Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
IMPROVEMENT TO A CNC MACHINE FOR CUTTING METAL PIPES
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2016/033662
Kind Code:
A1
Abstract:
Improvement to a CNC machine for cutting metal pipes, comprising a rotary coupling (2) for the end of the worked pipe, constituted by a pipe retention device (3) associated with a rotary wheel with rack (4), driven by a motor (5) that provides the rotation of said pipe. The worked metal pipe is cut by a cutting tool (6) arranged on a moving head (7) on a moving portal (8) and moved transversely by a motorized spindle (9), the portal (8) being mounted on a track (10) on a base (11), a second, fixed portal (12), providing additional support for the pipe, also being mounted. Both the moving portal (8) and the fixed portal (12) are provided with a central opening (13), for the passage of the pipe, equipped with a self-centring frame (14) that automatically retains the pipe. The cutting tool (6) is fixed on the moving portal (8) by means of rapid coupling, constituted by a magnetic plate (17) at the base of the cutting tool (6), associated with magnetic plates (18) fixed on the portal (8), one on the front face (19) and the other on the rear face (20), such that the cutting tool (6) is able to be moved from the front face (19) to the rear face (20).

Inventors:
DA SILVEIRA EDSON GEOVANE (BR)
BERVIG JULIANO (BR)
Application Number:
PCT/BR2014/000358
Publication Date:
March 10, 2016
Filing Date:
October 01, 2014
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
SILBER MÁQUINAS IND LTDA (BR)
International Classes:
B23B5/08
Foreign References:
DE19958616A12001-06-13
US6664499B12003-12-16
US7992473B22011-08-09
Attorney, Agent or Firm:
D'MARK REGISTROS DE MARCAS E PATENTES LTDA (BR)
Download PDF:
Claims:
Reivindicações:

1- APERFEIÇOAMENTO EM MÁQUINA CNC PARA CORTE DE DUTOS METÁLICOS provida de CNC com interface com o usuário (1 ), cujo software controla todas as suas funções, apresentando um acoplamento giratório (2) que recebe, fixa e rotaciona o duto trabalhado, operacionalmente ligado a uma ferramenta de corte (6) móvel longitudinalmente e transversalmente na máquina, cujos movimentos em conjunção com o giro propiciado pelo acoplamento (2) propiciam o corte desejado, caracterizado por a ferramenta de corte (6) ser associada a um pórtico (8) móvel no sentido longitudinal da máquina, disposto entre o acoplamento (2) e um pórtico fixo (12), em que ambos os pórticos (8 e 12) são dotados de abertura central (13) equipada com quadro autocentrante automático (14) de apoio, retenção e giro do duto, sendo a ferramenta de corte (6) ainda associada a um cabeçote (7) móvel no sentido transversal sobre o pórtico móvel (8) por ação de fuso motorizado (9).

2- APERFEIÇOAMENTO EM MÁQUINA CNC PARA CORTE DE DUTOS METÁLICOS como reivindicado em 1 e ainda caracterizado por o acoplamento (2) ser constituído por um dispositivo de retenção do duto (3) associado a uma roda giratória com cremalheira (4), acionada por um motor (5).

3- APERFEIÇOAMENTO EM MÁQUINA CNC PARA CORTE DE DUTOS METÁLICOS como reivindicado em 1 e ainda caracterizado por o quadro autocentrante (14) ser composto de dois pares de roletes (15), dispostos em direções perpendiculares entre si e passíveis de afastamento ou aproximação automática. 4- APERFEIÇOAMENTO EM MÁQUINA CNC PARA CORTE DE DUTOS METÁLICOS como reivindicado em 3 e ainda caracterizado por os pares de roletes (15) serem solidários a uma roda dentada giratória (16) acionada por motor.

5- APERFEIÇOAMENTO EM MÁQUINA CNC PARA CORTE DE DUTOS METÁLICOS como reivindicado em 1 e ainda caracterizado por a ferramenta de corte ser (6) de plasma, laser ou oxicorte.

