Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
IMPROVED BASKET WITH WHEELS
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2014/011069
Kind Code:
A1
Abstract:
A basket (1) with wheels (3) of the type which is normally used at supermarkets, being stackable and provided with a telescopic handle, further comprising: a main tubular section (7) with rectangular inner grooves (8) along most of its length and presenting holes (9) near one end of the tubular section which will receive part of an upper brake; a reinforced rectangular section (13) which will move telescopically inside the tubular section (7) and includes said upper brake consisting of projecting ledges (18) on both sides of the lower part of the rectangular section (13), having the handle (14) at its top; a portion of said handle (14) made with an antibacterial additive; a transparent coupling panel (10) over the front upper rim of the basket; a wheel shaft (19) having a groove or a smaller diameter of a portion of the shaft, and kept in place by a downward force on that part of the basket acting as a spring, wherein this force can be released by pressure to release the shaft and the wheel.

Inventors:
DUARTE ALVES MANUEL JOAQUIM (PT)
ALVES PEREIRA TERESA (PT)
Application Number:
PCT/PT2013/000046
Publication Date:
January 16, 2014
Filing Date:
July 15, 2013
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
HANDGO UNIPESSOAL LDA (PT)
International Classes:
B62B5/06; B62B1/00; B62B1/12
Domestic Patent References:
WO2006056627A12006-06-01
Foreign References:
FR2906212A12008-03-28
DE7809844U11978-07-20
DE102009039129A12011-03-03
EP1564105A12005-08-17
DE102004009131A12005-09-15
US20050029762A12005-02-10
FR2906212A12008-03-28
Attorney, Agent or Firm:
Pereira da Cruz, João (PT)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. Cesto (1) com rodas (3) aperfeiçoado do tipo utilizado em compras normalmente em supermercados e outras lojas de retalho e, empilhável dotado de uma pega telescópica, caracterizado por apresentar:

- um por conjunto telescópico (6) que acciona a pega 14 constituído por:

. Uma secção tubular principal (7) ou estrutura com sulcos rectangulares interiores (8) ao longo da maior parte do seu comprimento, com orifícios (9) perto de uma das extremidades da secção tubular se irá alojar e acolher parte de um "travão superior";

. uma secção rectangular (13) reforçada que irá deslocar-se dentro da secção tubular principal (7) e que compreende o referido travão superior constituído por meio de saliências projectadas (18) em ambos os lados da parte inferior da secção rectangular (13) e que na parte superior é encimada pela (14);

- uma parte da referida pega (14) ser feita com um aditivo antibacteriano;

- um painel transparente (10) de encaixe que se adapta ao aro superior frontal do cesto

- um eixo (12) de aço ou plástico que mantém a roda no lugar, eixo esse que apresenta um sulco, ou uma parte do eixo tem um diâmetro mais pequeno e que é mantido no lugar por uma força descendente na parte do cesto que actua como uma mola a qual pode ser libertada por pressão para libertar o eixo e a roda.

2. Cesto (1) com rodas (3) aperfeiçoado de acordo com a reivindicação anterior, caracterizado por a secção tubular principal (7) ser dotada de recortes e orifícios (9) na extremidade superior, para alojar e acolher um "travão superior" constituído por saliências (18) que se alojam dentro dos referidos recortes ou orifícios ( 9) .

3. Cesto (1) com rodas (3) aperfeiçoado de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizado por a parte inferior da secção rectangular (13) se fixar, quando o conjunto telescópico se encontrar estendido, dentro da parte do travão superior.

4. Cesto (1) com rodas (3) aperfeiçoado de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizado por e a parte superior da secção tubular (13) ser fixa dentro da pega (14) .

5. Cesto (1) com rodas (3) aperfeiçoado de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizado por a secção tubular (7) apresentar recortes (11) na parede traseira paralelos ao conjunto telescópico (6) , de modo a acolher o travão inferior.

6. Cesto (1) com rodas (3) aperfeiçoado de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizado por ambas as partes do travão inferior terem uma configuração que se encontrará em tensão e orientada para a parede da secção tubular (7) que tem os recortes ou orifícios (11) de modo a que, quando alinhado com o recorte na parede do cesto, o travão inferior se insira e fixe dentro desta abertura, bloqueando a secção tubular (7) nessa posição.

7. Cesto (1) com rodas (3) aperfeiçoado de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizado por, quando a secção rectangular (13) reforçada com o travão superior fixo na posição contínua for puxada no sentido ascendente, as secções (18) que se projectam lateralmente na parte inferior da parede da secção rectangular (13) se moverem dentro dos sulcos rectangulares mais fundos da secção tubular (7) .

