Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
IMPROVEMENT TO A KEY AND BASE ASSEMBLY FOR MOUNTING AND DISMOUNTING PRESSURE REGULATORS ON GAS BOTTLES
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2013/075195
Kind Code:
A1
Abstract:
An improvement to a key and base assembly for mounting and dismounting pressure regulators on gas bottles aims at making it easier to mount a pressure regulator (1) in a valve of a gas bottle (B), and is characterised in that it comprises a key (2) and the corresponding base (3). The key (2) is formed by a single piece (4) with two mutually opposite radial handles (5) with thicker zones (6) for gripping, which extend into flat projections (7) towards a central portion (8) with a round opening (9) through which the connection piece (A1) of the wing nut (A) of a pressure regulator extends. In the central portion (8) of the key (2), through-holes (10) are centrally located in each of the flat portions (7) and receive the radial projections (A2) of the wing nut (A). The assembly disclosed herein also comprises a base (3) on which the key (2) can be permanently supported and which, in turn, is mounted directly on and about the valve (V) of the gas bottle (B), also enclosing the fuse plug (P) in the gas bottle structure. The base (3) is designed as a ring-shaped piece with a circular upper face (3A) provided with a circular opening (3B) through which the connection piece (A1) of the wing nut can extend.

Inventors:
GUIMARÃES, José Ronildo Ferreira (Rua Corifeu de Azevedo Marques, 94 - Vila Poente, -650 - Diadema-SP, 09990, BR)
Application Number:
BR2012/000466
Publication Date:
May 30, 2013
Filing Date:
November 22, 2012
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
GUIMARÃES, José Ronildo Ferreira (Rua Corifeu de Azevedo Marques, 94 - Vila Poente, -650 - Diadema-SP, 09990, BR)
International Classes:
B25B13/08; F17C13/04
Foreign References:
BRPI0600682A
BRMU7401817U
BRMU6701179U
Attorney, Agent or Firm:
SOAREZ JR. José Carlos Tinoco Soarez (Tinoco Soarez & Filho Ltda, Av. Indianópolis 995, -001 - São Paulo - SP, 04063, BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÃO

1. "DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA INTRODUZIDA EM CONJUNTO DE CHAVE E BASE PARA MONTAGEM E DESMONTAGEM DE REGULADOR DE PRESSÃO EM BOTIJÕES", o qual visa facilitar a montagem de um regulador de pressão em uma válvula de um botijão de gás, e que é indicado pela referência numérica (1), caracterizado pelo fato de prever uma chave (2) e sua respectiva base (3); a chave. (2) é definida por uma peça monobloco (4) e que apresenta duas empunhaduras radiais (5) mutuamente opostas, ditas empunhaduras radiais (5) contam com áreas para pega e de maior espessura (6) que se desenvolvem em projeções laminares (7), que partem na direção de uma porção central (8) que conta com um orifício circular (9) através do qual é atravessado o terminal (Al) da porca borboleta (A) de um. regulador de pressão; na porção central (8) da chave (2) são providas aberturas passantes (10) que estão centralmente localizadas em cada uma das porções laminares (7) e que recebem as projeções radiais (A2) da porca borboleta (A); o conjunto aqui proposto inclui também uma base (3) sobre a qual a chave (2) pode ser permanentemente apoiada e que fica montada, por sua vez, diretamente sobre e ao redor da válvula (V) do botijão de gás (B) , envolvendo ainda o plug- fusível (P) presente na estrutura do botijão; a base (3) é configurada como uma peça anelar dotada de face superior circular (3A), dotada com uma abertura circular (3B) , através da qual o terminal (Al) da porca borboleta pode ser atravessado.

Description:
"DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA INTRODUZIDA EM CONJUNTO DE CHAVE E BASE PARA MONTAGEM E DESMONTAGEM DE REGULADOR DE PRESSÃO EM BOTIJÕES".

O presente relatório descritivo trata de uma patente de modelo de utilidade que propõe uma disposição construtiva introduzida em conjunto de chave e base que é destinado a ser utilizado para a montagem e desmontagem de regulador de pressão em um botijão de gás, particularmente útil no âmbito doméstico na medida em que facilita o aperto/desaperto da borboleta que integra o regulador de pressão no momento em que esse regulador de pressão precisa ser manuseado para permitir a troca do botijão.

Como é do conhecimento geral os botijões de gás são amplamente utilizados em todos os locais não supridos por gás encanado.

Os botijões de gás são, por definição, vasos de pressão onde o gás liquefeito de petróleo (GLP) é acondicionado sob pressão, tendo que passar por um regulador depressão (popularmente conhecido como registro de gás) para então poder ser alimentado ao fogão.

O regulador de pressão conta com uma grande porca borboleta que permite que o terminal roscado do regulador possa ser acoplado na válvula prevista no botijão de gás.

Essa porca borboleta, apesar de ser projetada para poder ser operada sem a necessidade de ferramentas especiais, inúmeras vezes apresenta uma relativa dificuldade para ser rosqueada/desrosqueada, principalmente no caso de pessoas idosas ou fisicamente debilitadas, ou ainda no caso de pessoas de constituição física mais franzina.

