Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
HYDRODYNAMIC SUBMARINE
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2013/078526
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention pertains to the technical field of civil and military submarines, more specifically to a submarine (1) comprising an innovative hydrodynamic "hull" profile (2) that allows the submarine to navigate faster and the consumption of fuel to generate the vessel power to be reduced. These advantages are made possible by the reduced water resistance resulting from the bifurcated mouth (5) of the stern (A), in conjunction with two inner ducts (3) that extend from the front part, along the inner sides to the fore of the vessel, thus allowing the front intake and passage of water without offering any resistance, the water turbulence being utilised by the propeller (C), which takes advantage of the water displacement caused by the rotor, displacing the low water pressure near the rotation axis of the propeller (C) towards the front of the vessel, thus eliminating the water resistance.

Inventors:
NADILTON DE SOUZA MONTEIRO (BR)
Application Number:
PCT/BR2012/000561
Publication Date:
June 06, 2013
Filing Date:
October 22, 2012
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
NADILTON DE SOUZA MONTEIRO (BR)
International Classes:
B63B3/13; B63G8/08
Foreign References:
US5438947A1995-08-08
US7148416B12006-12-12
US7168387B12007-01-30
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. )"SUBMARINO HIDRODINÂMICO", trata-se de um submarino (1) para uso civil ou militar, caracterizado por um perfil ou "casco" hidrodinâmico (2), que permite a passagem da água em seu interior, sendo dotado de dois dutos internos (3) com perfis hidrodinâmicos, que percorrem da popa (A) até a proa (B), passando por toda a extensão lateral / interna da embarcação e que permite a passagem da água; uma carenagem metálica externa (4) que envolve os dutos; uma popa (A) com perfil cortante ou "boca bifurcada" (5), que suga e desvia todo o fluxo de água para os dutos laterais (3); uma grade frontal para evitar a entrada de peixes, animais marinhos, entre outros; e uma proa (B) em formato de turbina (6) onde é disposta a hélice (C).

2. )"SUBMARINO HIDRODINÂMICO", de acordo com a reivindicação 1 é caracterizado pelo perfil ou casco hidrodinâmico (2) aproveitar a, força de empuxo originada pelo rotor, deslocando a baixa pressão da água da proximidade da linha de giro da hélice (C), para a parte dianteira da embarcação, área de maior resistência, onde a água é sugada através da boca bifurcada (5), fluindo pelos dutos laterais (3) até a abertura traseira da proa (B) em formato de turbina (6), onde é propelida pela hélice (C), eliminando assim, a resistência da água.

3. )"SUBMARINO HIDRODINÂMICO", de acordo com a reivindicação 1 é caracterizado pela carenagem metálica externa (4) que envolve os dutos laterais (3) não se submeter às severas pressões da parte interna do submarino (1).

4. )"SUBMARINO HIDRODINÂMICO", de acordo com a reivindicação 1 é caracterizado pelo perfil hidrodinâmico (2) apresentar um ou mais de dois dutos de entrada lateral (3).

Description:
"SUBMARINO HIDRODINÂMICO".

Apresentação

Refere-se a presente invenção, ao campo técnico de submarinos civis e militares, mais especificamente a um submarino constituído de um inovador perfil "casco" hidrodinâmico, que permite uma navegação mais veloz e com redução no consumo de combustível que gera a energia da embarcação. Estas vantagens são possíveis através da redução da resistência da água que passam por uma boca bifurcada da popa, em conjunto com dois dutos internos que percorrem desde a parte frontal, passando pelas laterais internas até a proa da embarcação, possibilitando a entrada e a passagem dianteira da água sem oferecer resistência, e o aproveitamento deste turbilhonamento pela hélice, permitindo uma melhor propulsão da embarcação. j

Por ser uma inovação de extrema simplicidade, terá influência insignificante no custo de produção, sendo destinada a todos os tipos de embarcações de submersão civis ou militares.

Estado da técnica e problemas apresentados

Para se aperfeiçoar a eficiência hidrodinâmica de embarcações, o desenvolvimento tecnológico cresce a todo instante. Temos hoje uma infinidade de ferramentas como sistemas avançados de computador e testes em reservatórios de fluido, visando alcançar a máxima eficiência.

Nos perfis convencionais, as embarcações perfuram a água, sendo empurrada contra a força de resistência causada pelo contato do meio líquido com o corpo da embarcação. Dessa forma, a única força atuante é a pressão gerada pelo movimento giratório da hélice contra a pressão causada pelo atrito da água.

Melhorias apresentadas

A presente invenção é uma inovação distinta, pois altera significativamente o perfil hidrodinâmico de tal embarcação, solucionando eficientemente o maior problema em questão: a resistência da água. No submarino hidrodinâmico da presente invenção, a embarcação é "puxada" pela baixa pressão da água que é sugada em suá dianteira, além de ser empurrada na parte traseira pela alta pressão da propulsão.

