Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
IMPROVEMENT TO AN EXPANDING SUPPORT FOR FACILITATING THE PROCESS OF WASHING HOSIERY IN GENERAL
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2018/018101
Kind Code:
A1
Abstract:
This is a product pertaining to the sector of domestic implements and clothes washing. The present subject matter relates to a hitherto unknown improvement to a support for assisting in and facilitating the process of washing hosiery, principally very dirty and soiled hosiery. The invention comprises a single rounded tubular component, with a closed upper end, and it also has a slight curvature in the centre, forming the lower part thereof, this being a little less robust, and it is open at the end thereof such that a user's hand can be inserted in order to hold the support during use. The fabric stretches when the item of hosiery is placed on the support, causing the weave and the fibres of the fabric to open up, which permits more in-depth access of the bristles of a brush for removing soiling and impurities, by means of the mechanical action of washing with soap and a brush.

Inventors:
PAES DE GODOY BENEDICTO, Daniel (Rua Doutor Homem de Melo, 1109 - PerdizesSão Paulo - SP, CEP: -002, 05007, BR)
Application Number:
BR2016/000079
Publication Date:
February 01, 2018
Filing Date:
August 17, 2016
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
PAES DE GODOY BENEDICTO, Daniel (Rua Doutor Homem de Melo, 1109 - PerdizesSão Paulo - SP, CEP: -002, 05007, BR)
International Classes:
D06F3/00; A41B11/00; D06F1/12
Download PDF:
Claims:
R E I V I N D I C A Ç Õ E S

1a) "APERFEIÇOAMENTO APLICADO EM SUPORTE EXPANSOR PARA FACILITAR O PROCESSO DE LAVAGEM DE MEIAS EM GERAL" é constituído por um aperfeiçoamento aplicado em suporte portátil para agilizar o processo de lavagem de meias (M), permitindo retirada das sujeiras mais profundas com facilidade (1) caracterizado por ser formado por uma peça única (2), vazada (3), tubular (4), curvada e arredondada (5), com a sua extremidade superior fechada (6), possuindo ainda uma pequena curvatura central (7) que em continuidade da forma à sua parte inferior (8), sendo esta um pouco menos robusta (8A), num formato oval (9) aberta em sua extremidade inferior (10), de modo a formar um compartimento para que a mão do usuário possa penetrar para segurar o suporte durante o uso (11 ).

2a) "APERFEIÇOAMENTO APLICADO EM SUPORTE EXPANSOR PARA FACILITAR O PROCESSO DE LAVAGEM DE MEIAS EM GERAL", de acordo com reivindicação um, é caracterizado pelo suporte (1 ) poder ser desenvolvido em plástico pet ou similar, além de outros materiais como isopor, madeira, alumínio, aço inox, borracha, silicone, arame, dentre outros (12); podendo ser estilizado e receber mensagens e dizeres promocionais (13).

Description:
"APERFEIÇOAMENTO APLICADO EM SUPORTE EXPANSOR PARA FACILITAR O PROCESSO DE LAVAGEM DE MEIAS EM GERAL"

1. Refere-se o presente objeto a um inédito aperfeiçoamento em suporte para auxiliar e facilitar o processo de lavagem de meias, principalmente àquelas mais sujas e encardidas. Constituído por uma peça única, vazada, tubular, curvada e arredondada, com a sua extremidade superior fechada, possuindo ainda uma pequena curvatura central que forma sua parte inferior, sendo esta um pouco menos robusta, num formato oval, e aberta em sua extremidade, de modo que a mão do usuário possa entrar para segurar o suporte durante o uso. O suporte é aplicável para diversos tamanhos de meias, desenvolvido preferencialmente em material leve e resistente como plástico PET ou similar e, cujo diâmetro é maior do que a meia a ser lavada. Ao vestir a meia no suporte o tecido é esticado, havendo abertura das tramas e fibras do tecido, permitindo e facilitando acesso mais profundo das cerdas de uma escova para remoção das sujeiras e impurezas, através de ação mecânica de lavagem com sabão e escova.

2. Este pedido de patente refere-se a um aperfeiçoamento do "SUPORTE EXPANSOR PARA FACILITAR O PROCESSO DE LAVAGEM DE MEIAS EM GERAL", do mesmo titular, com patente requerida em 09/12/2015, sob protocolo número BR102015030783-7.

