Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
ILLUMINATED DISPLAY BOARDS POWERED BY SOLAR AND WIND ENERGY
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2014/194387
Kind Code:
A1
Abstract:
Fields of this patent: • reducing electrical energy costs for illuminating indoor or outdoor display boards; • maintaining illuminated display boards of high social relevance illuminated in the event of an electric power failure of the public electricity grid. • ensuring the energy self-sufficiency of illuminated display boards as a practical demonstration of the commitment of the advertisers to reduce their carbon footprint. The illuminated display boards powered by solar and wind energy according to the present patent application represent an advance over the prior art because of the following innovations: collection of solar energy and wind energy, conversion of same into electric energy, storage of the thus generated electric energy, to be supplied when solar light or winds are not available, such that the display boards can operate for long periods of time even in the absence of solar light and winds, the invention essentially comprising one or more windmill generators (2), and one of more photovoltaic panels (3), which are highlighted in figure 1 to convey to the target audience the concept of environment protection behind the innovation; also depicted are the voltage supply devices (4), the battery bank (5) and the converter (6) that adapts the voltage stored in the battery bank (5) to the type of illumination of the illuminated display board (7), which can be front lighted, illuminated by LED spotlights, back lighted or illuminated by LED panels.

Inventors:
ARY DE SOUZA JÚNIOR (BR)
Application Number:
PCT/BR2013/000206
Publication Date:
December 11, 2014
Filing Date:
June 07, 2013
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
ARY DE SOUZA JÚNIOR (BR)
International Classes:
F03D9/02; F21S9/03; G09F13/02; G09F13/20; F21Y101/02
Domestic Patent References:
WO2011008957A12011-01-20
Foreign References:
CN202422634U2012-09-05
CN202816291U2013-03-20
CN202887645U2013-04-17
Attorney, Agent or Firm:
DE MAGALHÃES, Luiz Claudio (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. "PAINÉIS LUMINOSOS ATIVADOS POR ENERGIA SOLAR E EÓLICA", que podem ser front light, por canhões de leds, back light ou leds colocados em forma de painéis, que utiliza a captação de energia solar e eólica, para transformação das mesmas em energia elétrica, armazenamento e disponibilização da mesma para os momentos em que luz solar ou ventos não estão presentes, caracterizado por serem basicamente constituídos de gerador eólico (2), que pode ocorrer unitariamente ou em qualquer número, o mesmo podendo acontecer com os painéis fotovoltaicos (3), dispositivos administradores de tensão (4), banco de baterias (5) e conversor (6) que adequa as tensões armazenadas no banco de baterias (5) ao tipo de iluminação do painel luminoso (7).

Description:
"PAINÉIS LUMINOSOS ATIVADOS POR ENERGIA SOLAR E EÓLICA". Campos desta Patente:

• Redução de custos de energia elétrica para iluminação de painéis "indoor" ou "outdoor";

• Manutenção da iluminação em painéis luminosos de elevada relevância social, em caso de falta de energia elétrica na rede pública.

• Autossuficiência energética em painéis luminosos como demonstração prática de compromisso de redução da "pegada de carbono" dos anunciantes.

Estado da Técnica.

Há 10 anos a questão do aquecimento global ficava restrita aos especialistas e à minoria fortemente envolvida com as questões ambientais; afinal, se a temperatura das camadas atmosféricas e de águas superficiais do planeta subiriam 0,5 °C nos dez anos seguintes, para as pessoas comuns, este valor parecia ser irrisório quanto ao conforto térmico pessoal.

Ao contrário do senso comum, aumentos de temperatura desta magnitude afetam profundamente a biosfera.

Estudos publicados mostrando as extinções de várias espécies a cada vez que, no último bilhão de anos, desabamentos nas escarpas do "Grand Canyon" interrompiam o fluxo do Rio Colorado, formando alagamentos que faziam com que as águas, em função da maior área de captação solar, se aquecessem por volta de 0,5 °C ficam distantes dos cidadãos comuns.

