Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
IMPROVEMENTS TO THE STRUCTURAL DESIGN OF A TOOTHBRUSH WITH A DENTAL FLOSS GUIDE, SPECIFICALLY FOR USE BY CHILDREN AND PERSONS WITH MOTOR IMPAIRMENT OR SPECIAL NEEDS
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2014/056056
Kind Code:
A1
Abstract:
Improvements to the structural design of a toothbrush with a dental floss guide, specifically for use by children and persons with motor impairment or special needs, comprise a structural solution including a screwing device (4), a threaded section (2) allowing the head (3) with the bristles to be exchanged, and ensure the safety of the operator and comfort of the patient during mechanical tooth cleaning processes, mainly in the case of young children and persons with special needs, since the surface (6) of the handle (1), which is at the same time soft and adhesive, prevents traumas or injuries to the oral cavity of the patient and to the fingers of the operator, the handle (1) being convertible into a dental floss guide (1). The handle (1) may be designed with a hexagonal projection (8). The opposite end of the head (3) comprises a screwing device (4) that fastens the dental floss inserted into the channel (4a) in the screw thread (5a).

Inventors:
MARQUES DE CARVALHO JAIRO AUGUSTO (BR)
Application Number:
PCT/BR2013/000104
Publication Date:
April 17, 2014
Filing Date:
March 26, 2013
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
MARQUES DE CARVALHO JAIRO AUGUSTO (BR)
International Classes:
A46B15/00; A61C15/04
Foreign References:
US20030188761A12003-10-09
US5365956A1994-11-22
US7237560B22007-07-03
US8015982B22011-09-13
BRMU8600293U2007-10-23
BR7601477U1997-11-18
Attorney, Agent or Firm:
CALHEIROS, Claudemir Elias (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1 - APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS NA CONCEPÇÃO CONSTRUTIVA DE ESCOVA DENTÁRIA COM DISPOSITIVO GUIA PARA FIO, DE USO ESPECÍFICO PARA CRIANÇAS E PESSOAS COM LIMITAÇÃO MOTORA OU COM NECESSIDADES ESPECIAIS, compreendendo um cabo (1) preferentemente cilíndrico e moldado em material macio e flexível, dotado na extremidade anterior de cabeça (3) com cerdas, e de dispositivo (4) atarraxante na ^extremidade posterior, caracterizados pelo fato de implementarem em relação ao uso de fio dental associado a escova dentária a fixação daquele no dispositivo atarraxante (4), convertendo-se o cabo (1) da escova em manípulo-guia para o manuseio do fio dental em relação à dentição e cavidade bucal do paciente.

2 - APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS NA

CONCEPÇÃO CONSTRUTIVA DE ESCOVA DENTÁRIA COM DISPOSITIVO GUIA PARA FIO, DE USO ESPECÍFICO PARA CRIANÇAS E PESSOAS COM LIMITAÇÃO MOTORA OU COM NECESSIDADES ESPECIAIS, de acordo com a reivindicação n° 1, caracterizados pelo fato de o fio dental ser introduzido pelo orifício/canal (4a) e conduzido até as roscas (5a) de que é dotado o prolongamento (5) do dispositivo atarraxante (4), sendo aí fixado em relação ao canal (7) pela ação das roscas (5a).

3 - APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS NA CONCEPÇÃO CONSTRUTIVA DE ESCOVA DENTÁRIA COM DISPOSITIVO GUIA PARA FIO, DE USO ESPECÍFICO PARA CRIANÇAS E PESSOAS COM LIMITAÇÃO MOTORA OU COM NECESSIDADES ESPECIAIS, de acordo com a reivindicação n° 1, caracterizados pelo fato de o cabo (1) ser dotado de filamentos, vilosidade ou saliências (6) distribuídas por toda a sua extensão, tendo em vista a melhor aderência possível quando da conversão do cabo em manípulo-guia (1) do fio dental.

