Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
IMPROVEMENT TO PACKAGING FOR BEVERAGES AND THE LIKE
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2014/179849
Kind Code:
A1
Abstract:
An improvement to packaging for beverages and the like consists of the insertion of a preferably polymeric mouthpiece, which is threaded and hollow inside, into the centre of the top surface of the metal can or bottle, more specifically the aluminium can or bottle, so as to allow access to the contents without the stored product coming into contact with the outer surface of the packaging. In addition, the present improvement enables the user to open and close cans or bottles, since it includes a preferably polymeric sealed lid with an internal and conical sealing system, unlike what is used in beverage cans traditionally found on the market of similar products.

Inventors:
LLAHUET SAURA ALBERTO (BR)
Application Number:
PCT/BR2014/000142
Publication Date:
November 13, 2014
Filing Date:
May 06, 2014
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
LLAHUET SAURA ALBERTO (BR)
International Classes:
B65D25/46; B65D25/38; B65D41/32; B65D41/34
Domestic Patent References:
WO1997004752A11997-02-13
Foreign References:
US3680745A1972-08-01
Attorney, Agent or Firm:
VALVERDE, João Batista (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. "APERFEIÇOAMENTO INTRODUZIDO EM EMBALAGEM DE BEBIDAS E SIMILARES", alcoólicas ou não, gaseificadas ou não, carbonadas ou não, aplicado em embalagem do tipo lata (1 ) ou garrafa (2), preferencialmente metálica, mais especificamente de alumínio, obtida pelos processos tradicionais de conformação, tendo uma superfície de fechamento superior (3), é caracterizada por ostentar um gargalo elevado cónico (4), ínfero- curvado, cujo entorno superior prevê um alargamento anelar (5), enquanto que sobre a superfície (3), no entorno do gargalo (4), está previsto ressalto anelar (6); no entorno do gargalo elevado cónico

(4) é encaixada e fixada uma ponteira súpero-roscada (7), preferencialmente polimérica, internamente recurvada e com ângulo e conicidade interna similar ao entorno do gargalo (4), e contendo um rebaixo circular (8), na face interna de sua base (9), de forma que quando a ponteira súpero-roscada (7) é encaixada em torno de todo o gargalo elevado cónico (4), o ressalto anelar (6) da superfície (3) adentre no rebaixo circular (8) da ponteira súpero-roscada (7), fixando-a firmemente na lata (1 ) ou garrafa (2), formando um corpo único e hermético, ao mesmo tempo em que o alargamento anelar

(5) coincida com o perímetro interno e superior da ponteira (7); sobre dita ponteira súpero-roscada (7) é rosqueada uma tampa (10) com lacre (11 ), preferencialmente polimérica, que possui internamente uma projeção anelar cónica segmentada (12) dotada de vedação elastomérica (13) ou não, cujos formatos coincidem com o entorno interno do alargamento anelar (5) do gargalo elevado cónico (4); para a montagem do conjunto, basta que a ponteira súpero-roscada (7), previamente dotada de tampa (10) ou não, seja direcionada e pressionada sobre o gargalo elevado cónico (4), até que ocorra o travamento e vedação da ponteira (7) sobre a lata (1 ) ou garrafa (2).

2. "APERFEIÇOAMENTO INTRODUZIDO EM EMBALAGEM DE BEBIDAS E SIMILARES", de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado por a projeção anelar cónica (12) da tampa (10) ser trapezoidal e simétrica enquanto que a face interna do alargamento anelar (5) do gargalo (4) ostenta formato similar.

3. "APERFEIÇOAMENTO INTRODUZIDO EM EMBALAGEM DE BEBIDAS E SIMILARES", de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado por o gargalo possui outro ressalto anelar (6a), enquanto que a ponteira súpero-roscada (7) ostenta outro rebaixo circular (8a), na face interna de seu corpo, de forma que quando a ponteira súpero-roscada (7) é encaixada em torno de todo o gargalo elevado cónico (4), o ressalto anelar (6a) adentre no rebaixo circular (8a) da ponteira súpero-roscada (7), auxiliando a fixação da dita ponteira no gargalo (4).

