Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
HOUSING MODULE
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2014/121359
Kind Code:
A1
Abstract:
A housing module, designated by reference number (1), shows a preferred configuration with a mainly parallelepipedal shape, the housing module (1) being joined to a masonry structure (A) in residential buildings, preferably houses; the masonry structure (A) can include pavement slabs for building projects and sheds in order to form the housing infrastructure.

More Like This:
Inventors:
TOLEDO JÚNIOR BENEDITO DE (BR)
Application Number:
PCT/BR2014/000031
Publication Date:
August 14, 2014
Filing Date:
February 04, 2014
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
TOLEDO JÚNIOR BENEDITO DE (BR)
International Classes:
E04B1/343; E04B1/348; E04H1/00
Foreign References:
AU2011101242A42011-11-03
CZ11728U12001-11-22
FR2721637A11995-12-29
FR2962466A12012-01-13
US4221441A1980-09-09
Attorney, Agent or Firm:
SOARES, José Carlos Tinoco Jr. (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. "MÓDULO HABITACIONAL", o qual é indicado pela referência (1) e é caracterizado pelo fato de ser apresentado em uma configuração preferencial que possui formato predominantemente paralelepipédico, . dito módulo habitacional (1) é agregado a uma estrutura de alvenaria (A) em edificações residenciais, preferencialmente casas.

2. "MÓDULO HABITACIONAL", de acordo com a reivindicação número 1, caracterizado pelo fato de que a estrutura de alvenaria (A) pode incluir lajes de piso para projetos de edifícios, galpões para compor a infra-estrutura dessa habitação.

3. "MÓDULO HABITACIONAL", de acordo com a reivindicação número 1, caracterizado pelo fato de que o módulo habitacional (1) tem as arestas superiores das suas faces frontal (2) e laterais (3) arredondadas, definindo assim uma superfície integral; a face frontal (2) apresenta um detalhe preferencialmente retangular (4) disposto horizontalmente na porção mediana; a região posterior (5) do módulo (1) abrange uma porção (6) que compreende itens referentes à cozinha e área de serviço e uma porção (7), fechada, dotada de porta (8), que compreende a região do banheiro; a porção (6) abrange um balcão (9) compreendendo, máquina de lavar roupas (10), tanque/pia (11), reservatório de gás treze quilos (12), fogão (13), forno (14) e armários (15); o compartimento de' gás (12) é configurado para ser moldado de forma análoga a um tanque de gasolina moldado para caber no "shaft"; acima do balcão (9), há um módulo (16), que compreende uma coifa/exaustor (17), uma televisão/monitor (18) e armários superiores (19); ao lado do balcão (9) e módulo (16) é compreendida uma geladeira (20), acima da qual é previsto um condicionador mais ventilador de ar (21), que pode ser, dotado das funções de resfriamento e/ou aquecimento; à frente do balcão (9) é compreendido ainda um outro módulo (22)., que abrange além de um tampo (23), adega (24), máquina de lavar louças (25) e pia (27); a porção (7) do módulo habitacional, correspondente ao. banheiro, compreende tampo (28), pia (28'), armário ' (29) , armário

(30), vaso sanitário (31), Box (32) e chuveiro (33); o módulo habitacional proposto compreende ainda: a) tubulações necessárias às ligações de água e esgoto esquematicamente dispostas na região

(34); b) fiações elétricas para interligação dos diversos equipamentos; c) local (35) de instalação das baterias, para uso com o sistema fotovoltaico; d) boiler (39) , reservatório de água (36) e reservatório de água quente

(37); e) reservatório de gás 45kg indicado pela referência numérica (38); e f) tampos, paredes e piso se integram através de superfícies com cantos arredondados.

4. "MÓDULO HABITACIONAL", de acordo com a reivindicação número 1, caracterizado pelo fato de que o acoplamento físico do módulo habitacional (1) a Uma estrutura de alvenaria (A) prevê a utilização de uma borracha de vedação (B) em todo o perímetro do módulo (1) que fará contato com a parede (P) da estrutura de alvenaria

(A) , sendo que na parte superior pode ser utilizado um rufo.

