Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
IMPROVEMENT TO ECOLOGICAL INERTIA START SYSTEM FOR AUTOMOTIVE VEHICLES
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2023/019336
Kind Code:
A1
Abstract:
The present application to an utility model is essentially characterised by an electronic system adapted for manual and automatic automotive vehicles, with the function of helping to reduce fuel consumption, providing a means which allows the engine to be started by merely pushing a button, without the use of an ignition key; this device comprises a flexible PP cable (1) with four 1.5 mm gauge tracks connected to a cylindrical casing (2) containing a green button (3) and a red button (4) individually connected to a relay unit (5) with an amperage of up to 70 A; besides retaining all the existing functionalities of the vehicle, the system reduces fuel consumption in the long term to an incredible extent, at the same time reducing pollutant emissions into the environment and exponentially increasing the service life of the engine; above all, the system has an incredibly lower cost in comparison with the present systems, providing speed and agility, since it is located in the proximity of the driver's hand.

Inventors:
VERAS JHONATA OLIVEIRA (BR)
Application Number:
PCT/BR2022/050323
Publication Date:
February 23, 2023
Filing Date:
August 18, 2022
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
VERAS JHONATA OLIVEIRA (BR)
INST BRASIL DE TECNOLOGIA (BR)
JOVES ENGENHARIA ENERGIA INERCIA LTDA (BR)
International Classes:
F02D11/02; B60K28/00; F02N19/00
Domestic Patent References:
WO2015108800A12015-07-23
Foreign References:
US7204221B22007-04-17
AU2010241415A12011-06-02
US20200063626A12020-02-27
US10377235B22019-08-13
Attorney, Agent or Firm:
ADVOGADOS ASSOCIADOS, Cleber Costa & Gilber Bento (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÃO

1. APERFEIÇOAMENTO INTRODUZIDO EM SISTEMA DE START INÉRCIA ECOLÓGICO PARA VEÍCULOS AUTOMOTIVOS - Trata-se de urn sistema de start, inércia ecológico, utilizado em veículos automotores com câmbio manual e automático, caracterizado por: cabo flexível PP (1), de 4 vias, conectado a uma caixa em formato cilíndrico (2), com um botão verde (3) e outro botão vermelho (4), os quais estão interligados individualmente a uma unidade de relé (5) na sua extensão.

REIVINDICAÇÕES MODIFICADAS

Recebidas pela Secretaria Internacional no dia 20 de dezembro de 2022 (20.12.22)

1. APERFEIÇOAMENTO INTRODUZIDO EM SISTEMA DE START INÉRCIA ECOLÓGICO PARA VEÍCULOS AUTOMOTIVOS - Trata-se de um sistema de start inércia ecológico, utilizado em veículos automotores com câmbio manual e automático, caracterizado por: um cabo flexível PP (1), de 4 vias, conectado a uma caixa em formato cilíndrico (2), a qual contém: um botão verde (3), de formato circular, localizado na extremidade superior da caixa (2), e outro botão vermelho (4), de formato circular, podendo ser localizado tanto na lateral da caixa (2) quanto na parte superior, os quais são interligados individualmente a uma unidade de relés (5) com capacidade de 12v a 24v de até 70 A, conectados pelo cabo flexível PP (1.1).

Description:
APERFEIÇOAMENTO INTRODUZIDO EM SISTEMA DE START INÉRCIA ECOLÓGICO PARA VEÍCULOS AUTOMOTIVOS

CAMPO DE APLICAÇÃO:

1. O referido produto, cuja proteção será reivindicada neste relatório, foi desenvolvido com o intuito de suprir deficiências, amenizar dificuldades e solucionar problemas até então encontrados pelos usuários do setor, mais precisamente, o setor automotivo.

INTRODUÇÃO:

2. Refere-se o presente pedido de patente de Modelo de Utilidade, a um sistema eletrônico, adaptado em veículos automotores, cuja função consiste em auxiliar na redução do gasto de combustível dos mesmos.

3. Basicamente o sistema em questão assemelha-se com o sistema “start-stop”, que se trata de uma tecnologia automotiva, responsável por desligar o motor do carro automaticamente depois de alguns segundos em que o veículo está parado, e voltar a ligá-lo, também de forma automática, quando o veículo se movimenta.

4. O referido sistema destaca-se, íundamentalmente, pela forma mais prática, simples e funcional de um sistema de start inércia utilizado em veículos automotores com o intuito de auxiliar na redução de combustível destes, sendo o mesmo dotado de aspectos funcionais únicos, exclusivos e inovadores, que serão descritos a seguir, tomando-se num sistema exclusivo no mercado.