Assim sendo, na prática, as porcas borboletas dos reguladores de pressão atualmente em uso acabam por demandar um esforço físico que em alguns casos exige o emprego de alguma ferramenta, motivo esse que determinou o surgimento de uma série de soluções, as quais estão tratadas em documentos de patente que incluem, por exemplo, os documentos: a) PI 9301541 "CHAVE MANUAL PARA ABRIR E FECHAR REGISTRO DE BOTIJÃO DE GÁS", depositada em 17/10/1993, que basicamente descreve uma chave manual dotada com um único cabo, o qual apresenta um terminal em forma de "C" que conta, em seus dois ramos, com uma reentrância que é utilizada para estabelecer o contato com as hastes da porca borboleta; PI 0203186-8 "CHAVE FIXA PARA BOTIJÃO DE GÁS", depositada em 02/08/2002, que trata de uma chave manual de formato simples, basicamente configurada como um "Y" e que tem nos ramos do seu terminal reentrâncias para acoplamento com a porca borboleta; PI 0600682-2 "CHAVE PARA REGISTRO DE GÁS", depositada em 24/02/2006, que propõe uma chave cuja configuração é análoga a uma chave de boca fixa.

De modo geral as chamadas chaves descritas nos mencionados documentos já integrantes do estado da técnica são ferramentas, em sua maioria metálicas, que não ficam acopladas à porca borboleta dos reguladores de pressão, sendo utilizadas somente no exato momento da montagem/desmontagem do regulador de gás fato esse que não raro acaba possibilitando a ocorrência da perda das chaves.

As chaves convencionais apresentam ainda outro ponto em comum e que diz respeito ao fato de que contam com somente uma única empunhadura ou cabo, sendo, por tal motivo, análogas a ferramentas convencionais de uso geral no ramo da mecânica, tais como chaves inglesas, de boca e outras.

O fato de contarem com somente uma empunhadura ou cabo exige das chaves convencionais maior destreza e força física por parte do usuário para que a porca borboleta possa ser girada em particular no caso da válvula do botijão estar mais desgastada.

Em face dos inconvenientes verificados no estado da técnica foi desenvolvido o conjunto de chave e base para montagem e desmontagem de regulador de pressão em botijões, sendo a referida chave constituída por uma peça basicamente monobloco, produzida em plástico injetado e que apresenta um projeto segundo o qual são providas duas empunhaduras radiais e mutuamente opostas, ditas empunhaduras radiais partem de uma porção central que conta com um orifício circular através do qual é atravessado o terminal da porca borboleta. Ainda com relação à porção central da chave são providas aberturas passantes que recebem as projeções radiais da porca borboleta. 0 conjunto aqui proposto inclui também uma base sobre a qual a chave pode ser permanentemente apoiada e que fica montada, por sua vez, diretamente sobre e ao redor da válvula do botijão de gás, envolvendo ainda o chamado plug-fusivel presente na estrutura do botijão.

A chave aqui tratada apresenta uma melhor ergonomia pelo fato de contar com duas empunhaduras radiais, apresentando ainda uma maior segurança pelo fato de ser produzida em plástico e por ficar permanentemente montada sobre sua base, a qual é também produzida em plástico eliminando assim um eventual risco de produção de uma faísca acidental.

O conjunto de chave e base aqui tratado poderá ser entendido com base na descrição pormenorizada que será feita a partir das figuras abaixo relacionadas, nas quais:

a figura 1 ilustra uma vista em perspectiva explodida da chave e sua base;

a figura 2 ilustra uma vista lateral e parcialmente cortada do conjunto chave/base; e

a figura 3 ilustra uma vista que representa, esquematicamente, uma condição de utilização do conjunto chave/base ora tratado.

De conformidade com o quanto ilustram as figuras acima relacionadas, o conjunto de chave e base para montagem e desmontagem de regulador de pressão para uso em botijões de gás objeto deste pedido de patente de modelo de utilidade é indicado pela referência numérica 1 e é caracterizado pelo fato de prever uma chave 2 e sua respectiva base 3. A chave 2 é definida por uma peça basicamente monobloco 4, produzida em plástico injetado e que apresenta um projeto segundo o qual são providas duas empunhaduras radiais 5 e mutuamente opostas, ditas empunhaduras radiais 5 contam com áreas para pega e de maior espessura 6 que se desenvolvem em projeções laminares 7, que partem na direção de uma porção central 8 que conta com um orifício circular 9 através do qual é atravessado o terminal Al da porca borboleta A. Ainda com relação à porção central 8 da chave 2 são providas aberturas passantes 10 que estão centralmente localizadas em cada uma das porções laminares 7 e que recebem as projeções radiais A2 da porca borboleta A.

O conjunto aqui proposto inclui também uma base 3 sobre a qual a chave 2 pode ser permanentemente apoiada e que fica montada, por sua vez, diretamente sobre e ao redor da válvula V do botijão de gás B, envolvendo ainda o chamado plug-fusível P presente na estrutura do botijão.

A base 3. é configurada como uma peça anelar dotada de face superior circular 3A, dotada com uma abertura circular 3B, através da qual o terminal Al da porca borboleta pode ser atravessado, tal como pode ser melhor observado na figura 3.

A mesma figura 3 demonstra a forma de montagem da chave 2, a qual fica apoiada sobre sua base 3 3 e em uma condição tal que permita que as projeções radiais A2 da porca borboleta A fiquem alojadas nas correspondentes aberturas passantes 10 providas na chave 2. A chave 2 fica apoiada sobre a base 3 de modo a que está última crie uma superfície nivelada para permitir o giro correto da chave 2.

Como o conjunto 1 de chave e base fica montado permanentemente junto ao botijão B este não corre o risco de ser extraviado.

0 fato de a chave 2 contar com duas empunhaduras , tal como já foi comentado permite uma maior facilidade e comodidade tanto no momento de rosquear a válvula borboleta A, como também no momento de desrrosquear a mesma.