8. Cesto (1) com rodas (3) aperfeiçoado de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizado por, a pega telescópica ser fechada, primeiramente, empurrando e forçando as secções projectadas (18) do travão superior para fora dos orifícios na secção tubular (7) e à medida que o conjunto continua a descer até ao fim da secção rectangular interior, irá forçar a parte do travão inferior a afastar-se da parede interior, soltando deste modo o travão inferior do cesto.

9. Cesto (1) com rodas (3) aperfeiçoado de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizado por, o conjunto telescópico (6) elevatório ser dotado de pega (14) separada, de modo a que na fabricação esta parte possa ser feita com um aditivo antibacteriano .

10. Cesto (1) com rodas (3) aperfeiçoado de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizado por, ser dotado com um painel transparente (10) de encaixe que se adapta ao aro superior frontal do cesto (1) e que irá proteger a impressão no aro, e/ou apresentar um logótipo ou marca impresso na parte traseira do painel transparente, protegendo deste modo a impressão.

11. Cesto (1) com rodas (3) aperfeiçoado de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizado por, ser equipado com um eixos de aço ou plástico (19) que mantém cada roda (3) no lugar, eixo esse que apresenta um sulco, ou uma parte do eixo tem um diâmetro mais pequeno e que é mantido no lugar por uma força descendente na parte do cesto que actua como uma mola a qual pode ser libertada por pressão para libertar o eixo e a roda para facilidade de manutenção e limpeza, ou para substituição da roda.

Description:
DESCRIÇÃO

"CESTO COM RODAS APERFEIÇOADO"

Âmbito do invento

O presente invento diz respeito a um cesto de compras concretamente a um cesto para utilização pessoal, com rodas em superfícies de venda, normalmente em hiper e supermercados e outras lojas de retalho. Técnica anterior

Nestes locais é usual verem-se cestos com rodas de vários formatos e designs, alguns com duas ou mais rodas. Estes cestos são normalmente dotados essencialmente de dois tipos de pegas, uma pega "com rotação" outra pega de "puxar telescópica" . Estas pegas telescópicas são adaptações das malas de bagagem tradicionais com mecanismos intrincados ou simplesmente uma pega de puxar que bloqueia na sua posição superior através de meios simples de atrito, ou seja, a pega é comprimida entre duas paredes de plástico do cesto.

Ente estes cestos conhecidos podem citar-se os documentos WO 2006/056627 requerido em nome de Araven, S.A. e o pedido de patente FR 2 906 212, requerido em nome de Joalpe S.A.

O pedido de patente WO 2006/056627 diz respeito a um cesto utilizável em grandes superfícies de forma geral paralelepipédica, cujas paredes são dotadas de aberturas, cesto esse que compreende uma pega pivotante, uma pega telescópica, um par de rodas que assegura a sua movimentação, rodas essas que, aquando do empilhamento de cestos, se vão alojar no espaço definido por dois elementos com forma de "L" dispostos junto aos vértices do fundo da forma paralelepipédica do cesto.

O pedido de patente FR 2 906 212, refere-se também a um cesto para grandes superfícies de venda que apresenta as características gerais deste tipo de equipamento como apresentando uma forma substancialmente paralelelpipédica, ser empilhável, ter aberturas nas paredes do corpo, ter meios que possibilitem a sua movimentação, ser dotado de pegas pivotantes. É essencialmente caracterizado por os meios de preensão do referido cesto serem constituídos por um braço telescópico cuja fixação se processa por meios inovadores.

A desvantagem daqueles cestos da técnica anterior e mais particularmente nos sistemas de pegas consiste na adaptação de sistemas de malas de bagagem, no mecanismo complexo com muitas peças constituintes incluindo molas as quais com a utilização diária num meio de venda a retalho tem alto grau de probabilidade de falha comprometendo a utilidade do cesto. No caso de pegas de atrito, puxadas entre paredes que a comprimem, a utilização diária e utilização com carga total faz com que as partes componentes tenham um grande desgaste e consequentemente que o conjunto se torne com folgas, fazendo com que a pega telescópica não se fixe na sua posição superior de trabalho.

Sumário do invento

O presente invento diz respeito a um cesto cujas características fundamentais se encontram referidas na reivindicação 1. Outras características são ainda mencionadas nas reivindicações dependentes.

O presente invento tem como objecto um cesto com uma configuração simples que irá manter-se numa posição fixa quando a pega telescópica se move no sentido ascendente e ficar desbloqueada quando for empurrada para baixo.