REIVINDICAÇÕES MODIFICADAS

Recebidas pela Secretaria Internacional no dia 18 Junho 2014 (19.06.2014)

REIVINDICAÇÕES

1. "MÓDULO HABITACIONAL", o qual é indicado pela referência (1) e é caracterizado pelo fato de ser apresentado em uma configuração preferencial que possui formato predominantemente paralelepipédico, dito módulo habitacional (1) é agregado a uma estrutura de alvenaria (A) em edificações residenciais, preferencialmente casas.

2. "MÓDULO HABITACIONAL", de acordo com a reivindicação número 1 , caracterizado pelo fato de que a estrutura de alvenaria (A) pode incluir lajes de piso.

3. "MÓDULO HABITACIONAL", de acordo com a reivindicação número 1 , caracterizado pelo fato de que o módulo habitacional (1) tem as arestas superiores das suas faces frontal (2) e laterais (3) arredondadas, definindo assim uma superfície integral; a face frontal (2) apresenta um detalhe preferencialmente retangular (4) disposto horizontalmente na porção mediana; a região posterior (5) do módulo (1) abrange uma porção (6) que compreende itens referentes à cozinha e área de serviço e uma porção (7), fechada, dotada de porta (8), que compreende a região do banheiro; a porção (6) abrange um balcão (9) compreendendo, máquina de lavar roupas (10), tanque/pia (11), reservatório de gás treze quilos (12), fogão (13), forno (14) e armários (15); acima do balcão (9), há um módulo (16), que compreende uma coifa/exaustor (17), uma televisão/monitor (18) e armários superiores (19); ao lado do balcão (9) e módulo (16) é compreendida uma geladeira (20), acima da qual é previsto um condicionador mais ventilador de ar (21), que pode ser dotado das funções de resfriamento e/ou aquecimento; à frente do balcão (9) é compreendido ainda um outro módulo

FOLHA MODIFICADA (ARTIGO 19) (22), que abrange além de um tampo (23), adega (24), máquina de lavar louças (25) e pia (27); a porção (7) do módulo habitacional, oonespondente ao banheiro, compreende tampo (28), pia (28"), armário (29), armário (30), vaso sanitário (31), Box (32) e chuveiro (33); o módulo habitacional proposto compreende ainda: a) tubulações necessárias às ligações de água e esgoto dispostas na região (34); b) fiações elétricas para interligação dos diversos equipamentos; c) local (35) de instalação das baterias, para uso com o sistema fotovoltaico; d) boiler (39), reservatório de água (36) e reservatório de água quente (37); e) reservatório de g᧠45kg indicado pela referência numérica (38); e f) tampos, paredes e piso se integram através de superfícies com cantos arredondados.

4. "MÓDULO HABITACIONAL", de acordo com a reivindicação número 1 , caracterizado pelo fato de que o acoplamento físico do módulo habitacional (1) a uma estrutura de alvenaria (A) prevê a utilização de uma borracha de vedação (B) em todo o perímetro do módulo (1) que fará contato com a parede (P) da estrutura de alvenaria (A), sendo que na parte superior pode ser utilizado um rufo.

FOLHA MODIFICADA (ARTIGO 19)

Description:
"MÓDULO HABITACIONAL".

O presente pedido de patente de invenção apresenta um módulo habitacional, o qual abrange as áreas molhadas de uma habitação e é destinado a ser incorporado em edificações residenciais, preferencialmente casas, ou lajes de piso para projetos de edifícios, ou galpões, para compor a infra-estrutura dessa habitação.