4. "APERFEIÇOAMENTO INTRODUZIDO EM EMBALAGEM DE BEBIDAS E SIMILARES", de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado por o centro da superfície de fechamento superior (3) ostenta um ressalto circular (14) sobre o qual se assenta o gargalo elevado cónico (4), ínfero-curvado, cujo entorno superior prevê um alargamento anelar (5), enquanto que sobre a superfície (3), no entorno do gargalo (4), está previsto ressalto anelar (6).

Description:
"APERFEIÇOAMENTO INTRODUZIDO EM EMBALAGEM DE BEBIDAS E SIMILARES".

CAMPO DA DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA

O presente Modelo de Utilidade tem por objetivo um aperfeiçoamento aplicado em embalagens de bebidas alcoólicas ou não, gaseificadas ou não, carbonadas ou não do tipo lata ou garrafa metálica, mais especificamente de alumínio, com vistas a melhorar a sua utilização e eficiência em relação aos similares existentes.

Mais particularmente, o aperfeiçoamento trata-se da inserção de uma ponteira, preferencialmente polimérica, roscada e centralmente vazada no centro da face superior da lata ou garrafa metálica, mais especificamente de alumínio, de forma a permitir o acesso ao seu conteúdo sem que dito produto armazenado entre em contato com a superfície externa da embalagem.

Além disso, o presente aperfeiçoamento permite que o usuário abra e feche latas ou garrafas, já que possui tampa com lacre preferencialmente polimérica e um sistema de vedação interno de forma cónica, diferentemente do que ocorre com as latas de bebidas tradicionalmente encontradas no mercado de congéneres.

FUNDAMENTOS DA DISPOSIÇÃO

CONSTRUTIVA

Já são conhecidas as tradicionais embalagens para o armazenamento de bebidas, dentre as quais a lata se destaca devido à praticidade que fornecem ao permitir a venda de bebidas em doses individuais.

As latas inicialmente eram feitas de folha-de- flandres, constituídas de folhas de aço revestidas eletroliticamente com estanho. Em décadas recentes foi substituído pela folha de alumínio, devido a diversos fatores, dentre os quais se destacam: maior facilidade para sua conformação, tornando a sua fabricação mais económica e com menor desgaste de ferramentas; maior reciclabilidade, por não se degradar tão facilmente como ocorre com a folha-de-flandres; reduzido índice de oxidação, garantindo a melhor conservação da bebida; isento de formação de pontos de oxidação, devido a pequenos amassados; maior coeficiente de transmissão de calor, o que facilita e diminui custos para a refrigeração inicial da bebida; entre outras.

Nesse sentido, o alumínio traz diversas vantagens, graças as suas propriedades físicas.

No que se diz respeito à abertura e acesso ao conteúdo de latas de bebidas foram desenvolvidos diversos modelos, os quais muitos necessitavam de ferramentas especiais para a sua abertura.

Em 1959, Ermal Fraze inventou método "pull- tab", que eliminou a necessidade de uma ferramenta de abertura separada, anexando um anel de puxar a alavanca de alumínio com um rebite para uma secção de guia pré-marcados em forma de cunha do topo pode. Era como ter a ferramenta de abertura construída em cada lata. O anel estava voltado para o centro da parte superior, que criou uma cunha de abertura suficiente para criar um orifício suficiente para tanto deixar o fluxo de bebida para fora quanto o ar fluir para dentro. Na década de 1970, a presilha era muito popular, no entanto a sua popularidade veio com um problema significativo, porque os usuários frequentemente descartavam as abas como lixo. Os problemas de geração de resíduos, e mesmo de segurança que o sistema "pull-tab" possuía, foram eventualmente resolvidos ainda nesta mesma década com a invenção do sistema "stay-on-tab" (anel "preso à tampa"). O anel de puxar foi substituído com uma alavanca de alumínio rígido, e no separador removível foi substituído com um separador de pré- marcados redonda que funcionava de forma semelhante ao impulso guia. Deste modo, este sistema sagrou-se para o acondicionamento e venda de bebidas em doses individuais.

