Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
IMPROVEMENT TO THE SUPPORT STRUCTURE FOR LEGS AND FEET ON RECLINING CHAIRS
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2011/072350
Kind Code:
A1
Abstract:
An improvement is disclosed to a support structure for legs and feet on reclining chairs, of the type comprising a main rigid, rectangular structure formed by lateral beams transversely and distally interconnected by front and rear crossbeams and horizontally held above the ground by support legs that define a visible clearance between the ground and the horizontal base of the chair. Inside the front half of the main rigid structure, a retractable articulated rectangular frame is mounted for supporting the feet. All the movable parts in this structure are actuated by specific transmission units comprising interconnected hinged arms simultaneously controlled by an actuation unit. The inner sliding frame (20) comprises two rectangular structures (20a and 20b) which slide relative to one another by means of hinged arms (1 and 2) that pivot on respective structures (20a and 20b), and a rigid articulated frame (20c) that is moved downwards through an angle until it is located under the seat structure (10), the rectangular structures (20a and 20b) starting their relative movement only after the angular movement of the rigid articulated frame (20c) is completed.

Inventors:
LAFER PERCIVAL (BR)
Application Number:
PCT/BR2010/000403
Publication Date:
June 23, 2011
Filing Date:
November 30, 2010
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
LAFER PERCIVAL (BR)
International Classes:
A47C20/12
Foreign References:
EP0218502A11987-04-15
BR9001434A1991-10-15
Other References:
See also references of EP 2514340A4
None
Attorney, Agent or Firm:
MACHADO, Paulo, C., V. (BR)
Download PDF:
Claims:
Reivindicações

1 - "APERFEIÇOAMENTO EM ESTRUTURA DE APOIO PARA AS PERNAS E PÉS APLICADA A POLTRONAS RECLINÁVEIS", tipo compreendida por uma estrutura básica rígida quadrangular, formada por

5 longarinas laterais, interligadas transversal e extremamente entre si por travessas anteriores e posteriores, dita estrutura básica rígida e quadrangular sendo horizontalmente elevada e distante do solo por meio de pés de apoio que determinam um vão livre aparente entre o solo e a base horizontal da poltrona; sendo que na metade anterior e internamente a essa estrutura básica rígida é0 montada uma armação quadrangular articulada escamoteável para apoio para os pés; sendo que todas as partes móveis que integram esta estrutura são acionadas por conjuntos de transmissão específicos, formados por braços articulados conectados e comandados simultaneamente por uma unidade de acionamento, caracterizado pelo fato da armação deslizante interna (20) ser5 composta por duas estruturas quadrangulares (20a e 20b) deslizantes entre si através de braços articulados (1 e 2) pivotados as respectivas estruturas (20a e 20b) e a uma armação rígida articulada (20c) que movimenta-se angularmente para debaixo da estrutura de assento (10); sendo que as estruturas quadrangulares (20a e 20b) só iniciam seu deslizamento relativo após o fim de o curso do deslocamento angular da armação rígida articulada (20c).

2- "APERFEIÇOAMENTO EM ESTRUTURA DE APOIO PARA AS PERNAS E PÉS APLICADA A POLTRONAS RECLINÁVEIS", de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato das estruturas quadrangulares (20a e 20b) disporem de dois trilhos ao invés de um, onde o segundo trilho aloja um5 sistema de braços articulados, que acionam a segunda estrutura a partir do momento em que o sistema articulado, ao passar pelo ponto limite em relação ao chão, começa a avançar em relação à primeira estrutura.

3- "APERFEIÇOAMENTO EM ESTRUTURA DE APOIO PARA AS PERNAS E PÉS APLICADA A POLTRONAS RECLINÁVEIS", de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato de o mecanismo de acionamento, por alavanca (3), das estruturas quadrangulares (20a e 20b) de apoio para as pernas e pés aplicada a poltronas reclináveis permitir modificar o ângulo do assento, quando a poltrona passa de uma posição inicial, sem apoio estendido, para a reclinada.