6- APERFEIÇOAMENTO EM MÁQUINA CNC PARA CORTE DE DUTOS METÁLICOS como reivindicado em 1 e ainda caracterizado por o pórtico (8) e o pórtico (12) ser montados sobre um trilho (10) em uma base (11).

7- APERFEIÇOAMENTO EM MÁQUINA CNC PARA CORTE DE DUTOS METÁLICOS como reivindicado em 1 e ainda caracterizado por o pórtico (8) ser tracionado por ambos os lados do trilho (10).

8- APERFEIÇOAMENTO EM MÁQUINA CNC PARA CORTE DE DUTOS METÁLICOS como reivindicado em 1 e ainda caracterizado por o acoplamento giratório (2), o pórtico móvel (8) e o pórtico fixo (12) ser providos de dispositivo automático de lubrificação temporizada, que sob o controle do CNC (1 ) bombeia óleo nas partes mecânicas destes componentes em tempos pré-ajustados.

9- APERFEIÇOAMENTO EM MÁQUINA CNC PARA CORTE DE DUTOS METÁLICOS como reivindicado em 1 e ainda caracterizado por a ferramenta de corte (6) ser fixada no pórtico móvel (8) por acoplamento rápido, constituído por uma placa magnética (17) na base da ferramenta de corte (6), associada a placas magnéticas (18) fixas no pórtico (8).

10- APERFEIÇOAMENTO EM MÁQUINA CNC PARA CORTE DE DUTOS METÁLICOS como reivindicado em 9 e ainda caracterizado por pelo menos duas placas magnéticas (18) serem dispostas no pórtico (8), uma na face frontal (19) e outra na face posterior (20).

Description:
APERFEIÇOAMENTO EM MÁQUINA CNC PARA CORTE DE DUTOS METÁLICOS

Setor tecnológico da invenção

[0001] A presente invenção pertence, de maneira geral, ao setor tecnológico de máquinas e equipamentos de usinagem e corte de peças metálicas e se refere, mais especificamente, a um aperfeiçoamento em uma máquina CNC (controle numérico computadorizado) para corte automatizado de dutos.

Estado da técnica conhecido

[0002] O estado da técnica deste setor tecnológico é constituído por uma série de máquinas CNC para corte de dutos ou tubos metálicos. Ditas máquinas são dotadas de uma ferramenta móvel de corte (plasma, laser, oxicorte, etc.) associada a um suporte rotativo que gira o duto a ser cortado, ambos controlados por software adequado, que move a ferramenta de corte e gira o duto de acordo com os cortes que serão realizados. Cortes de alta precisão são tipicamente realizados com máquinas que utilizam laser como ferramenta de corte. Ditas máquina apresentam elevada complexidade e custo bastante elevado.

[0003] Em particular, cita-se pedido anterior do mesmo titular do presente pedido, que se refere a uma máquina CNC para corte de dutos metálicos, provida de acoplamento giratório de fixação da extremidade do duto trabalhado. Nesta máquina o corte do duto é realizado por um cabeçote móvel disposto em um braço transversal, por sua vez movido ao longo da extensão de um trilho longitudinal. O apoio do duto é proporcionado (além do acoplamento giratório) por um suporte com configuração circular, móvel ao longo do mesmo trilho. Em que pese a sua eficiência, esta construção apresenta algumas deficiências que são abaixo descritas.

[0004] A rotação do duto proporcionada apenas pelo acoplamento giratório - disposto em uma extremidade - pode provocar torção da sua porção intermediária e da outra extremidade, podendo causar danos.

[0005] A disposição da ferramenta de corte em um braço transversal móvel em um trilho e o uso, para apoiar o duto, de um suporte circular movido independentemente no mesmo trilho, gera a necessidade do CNC controlar duas referências diferentes de posição, o que exige certo nível de sofisticação do programa.