As áreas molhadas, no processo de construção tradicional, pertencente ao estado da técnica, demandam a instalação e conexão das tubulações de água e esgoto, as quais normalmente requerem que sejam . abertos canais na estrutura de tijolos para que as tubulações sejam instaladas, seguidas de "chumbamento", processo de fixação da tubulação às paredes e/ou pisos e posterior acabamento da parede antes do revestimento cerâmico ou pintura ' com tintas apropriadas às áreas úmidas de uma residência. Os procedimentos citados demandam grande tempo de mão de obra e consequente custo elevado, pois além de requerer que os locais de acomodação das tubulações sejam recortados e posteriormente cobertos, é necessário o correto alinhamento, planificação das superfícies para posterior acabamento. Assim sendo, as áreas molhadas possuem tempo de execução e custo muito, elevados quando comparadas às áreas secas da habitação . . ' ■ '

Com base no exposto, o inventor, imbuído do propósito de melhoria tanto do processo construtivo de residências, quanto na economia . de tempo e valores que pode se obter, propõe o presente pedido de patente de invenção, "MÓDULO HABI ACIONAL", que tem por objetivo facilitar e simplificar a construção de uma casa, pelo fato de concentrar em um único módulo, cozinha, área de serviço e banheiro, ou seja, toda a área molhada de uma habitação.

0 módulo habitacional ora proposto, diferentemente de um trailer, não é especificamente móvel, muito embora possa ser realocado para outro lugar.

Destacamos ainda que referido módulo habitacional ora apresentado está configurado de forma não limitativa como sendo um módulo integrado que compreende cozinha, área de serviço e banheiro, mas que pode também ser configurado de forma desmembrada, ou seja, podemos ter módulos que abranjam separadamente ou em conjunto, área de serviço, cozinha e/ou banheiro, para atender às diversas necessidades habitacionais em decorrência do porte da habitação a ser constituída.

Desse modo, o módulo habitacional proporciona ao cliente tudo o que ele necessita em termos de arquitetura e tecnologia, referente às áreas molhadas, ficando a cargo do cliente apenas a construção das áreas secas, as quais são compostas, por exemplo, pela sala e dormitórios, os quais não requerem conhecimentos complexos para sua construção.

Dessa forma, a utilização de pelo menos um módulo habitacional, facilita, otimiza e pode tornar mais rápida a construção de uma residência. De outra forma, o cliente também pode adquirir uma edificação qualquer, a qual possa utilizar como sala ou dormitório e efetuar o acoplamento do "MÓDULO HABITACIONAL" ora proposto, necessitando somente ajustar as bases e parede para acoplamento do módulo e preparação dos pontos de água, energia e esgoto para interligá-los ao módulo.

O módulo habitacional ora apresentado é ecologicamente correto e sustentável, e ainda compreende tecnologia e facilidades no uso integrado de sistemas de telecomunicação, internet, auxilio de sistemas automáticos de acendimento de luzes, luz natural, armazenamento de energia, aproveitamento de água e facilidade na limpeza e assepsia, além de contar com a comodidade proporcionada pelo uso de eletrodomésticos necessários ao funcionamento de uma boa cozinha e área de serviço, além de banheiro completo.

Sistemas de conforto térmico também fazem parte do módulo habitacional, que conta com isolamento termo acústico, reservatórios de gás e de energia elétrica, a qual, também pode ser obtida da energia solar e é captada por placas fotovoltaicas que revestem a parte superior das paredes laterais e acumulada em baterias. Preferencialmente, a energia captada pelas placas solares acumulada nas baterias é destinada à iluminação do módulo habitacional no período noturno.

0 módulo habitacional é preferencialmente revestido internamente por ' materiais translúcidos retro iluminados por LEDs . de alta potência e baixo consumo, cujo material de superfície consiste na mistura de minerais e vidros, com cantos arredondados que evitam acumulo de sujidade e contaminação nas bancadas de preparo de alimentos. Pisos e tetos são igualmente fáceis de limpar, uma vez que possuem rodapés arredondados.

0 módulo habitacional ora proposto compreende ainda coifa para exaustão, sistema de ventilação natural e forçada, vidro térmico em uma porção da parte superior, correspondente ao teto, o qual escurece sob a incidência dos raios de sol, e se torna mais transparente na ausência de luz solar. Referido módulo habitacional compreende ainda uma unidade de ar condicionado, o qual pode compreender os modos para resfriamento e/ou aquecimento do ambiente.