Entretanto, em que se pese a larga utilização da lata de bebidas com sistema "stay-on-tab" ou outros sistemas similares, notou-se recentemente um inconveniente com relação à higiene, pois nesse sistema o consumidor se vê obrigado a encostar seus lábios no rebordo da lata para consumir a bebida. Esse fato agrega um problema sanitário muito grave, haja vista que nem todos os comerciantes, ambulantes e vendedores de bebidas têm o cuidado de higienizar a lata adequadamente antes de fornecê-la a um consumidor.

O próprio consumidor, também pode descuidar nesse sentido, quando compra bebidas em supermercados e as estoca em refrigeradores, em suas residências.

Essa questão sensibilizou até mesmo as autoridades públicas. Em 2000 foi lançado um projeto de lei (PL 3418), que dispôs sobre o sistema de abertura das latas de refrigerantes, cervejas e similares, tentando obrigar as indústrias produtoras a adotar sistema de abertura que não permita o contato da parte externa do recipiente com o líquido a ser ingerido. Desde então se procura resolver esta questão estimulando as empresas a desenvolverem meios para abertura e acesso ao conteúdo de latas de bebidas que substituam o atual sistema.

O meio técnico respondeu a esse apelo através de diversas formas, tais como substituindo as latas por garrafas "long neck", minigarrafas de plástico ou mesmo de alumínio, entre outras, contudo o consumidor ainda procura o consumo de bebidas nas tradicionais latas, por preferência.

Mediante a esses e outros diversos aspectos e necessidades do meio técnico, o inventor Alberto Llahuet Saura desenvolveu o Modelo de Utilidade MU 7901577 de 15.07.1999 (WO 01/05672 A1 ), que se trata de uma lata de bebidas líquidas, a qual possui uma tampa de rosca superior, que se encaixa ao bico protuberante da lata. Um degrau inferior mais largo, existente nela, serve ao sistema de trava, permitindo que a tampa ao ser rosqueada seja liberada, permitindo acesso ao produto.

Essa disposição construtiva atendeu claramente a necessidade que se tem com relação a acessar o conteúdo da lata sem que ocorra contato da parte externa do recipiente com o líquido a ser ingerido, no entanto, o próprio inventor viu a necessidade de aperfeiçoar dita disposição construtiva, para melhorar seu processo de obtenção e fabricação.

Com isso, o inventor Alberto Llahuet Saura desenvolveu o Modelo de Utilidade BR 202012 020634-5 de 17.08.2012, que trata de um primeiro aperfeiçoamento aplicado em latas na forma de uma ponteira polimérica, de forma a permitir o acesso ao seu conteúdo sem que dito produto armazenado entre em contato com a superfície externa da embalagem, além de permitir que o usuário abra e feche a lata, diferentemente do que ocorre com as latas de bebidas tradicionalmente comercializadas. Essa disposição trouxe uma grande inovação, no sentido de melhorar a abertura e fechamento de latas, como ocorre normalmente nas garrafas de bebidas gaseificadas.

Entretanto, com a implantação das ferramentas metalúrgicas necessárias para a fabricação da disposição construtiva surgiu a necessidade de implementar modificações no projeto, que permitisse melhorar o sistema de vedação e união entre a ponteira polimérica dotada de tampa e a lata, garantindo total vedação e hermeticidade da embalagem, além de permitir a sua inserção também em garrafas metálicas, aumentando a sua aplicabilidade imediata a outros formatos de embalagens.