[0006] O fato da ferramenta de corte estar fixa na extremidade do braço longitudinal limita o alcance da mesma, uma vez que a área acessível à dita ferramenta é determinada pelo curso do braço. Como o braço se move ao longo da lateral da máquina, a ferramenta de corte não alcança as regiões adjacentes ao início do curso do braço, ou seja, as regiões próximas ao acoplamento giratório, o que impossibilita a realização de cortes nestas regiões.

[0007] O suporte circular móvel é constituído por uma espiral externa e por um anel interno, que pode girar livremente em relação à dita espiral, empregando uma série de pinos ejetáveis radialmente dispostos para retenção da superfície externa do duto em relação a anel. Apesar de eficiente para atingir suas finalidades, esta construção faz com que os procedimentos de centralização do duto no suporte circular sejam complexos e destituídos de praticidade. [0008] Por fim, outro problema é relacionado à dificuldade de lubrificação de dito acoplamento e aos desgastes mecânicos relacionados.

Novidade e objetivos da invenção

[0009] A presente invenção se refere a um aperfeiçoamento em máquina CNC para corte de dutos metálicos capaz de resolver os problemas inerentes ao estado da técnica.

[0010] A nova concepção proposta e revelada neste relatório descritivo emprega também um acoplamento giratório de fixação da extremidade do duto trabalhado, associado a um motor para proporcionar a rotação do dito duto. Entretanto, a ferramenta de corte é disposta em um pórtico móvel em um trilho, que também é responsável por propiciar o apoio para o duto. Dito pórtico é ainda tracionado por ambos os lados do trilho, propiciando um movimento mais constante e preciso. Como as funções de suportar o duto e manter e movimentar a ferramenta de corte são realizadas pelo mesmo pórtico móvel, o CNC tem que controlar apenas uma referência de posição.

[0011] Tal como o acoplamento giratório, o pórtico também é provido de motor próprio para propiciar a rotação do duto. Assim a rotação é realizada pelo acoplamento na extremidade do duto e na porção intermediária pelo pórtico, sendo ainda utilizado outro pórtico na outra extremidade do duto para propiciar apoio adicional, pórtico este que é provido de meios para permitir o arraste do duto. Deste modo são resolvidos os problemas de torção encontrados no estado da técnica, decorrentes de rotacionar o duto apenas pelo acoplamento giratório em uma de suas extremidades. [0012] Ambos os pórticos são dotados de abertura circular central para a passagem do duto, a qual é equipada com um quadro autocentrante, especialmente concebido para centralizar e aprisionar o duto de forma automática. Este quadro autocentrante é dotado de dois pares de roletes, cada par disposto de forma a pressionar o duto por duas direções diferentes.

[0013] A ferramenta de corte é fixada no pórtico móvel através de acoplamento magnético rápido, disposto em ambas as faces, de modo que o operador pode mudar a ferramenta de lado no pórtico quando este se aproxima do início de seu curso, permitindo que dita ferramenta alcance as áreas próximas à extremidade presa no acoplamento giratório.

[0014] Por fim, tanto os pórticos como o acoplamento giratório são equipados com dispositivo de lubrificação automática temporizada.

Descrição dos desenhos anexos

[0015] A fim de que a presente invenção seja plenamente compreendida e levada â prática por qualquer técnico deste setor tecnológico, a mesma será explicada de forma clara, concisa e suficiente, tendo como base os desenhos anexos abaixo listados, nos quais:

[0016] Figura 1 desenho em perspectiva do equipamento completo.

[0017] Figura 2 desenho em perspectiva de um detalhe em escala ampliada do suporte giratório do duto trabalhado.

[0018] Figura 3 desenho em perspectiva de um detalhe em escala ampliada dó suporte giratório representado aberto. [0019] Figura 4 desenho em perspectiva de um detalhe em escala ampliada do pórtico móvel de suporte do duto e do cabeçote de corte.

[0020] Figura 5 desenho em perspectiva de um detalhe em escala ampliada do pórtico móvel de suporte do duto e do cabeçote de corte, representado aberto para visualização de suas partes interna.