Entretanto, nos últimos anos o clima virou a principal das tragédias diárias mostradas pela mídia; secas prolongadas se alternando com enchentes, nevascas, furacões, as grandes cidades impotentes diante da fúria dos elementos, os grandès impactos sobre o ser humano e os animais, tudo isto fez com que o homem comum passasse a se preocupar com os múltiplos fenómenos decorrentes do aquecimento global, a tomar consciência da "pegada de carbono" de cada atividade humana, mesmo daquelas aparentemente inócuas, como navegar pela internet.

O envolvimento de megaempresas, com grande poder de formar opiniões, tais como Google e Microsoft, em soluções corajosas para diminuírem suas "pegadas de carbono" ampliou o entendimento do homem comum de que a solução é o antigo "mantra" ecológico: - "Pensar globalmente, mas, agir localmente".

A responsabilidade relativa ao meio ambiente tornou-se algo extremamente importante para as empresas, pois, os consumidores têm se manifestado claramente como capazes de evitar fazer negócios com empresas que não respeitam suas obrigações ambientais.

O momento no qual as empresas mais se expõem ao risco de obterem resultados contrários aos seus propósitos é quando fazem propaganda, porque, esta atividade, fundamentalmente, desperta a atenção de todos para o nome do anunciante.

Reciprocamente, atividades e promoções executadas por empresas, destinadas a autossuficiência energética, diminuição do impacto ambiental de seus produtos, uso de materiais reciclados ou recicláveis e outras, são muito bem recebidas pelos consumidores e elevam o prestígio destas empresas nas comunidades impactadas.

Devido à concorrência, não há mais como as empresas, de alto nível de exposição, agirem sem mostrar de forma realista suas ações ambientais. O objeto desta Patente - "PAINÉIS LUMINOSOS ATIVADOS POR ENERGIA SOLAR E EÓLICA"- refere-se a um recurso de comunicação que leva às comunidades os nomes dos anunciantes compromissados, de forma evidente, com a diminuição de suas "pegadas de carbono", ao fazerem publicidade via painéis luminosos energeticamente autossuficientes.

Pelo atual Estado da Técnica, relativa a painéis luminosos de grandes portes, estes podem ter apenas uma só face iluminada - como os afixados às faces de construções ou direcionados a atingir apenas as vias de tráfego em um só sentido - ou de duas ou mais faces e consistem de equipamentos que consomem grandes quantidades de energia elétrica.

As faces que portam as mensagens publicitárias podem ser frontalmente iluminadas - painéis "front light" - ou retro iluminadas - painéis "back-light". Os painéis do primeiro tipo, atualmente, evitam as lâmpadas incandescentes e usam lâmpadas de descarga elétrica, tais como as de vapor de mercúrio ou sódio, para economia de energia e custos de manutenção destinada à substituição de lâmpadas.

Os painéis do tipo "back light" vêm substituindo suas lâmpadas fluorescentes tubulares por leds, uma vez que estes dispositivos transformam em energia luminosa 70% da energia elétrica que consomem, contra apenas 15%, das lâmpadas fluorescentes e 10% das lâmpadas incandescentes e têm vidas úteis muito maiores.

Um terceiro tipo de painel luminoso é o painel de leds "RGB - Red, Green, Blue", de altas potências, que atua como um grande terminal de vídeo, conseguindo bons efeitos de resolução e fidelidade de cores, colocado em ambientes externos ou internos e que exibe imagens em movimento.

Um quarto tipo de painel luminoso é o painel de leds monocromáticos ou policromáticos, destinado, primordialmente, a passar informações em forma de textos, em ambientes internos ou externos, sendo um tipo de painel de elevada relevância social, sendo muito utilizado para orientar o tráfego de veículos nas grandes vias urbanas, informando aos motoristas para evitar ou preferir certos caminhos.

