Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
IMPROVEMENT TO A FIXING SYSTEM FOR A PNEUMATIC SUSPENSION ARM
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2019/119091
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention relates to an improvement to a fixing system for a pneumatic suspension arm, preferably used in trucks, trailers and semi-trailers, comprising a bearing formed by a resilient bushing (3) internally housed in the eye (4) formed by a cylindrical body housed in the end of the arm (1), said eye (4) having circular rims (12) at the ends of the cylinder, said bushing (3) being provided with a tubular orifice (5) in the core thereof, which houses a screw (6) fixed to the front support (2) via washers (7), washer (9), nut (10) and flanged bushings (11), spacer discs (8) furthermore being provided between the rims (12) and the internal lateral faces of the front support (2).

Inventors:
MACIEL DA SILVA ANTONIO MARCOS (BR)
ROSSI FABIO (BR)
Application Number:
PCT/BR2018/050402
Publication Date:
June 27, 2019
Filing Date:
October 31, 2018
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
RANDON S/A IMPLEMENTOS E PARTICIPACOES (BR)
International Classes:
B60G11/12; B60G5/04; B60G7/00; B60G9/00; B60G11/27
Foreign References:
US20030132593A12003-07-17
JPS61157845A1986-07-17
CN203752814U2014-08-06
US4991868A1991-02-12
US4809960A1989-03-07
JP2000249180A2000-09-12
US5171036A1992-12-15
GB348327A1931-05-14
US20170166024A12017-06-15
Attorney, Agent or Firm:
MONTAURY PIMENTA, MACHADO & VIEIRA DE MELLO ADVOGADOS (BR)
Download PDF:
Claims:
RE IVINDICAÇÕES

1. APERFEIÇOAMENTO EM SISTEMA DE FIXAÇÃO PARA BRAÇO DE SUSPENSÃO PNEUMÁTICA, compreendendo um braço de suspensão (1) fixado a um suporte frontal (2), caracterizado por compreender

uma bucha resiliente (3) internamente alojada ao olhai (4) disposto na extremidade do braço (1), dito olhai (4) sendo provido de bordas (12) nas extremidades, as quais se projetam além do diâmetro externo do corpo do olhai (4), formando um anel circular com área maior que a espessura da sua parede interna,

espaçadores (8) dispostos entre as bordas (12) e as faces laterais internas do suporte frontal (2), arruelas (7) e buchas flangeadas (11),

em que as buchas flangeadas (11) são alojadas nas extremidades de um orifício (5) do núcleo da bucha resiliente (3), cujos flanges se projetam nas paredes laterais internas do suporte (2) e nas faces do núcleo da bucha resiliente (3),

em que as buchas flangeadas (11) atuam em conjunto com as arruelas (7), pela ação do aperto do parafuso (6) no orifício (5) do núcleo da bucha resiliente (3), da arruela (9) e da porca (10), sobre as faces das arruelas (7) e estas nas paredes do suporte (2), de modo a fixar o braço (1) ao suporte (2) .

REIVINDICAÇÕES MODIFICADAS

Recebidas pela Secretaria Internacional no dia 14 de março de 2019 (14.03.19)

1. [modificada] APERFEIÇOAMENTO EM SISTEMA DE FIXAÇÃO PARA BRAÇO DE SUSPENSÃO PNEUMÁTICA, compreendendo um braço rígido de suspensão (1) provido de um mancai, fixado a um suporte frontal (2), dito mancai provido de uma bucha resiliente (3) internamente alojada ao olhai (4) disposto na extremidade do braço (1), parafusos (6) e espaçadores (8) dispostos entre as bordas (12) e as faces laterais internas do suporte frontal (2), caracterizado por dito olhai (4) ser provido de bordas (12) nas extremidades de mesmo diâmetro, as quais se projetam além do diâmetro externo do corpo do olhai (4), formando um anel circular com área maior que a espessura da sua parede interna, em que ambas as bordas (12) se encostam às faces dos discos espaçadores (8), sendo o mancai provido ainda das arruelas (7) e buchas metálicas flangeadas (11), em que as buchas metálicas flangeadas (11) são alojadas nas extremidades de um orifício (5) do núcleo da bucha resiliente (3), cujos flanges se projetam nas paredes laterais internas do suporte (2) e nas faces do núcleo da bucha resiliente (3), em que as buchas metálicas flangeadas (11) atuam em conjunto com as arruelas (7), pela ação do aperto do parafuso (6) no orifício (5) do núcleo da bucha resiliente (3), da arruela (9) e da porca (10), sobre as faces das arruelas (7) e estas nas paredes do suporte (2) , de modo a fixar o braço ( 1 ) ao suporte ( 2 ) .