[0021] Figura 6 desenho em perspectiva de um detalhe em escala ampliada do pórtico fixo de suporte adicional do duto.

[0022] Figura 7 desenho em perspectiva da ferramenta de corte acoplada da ao pórtico móvel,

[0023] Figura 8 desenho em perspectiva do desacoplamento rápido da ferramenta de corte ao pórtico móvel, representada em dois momentos sucessivos (acoplada e desacoplada).

[0024] Deve-se evidenciar que os desenhos acima listados são apenas exemplificativos de possíveis concretizações do conceito proposto, as quais não são únicas, sendo possíveis inúmeras alterações, substituições por equivalentes, acréscimos e supressões sem escapar do escopo da invenção.

Descrição detalhada da invenção

[0025] Fazendo referência a figura 1 , vemos que a presente invenção se refere a um aperfeiçoamento em máquina CNC para corte de dutos metálicos, dita máquina provida de CNC com interface com o usuário (1 ), cujo software controla todas as suas funções, compreendendo um acoplamento giratório (2), que recebe e fixa em posição a extremidade do duto trabalhado. Dito acoplamento (2) é constituído por um dispositivo de retenção do duto (3) associado a uma roda giratória com cremalheira (4), acionada por um motor (5) que proporciona a rotação de dito duto (conforme pode ser visualizado na figura 3). O corte do duto de metal trabalhado é realizado por uma ferramenta de corte (6) - que pode ser de plasma, laser, oxicorte ou qualquer outro adequado - disposta em cabeçote móvel (7) sobre um pórtico móvel (8) e preferencialmente movida transversalmente por fuso motorizado (9). Em que o pórtico (8) é montado sobre um trilho (10) em uma base (11 ). O pórtico (8) é preferencialmente tracionado por ambos os lados do trilho (10) para propiciar movimento constante e preciso. Sobre o trilho (10) e base (11 ) é ainda montado um segundo pórtico fixo (12) de apoio adicional para o duto.

[0026] Tanto o pórtico móvel (8) (figuras 4 e 5) como o pórtico fixo (12) (figura 6) são dotados de abertura central (13) para a passagem do duto. Dita abertura (13) é equipada com quadro autocentrante (14), que automaticamente retém o duto. Para tanto, este quadro autocentrante (14) é composto de dois pares de roletes (15) dispostos em direções perpendiculares entre si, cada par de roletes (15) capaz de movimento de afastamento ou aproximação para comprimir o duto por duas direções diferentes. O quadro (14) é associado à roda dentada giratória (16) engrenada a motor para rotacionar o duto.

[0029] O acoplamento giratório (2), o pórtico móvel (8) e o pórtico fixo (12) são providos de dispositivo automático de lubrificação temporizada, que sob o controle do CNC (1 ) bombeia óleo nas partes mecânicas destes componentes em tempos pré-ajustados.

[0030] A ferramenta de corte (6) é fixada no pórtico móvel (8) por acoplamento rápido. Este acoplamento pode ser melhor visualizado nas figuras 7 e 8. Na figura 7 vemos que o acoplamento é constituído por uma placa magnética (17) na base da ferramenta de corte (6), associada a placas magnéticas (18) fixas no pórtico (8). Pelo menos duas placas magnéticas (18) são dispostas no pórtico (8), uma na face frontal (19) e outra na face posterior (20), de modo que a ferramenta de corte (6) possa ser mudada da face frontal (19) para a face posterior (20), para propiciar acesso de dita ferramenta (6) às áreas do duto adjacentes ao acoplamento giratório (2). Na figura 8 vemos o desacoplamento da ferramenta (6) pela separação das placas magnéticas (17) e (18).

[0031] Tratou-se no presente relatório descritivo de uma invenção dotada de novidade, aplicação industrial e atividade inventiva, todos os requisitos determinados pela lei da propriedade industrial para receber o privilégio pleiteado.