4- "APERFEIÇOAMENTO EM ESTRUTURA DE APOIO PARA AS PERNAS E PÉS APLICADA A POLTRONAS RECLINÁVEIS", de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato do mecanismo de acionamento ser uma pequena estrutura que é acoplada ao assento da poltrona, e é interligada ao sistema de apoio para os pés (20a e 20b) através de um braço pivotante (3a), que é ligado à alavanca de acionamento do apoio dos pés (3), sendo que a ser girada a alavanca (3) estende o apoio, e o braço pivotante gira junto, fazendo baixar o assento.

5- "APERFEIÇOAMENTO EM ESTRUTURA DE APOIO PARA AS PERNAS E PÉS APLICADA A POLTRONAS RECLINÁVEIS", de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato das estruturas quadrangulares (20a, 20b e 20c) serem comandadas por atuadores ou por alavanca, sendo passíveis de serem montadas sobre qualquer base de apoio (4), por meio de uma sub estrutura (5) acoplada às laterais do apoio para os pés (20a, 20b e 20c) que comporta inferior e ortogonalmente uma coluna central (6), que por sua vez é acoplada a vários tipos de base de apoio (4).

6- "APERFEIÇOAMENTO EM ESTRUTURA DE APOIO PARA AS PERNAS E PÉS APLICADA A POLTRONAS RECLINÁVEIS", de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de ser provida uma pluralidade de colunas de acoplamento (6a, 6b, 6c 6n) de várias medidas, permitindo criar- se versões para pessoas de qualquer estatura.

7- "APERFEIÇOAMENTO EM ESTRUTURA DE APOIO PARA AS PERNAS E PÉS APLICADA A POLTRONAS RECLINÁVEIS", de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato de ser previsto um sistema de articulação (7) e haste de travamento (8) que montada na lateral da estrutura do assento (10) da poltrona, atua junto a estrutura (20) de esteira deslizante de apoio para pernas e pés para graduar seletivamente a altura dessa última em relação ao solo e ao plano do assento (10) da poltrona reclinável, sendo que a haste (8) com vários encaixes (8a) é introduzida entre as alavancas do sistema, juntamente com um pino de aço (8b) que se encaixa nestes encaixes (8a), para que quando da rotação da alavanca de acionamento, esta haste (8) se encaixa no pino (8b) em posições variadas, permitindo ao ocupante selecionar a que mais lhe agrade.

8-"APERFEIÇOAMENTO EM ESTRUTURA DE APOIO PARA AS PERNAS E PÉS APLICADA A POLTRONAS RECLINÁVEIS", de acordo com a reivindicação 1, caracterizado pelo fato de alternativamente o comando ser realizado por um atuador elétrico.

Description:
"APERFEIÇOAMENTO EM ESTRUTURA DE APOIO PARA AS PERNAS E PÉS APLICADA A POLTRONAS RECLINÁVEIS".

A presente invenção refere-se a um aperfeiçoamento em estrutura de apoio para as pernas e pés aplicada a poltronas reclináveis.

Já são conhecidos e amplamente utilizados diferentes tipos e modelos de poltronas que incorporam estruturas articuladas com mecanismos de acionamento para o assento, encosto e apoio para as pernas e pés. De uma forma geral, esses mecanismos são acionados a partir do desbloqueio de travas mecânicas, que uma vez liberadas, propiciam o movimento de articulação que alteram as posições iniciais do conjunto, para posições de reclinação e de rotação da parte frontal do móvel que se transforma em apoio para os pés.

Essa construtividade convencional possibilita uma primeira posição inicial, onde o assento e o encosto estão em posição normal de sentar e o apoio para as pernas e pés recolhido. Numa segunda posição, o assento e o encosto se deslocam à frente e se inclinam, e o frontal do assento gira para cima, formando então o apoio para os pés. Em alguns casos, existe uma terceira posição, onde o encosto se inclina mais, para buscar uma posição de maior relaxamento.