4 - APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS NA CONCEPÇÃO CONSTRUTIVA DE ESCOVA DENTÁRIA COM

DISPOSITIVO GUIA PARA FIO, DE USO ESPECÍFICO PARA CRIANÇAS E PESSOAS COM LIMITAÇÃO MOTORA OU COM NECESSIDADES ESPECIAIS, de acordo com as reivindicações anteriores, caracterizados pelo fato de o setor (2) dotado de rosca permitir a cambiabilidade da cabeça (3) em relação ao cabo/manipulo (1)

5 - APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS NA CONCEPÇÃO CONSTRUTIVA DE ESCOVA DENTÁRIA COM DISPOSITIVO GUIA PARA FIO, DE USO ESPECÍFICO PARA CRIANÇAS E PESSOAS COM LIMITAÇÃO MOTORA OU COM NECESSIDADES ESPECIAIS, de acordo com a reivindicação n° 3, caracterizados pelo fato de o cabo (1) poder ser configurado mediante projeção sextavada (8), tendo em vista o maior reforço mecânico da estrutura propriamente dita.

Description:
APERFEIÇOAMENTOS INTRODUZIDOS NA

CONCEPÇÃO CONSTRUTIVA DE ESCOVA DENTÁRIA COM DISPOSITIVO GUIA PARA FIO, DE USO ESPECÍFICO PARA CRIANÇAS E PESSOAS COM LIMITAÇÃO MOTORA OU COM NECESSIDADES ESPECIAIS.

INTRODUÇÃO

O presente relatório diz respeito a aperfeiçoamentos introduzidos na concepção operativa ensinada nas patentes MU7702075-8, MU8502362-0 e MU8700084-9 U, todas deste Requerente.

Assim, os aperfeiçoamentos em relato dizem respeito à concepção construtiva concebida especificamente para a remoção dos acúmulos da placa bacteriana em crianças e em pessoas portadoras de necessidades especiais, e contemplam solução tal que a cabeça em que estão previstas as cerdas seja cambiável, enquanto que o cabo cilíndrico ou sextavado seja conversível em manípulo-guia e ainda moldado em material viloso ou de forma sucedânea resolvido para que seja aderente quando manipulado como guia do fio dental.

Como é sabido dos habilitados na área, o controle da placa bacteriana é realizado através da sua remoção mecânica, e da prevenção de acúmulos sobre os dentes e a superfície gengival adjacente, bem como que esse controle é meio eficiente para o tratamento e a prevenção da gengivite, constituindo parte importante de todo e qualquer procedimento relativo à prevenção da doença.

Neste sentido, a técnica convencional de higiene oral ensina a limpeza mecânica, mediante o uso de escova associada ao fio dentário, de modo que este seja cortado a fim de configurar uma espécie de alça, amarrando-se as pontas uma à outra, e esticando-se o fio por entre os dedos polegar di reito e indicador esquerdo, para que, com movimentos leves, sej a m acessadas as áreas de contato interdenta l, assi m como toda a dentição, inclusive a superfície distai de cada dente.

A associação dos dois instrumentos constitui a ferramenta por excelência para a limpeza das superfícies proxima is, sendo também mais eficaz do que a escova nas áreas interproxi ma is .

. ESTADO DA TÉCNICA

A associação de escova de fio dentário pode ser encontrada na técnica usual, mas não de acordo com a concepção construtiva contempl ada no presente objeto, e nem com a final idade precípua de atender pessoas portadoras de necessidades especiais e as crianças de menor idade.

No caso destes autos, o fio, diferentemente da associação prevista na técnica usual, não está necessariamente contido na escova, mas utilizado mediante o emprego desta como ferramenta guia, sendo fixado à escova por dispositivo atarraxante.

O cabo é moldado em material vi loso, fil a men toso ou revestido de protuberâncias suficientes ao equil íbrio e aderência da escova precisamente como instrumento guia do fio dental na operação de l impeza, e esse ma terial é resolvido de forma que sej a macio e suficiente para evita r traumas, funcionando mesmo como um mordedor.