Por outro lado, como existe hoje em dia uma grande preocupação e consciência em relação à importância da higiene na tentativa de prevenir e controlar a disseminação de certas bactérias, especialmente em locais de grande contacto físico, os supermercados topo de gama estão agora a disponibilizar toalhetes desinfectantes, para que os clientes possam limpar as pegas dos carrinhos de compras, cestos, etc. É consequentemente um objectivo do invento dotar o conjunto telescópico elevatório com uma parte da pega separada, de modo a que na fabricação esta parte possa ser feita com um aditivo antibacteriano, contribuindo assim para ajudar a prevenir o desenvolvimento de bactérias nestes ambientes.

Uma vez que este aditivo antibacteriano é muito dispendioso, seria muito caro produzir todo o conjunto com este aditivo. Assim, estamos apenas a fabricar com este aditivo a parte da pega onde a maior parte do contacto é efectuado, tornando-a assim mais económica.

Por outro lado, os retalhistas e as marcas internacionais estão a investir cada vez mais em publicidade dentro da loja e estão muito conscientes da sua imagem de marca ou dos seus logotipos. A grande maioria dos logotipos é impressa ou transferida a quente directamente sobre o corpo do cesto ou por aplicação de etiquetas no cesto, ou "inmold labelling" (IML) . Como a parte impressa não tem protecção, o uso e desgaste e o contacto com outras superfícies vão, com o tempo, danificando a área de impressão e a marca ou logótipo ficam com mau aspecto, contribuindo para uma impressão negativa dessa marca ou logótipo.

Constitui pois um outro objectivo do invento dotar o cesto com um painel transparente de encaixe que se adapta ao aro superior frontal do cesto e que irá proteger a impressão no aro, ou então tem o logótipo ou marca impresso na parte traseira do painel transparente, protegendo deste modo a impressão e podendo ser rapidamente substituído se estiver danificado, sem necessidade de substituir todo o cesto. Isto pode contribuir para que o retalhista tenha diferentes promoções com marcas diferentes, a um custo mínimo.

Ainda um outro aspecto positivo é o facto de que, quando empilhados, cada painel frontal dos cestos estará contribuir para uma promoção mais eficaz.

0 uso diário constante provoca desgaste e danos nas rodas dos cestos, e a sujidade começa a acumular-se entre o eixo e a roda, contribuindo para menos mobilidade e fazendo com que seja mais difícil deslocar o cesto quando está muito carregado. É necessária manutenção, a qual pode ser dispendiosa, e pode até ser necessário substituir totalmente o cesto. É portanto um outro objectivo do invento a utilização de um eixo de aço ou plástico que irá manter a roda no lugar. Este eixo tem um sulco, ou uma parte do eixo tem um diâmetro mais pequeno, onde é mantido no lugar por uma força descendente na parte do cesto que actua como uma mola. Esta pode ser facilmente solta pressionando a parte da mola do cesto, o que liberta o eixo e a roda para facilidade de manutenção e limpeza, ou para substituição da roda.

Breve descrição das figuras

A descrição que se segue tem por base os desenhos anexos que, sem qualquer carácter limitativo representam o cesto com rodas objecto do invento. Nos desenhos representa-se : - Na figura 1, uma vista de frente do cesto com rodas objecto do invento;

- Na figura 2, uma vista de lado do cesto representado na figura 1;

- Na figura 3, uma vista em perspectiva do cesto das figuras anteriores;

- Na figura 4, uma vista de cima do carro das figuras anteriores e os respectivos cortes pelas linhas A-A (fig.4a), B-B (fig. 4b), C-C (fig.4c) e ampliações (fig 4d e e) de pormenores respectivamente das figuras 4a e 4c com dos meios de movimentação;

- Na figura 5, vistas respectivamente a, b, c, e d de cima, de frente lateral do cesto objecto do invento onde se representa o elemento para publicidade;

- Na figura 6 , vistas respectivamente a, b, c, e d, de frente, de cima, lateral e ampliação do cesto com pormenores do conjunto telescópico;

- Na figura 7, vistas respectivamente a, b e c, de frente, de cima e lateral do conjunto telescópico; e

- Na figura 8, vistas respectivamente a, b, c e d do cesto objecto do invento com pormenores do funcionamento do travão inferior.