SUMÁRIO DA DISPOSIÇÃO

CONSTRUTIVA

O presente aperfeiçoamento em embalagens do tipo lata, preferencialmente metálica, mais especificamente de alumínio, obtida pelos processos tradicionais de conformação, trata- se de uma nova disposição construtiva com total diferencial em relação a sua tampa de fechamento e acesso ao conteúdo, ou seja, a tampa superior de fechamento é idealizada com uma abertura obtida por estampagem e repuxo, de forma que promova a formação de um gargalo elevado de formato cónico e peculiar, em cujo entorno da base está disposto um anel elevado de vedação e encaixe, solidário ao corpo da lata ou garrafa. No caso de fabricação de garrafas também poderá ser utilizado o sistema de estampagem e repuxo, eliminando o anel elevado de vedação.

No entorno desse gargalo elevado é encaixado e intimamente fixado o interior de uma ponteira externamente roscada, dotada de tampa e centralmente vazada, de forma que a sua base, dotada de rebaixo circular, se encaixe sobre o anel elevado de vedação, formando um corpo único e hermético. Cabe ressaltar que tanto a ponteira quanto a tampa são de materiais poliméricos ou não, que dão a flexibilidade e compatibilidade necessária para ser encaixada a elevação contida na lata ou garrafa.

Com isso, produz-se uma lata ou garrafa metálica destinada ao armazenamento de bebidas alcoólicas ou não, gaseificadas ou não, carbonadas ou não, dotada de ponteira e tampa roscada totalmente higiénica e que evita o contato dos lábios do usuário com o entorno externo da lata ou garrafa, ou seja, quando o usuário necessitar consumir o conteúdo da lata ou garrafa poderá fazê-lo desrosqueando, rompendo o lacre e sacando a tampa, que protege a ponteira e seu entorno, e projetando-o diretamente em sua boca ou em um copo. A presente patente também se torna versátil, à medida que permite a introdução de canudo no interior da lata ou garrafa, caso o usuário prefira.

Além disso, a presente disposição permite que a lata ou garrafa seja fechada e aberta quantas vezes forem necessárias, facilitando assim o armazenamento do conteúdo restante ou mesmo tornando o descarte mais higiénico, ou seja, não expõe o seu interior ao contato de insetos enquanto estiver no lixo, por exemplo.

Ainda, o presente aperfeiçoamento é de fácil montagem, não necessitando da adoção de ferramental de alta complexidade para a união da ponteira sobre a elevação cônico- recurvada elevada contida na tampa da lata ou garrafa, pois o formato e a disposição de suas partes possibilita que ocorra o preciso e eficaz travamento da ponteira sobre a lata ou garrafa. Assim, a presente patente foi projetada visando obter um dispositivo convenientemente configurado e arranjado para que desempenhe suas funções com eficiência e versatilidade inigualáveis, sem os inconvenientes já mencionados.

É de se compreender assim que o dispositivo ora apresentado é extremamente simples em sua construtividade, sendo, portanto, de fácil exequibilidade, porém, são obtidos excelentes resultados práticos e funcionais, oferecendo uma construtividade inovadora sobre os modelos conhecidos.

Idealizado com desenho inovador, resulta em um conjunto harmónico, de aspecto bastante peculiar e, sobretudo, característico, sendo que, além do aspecto construtivo, o modelo destaca-se pela sua versatilidade e comodidade de utilização.

BREVE DESCRIÇÃO DAS FIGURAS

A fim de melhor ilustrar o presente Relatório

Descritivo, fazem-se referências aos desenhos anexos, que são apresentados a titulo ilustrativo, não pretendendo assegurar ao mesmo qualquer caráter limitativo a proteção da presente patente, onde se vê:

A FIG. 1 - Mostra uma vista em perspectiva frontal da embalagem de bebida, na forma de lata, contendo o presente aperfeiçoamento, objeto da presente patente.