Buscas efetuadas no estado da técnica permitiram selecionar documentos envolvendo diversas concepções apl icadas a estoj os para esteril ização, dentre os qua is foram selecionados os seguintes: PI9302497-5 A2, com data de depósito em 1 9/07/1 993, sob o título ESCO VA DENTAL COM EXTREMIDADE DE LIMPEZA PARA LÍNG UA, na verdade uma escova dental com uma extremidade de cerdas norma is e a outra extrem idade com uma curvatura para ba ixo, co m a final idade de remover os resíduos al imentares da língua.

MU7702075-8 Y l , com data de depósito em 08/07/1997, sob o título DISPOSIÇÃO CONSTR UTIVA INTROD UZIDA EM ESCOVA DENTAL COM G UIA PARA FIO DENTAL, em nome deste Requerente, refere-se a um dispositivo manual pa ra se guiar fio dental durante a higiene bucal com escova dental acoplada, con stituído por um corpo cil índrico (1 ) com extremidade tronco-cônica (2) provida de uma pon ta ativa (3) conóide com perfuração (4), sendo que dito corpo cil índrico (1 ) é recoberto por uma camada de borracha mole e grossa (5), extremidade B (6) provida de uma haste angul ar (7), escova dental (8) , cabeça da escova (9) , cerdas (1 0) , sendo que a extremidade B (haste e cabeça da escova são recobertos por uma camada de borracha mole e grossa) (5), deixa ndo livre as cerdas (10) da escova para escovação.

PI9706345-2 A2, com data de depósito em 29/1 2/1997, sob o título ESCOVA DENTAL COM CREME E FIO DENTAL INTEGRADOS EM UMA ÚNICA UNIDADE, ensina uma escova dental com dois compartimentos: um para o creme e o outro para o fio dental.

PI9801 322-0 A2, com data de depósito em 06/03/1998, sob o título ESCOVA DENTAL PRO VIDA DE FIO E PASTA DENTAIS , compreende basicamente uma escova desenvolvida para atender às necessidades de uma higiene completa nos ma is variados loca is; sendo provida de um compartimento (4) para paste de dentes (3) e suporte (6) para fio dental (5), sendo que todos os componentes encaixam-se de uma forma segura e prática, dando ao conj unto um formato de uma única peça provida de tampa (1 ) tipo canetas o que facil ita o seu manuseio e transporte.

PI0506202-0 A2, com data de depósito em 25/1 0/2005, sob o título ESCO VA DENTAL DE M ÚL TIPLO USO (ESCOVA DE DENTE COM FIO DENTAL), ensina uma escova dental de múltiplo uso, que é compreendida especialmente pelo corpo vazado internamente onde se aloj a o suporte para o fio dental, removível e passível de receber refil do mesmo tipo e modelo, da mesma forma e no mesmo suporte se aloj a a la mina para o corte do fio dental. No topo frontal do corpo se fixa o aloj amento das cerdas fixado nele por rosca externa ou sob pressão. O mesmo corpo permite o uso do fio dental, no comprimento desej ado por seu usuário, quer pela face anterior ou posterior do corpo. As cerdas de nylon, são protegidas por um protetor a fim de evitar seu contato no manuseio, que tem fecho removível. A sa ída do fio dental pela parte superior do corpo, se da rá após a retirada do fundo rosqueável.

MU8502362-0 U2, com data de depósito em 07/ 1 1/2005, sob o título APERFEIÇOAMENTOS INTROD UZIDOS EM ESCOVA DE USO PROFISSIONAL, em nome deste Requerente, diz respeito a disposição construtiva que, aplica em instrumento de uso profissional, implementa o uso de escova de dente (1 ) como instrumento de aplicação simultânea de fio dental, a partir do gancho (3) ou do telescópio (4) previstos na extremidades conóide (2) do corpo cil índrico (1 ) principal . MU8700084-9 U2, com data de depósito em 05/02/2007, sob o título ESCO VA DENTAL COM DISPOSITIVO G UIA PARA FIO DENTAL, DE USO ESPECÍFICO PARA CRIANÇAS, PESSOAS COM LIMITA ÇÃO MO TORA E PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS, também em nome deste Requerente, trata de uma di sposição construtiva apl icada em instrumento odontológico, que implementa o uso de escova de dente (1 ) como instrumento de aplicação simultânea de fio dental, a partir do gancho (3) ou dos dispositivos telescópico (4) ou (5) de aparafusamento previstos na extrem idade conóide (2) do corpo cilíndrico (1 ) principal, na verdade um cabo ( 1 ) dotado de revestimento que absorve impactos ou a pressão que pode ser produzida pela mordida do usuário, funcionando como mordedor.