Descrição detalhada do invento

Conforme se pode observar nas figuras, o cesto 1 é formado por um corpo 2 de material plástico, substancialmente paralelepipédico formado por quatro paredes com aberturas e meios de movimentação constituídos por duas rodas 3, meios de apoio 4 ao solo no lado oposto ao das rodas para garantir a estabilidade quando em repouso. Faz ainda parte do cesto uma pega/alça 5 rotativa que se apoia no bordo superior do cesto e um conjunto telescópico 6. O referido conjunto telescópico, genericamente representado com a referência 6 consiste de:

- Uma secção tubular principal 7 ou estrutura com sulcos rectangulares interiores 8 ao longo da maior parte do seu comprimento, com orifícios 9 perto de uma das extremidades da secção tubular 7 que irá alojar e acolher parte do "travão superior". A secção tubular terá recortes e orifícios 11 na extremidade oposta, para acolher o "travão inferior" .

- Uma secção rectangular 13 reforçada que irá deslocar-se dentro da secção tubular principal 7 e compreende o travão superior constituído por saliências projectadas 18 em ambos nos lados da parte superior da referida secção tubular 7. Estas saliências projectam-se a partir de um elemento que encaixa na secção rectangular 13 e que permite obter a flexibilidade necessária para, uma vez exercida força descendente na secção rectangular 13 através da pega vai permitir que se destrave (fig.6e) . Esta secção rectangular 13 é encimada pela pega 14. A secção inferior da secção rectangular 13 irá fixar-se dentro da parte do travão superior e a secção superior desta mesma secção rectangular irá fixar-se dentro da parte da pega 14. Como se pode observar nas figuras, o cesto 1 terá um ou mais recortes na parede traseira paralelos ao conjunto telescópico 6, de modo a acolher o travão inferior. Ambas as partes do travão inferior terão uma configuração que se encontrará em tensão e orientada para a parede da secção tubular que tem os recortes ou orifícios 11 de modo a que, quando alinhado com o recorte na parede do cesto, o travão inferior se insira e fixe dentro desta abertura, bloqueando a secção tubular 7 nessa posição.

Quando a secção rectangular 13 reforçada com o travão superior fixo na posição continua a ser puxada no sentido ascendente, as secções projectadas nas partes do travão superior movem-se dentro dos sulcos rectangulares 8 mais fundos da secção tubular 7, evitando deste modo o desgaste ou a uma diminuição da espessura. Apenas existe contacto entre o travão superior e a secção tubular 7 na extremidade, quando as saliências saem das secções rectangulares mais fundas para se fixarem nas aberturas. Isto evita grande parte do desgaste e da ruptura, e é mantido o ajustamento entre as partes.

O conjunto telescópico 6 com a pega 14 é fechado, primeiramente, empurrando e forçando as secções projectadas do travão superior para fora dos orifícios na secção tubular. À medida que o conjunto continua a descer até ao fim da secção rectangular interior, irá forçar a parte do 5 travão inferior a afastar-se da parede interior, soltando deste modo o travão inferior do cesto (fig 8. corte Al-corte A2) . E aquando no seu ponto de descanso este travão ira encontrar um orifício inferior para que o travão fique sem tensão.

10

Conforme anteriormente referida, outro objectivo do invento consiste na concepção de uma pega 14 que possa ser considerada antibacteriana . Deste modo, e para evitar custos excessivos no fabrico da referida pega 14, a parte

15 superior do conjunto telescópico elevatório que forma a pega, apresenta-se com uma parte da pega separada, de modo a que na fabricação esta parte possa ser feita com um aditivo antibacteriano, contribuindo assim para ajudar a prevenir o desenvolvimento de bactérias nestes ambientes. É

20 nesta parte da pega, que comporta o aditivo antibacteriano, onde a maior parte do contacto é efectuado torna-se assim de fabrico mais económico.

0 cesto apresenta ainda um painel transparente 10 25 de encaixe que se adapta ao aro superior frontal do cesrto 1. Este painel 10 irá proteger a impressão no aro ou bordo superior do cesto, ou então tem o logótipo ou marca impresso na parte traseira do painel transparente, protegendo deste modo a impressão e podendo ser rapidamente 30 substituído se estiver danificado, sem necessidade de substituir todo o cesto. Isto pode contribuir para que o

•——— - retalhista tenha diferentes promoções— com marcas diferentes, a um custo mínimo. Por outro lado, o eixo 12 de aço ou plástico da roda 3 que irá mantém a referida roda no lugar é dotado de um sulco, ou uma parte do eixo tem um diâmetro mais pequeno, onde é mantido no lugar por uma força descendente na parte do cesto que actua como uma mola. Esta pode ser facilmente solta pressionando a parte da mola do cesto, o que liberta o eixo e a roda para facilidade de manutenção e limpeza, ou para substituição da roda.

O invento anteriormente descrito pode sofrer pequenas alterações de pormenor sem sair do espirito das reivindicações que se seguem.