FOLHA MODIFICADA (ARTIGO 19)

Description:
"APERFE IÇOAMENTO EM SISTEMA DE FIXAÇÃO PARA BRAÇO DE

SUSPENSÃO PNEUMÁTICA"

[001] A presente invenção se refere a um aperfeiçoamento em um sistema de fixação para braço de suspensão pneumática, preferencialmente utilizada em caminhões, reboques e semirreboques, compreendendo um braço de suspensão com uma extremidade fixada rotuladamente a um suporte frontal preso ao chassi de um veiculo, e a extremidade oposta fixada a um eixo veicular contendo molas pneumáticas. A fixação da extremidade do braço fixada ao suporte frontal preso ao chassi é provida de bucha resiliente alojada internamente ao olhai do braço com bordas, e internamente tendo um núcleo tubular alojado a um parafuso fixado ao suporte frontal, além conter buchas flangeadas, arruelas, discos espaçadores e o olhai do braço com bordas .

[002] No presente aperfeiçoamento em sistema de fixação para braço de suspensão pneumática, o olhai do braço com bordas tem a função de aumentar a área de contato e reduzir o desgaste do disco espaçador, e as buchas flangeadas de interface com o suporte frontal também aumentam a área de contato axial, melhorando a eficiência da fixação.

ANTECEDENTES DA INVENÇÃO

[003] Parte dos veículos para transporte de cargas que trafegam atualmente pelas rodovias é equipada com suspensão pneumática, em vista das condições favoráveis de conforto e proteção da carga oferecida por este tipo de suspensão .

[004] Assim sendo, constantemente aperfeiçoamentos são introduzidos nestas suspensões, sendo seus componentes melhorados para atender demandas de novas aplicações em uso.

[005] Entre os diversos modelos de suspensões pneumáticas em uso destacamos as que são dotadas de dois braços longitudinais, tendo o corpo dos braços fixado rigidamente ao eixo veicular e as extremidades frontais providas de olhais, com os mancais de pivotamento rotulados alojados a suportes frontais presos ao chassi do veiculo. Nas extremidades traseiras dos braços estão fixadas as molas pneumáticas.

[006] Os mancais de pivotamento dos braços de uma suspensão pneumática são submetidos, em uso, a forças nas diversas direções, devido às condições oferecidas pelo carregamento e pela rolagem do veiculo nas curvas. É desejável que ditos mancais sejam capazes de absorver e suportar estas forças e resistir ao desgaste nas regiões em atrito, proporcionando em uso uma vida útil prolongada .

[007] Nos modelos citados de suspensões pneumáticas que são dotadas de dois braços longitudinais, rigidamente fixados ao corpo do eixo veicular do estado da técnica, normalmente, em grande parte delas são usadas buchas resilientes de baixa rigidez vertical e torcional, para reduzir os esforços transmitidos aos braços e ao eixo veicular. Consequentemente o movimento relativo do olhai do braço com o suporte é aumentado, gerando nesta região de interface necessidade de se colocar componentes que limitem o deslocamento e resistam ao desgaste, para evitar danificação do suporte ou do olhai do braço. Além disso, há necessidade de garantir adequadamente a fixação do braço ao suporte para evitar riscos de desprendimento do eixo.

[008] No estado da técnica existem em uso variados modelos e soluções de dispositivos de interface nesta região de fixação do braço ao suporte frontal, sendo estes dispositivos construídos de forma complexa, com o objetivo de aumentar a vida útil dos mesmos, minimizando o desgaste dos componentes de interface e garantindo a fixação. Geralmente o olhai do braço tem a forma de um aro cilíndrico, e a interface do núcleo da bucha resiliente atua diretamente na face interna do suporte, tendo pequena área de interface, não atendendo a necessidade dos usuários dos veículos equipados com os citados modelos de suspensões pneumáticas .