Apesar de amplamente utilizados, os conjuntos poltronas reclináveis providos destes tipos de mecanismos convencionais apresentam, de uma forma mais específica e no que diz respeito ao mecanismo de apoio para os pés, uma série de limitações e inconvenientes descritas a seguir:

a) de caráter estético: alguns mecanismos convencionais baseiam-se na utilização da parte frontal do assento como apoio para os pés, quando rebatido para cima. Para que a extensão dessas superfícies possa servir de apoio para os pés, torna-se indispensável que essas poltronas tenham sua parte frontal e, consequentemente, as laterais e posteriores, estendidas até o solo, caso contrário a superfície destinada para apoio dos pés seria insuficiente. Essa solução impede que essas poltronas possam ter um vão livre abaixo da linha do assento, o que é a tendência atual em poltronas de design contemporâneo. A consequência é que estas poltronas são deselegantes, além de denunciar claramente sua dupla função, o que impede o seu uso em ambiente onde o design contemporâneo é fator determinante na escolha dos móveis.

b) de caráter ergonómico: as poltronas com estes mecanismos convencionais têm uma grande limitação de recursos que inviabilizam uma solução ergonómica adequada, ou seja, a limitação física para um adequado comprimento do apoio para os pés.

c) de caráter visual e funcional: os mecanismos convencionais baseiam-se na utilização da parte frontal do assento como apoio para os pés, quando rebatido para cimar A superfície destinada para apoio dos pés acaba sendo fixa e as vezes insuficiente, dependendo da estatura do usuário. A solução convencional impede que o assento dessas poltronas seja baixo, o que também é uma tendência atual em poltronas de design contemporâneo.

É um dos objetivos da presente invenção prover um aperfeiçoamento em estrutura de apoio para as pernas e pés aplicados a poltronas reclináveis onde seu comando e manuseio sejam práticos e efetivos.

Outro objetivo da presente invenção é prover um aperfeiçoamento em estrutura de apoio para as pernas e pés aplicados a poltronas reclináveis que permita a existência de um vão livre mínimo entre o solo e a base do assento da poltrona ou sofá, de modo a oferecer grande liberdade de criação para o designer. O objetivo é possibilitar a criação de desenhos modernos, leves, e que não revelem as múltiplas funções do móvel, quando ele está na posição fechada.

Outro objetivo da presente invenção é prover um aperfeiçoamento em estrutura de apoio para as pernas e pés aplicada a poltronas reclináveis que se mantenha recolhida sob o assento, quando inoperante e que rebata para frente quando em uma posição de utilização obtendo uma extensão maior do que a usualmente conseguida, de modo a atender pessoas com maior estatura.

Outro objetivo da presente invenção é prover um aperfeiçoamento em estrutura de apoio para as pernas e pés aplicada a poltronas reclináveis que apresente uma construtividade simples para as partes que compõem o sistema de sustentação e de acionamento da poltrona e que permita a utilização de diferentes tipos de base de apoio da poltrona.

Outro objetivo da presente invenção é prover um aperfeiçoamento em estrutura de apoio para as pernas e pés aplicados poltronas reclináveis que seja estruturalmente auto-portante, sem necessidade de estruturas complementares, e que apresente um reduzido número de peças móveis, diminuindo consequentemente o peso total do conjunto.

Outro objetivo da presente invenção é prover um aperfeiçoamento em estrutura de apoio para as pernas e pés aplicados a poltronas reclináveis que permita o posicionamento do apoio para os pés em diferentes e várias alturas.

Esses e outros objetivos e vantagens da presente invenção são alcançados com um aperfeiçoamento em estrutura de apoio para as pernas e pés aplicada a poltronas reclináveis do tipo compreendida por uma estrutura básica rígida quadrangular, formada por longarinas laterais, interligadas transversal e extremamente entre si por travessas anteriores e posteriores, dita estrutura básica rígida e quadrangular sendo horizontalmente elevada e distante do solo por meio de bases de apoios que determinam um vão livre aparente entre o solo e a base horizontal da poltrona; sendo que na metade anterior e internamente a essa estrutura básica rígida é montada uma armação quadrangular articulada provida anteriormente de uma segunda armação deslizante interna que define um conjunto escamoteável para apoio para os pés; sendo que todas as partes móveis que integram esta estrutura são acionadas por conjuntos de transmissão específicos, formados por braços articulados conectados e comandados simultaneamente por uma unidade de acionamento. De acordo com a presente invenção o aperfeiçoamento reside no fato de prover um sistema de braços articulados acoplados a uma estrutura deslizante, dimensionados de tal forma que a permitir a redução da altura do assento sem prejuízo do comprimento final do apoio quando estendido; prover uma estrutura articulada suplementar que promove uma extensão maior do apoio para os pés, atuando a partir da estrutura deslizante, que é substituída por uma outra que dispõe de dois trilhos ao invés de um, sendo que o segundo trilho aloja um sistema de braços articulados, que acionam a segunda estrutura a partir do momento em que o sistema, ao passar pelo ponto limite em relação ao chão, e começa a avançar em relação à primeira estrutura.

