enough to allow the use as a candle holder (1); (b) a windbreaking protection (3) for the flame, said protection being made of plastics, paper or any other material affording the required protection; and (c) a reflecting material (2) that collects and diffuses the light and heat recovered from the base of the candle.

Inventors:
VILLAR, Maria Helena (Rua Charles Spencer Chaplin, 85 - ap.31CEP: -010 Vila Andrade, São Paulo - SP, 05642, BR)
Application Number:
BR2010/000180
Publication Date:
June 03, 2011
Filing Date:
May 24, 2010
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
VILLAR, Maria Helena (Rua Charles Spencer Chaplin, 85 - ap.31CEP: -010 Vila Andrade, São Paulo - SP, 05642, BR)
International Classes:
F21V37/02; F21S13/00; F21V7/16; F21V35/00; F21V99/00; F23D3/16
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

A vela limpa, prática e segura e reciclável, cuja patente de invenção aqui se requer, é caracterizada por um ou mais dos atributos que se seguem e que não se encontram nas velas disponíveis nas igrejas, nos supermercados e no comércio em geral.

0 estado da técnica das velas no mercado compreende um pavio envolto em material graxo, usualmente cera, parafina, sebo, estearina e etc., tendo a forma cilíndrica que varia em comprimento e diâmetro.

A vela cuja patente de invenção se pleiteia é caracterizada por apresentar uma ou mais das características a seguir e que não se encontram nas velas vendidas no comércio em geral.

A VELA LIMPA. PRÁTICA. SEGURA È RECICLÁVEL é caracterizada por:

1— a vela com a forma (1) semi-esférica ou com a forma de cuia - assim entendida a forma arredondada, côncava, cujo arco é menor do que ISO graus -, volta ao ponto de equilíbrio toda vez que é desviada da perpendicular e, quando desviada da perpendicular de forma a não poder voltar ao ponto de equilíbrio, cai e emborca.

Esse atributo, da forma de semi-esfera ou da forma de cuia, torna a vela mais segara do que as que se encontram atualmente no mercado porque, ao emborcar, a vela dificilmente continuará acesa e, assim, o fogo dificilmente se espalhará.

2— a vela se apresentará com um ou mais pavios e o usuário escolherá conforme a sua necessidade: produzir mais ou menos luz e/ou produzir mais ou menos calor.

3 - a vela é protegida por um invólucro, em forma de semi-esfera ou de cuia (1), que faz a função de castiçal, mantém a plataforma limpa e facilita, ainda, a sua mobilidade. Serve, também, para dar sustentação ao protcto da chama contra o vento (3) e para conter em seu interior o material reíletivo (2) que recupera o calor e a hiz que se dirigem para a base da vela.

4— à vela com fundo mole para adaptá-la às superfícies e às declividades, isto é, a vela que tem a sua base fabricada com material graxo mais macio, fica mais fácil de ser mantida na perpendicular èm lugares inclinados.

5 - a vela com a chama protegida contra o vento tem o seu uso facilitado em ambientes abertos, nas passeatas e nas procissões. 6 - a vela com a forma de semi-esferá ou a forma de cuia revestida por dentro com material refletivo é mais eficiente e mais económica porque reaproveita a luz e o calor que seriam desperdiçados ao se dirigir para a sua base.

Description:
VELA LIMPA, PRÁTICA, SEGURA E RECICLÁVEL

O presente requerimento de patente de invenção tem por objetivo obter privilégios para uma vela que atenda melhor as necessidades do usuário, isto é necessidades que não são atendidas pelas velas comuns encontradas no comércio em geral à disposição do consumidor.

A vela, produto utilizado para iluminar, aquecer, ornamentar e acompanhar a formulação de votos e promessas, é um produto que não tem recebido melhoramentos que o tornem mais prático e seguro. A atividade criativa em torno da indústria e comércio de velas tem se circunscrito a peças de cunho artístico para ornamentação e vendidas em quermesses, bazares e em casas de produtos para artesanato.

Nas residências, nos templos religiosos, nas festas e comemorações, quando se necessita utilizar uma vela, das que se compram nos supermercados, aparece logo a dificuldade para colocá-la de pé e a necessidade de um castiçal para mantê-la empinada e evitar que, ÍIO queimar, o material graxo - cera parafina, estearina, sebo e que tais - escorra e se espalhe pelo local em que está.

A vela quando se desequilibra e cai nem sempre se apaga, mesmo quando está sustentada por um castiçal. É um risco manter a vela acesa e desacompanhada.

Ó cheiro da vela queimando é desagradável e a sua fumaça escurece as paredes e as cortinas.