A FIG. 2 - Mostra uma vista em corte longitudinal da embalagem na forma de lata, ilustrando a superfície de fechamento superior que contém um gargalo elevado cónico cujo entorno superior prevê um alargamento anelar, enquanto que sobre a superfície, no entorno do gargalo está previsto ressalto anelar.

A FIG. 3 - Mostra uma vista explodida e em corte longitudinal da embalagem na forma de lata, ilustrando os elementos componentes do aperfeiçoamento, bem como seus detalhes construtivos.

A FIG. 4 - Mostra uma vista explodida da embalagem, mostrando separadamente os elementos componentes, ou seja, ponteira súpero-roscada, tampa com lacre e vedação elastomérica.

A FIG. 5 - Mostra uma vista parcial e ampliada da embalagem, em corte longitudinal, ilustrando detalhadamente o encaixe e fixação da ponteira súpero-roscada, preferencialmente polimérica, internamente recurvada e com ângulo e conicidade interna similar ao entorno do gargalo, e contendo um rebaixo circular, na face interna de sua base, de forma que quando a ponteira súpero-roscada é encaixada em torno do gargalo elevado cónico, o ressalto anelar da superfície adentre no rebaixo circular da ponteira súpero-roscada, fixando-a firmemente na lata, formando um corpo único e hermético.

As FIGs. 6 e 7 - Mostra uma vista em corte longitudinal da embalagem, total e ampliação parcial, mostrando outro modo de variação, onde a projeção anelar cónica da tampa é trapezoidal e simétrica, alterando, assim o formato do entorno interno do alargamento anelar do gargalo elevado cónico.

A FIG. 8 - Mostra uma vista em corte longitudinal da embalagem, opcionalmente na forma de garrafa, contendo o presente aperfeiçoamento.

A FIG. 9 - Mostra uma vista parcial e ampliada da embalagem, em corte longitudinal, ilustrando detalhadamente o encaixe e fixação da ponteira súpero-roscada, com outro modo de variação, onde o gargalo possui outro ressalto anelar capaz de se encaixar dentro de um rebaixo circular disposto na face interna da ponteira súpero-roscada.

A FIG. 10 - Mostra uma vista parcial e ampliada da embalagem, em corte longitudinal, ilustrando detalhadamente o encaixe e fixação da ponteira súpero-roscada, com outro modo de variação, onde o centro da superfície de fechamento superior ostenta um ressalto circular sobre o qual se assenta o gargalo elevado cónico, ínfero-curvado, cujo entorno superior prevê um alargamento anelar, enquanto que sobre a superfície, no entorno do gargalo, está previsto ressalto anelar.

Cabe ressaltar que estas figuras são meramente representativas, podendo apresentar variações de medidas e formas da embalagem, além da quantidade e disposição diferenciada de ressaltos e rebaixos de encaixe, para melhoria da fixação entre o gargalo da embalagem e a ponteira súpero-roscada, desde não fujam do inicialmente requerido.

DESCRIÇÃO DETALHADA DA

DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA

De conformidade com o quanto ilustram as figuras acima relacionadas, o "APERFEIÇOAMENTO INTRODUZIDO EM EMBALAGEM DE BEBIDAS E SIMILARES", ou seja, alcoólicas ou não, gaseificadas ou não, carbonadas ou não o qual é aplicado em embalagem do tipo lata (1 ) ou garrafa (2), preferencialmente metálica, mais especificamente de alumínio, obtida pelos processos tradicionais de conformação, tendo uma superfície de fechamento supenor (3) caracterizada por ostentar um gargalo elevado cónico (4), ínfero-curvado, cujo entorno superior prevê um alargamento anelar (5), enquanto que sobre a superfície (3), no entorno do gargalo (4), está previsto ressalto anelar (6).