[009] Os dispositivos de interface utilizados na fixação dos braços de suspensão ao suporte frontal conhecidos do estado da técnica apresentam o inconveniente de se desgastarem prematuramente, ficando avariados com pouco tempo de uso, e se não forem substituídos em tempo de evitar danos aos suportes e ao próprio olhai dos braços, podem comprometer o funcionamento da suspensão, podendo causar desprendimento do eixo e causar acidentes nas rodovias .

[0010] O documento de patente PI0214498-0 reivindica um conjunto de um sistema de eixo/suspensão caracterizado pelo fato de possuir uma viga incluindo um conjunto de bucha para articuladamente montar a viga em um chassi de veiculo via um suspensor do chassi, no qual o conjunto de suspensão inclui um dispositivo para substancialmente impedir o movimento relativo para o dito conjunto de bucha de um disco espaçador disposto entre o dito conjunto de bucha e o dito suspensor do chassi, para dessa maneira impedir o desgaste excessivo do disco espaçador .

[0011] O objetivo de acordo com o descrito na referida invenção é de proporcionar um aparelho espaçador para impedir ou minimizar o movimento relativo entre o tubo de montagem da bucha elastomérica e o disco espaçador, assim como de minimizar o desgaste das partes envolvidas.

[0012] Os inconvenientes encontrados na referida invenção para a idealização das diversas formas propostas são de que as soluções apresentadas são de difícil realização, por serem soluções complexas e de custo elevado, inviabilizando sua utilização, resultando na prática, no desuso do estado da técnica, em que não foram localizados produtos equipados com as ditas soluções propostas .

[0013] A proposição inicial de um dispositivo para impedir o movimento relativo com o disco espaçador disposto entre a bucha e o suporte no chassi, para dessa maneira impedir o desgaste excessivo do disco espaçador, tal como descrito no documento PI0214498-0, resultou na solução encontrada para resolver os inconvenientes citados, melhorando a eficiência da fixação através da presente invenção de aperfeiçoamento em sistema de fixação para braço de suspensão pneumática, compreendendo um braço de suspensão fixado ao suporte frontal através de um mancai com bucha resiliente alojada internamente ao olhai do braço provido de bordas e, dita bucha tendo internamente um núcleo alojado a um parafuso e a buchas flangeadas, fixados ao suporte frontal, além de conter arruelas e disco espaçador .

[0014] É, portanto, uma necessidade do estado da técnica idealizar um aperfeiçoamento em sistema de fixação para braço de suspensão pneumática, para aumentar a durabilidade dos componentes envolvidos nas articulações dos braços nos suportes de suspensão, reduzindo os custos da fabricação destes componentes, além de melhorar as condições de montagem e desmontagem na manutenção, proporcionando ao veiculo maior segurança e mais tempo operando .

OBJE TIVOS DA INVENÇÃO

[0015] A presente invenção tem como objetivo principal idealizar um novo sistema de fixação de braços de uma suspensão pneumática que proporcione facilidade de fabricação, montagem e desmontagem dos braços em uma suspensão .

[0016] Outro objetivo é aumentar a durabilidade dos componentes de desgaste, melhorando a eficiência da fixação do mancai do braço com o suporte frontal .

[0017] Outro objetivo da presente invenção é de reduzir os custos com a fabricação da suspensão e com a manutenção do veiculo.

[0018] Outro objetivo da presente invenção é aumentar a segurança e tornar o veiculo mais tempo operando .

DESCRIÇÃO DAS FIGURAS

Figura 1 - Vista em perspectiva explodida ilustrando o aperfeiçoamento em sistema de fixação do braço de suspensão pneumática, objeto da presente invenção; Figura 2 - Vista plana em corte axial ilustrando os componentes montados, da região de fixação do braço no suporte frontal.

DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO

[0019] Em conformidade com o quanto ilustram as Figuras em anexo, o presente APERFEIÇOAMENTO EM SISTEMA DE FIXAÇÃO PARA BRAÇO DE SUSPENSÃO PNEUMÁTICA, preferencialmente utilizada em caminhões, reboques e semirreboques , compreende um par de braços (1) de suspensão, cada qual com uma extremidade fixada rotuladamente a um suporte frontal (2) preso ao chassi de um veiculo, e a extremidade oposta fixada a um eixo veicular contendo molas pneumáticas.

[0020] Conforme ilustrado nas Figuras 1 e 2, o aperfeiçoamento em sistema de fixação da presente invenção compreende um mancai constituído por uma bucha resiliente

(3) internamente alojada ao olhai (4) formado por um corpo cilíndrico alojado na extremidade do braço (1), dito olhai

(4) tendo nas extremidades do cilindro as bordas (12) circulares se projetando além do diâmetro externo do corpo cilíndrico, formando um anel circular com área maior que a espessura da parede do corpo cilíndrico. A dita bucha (3) é dotada de um orifício tubular (5) no seu núcleo, no qual é alojado um parafuso (6) que é fixado ao suporte frontal (2), através de arruelas (7), arruela (9), porca (10), e buchas flangeadas (11) . Os discos espaçadores (8) são dispostos entre as bordas (12) e as faces laterais internas do suporte frontal (2) .

[0021] As bordas (12) do olhai (4) conforme melhor ilustrado na Figura 2 tem a função de aumentar a área de contato com os discos espaçadores (8), para reduzir seu desgaste prematuramente, devido ao movimento rotativo e relativo gerando esforço axial do olhai (4) do braço (1), sobre os discos espaçadores (8) e nas faces laterais internas do suporte (2) .

[0022] Devido à caracteristica resiliente da bucha (3), que permite a movimentação relativa do braço (1) com o suporte (2), o núcleo da referida bucha fica imobilizado entre as faces do flange das buchas flangeadas (11) com as laterais do suporte (2), devido à força de aperto axial do parafuso (6), arruela (9) e porca (10) sobre as arruelas (7) .

[0023] Os discos espaçadores (8) tem a função de proteger o desgaste das paredes internas do suporte (2), e limitar o movimento axial do olhai (4) junto com o braço (D ·

[0024] As buchas flangeadas (11) estando com o corpo alojado no orifício (5) do núcleo da bucha resiliente (3), e o flange na face externa se projetando contra as paredes internas do suporte (2) e internamente nas faces do núcleo, juntamente com as arruelas (7) externas as faces do suporte frontal (2) e alojadas ao parafuso (6), aumentam a área de contato axial de interface com o suporte (2), melhorando a eficiência da fixação.

[0025] O olhai (4) com as bordas (12) pode ser obtido de diversas formas, tais como por processo de rebordamento de um cilindro, por adição de um anel soldado ao cilindro ou por fundição do olhai (4) com o próprio braço ( 1 ) .

[0026] A bucha flangeada (11) é formada por um corpo cilíndrico tendo numa das extremidades um flange circular, projetando-se radialmente além do diâmetro externo do corpo cilíndrico, podendo ser obtida por diversos processos de fabricação, em diversos materiais, tais como por fundição, usinagem ou estamparia.

[0027] Os demais componentes da fixação, a bucha (3), parafuso (6), arruelas (7), disco espaçador (8), porca e arruela (9, 10) podem ser usados os do estado da técnica .

[0028] Na prática, a idealização do aperfeiçoamento em sistema de fixação para braço de suspensão pneumática, como descrito na presente invenção apresenta maior durabilidade dos componentes para as diversas aplicações e em condições severas de operação, reduzindo os custos com a fabricação, proporcionando ao veiculo maior segurança e tempo de permanência em operação, reduzindo também os custos com a manutenção.

[0029] Será facilmente compreendido por aqueles versados na técnica que modificações podem ser realizadas na presente invenção sem com isso se escapar dos conceitos expostos na descrição precedente. Essas modificações devem ser consideradas como incluídas dentro do escopo da presente invenção. Consequentemente, as concretizações particulares descritas em detalhe anteriormente são somente ilustrativas e não limitativas quanto ao escopo da presente invenção, a qual deve ser dado à plena extensão das reivindicações em anexo e de todos e quaisquer equivalentes das mesmas.