Ainda outro objetivo e vantagem da presente invenção consistem no aperfeiçoamento em estrutura de apoio para as pernas e pés aplicados a poltronas reclináveis que permite modificar o ângulo do assento quando a poltrona passa de uma posição inicial, sem apoio estendido, para a reclinada. Trata de uma pequena estrutura que é acoplada ao assento da poltrona, e é interligada ao sistema de apoio para os pés através de um braço pivotante, que é ligado à alavanca de acionamento do apoio dos pés. Quando a alavanca é girada para estender o apoio, o braço pivotante gira junto, fazendo baixar o assento.

Esses e outros aperfeiçoamentos serão melhor compreendidos com a descrição a seguir, feita com referência as figuras digitalizadas em anexo, as quais:

A figura 1 representa uma vista em perspectiva de uma estrutura de apoio para as pernas e pés convencionalmente conhecida montada junto a estrutura de assento e uma base de apoio de uma poltrona reclinável; estando essa estrutura em sua condição totalmente estendida em relação a estrutura de assento;

A figura 2 representa uma outra vista em perspectiva de uma estrutura de apoio para as pernas e pés convencionalmente conhecida montada junto a estrutura de assento de uma poltrona reclinável; estando essa estrutura em sua condição totalmente estendida em relação a estrutura de assento;

A figura 3 representa uma vista em perspectiva da estrutura de apoio para as pernas e pés aperfeiçoada a ser aplicada a poltronas reclináveis, estando essa estrutura em sua condição totalmente estendida e montada na estrutura de assento que por sua vez está montada na base de apoio ao solo dessa poltrona reclinável;

As figuras 4, 5 e 6 representam a mesma vista em perspectiva da estrutura de apoio para as pernas e pés aperfeiçoada a ser aplicada a poltronas reclináveis, estando essa estrutura em diferentes fases de recolhimento parcial em relação a estrutura de assento que por sua vez está montada na base de apoio ao solo dessa poltrona reclinável;

A figura 7 representa a mesma vista em perspectiva da estrutura de apoio para as pernas e pés aperfeiçoada a ser aplicada a poltronas reclináveis, estando essa estrutura em sua condição totalmente recolhida e escamoteada sob a estrutura de assento que por sua vez está montada na base de apoio ao solo dessa poltrona reclinável;

A figura 8 representa uma vista desmontada do conjunto de base de apoio da poltrona reclinável com a estrutura de apoio para pernas e pés aperfeiçoada, ilustrando a possibilidade de montagem de diferentes bases de apoio e colunas de sustentação de diferentes alturas para uma mesma estrutura de poltrona;

A figura 9 representa uma vista em perspectiva ampliada da estrutura de base de apoio com diferentes tamanhos de coluna de sustentação a serem seletivamente encaixadas entre a mesma e base de apoio ao solo da poltrona reclinável;

As figuras 10, 11 , 12, 13 e 14 representam vistas em detalhe e ampliadas do sistema de articulação e haste de travamento que montada na lateral da estrutura do assento da poltrona, atua junto a estrutura de apoio para pernas e pés para graduar seletivamente a altura dessa última em relação ao solo e ao plano do assento da poltrona reclinável; e

As figuras 15, 16, 17, 18 e 19 representam vistas em detalhe ampliado do mecanismo de acionamento, por atuador elétrico, da estrutura de apoio para as pernas e pés aperfeiçoada a ser aplicada a poltronas reclináveis, estando esse atuador em diferentes posições de acordo com as fases de recolhimento da estrutura de apoio para as pernas e pés em relação a estrutura de assento da poltrona reclinável.

De acordo com essas figuras, o aperfeiçoamento em estrutura de apoio para as pernas e pés aplicados a poltronas reclináveis, objeto da presente invenção, é levado a efeito em estruturas do tipo definidas nas figuras 1 e 2, onde a partir da estrutura de assento 10 é montada de forma deslizante uma segunda armação deslizante interna 20b de comprimento no máximo igual ao comprimento da armação horizontal quadrangular rígida, sendo que dita segunda armação deslizante 20b é provida de uma travessa anterior 23, dita segunda armação deslizante 20b desloca-se paralelamente em relação a primeira armação 20a definindo um conjunto escamoteável de apoio para as pernas e pés.