Em cemitérios têm sido substituídas por vasos de flores para que não sujam e nem queimam os mausoléus e a grama.

Outro inconveniente da vela - dessas que se adquirem no comércio— é que, em ambientes abertos, é difícil mantê-la acesa por períodos longos; falta uma proteção para que a mais leve brisa não venha apagá-la.

A vela, que se encontra no mercado, não pode ser usada em plataformas inclinadas, pois, a chama queima mais para um lado, deformando a vela e escorrendo o material queimado sobre à plataforma.

O usuário estaria mais satisfeito se, ap adquirir uma vela, não necessitasse de um castiçai para mantê-la de pé e para que não queimasse e sujasse o ambiente. Seria melhor, ainda, se dispusesse de uma proteção da chama contra um vento. A luz e o calor da vela, produzidos pela queima do material graxo, poderiam ser melhor aproveitados se a vela fosse acompanhada de um refletor e difusor da luz e do calor que se perdem quando se dirigem para a base e para o chão.

A superação desses inconvenientes das velas adquiridas em supermercados e no comércio em geral, constitui o objeto da patente de invenção que aqui se pleiteia.

Os desenhos anexos, constituídos das figuras de números 1 a 3, mostram a VELA LIMPA, PRÁHCA, SEGURA E RECICLÁVEL, objeto do pleito que aqui se apresenta. A figura n° 1 mostra-a de perfil, a figura n ° 2 mostra-a em corte e a figura n° 3 mostra a vela acesa.

Os desenhos anexos são meramente ilustrativos e a vela - vela, propriamente dita (4), invólucro (1), proteção contra a brisa (3) e material refletivo (2)— pode ser fabricada em tamanhos e capacidades diversas para atender diferentes necessidades dos seus usuários.

A fim de se eliminar a necessidade de um castiçal e a fim de manter a vela em pé é necessário que a sua base seja capaz de equilibrá-la. O equilíbrio será conseguido aumentando a base de sustentação ou fabricando a vela com o centro de gravidade em uma semi-esfera. - .

No caso de a plataforma ser inclinada, a vela deve compensar a . inclinação tendo o seu fundo constituído por material graxo mais mole que, por pressão, possa se acomodar*e compensar a declividade da plataforma.

Na fabricação da vela que deverá se adaptar a plataformas inclinadas, a mesma receberá, em primeiro lugar, sobre um filme de papel ou de plástico ou de outra proteção o material graxo mais macio e sobre esse material mais mole a vela será completada com o material graxo regular usado no resto do corpo.

A vela fabricada com a forma de semi-esfera ou de cuia ficará dentro de recipiente ou invólucro (1) com essa forma. Esse recipiente ou invólucro poderá ser de plástico, papel, papel machê, cerâmica, vidro, madeira, metal ou qualquer material que possa adquirir a forma de cuia ou de semi-esfera. Com essa forma e com esses invólucros torna-se uma vela limpa, isto é, uma vela que, ao queimar, não se derrama, não escorre, fica de pé e é mais segura que as que se encontram no comércio.

Esse mesmo invólucro, que contém a vela, além de tomá-la uma vela que não escorre sobre a plataforma, reforça e protege as suas paredes, o que, rio caso das velas em forma de senu- esfera e em forma de cuia, é necessário para garantir a sua conformação. A forma de semi-esfera e a forma de cuia fazem com que a vela quando se desequilibre volte à sua posição vertical ou, então, se o desequilíbrio for tal que a leve a emborcar, a vela se apaga e o risco de incêndio fica bem atenuado. As velas em forma de semi-esfera e as em forma de cuia são mais seguras.

Serve, ainda, esse mesmo invólucro (1) para dar sustentação a uma cúpula ou a uma proteção contra o vento (3) a fim de que a vela não se apague por uma simples brisa.

A vela será protegida contra o vento por essa cúpula ou essa proteção cónica ou cilíndrica adaptada a uma distância conveniente da chama.

A vela terá o número de pavios que for conveniente ao fim a que se destina: aquecer e/ou iluminar.

O mesmo invólucro (1) poderá conter uma vela com um ou mais pavios uma ou mais velas, atendendo melhor, assim, a conveniência do usuário.

Visando a que não se percam a luz e o calor que iluminam e aquecem a base da vela - luz e calor estes que são desperdiçados por não atingirem o meio ambiente - a parte interna da semi-esfera ou da cuia será revestida de tinta ou material refletivo (2). Desta maneira a luz e o calor-que-se— perdiam no fundo e na base da vela, são devolvidos para cima . e reaproveitados.