No entorno do gargalo elevado cónico (4) é encaixada e fixada uma ponteira súpero-roscada (7), preferencialmente polimérica, internamente recurvada e com ângulo e conicidade interna similar ao entorno do gargalo (4), e contendo um rebaixo circular (8), na face interna de sua base (9), de forma que quando a ponteira súpero-roscada (7) é encaixada em torno de todo o gargalo elevado cónico (4), o ressalto anelar (6) da superfície (3) adentre no rebaixo circular (8) da ponteira súpero-roscada (7), fixando-a firmemente na lata (1 ) ou garrafa (2), formando um corpo único e hermético, ao mesmo tempo em que o alargamento anelar (5) coincida com o perímetro interno e superior da ponteira (7), impedindo-a de girar em falso quando do rosqueamento da tampa superior.

Sobre a ponteira súpero-roscada (7) é rosqueada uma tampa (10) com lacre (11 ), preferencialmente polimérica, em seu rebordo inferior, de forma a finalizar o fechamento do dispositivo. Dita tampa possui internamente uma projeção anelar cónica segmentada (12) dotada de vedação elastomérica (13) ou não, cujos formatos coincidem com o entorno interno do alargamento anelar (5) do gargalo elevado cónico (4).

Dessa forma tem-se um aperfeiçoamento aplicável em latas de qualquer tamanho e formato, sendo de fácil montagem e fabricação, ou seja, basta que a ponteira súpero- roscada (7) seja direcionada e pressionada sobre o gargalo elevado cónico (4), até que ocorra o preciso travamento da ponteira (7) sobre a iata (1 ) ou garrafa (2), conseguindo uma vedação eficaz.

Cabe ressaltar ainda que a ponteira (7) poderá já conter a tampa (10) com lacre (11 ) previamente introduzido, tornando o processo mais ágil e com menor custo para a sua fabricação. Como um modo de variação tem-se que a projeção anelar cónica (12) da tampa (10) é trapezoidal e simétrica enquanto que a face interna do alargamento anelar (5) do gargalo (4) ostenta formato similar.

Como outro modo de realização, conforme mostrado na FIG.9, tem-se que o gargalo possui outro ressalto anelar (6a), enquanto que a ponteira súpero-roscada (7) ostenta outro rebaixo circular (8a), na face interna de seu corpo, de forma que quando a ponteira súpero-roscada (7) é encaixada em torno de todo o gargalo elevado cónico (4), o ressalto anelar (6a) adentre no rebaixo circular (8a) da ponteira súpero-roscada (7), auxiliando a fixação da dita ponteira no gargalo (4).

Ainda, como outro modo de realização, conforme ilustrado na FIG. 10, tem-se que o centro da superfície de fechamento superior (3) ostenta um ressalto circular (14) sobre o qual se assenta o gargalo elevado cónico (4), ínfero-curvado, cujo entorno superior prevê um alargamento anelar (5), enquanto que sobre a superfície (3), no entorno do gargalo (4), está previsto ressalto anelar (6).

Pode-se assim, constatar através do exposto que o "APERFEIÇOAMENTO INTRODUZIDO EM LATA DE BEBIDAS E SIMILARES" apresente uma melhoria aplicada a latas de bebidas, apresentando conforme pudemos evidenciar pela análise realizada e pelas figuras mostradas, inúmeras diferenças sobre os modelos convencionais existentes no mercado consumidor, além de características técnicas construtivas e funcionais completamente diferentes dessas pertinentes ao estado da técnica.

Pelas vantagens que oferece, e ainda, por revestir-se de características verdadeiramente inovadoras que preenchem todos os requisitos de novidade e originalidade no género, o presente "APERFEIÇOAMENTO INTRODUZIDO EM EMBALAGEM DE BEBIDAS E SIMILARES" reúne condições necessárias para merecer o privilégio de Modelo de Utilidade.

Obviamente será percebido que enquanto o acima descrito foi descrito por forma de exemplo ilustrativo, todas outras modificações e variações feitas a esta disposição construtiva, na forma que seria aparentemente aos versados na técnica, são considerados dentro do amplo escopo e âmbito deste Modelo de Utilidade, conforme o quadro reivindicatório a seguir.