Como se infere, existem várias concepções de algu ma forma relacionadas à associação de escova e fio dentário. Todavia, à exceção dos documentos MU7702075-8, MU8502362-0 e MU8700084-9 U, todos depositados por este Requerente, em nenhum dos objetos relacionados nem a construtividade e nem a operação propriamente ditas dizem respeito ao conceito operativo proposto, cuj o obj etivo é o uso específico para crianças e, notadamente, para pessoas l imitadas do ponto de vista motor ou ainda portadoras de necessidades especiais.

Por exemplo, enquanto que o documento PI9302497-5 A2 alude a uma escova dental com uma extremidade de cerdas normais e a outra extremidade com uma curvatura para ba ixo, tendo por finalidade alcançar e remover resíduos alimentares presentes na língua, o PI9706345-2 A2 e o PI9801 322-0 A2 ensinam uma escova dotada de dois compartimentos: um pa ra o creme e o outro para o fio dental e outra, provida de um compartimento para pasta de dentes e suporte pa ra fio dental .

Por sua vez, o documento PI0506202-0 A2 trata de uma escova multiuso, que aloj a suporte para fio dental, removível e passível de receber refil.

Por fi m, os documentos MU7702075-8 Yl , MU 8502362-0 U2 e MU8700084-9 U2, todos em nome deste Requerente, tratam da concepção funcional aperfeiçoada no favor do tempo e que deu origem ao objeto ora proposto. Referidos documentos ensinam escova dental com gu ia pa ra o fio dental, primeiramente consistente num dispositivo manual para se guiar fio dental durante a higiene bucal com escova dental acoplada, evoluindo ao depois para o sistema de aparafusamento para a fixação do fio dental, no caso do documento MU8700084-9 U2.

Conhecidas as alternativas ensinadas no estado da técnica, verifica-se que a concepção operativa que tem nascedouro no documento MU8700084-9 U2 do Requerente, apresenta melhorias funcionais que tornam o presente obj eto ma is prático, seguro e económico que seus antecessores, e conceitual mente diferente das anterioridades encontradas na forma das buscas realizadas, como acima relacionados .

SUMÁRIO DO OBTETO DA PATENTE

Tendo-se à conta as observações pertinentes ao estado da arte, é objetivo do presente relatório construtividade que, aplicada a escova dentária util izada como ferramenta guia de fio dental em operações específicas, notadamente pa ra a higiene de pessoas portadoras de necessidades especia is, limitadas fisicamente, e também de crianças, proporciona a perfeita estabilização e aderência do manipulo em que é convertido o cabo da escova, assim como a substituição tanto da cabeça dotada de cerdas quanto do cabo/manipulo, que pode ser cil índrico ou sextavado, e é moldado em material viloso, filamentoso ou dotado de protuberâncias que confiram aderência ao conj unto quando utilizado como guia de fio dental .

Como se infere, tra ta-se de uma escova dentá ria cuj o cabo é conversível em manipulo guia para o uso de fio dental em operações de h igiene bucal em crianças e em pessoas ou limitadas fisicamente ou portadoras de necessidades especia is, graças não só ao sistema atarraxante que aprisiona o fio à porção oposta à cabeça com cerdas, mas também pela cambiabil idade da cabeça em rel ação ao cabo/manipulo e vice-versa, que proporciona a substitu ição de um ou de outro em caso de necessidade, sem que se tenha de substituir toda a escova.