Todos os quatro tipos de painéis luminosos citados anteriormente, que compõem o Estado da Técnica, funcionam alimentados pela rede pública de energia elétrica; entretanto, no caso da falta desta, enquanto os três primeiros tipos apenas privam os anunciantes da veiculação de suas mensagens, o painel de leds para divulgação de mensagens de textos, ao estar desativado, geralmente nos momentos de sua maior necessidade, leva a grandes prejuízos sociais,

Avanços ao Estado da Técnica trazidos pelos "PAINÉIS LUMINOSOS

ATIVADOS POR ENERGIA SOLAR E EÓLICA", objeto desta Patente.

Os "PAINÉIS LUMINOSOS ATIVADOS POR ENERGIA SOLAR E EÓLICA", objeto desta Patente fazem avançar o Estado da Técnica pelas seguintes inovações:

1 o - Captação de energia solar e de energia eólica, por transformação das mesmas em energia elétrica, armazenamento e disponibilização da energia elétrica gerada para os momentos em que luz solar ou ventos não estão presentes, de forma que os painéis possam ficar funcionando por longos períodos, mesmo na ausência de luz solar e ou de ventos.

2 o - A captação da energia solar e ou eólica pode ser feita por dispositivos justapostos aos painéis, ou remotamente.

3 o - Os dispositivos de captação de energia solar e/ou eólica, bem como os dispositivos de gerenciamento da energia elétrica gerada por ambos os processos, podem ser utilizados em painéis luminosos de qualquer tipo de iluminação - frontal ou interna - inclusive naqueles cujas mensagens sejam feitas por leds.

4 o - Preferencialmente, as inovações do objeto desta patente se referem a captação e armazenamento de energia solar e ou eólica por dispositivos captadores e armazenadores de menores dimensões e custos e a utilização destas energias em iluminação do tipo "front light" com modernos leds de alto brilho e desempenho energético substituindo lâmpadas de descarga de gás. 4 o - No caso de painéis de elevada relevância social, cuja necessidade de estarem operando é ainda maior nos momentos de eventos climáticos agudos, como tempestades, nevascas, tufões e outros, que, quase sempre provocam interrupções do fornecimento da energia elétrica, os dispositivos de captação de energia solar e/ou eólica, bem como os dispositivos de armazenamento e gerenciamento da energia elétrica gerada por ambos os processos consistem em confiável fonte de alimentação de energia elétrica para os momentos críticos.

5 o - Os painéis, objeto desta Patente, foram desenvolvidos por um especialista em comunicação e consistem na corporificação da proposição feita, nos anos setenta do século passado, por um dos maiores teóricos da ciência da Comunicação - Marshal Mac Luhan - "O meio é a mensagem". De fato, um painel dotado de sedutores recursos luminosos, empregando linguagem digital moderna colocado num ponto de referência urbana funcionando com seus próprios recursos corporifica o compromisso do anunciante com o meio ambiente.

Ilustrações e funcionamento dos "PAINÉIS LUMINOSOS ATIVADOS POR ENERGIA SOLAR E EÓLICA", objeto desta Patente. A Figura 1 corresponde ao fluxograma de blocos dos componentes dos "PAINÉIS LUMINOSOS ATIVADOS POR ENERGIA SOLAR E EÓLICA" (1 ), onde vemos o gerador eólico (2), que pode ocorrer unitariamente ou em qualquer número, o mesmo podendo acontecer com os painéis fotovoltaicos (3), que podem ocorrer em quaisquer números, nesta Figura 1 representada de formas destacadas e visíveis para que seja comunicada ao público alvo a ideia ambientalista que norteia o empreendimento; vemos também os dispositivos administradores de tensão (4), o banco de baterias (5) e o conversor (6) que adequa as tensões armazenadas no banco de baterias (5) ao tipo de iluminação do painel luminoso (7), que pode ser front light, por canhões de leds, back light ou leds colocados em forma de painéis.