3. Destina-se o presente a auxiliar na lavagem de meias, principalmente as infantis que geralmente ficam mais sujas e encardidas. Podendo ser utilizado por donas de casa, lavanderias, hotéis, escolas, creches, orfanatos, hospitais, dentre outros. 4. Partindo do princípio que no processo de lavagem existem ações químicas e mecânicas que fazem a remoção da sujeira, a abertura das fibras/tramas do tecido da meia, através deste suporte expansor, facilita o alcance das cerdas da escova no interior das fibras, permitindo um alcance mais profundo.

5. O suporte permite que as fibras e tramas do seu tecido fiquem abertas e afastadas entre si, de modo que um simples esfregão com escova remova toda a sujeira, sem que seja necessário muito esforço braçal, reduzindo o tempo de lavagem.

6. Constituído por uma peça única, tubular, vazada, curvada, como no formato de um pé humano, voltado para cima quando em uso, cuja parte correspondente à planta do pé é de formato cilíndrico, com a extremidade fechada, e a parte correspondente ao tornozelo, num formato oval, aberta, de modo que a mão possa entrar para segurar o suporte durante o uso. O suporte é desenvolvido em plástico pet, reciclado ou similar, preferencialmente leve, de tamanho pequeno e portátil, com boa resistência mecânica devido à espessura de sua parede, sendo resistente inclusive aos produtos químicos utilizados na lavagem de roupas. O suporte em questão agiliza o tempo de esfregar as meias, evitando força demasiada no esfregar e reduzindo o tempo de limpeza mecânica das meias.

7. O suporte pode ser desenvolvido em plástico pet ou similar, além de outros materiais como isopor, madeira, alumínio, aço inox, borracha, silicone, arame, dentre outros, podendo ainda receber estilizações, mensagens e dizeres promocionais.

Inconvenientes observados nos modelos atuais: 7. Meias devem ser lavadas e higienizadas diariamente, principalmente meias de crianças que costumam conter sujeiras mais pesadas, manchas e impurezas difíceis de serem retiradas com uma lavagem convencional, sendo necessário esfregar muito.

8. A dificuldade em esfregar meias é grande, porque geralmente a meia fica encolhida, por ser confeccionada em tecido de natureza elástica, e quanto menor o tamanho da meia, mais difícil o processo de lavagem e abertura do tecido. Quando a meia está vestida no pé a trama do tecido se abre e a sujeira penetra. Quando retira a meia do pé a trama se fecha e a sujeira fica presa tornando difícil sua remoção caso não haja nenhum dispositivo que volte a abrir essa trama do tecido.

9. Estender meia a meia no tanque é o que oferece mais resultado, pois ao abrir as tramas do tecido as cerdas da escova penetram com mais facilidade, retirando todas as impurezas, porém requer habilidade, paciência e tempo e em muitos casos ajudas de terceiros. E muitas das vezes, mesmo com todo esforço, as sujeiras mais pesadas ainda permanecem.

10. Há quem ferva meias em panelas com caldo de limão; outras pessoas deixam de molho com bicarbonato de sódio, suco de limão, vinagre, água oxigenada; há que deixe de um dia para outro em branqueadores ou procure por soluções alternativas e mais práticas, utilizando produtos químicos que podem reduzir a vida útil da meias, enfraquecendo as fibras do tecido e gerando custos desnecessários pela compra de outras substâncias químicas além do sabão, e em casos extremos, até na compra de novos pares de meias.

Solução: 11. Portanto, pensando em solucionar tais inconvenientes e em oferecer uma solução prática e eficiente, foi desenvolvido o novo modelo de suporte expansor em questão, auxiliando no esticar do tecido e na abertura das tramas das meias, facilitando o processo de lavagem. Apresentando ainda diversos benefícios, que podem ser destacados em:

• Baixo custo;

• Adaptável e ajustável a todos os tamanhos e modelos de meias;

• Totalmente reciclável;

• Fácii aplicação e utilização;

• Praticidade;

• Oferece mais agilidade no processo de lavagem das meias e retirada das sujeiras mais pesadas;

• Simplicidade construtiva e baixo custo de produção;

• Excelente relação custo-benefício;

• Elevado potencial de comercialização;

• Produto de necessidade comum;

• Pode ser desenvolvido em diversos materiais;

• Pode ser desenvolvido em diversos formatos; • Pode ser desenvolvido em diversos tamanhos;

• Exequibilidade industrial;

• Inovações merecedoras deste privilégio de patente. Estado da técnica:

12. Visando propor uma solução inédita e eficiente, foram realizadas pesquisas de anterioridades no Banco de Dados do INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial e foram encontrados os seguintes processos:

13. PI9200801-1, depositado em 28/02/1992, sob o título de "Dispositivo para lavagem de roupas", a ser usado em tanques e similares contendo uma carga de lavagem de água e roupa, compreendendo: - uma carcaça estruturai (c) apresentando uma porção extrema inferior, imergi vel na carga de lavagem e uma porção superior de fixação externa à referida carga de lavagem; um motor elétrico (30) montado na porção superior da carcaça (c) e provido de eixo de saída; - uma turbina rotativa (50) montada em um eixo 43 mancalizado na porção extrema inferior da carcaça (c), de modo a ficar constantemente imersa na carga de lavagem; - meios de transmissão (40, 41 , 42) montados ao eixo de saída do motor (30) e ao eixo (43) da turbina (50), de modo a girar esta última com uma rotação de operação de lavagem, quando o motor (30) for energizado pelo operador; e - um meio de fixação (60) projetando-se da porção superior da carcaça (c) e fixável a uma das paredes laterais do tanque (t) ou estrutura adjacente. 14. PI0800016-6, depositado em 04/01/2008, sob o titulo de "Vareta tubular portátil para secar roupas intimas e de banho."

Patente de invenção de uma vareta tubular portátil para secar roupas íntimas e de banho sem a utilização de pregadores díretamente da máquina de iavar para o varal, que se constitui de um tubo confeccionado em plástico, pvc, alumínio, poliestireno, acetal ou outro material rígido antiferrugem de grande resistência e durabilidade, podendo ser uma peça única com dois ganchos com ou sem área para propaganda, um em cada extremidade onde são colocadas roupas íntimas ou de banho. As varetas serão afixadas nas laterais e ao redor dos varais fixos, internos de teto, de chão, de parede e varais fixos externos, ou em qualquer outro local onde possam ser afixadas para a sua secagem.

15. PI0901300-8, depositado em 04/09/2009, sob o título de "Máquina de lavar roupa." Uma máquina de lavar roupa é descrita. Uma máquina de lavar roupa inclui um gabinete; e uma divisória única que divide o espaço interno do gabinete em um primeiro espaço para tratamento principal de lavagem de roupa e um segundo espaço para tratamento auxiliar de lavagem de roupa.

16. Conforme o resumo acima, os processos mencionados não possuem similaridade com o objeto da presente patente, motivo pelo qual consideramos que não há impedimentos de ordem técnica nem legal para a obtenção do privilégio solicitado.

17. Para uma perfeita visualização e compreensão do "APERFEIÇOAMENTO APLICADO EM SUPORTE EXPANSOR PARA FACILITAR O PROCESSO DE LAVAGEM DE MEIAS EM GERAL", em questão, seguem os desenhos ilustrativos, onde: 18. A fig. 1 - Apresenta vista em perspectiva do objeto em questão;

19. A fig. 2 - Apresenta vista lateral do objeto em questão;

20. A fig. 3 - Apresenta vista em perspectiva do objeto em questão;

21. A fig. 4 - Apresenta vista ilustrativa do objeto em questão.

22. De acordo com a ilustração e em seus pormenores, o "APERFEIÇOAMENTO APLICADO EM SUPORTE EXPANSOR PARA FACILITAR O PROCESSO DE LAVAGEM DE MEIAS EM GERAL", é constituída por um aperfeiçoamento aplicado em suporte portátil para agilizar o processo de lavagem de meias, permitindo retirada das sujeiras mais profundas com facilidade (1 ) caracterizado por ser formado por uma peça única (2), vazada (3), tubular (4), curvada e arredondada (5), com a sua extremidade superior fechada (6), possuindo ainda uma pequena curvatura central (7) que em continuidade da forma â sua parte inferior (8), sendo esta um pouco menos robusta (8A), num formato oval (9) aberta em sua extremidade inferior (10), de modo a formar um compartimento para que a mão do usuário possa entrar para segurar o suporte durante o uso (11 ).

23. A meia (M) é vestida ao suporte (1 ) fazendo com que o tecido se estique, abrindo as tramas e tecidos da meia, permitindo assim acesso profundo e retirada de todas as sujeiras através da ação mecânica de lavagem com sabão e bucha/esponja.

24. O suporte (1 ) pode opcionalmente ser desenvolvido em plástico pet ou similar, além de outros materiais como isopor, madeira, alumínio, aço inox, borracha, silicone, arame, dentre outros (12); podendo ser estilizado e receber mensagens e dizeres promocionais (13).

25. Pelas vantagens que oferece e por revestir-se de características verdadeiramente inovadoras, o "APERFEIÇOAMENTO APLICADO EM SUPORTE EXPANSOR PARA FACILITAR O PROCESSO DE LAVAGEM DE MEIAS EM GERAL", reúne as condições necessárias para merecer a Patente de Modelo de Utilidade.