Revelação da invenção

A presente invenção trata-se de um submarino fabricado com um inovador perfil ou "casco" hidrodinâmico, dotado de dois dutos internos com perfis hidrodinâmicos, que percorrem da popa a proa, passando por toda a extensão lateral / interna da embarcação; uma popa com perfil cortante, que desvia todo o fluxo de água para os dutos internos; uma grade frontal para evitar a entrada de peixes, animais marinhos, entre outros; e uma proa em formato de turbina onde é disposta a hélice.

No submarino hidrodinâmico existe uma força de sucção em sua parte frontal. A hélice, em sua parte traseira, ao mesmo tempo em que expele a água causando alta pressão para impulsionar a embarcação, suga a água na parte dianteira eliminando a pressão que tende a desacelerar o submarino. A diferença de pressão entre a força de propulsão e a força de resistência, passa a ter considerável aumento. A resistência da água no interior dos dutos é praticamente inexistente, permitindo grande aceleração na sucção.

Deve-se compreender que próximo à linha de giro da hélice ocorre uma grande diferença de pressão. No submarino hidrodinâmico, a baixa pressão é deslocada da proximidade da linha de giro da hélice para a parte dianteira do submarino onde ocorreria a fricção com a água. No modelo convencional a baixa pressão da água não é aproveitada como força de empuxo.

O casco hidrodinâmico permite o deslocamento da embarcação com menor resistência, consequentemente possibilita o avanço cpm mais velocidade.

Uma grade poderá ser colocada em sua abertura dianteira para que a embarcação não venha a sugar um animal marinho na eventualidade de um choque. Breve descrição das figuras

Os objetivos, vantagens e demais características importantes da invenção em apreço poderão ser mais facilmente compreendidas quando lidas em conjunto com os desenhos em anexo, nos quais:

A figura 01 apresenta uma vista em perspectiva demonstrando a proa e a lateral do submarino hidrodinâmico.

A figura 02 apresenta uma vista frontal da popa do submarino hidrodinâmico.

Descrição detalhada das figuras

Como se inferem nos desenhos em anexos que ilustram e integram o presente relatório descritivo da invenção em apreço de "Submarino Hidrodinâmico", trata-se de um submarino (1) para uso civil ou militar, que compreende um perfil ou "casco" hidrodinâmico (2), sendo dotado de dois dutos internos (3) com perfis hidrodinâmicos, que percorrem da popa (A) até a proa (B), passando por toda a extensão lateral / interna da embarcação, e que permite a passagem da água; uma carenagem metálica externa (4) que envolve os dutos internos; urna popa (A) com perfil cortante ou "boca bifurcada" (5), que suga a água deixando-a fluir através da entrada dos dutos internos até a parte traseira da embarcação onde é propelida pela hélice (C); uma grade frontal para evitar a entrada de peixes, animais marinhos, entre outros; e uma proa (B) em formato de turbina (6) onde é disposta a hélice (C).

O perfil hidrodinâmico do submarino aproveita a força de empuxo originada pelo rotor, deslocando a baixa pressão da água da proximidade da linha de giro da hélice, para a parte dianteira da embarcação, área de maior resistência, onde a água é sugada através de uma abertura frontal, fluindo por dutos internos até a abertura traseira onde é propelida pela hélice, eliminando assim, a resistência da água.

A carenagem metálica externa (4) que envolve os dutos não se submete às severas pressões da parte interna do submarino (1), por isso não será necessário o mesmo tipo maciço de revestimento metálico, não influenciando assim, nos custos de produção.

Neste modelo são evidenciados "dois" dutos internos, porém poderá ser apenas "um" ou "mais" de "dois" dutos, dependendo do modelo da embarcação.

Na figura 01 é demonstrado o submarino hidrodinâmico (1), onde é evidenciado o perfil ou "casco" hidrodinâmico (2); os dois dutos internos (3) com perfis hidrodinâmicos, que percorrem toda a extensão lateral / interna da embarcação; a carenagem metálica externa (4) que envolve os dutos; e a proa (B) em formato de turbina (6) onde é disposta a hélice (C). Ao longo da embarcação é mostrada em linha pontilhada, a popa (A) por onde a água é sugada e a proa (B) da embarcação por onde é propelida, conforme indicam as setas.

Na figura 02 é demonstrada a popa (A) do submarino hidrodinâmico

(1) , onde é evidenciada a parte frontal do perfil ou "casco" hidrodinâmico (2); a entrada dos dutos internos (3); a carenagem metálica externa (4); e o perfil cortante ou "boca bifurcada" (5), que desvia todo o fluxo de água para os dutos internos (3), e por onde a água é sugada, fluindo ao longo dos dutos laterais até a saída na parte traseira por onde é propelida pela hélice.

De acordo com o modelo de submarino, o perfil ou casco aerodinâmico

(2) poderá conter outras disposições e configurações, desde que se mantenham as mesmas características preponderantes.