De acordo com as figuras de 3 a 7 essa armação deslizante interna 20 é composta por duas estruturas quadrangulares 20a e 20b deslizantes entre si através de braços articulados 1 e 2 pivotados as respectivas estruturas 20a e 20b e a uma armação rígida articulada 20c que movimenta-se angularmente para debaixo da estrutura de assento 10.

As estruturas quadrangulares 20a e 20b só iniciam seu deslizamento relativo após o fim de curso do deslocamento angular da armação rígida articulada 20c. Assim, quando se desejar uma extensão maior do apoio para os pés, a estrutura deslizante 20a e 20b dispõe de dois trilhos ao invés de um, onde o segundo trilho aloja um sistema de braços articulados, que acionam a segunda estrutura a partir do momento em que o sistema articulado, ao passar pelo ponto limite em relação ao chão, começa a avançar em relação à primeira estrutura. Veja as figuras 7, 6, 5, 4, e 3 nessa ordem.

Com essa construtividade proporcionada consegue-se uma redução da altura do assento sem prejuízo ao comprimento final do apoio quando estendido.

As figuras de 3 a 7 ainda apresentam o mecanismo de acionamento, por alavanca 3, da estrutura quadrangulares 20a e 20b de apoio para as pernas e pés aplicada a poltronas reclináveis. Essa alavanca 3 permite modificar o ângulo do assento, não ilustrado, quando a poltrona passa de uma posição inicial, sem apoio estendido, para a reclinada. Trata-se de uma pequena estrutura que é acoplada ao assento da poltrona, e é interligada ao sistema de apoio para os pés 20a e 20b através de um braço pivotante 3a, que é ligado à alavanca de acionamento do apoio dos pés 3. Quando a alavanca 3 é girada para estender o apoio, o braço pivotante gira junto, fazendo baixar o assento. A finalidade deste dispositivo é fazer o assento permanecer horizontal quando a poltrona está em posição aproximadamente ereta, para uma posição inclinada, mais favorável para o relaxamento do ocupante, quando o encosto da poltrona está inclinado e o apoio para os pés estendido.

As figuras 8 e 9 mostram que as estruturas quadrangulares 20a, 20b e 20c, seja comandadas por atuadores ou por alavanca, são passíveis de serem montadas sobre qualquer tipo de base de apoio 4.

Isso é conseguido com uma sub estrutura 5 acoplada às laterais do apoio para os pés 20a, 20b e 20c que comporta inferior e ortogonalmente uma coluna central 6, que por sua vez é acoplada a vários tipos de base de apoio 4. Adicionalmente, e em função da possibilidade deste novo sistema de oferecer uma altura de assento reduzida, pode-se prover colunas de acoplamento 6a, 6b, 6c, 6n de várias medidas, como ilustrado na figura 9, permitindo, portanto criar-se versões para pessoas de qualquer estatura. A coluna pode ainda ser única, com altura variável através de fuso interno.

As figuras 10, 11 , 12, 13 e 14 representam vistas em detalhe e ampliadas do sistema de articulação 7 e haste de travamento 8 que montada na lateral da estrutura do assento 10 da poltrona, atua junto a estrutura 20 de apoio para pernas e pés para graduar seletivamente a altura dessa última em relação ao solo e ao plano do assento 10 da poltrona reclinável. Assim uma haste 8 com vários encaixes 8a é introduzida entre as alavancas do sistema, juntamente com um pino de aço 8b que se encaixa nestes encaixes 8a. Quando da rotação da alavanca de acionamento, esta haste 8 se encaixa no pino 8b em posições variadas, permitindo ao ocupante selecionar a que mais lhe agrade. Para retornar o apoio para a posição inicial, esta haste 8 é deslocada para cima através de uma mola, não ilustrada, para deixar livre o retorno.

E finalmente as figuras de 15 a 19 mostram uma alternativa de comando onde a alavanca de acionamento manual é substituída por um atuador elétrico AE. Este avança e recua de modo a fazer percurso idêntico ao manual, com a vantagem de oferecer infinito número de posições da altura do apoio para os pés.