Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
HYDROFOIL KIT
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2019/041007
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention relates to a hydrofoil kit for use with pedal-powered compact boats (1), which is basically composed of two wings, a main wing (3) and a secondary wing, which may be fitted to the boat in order to allow, from a certain take-off speed, the entire weight of the boat and its occupant to be supported by the two wings which raise the entire assembly, enabling the floats to be positioned above the surface of the water, thereby eliminating any hydrodynamic drag on the floats and enabling the craft to attain a high speed. The present invention simplifies the way in which the main wing (3) is attached to the pedal boat (1), enabling same to be easily installed and removed and thereby making it practical in nature.

Inventors:
SANTA CATARINA, Mateus Frois (Av. Oswaldo Cruz, 87 Apto. 120, Flamengo 060 Rio de Janeiro, 22250060, BR)
Application Number:
BR2017/050258
Publication Date:
March 07, 2019
Filing Date:
September 02, 2017
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
SANTA CATARINA, Mateus Frois (Av. Oswaldo Cruz, 87 Apto. 120, Flamengo 060 Rio de Janeiro, 22250060, BR)
International Classes:
B63B1/26; B63B1/00; B63B1/24; B63B1/34; B63B1/40
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1 - Kit hidrofólio composto por uma asa principal (3) que possui dois suportes (12) e um tubo (8) caracterizado por possuir duas barras longitudinais (2) que possuem dois furos passante (4) e um pino (5) posicionado perpendicularmente à mesma, sendo que o pino (5) pode ser do tipo fixo ou pode possuir ajuste de posição, e a asa principal (3) é fixada de modo que o tubo (8), que possui dois furos passante (9), seja encaixado nos pinos (5) presentes nas barras longitudinais (2), e após o encaixe são adicionados contra-pinos (10).

2- Kit hidrofólio composto por uma asa principal (3) que possui dois suportes (12) caracterizados por possuírem um elemento de fixação (1 1 ) na extremidade de cada um dos suportes (12) permitindo que cada elemento de fixação (1 1 ) seja fixado diretamente na respectiva barra longitudinal (2) com possibilidade de ajuste de posição, e as duas barras longitudinais (2) possuem dois furos passante (4).

Description:
Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "KIT

HIDROFÓLIO".

A presente invenção refere-se a um kit hidrofólio para ser usado nos barcos compactos movido a pedal de acordo com o PCT/BR2015/050015.

O kit hidrofólio é composto basicamente por duas asas, uma asa principal e uma asa secundária, que podem ser adaptadas ao barco permitindo que, a partir de uma determinada velocidade de decolagem, todo o peso do barco e de seu ocupante seja sustentado pelas duas asas, que elevam todo o conjunto permitindo que os flutuadores fiquem posicionados acima da superfície da água, eliminando todo o arrasto hidrodinâmico dos flutuadores e permitindo que a embarcação atinja grande velocidade.

O primeiro barco movido a pedal e com hidrofólio a sustentar um voo foi o "Flying Fish" em 1983. O "Flying Fish" foi desenvolvido pelos engenheiros norte-americanos Alec Brooks e Allan Abbott. Desde então diversos barcos movidos a pedal e com hidrofólio tem sido fabricados, porém, nenhum obteve sucesso na comercialização.

As embarcações com hidrofólio que possuem maior sucesso na comercialização são movidas pelo movimento oscilatório da asa principal e possuem a característica de não possuírem flutuadores. Uma delas é comercializada pelo nome "Pumpabike", e refere-se à patente US 6,099,369. O condutor fica em pé e empurra com as pernas, de forma cíclica, o suporte dos pés, que transmite esse movimento oscilatório a um hidrofólio que sustenta e impulsiona o conjunto para frente. A desvantagem deste invento consiste no fato de não permitir ao condutor descansar, pois no momento que o mesmo cessa os movimentos cíclicos, o equipamento perde sustentação e afunda.

A presente invenção simplifica o modo como a asa principal é fixada ao barco a pedal, permitindo que a mesma seja facilmente instalada e removida, conferindo uma praticidade que não existe nos barcos a pedal com hidrofólio do atual estado da técnica e que impediram seu sucesso comercial.

As configurações preferidas da presente invenção serão agora descritas, somente como exemplo, com referência às figuras em anexo, em que: A figura 1 é uma vista em perspectiva que mostra o barco compacto movido a pedal com o kit hidrofólio instalado de acordo com a invenção "kit hidrofólio";

A figura 2 compõe-se de figuras que mostram as duas barras longitudinais e a asa principal de acordo com a invenção "kit hidrofólio";

A figura 3 compõe-se de figuras que mostram o pino presente nas barras longitudinais de acordo com a invenção "kit hidrofólio";

A figura 4 é uma vista em perspectiva explodida que ilustra como as barras longitudinais são instaladas no barco compacto movido a pedal de acordo com a invenção "kit hidrofólio";

A figura 5 compõem-se de figuras que mostram como a asa principal pode ser fixada no barco compacto movido a pedal de acordo com a invenção "kit hidrofólio"; e

A figura 6 compõem-se de figuras que mostram outra alternativa de como a asa principal pode ser fixada no barco compacto movido a pedal de acordo com a invenção "kit hidrofólio".

O barco compacto movido a pedal (1 ) com o kit hidrofólio instalado pode ser visto na figura 1 .

A figura 2 mostra as duas barras longitudinais (2) e a asa principal (3). As barras longitudinais (2) são idênticas e possuem dois furos passante (4). Um pino (5) é disposto perpendicularmente à mesma. O pino (5) pode ser do tipo fixo ou pode possuir ajuste de posição conforme ilustra a figura 3.

A figura 4 mostra como as barras longitudinais (2) são instaladas no barco compacto movido a pedal. A barra longitudinal (2) deve ser posicionada com o pino (5) voltado para baixo, conforme a figura 4, e de forma que os dois furos passante (4) coincidam com os orifícios de encaixe (6) da barra de ligação (7). Posteriormente as barras de ligação (7) devem ser inseridas, passando primeiramente pelo furo passante (4) e sendo posteriormente encaixada no orifício de encaixe (6). O processo deve ser repetido do outro lado com a segunda barra longitudinal (2), que deve ser posicionada de maneira simétrica à primeira. A figura 5 mostra como a asa principal (3) é fixada. O tubo (8), que fica posicionado paralelamente à asa principal (3), possui dois furos passante (9) que são encaixados nos pinos (5) presentes nas barras longitudinais (2). Após a inserção, são adicionados contra-pinos (10) que impedem a soltura.

A figura 6 mostra outra alternativa para a fixação da asa principal (3) nas barras longitudinais (2). Neste caso a asa principal (3) não possui o tubo (8), e sim um elemento de fixação (1 1 ) na extremidade de cada um dos suportes (12), permitindo que cada elemento de fixação (1 1 ) seja fixado diretamente na respectiva barra longitudinal (2) com possibilidade de ajuste de posição.