CARACTERÍSTICAS :

5. O sistema em questão, apresentado por meio deste relatório, é composto por: um cabo flexível PP ( 1), de 4 vias com bitola de 1 ,5 mm cada via, conectado a uma caixa em formato cilíndrico (2), a qual contém: um botão verde (3) e Outro botão vermelho (4), os quais são interligados individualmente a uma unidade de relé (5), com capacidade de até 70 A,

6. O cabo flexível (1), possui quatro vias, das quais: duas vias tem suas extremidades conectadas, através da caixa em formato cilíndrico (2), ao botão verde (3) de abertura, o qual está tem um relé (5) conectado em sua extensão, que por sua vez, está interligado ao sistema de ignição do veículo, enquanto que, o outro par, interligado a outra unidade de relé (5), está conectado a caixa de fusíveis do automóvel e ao botão vermelho (4), o qual tem finalidade de desligar o motor. FIGURAS:

7. Inicialmente, para melhor demonstrar tais características, e visando uma compreensão clara e objetiva acerca das disposições aplicadas no presente Modelo de Utilidade, serão apresentados desenho e fluxograma em caráter demonstrativo, fazendo referências ao relatório que seguem em anexo.

8. A FIGURA 1 ilustra em vista perspectiva, o cabo flexível PP (1) de quatro vias, conectado a uma caixa em formato cilíndrico (2), a qual contém: um botão verde (3) e outro botão vermelho (4), os quais são interligados individualmente a uma unidade de relé (5).

9. Cabe esclarecer que as imagens acima relacionadas ilustram o sistema em caráter demonstrativo e não restritivo, cuja concepção poderá variar quanto às suas medidas, matéria-prima, dimensões, etc, sem fugir logicamente, do escopo principal cuja proteção é reivindicada.

FUNCIONALIDADE:

10. Inicialmente o referido sistema, descrito por meio deste relatório, será utilizado no setor automotivo.

11. O sistema disponibiliza o recurso que permite o acionamento do motor sem a necessidade do uso da chave na ignição com o aperto de apenas um botão, além de garantir todas as funcionalidades existentes do veículo inalteradas, podendo ser instalado em veículos automáticos e manuais.

12. A longo prazo, os efeitos do uso do sistema geram incrível redução do gasto de combustíveis, aliado a diminuição da emissão de poluentes ao meio ambiente incluindo um aumento exponencial da vida útil do motor.

13. Além de tudo, o sistema em questão tem um custo incrivelmente menor se comparado aos sistemas atuais, proporcionando rapidez e agilidade, uma vez que o acionamento se encontra localizado próximo ao perímetro da mão do motorista.

INOVAÇÃO:

14. Em termos gerais, o referido sistema representa uma solução no que diz respeito a Um sistema eletrônico, adaptado em veículos automotores cujo funcionamento consiste no acionamento e desligamento do motor de forma mais ágil e eficaz, otimizando o gasto de energia e consequentemente gerando economia de combustível. 15. Trata-se de um sistema único, exclusivo e inovador, sendo altamente confiável e recomendável para uso em seu momento de realizar a redução dó consumo de combustíveis em automóveis, e certamente será um grande diferencial para o setor à qual se destina. DESCRIÇÃO DO ESTADO DA TÉCNICA:

16. Durante o desenvolvimento do referido sistema, foram realizadas inúmeras pesquisas para identificar a existência de eventuais anterioridades ou sistemas afins. Tais levantamentos, contudo, não apontaram a existência de nenhum outro sistema com as mesmas características técnicas preponderantes ou funcionais.

17. Diante dessa necessidade e oportunidade comercial, criou-se o referido sistema, mais precisamente a um sistema eletrônico cuja função consiste em gerar uma drástica redução no gasto de combustível de veículos automotores e pode ser facilmente adaptado em uma vasta gama de modelos.

18. As anterioridades disponíveis no mercado baseiam-se em sistemas chamados “startstop”, que em sua maioria, já vem instalados de fábrica, e demandam um investimento inicial de alto custo; além disso, o sistema exige a espera de um tempo pré-definido para que se possa acionar o motor novamente.

19. Logo, em conformidade com o artigo 9 o da Lei da Propriedade Industrial n° 9.279/96 e por todos os aspectos apresentados neste relatório, o objeto do presente pedido de patente se faz merecedor da proteção como Modelo de Utilidade, que ora se pleiteia.