A produção do módulo habitacional pode ser feita em larga escala, proporcionando custo reduzido quando comparado à execução de áreas molhadas a partir dos processos tradicionais de construção.

0 módulo habitacional, objeto deste pedido de patente de invenção é mais bem compreendido através da descrição feita com base nas figuras abaixo relacionadas, nas quais:

A figura 1 ilustra uma vista em perspectiva do módulo ora tratado;

A figura 2 ilustra uma vista frontal do referido módulo;

A figura 3 ilustra uma vista em perspectiva do módulo proposto acoplado a uma edificação;

A figura 4 ilustra uma vista em corte conforme indicado pela linha A-A na figura 3; e

A figura 5 ilustra uma vista em corte conforme indicado pela linha B-B na figura 3.

De acordo com o ilustrado pelas figuras acima relacionadas, o módulo habitacional ora tratado no presente pedido de patente de invenção, indicado de modo geral pela referência numérica 1, apresentado em uma configuração preferencial, possui formato predominantemente paralelepipédico tendo as arestas superiores das suas faces frontal 2 e laterais 3 arredondadas definindo assim uma superfície integral.

A face frontal 2 apresenta um detalhe preferencialmente retangular 4 disposto horizontalmente na porção mediana.

A região posterior ,5 do módulo 1 abrange uma porção .6 que compreende itens referentes à cozinha e área de serviço e uma porção 7, fechada, dotada de porta 8, que compreende a região do banheiro.

A porção 6 abrange um balcão 9 compreendendo, máquina de lavar roupas 10, tanque/pia 11, reservatório de gás 13 kg 12, fogão 13, forno 14 e armários 15 ' . 0 compartimento de gás 12 será configurado para ser moldado de forma análoga a um tanque de gasolina moldado para caber no "shaft".

Acima do balcão 9, há um módulo 16, que compreende uma coifa/exaustor 17, uma televisão/monitor 18 e armários superiores 19.

Ao lado do balcão 9 e módulo 16 é compreendida uma geladeira 20, acima da qual é previsto um condicionador mais ventilador dé ar 21, que pode ser dotado das funções de resfriamento e/ou aquecimento.

À frente do balcão 9 é compreendido ainda um outro módulo 22, que abrange além de um tampo 23 para, por exemplo, preparação de alimentos, adega 24, máquina de lavar louças 25 e pia 27.

A porção 7 do módulo habitacional, correspondente ao banheiro, compreende tampo 28, pia 28', armário 29, armário 30, vaso sanitário 31, Box 32 e chuveiro 33.

0 módulo habitacional proposto compreende ainda: a) tubulações necessárias às ligações de água e esgoto, dos componentes citados, esquematicamente dispostas na região 34; b) fiações elétricas para interligação dos componentes citados, as quais não estão ilustradas; c) local 35 de instalação das baterias, para uso com o sistema fotovoltaico; d) boiler 39, reservatório de água 36 e reservatório de água quente .37; e) reservatório de gás 45 kg indicado pela referência numérica 38; e f) tampos, paredes e piso se integram através de superfícies com cantos arredondados, proporcionando facilidade de limpeza.

0 acoplamento físico do módulo habitacional 1 a uma estrutura de alvenaria A (outros tipos de construção) prevê a utilização de uma borracha de vedação B em todo o perímetro do módulo .1 que fará contato com a parede P da estrutura de alvenaria A, sendo que na parte superior pode ser utilizado um rufo ou outro elemento de vedação (não ilustrados) . 0 presente módulo habitacional poderá contar com meios incorporados ao mesmo que permitam acesso à internet.

Na lateral do presente módulo habitacional está prevista uma grande abertura 40 fechada por um vidro fixo 41 que permite a entrada de luz solar para o interior do ambiente.