DE SCRIÇÃO DAS FIGURAS

A caracterização dos aperfeiçoamentos em comento é dada pelos desenhos que representa m a sol ução con strutiva proposta, de tal forma que tanto o aspecto con strutivo quanto o conceito operativo sej am apreendidos com a necessária clareza.

A partir das figuras elaboradas, que expressam as formas preferencia is de se real izar o produto ideal izado, fundamenta-se a descrição do presente relatório, por meio de remissões numéricas e consecutivas, que trazem à l uz aspectos construtivos e operativos porventura subentendidos, determinando precisamente a tutela pleiteada .

Estas figuras são meramente il ustrativas, e podem apresentar variações.

Tem-se, po is, que: - A FIGURA 1 em vistas laterais, destaca a construtividade da escova, com ênfase à proj eção preferentemente ci l índrica do cabo (1 ) conversível em manipulo, bem como à secção (2) que torna cambiável a cabeça dotada de cerdas (3) . Na extremidade oposta, conforme também o detalhe apresentado, o cabo conversível ( 1 ) é dotado de dispositivo atarraxante (4/5) que penetra um canal (7) previsto ali, e é percorrido interna e perpendicularmente por um orifício/túnel (4a) por onde o fio dental é introduzido e conduzido até o setor roscado (5a) do prolongamento (5) de fixação, na verdade roscas que tanto fixam o dispositivo atarraxante (4/5) quanto aprisiona m o fio dental em rel ação ao canal (7) .

- A FIGURA 2 em mesma vista lateral, informa uma variável construtiva pela qua l a presença de sal iências (6) ao longo de toda a extensão do cabo (1 ) conversível confere aderênci a quando convertido em manipulo (1 ) ou ferramenta-guia do fio dental;

- A FIGURA 3 também em vista lateral, informa uma variável construtiva pela qual o cabo ( 1 ) é resolvido em proj eção sextavada (8) . Esta figura perm ite sej a visualizada a secção (2) dotada de rosca pela qual a cabeça (3) pode ser fixada e cambiada.

DE SCRIÇÃO DETALHADA DO OBT ETO DA PATENTE

Como se infere dos exemplares desenhativos, o presente modelo de util idade descreve conceito operativo que facil ita a utilização do fio dental em crianças, especialmente as de pouca idade, e em pessoas ou fisicamente limitadas ou portadoras de necessidades especia is, uma vez que o cabo ( 1 ) é dotado de mecanismo atarraxante (4) em que um fio dental é fixado, convertendo-se assim em manipulo ( 1 ) guia para operações de remoção mecânica de acúmulos da placa bacteriana sobre os dentes.

Os aperfeiçoamentos ora descritos propõem que o cabo (1 ) da escova substitua o método tradicional, em que a l impeza em comento é dada pelo uso dos dedos polegar direito e indicador esquerdo, p.ex., e uma secção do fio dental amarrado nas pontas em forma de alça. Assim, uma vez que o fio dental é fixado com segurança pelo dispositivo atarraxante (4) p revisto na extremidade oposta da cabeça (3) com cerdas, e que o cabo (1 ) propriamente di to, convertido em man ípulo-gu ia ( 1 ) do fio dental, é moldado de modo que sua extensão sej a dotada de saliências, vilosidade ou filamentos (6) aderentes, ou em proj eção sextavada (8) ou sucedânea, o manuseio do fio dental associado à escova é ma is seguro para o operador, mais confortável para o paciente e mais preciso e eficaz que os meios tradicionais de limpeza, notadamente no caso das crianças menores e de pessoas portadoras de necessidades especiais.

Infere-se a inda que o cabo convertido em man ípulo-guia (1 ) evita traumas tanto para o operador quanto para o paciente, porque evita mordidas, funcionando mesmo como um mordedor, e lesões no interior da cavidade bucal, haj a vista a configuração arredondada do cabo/manípulo-guia ( 1 ) e do disposi tivo (4) atarraxante, bem como que o material de revestimento ou de injeção de que são feitos é macio, flexível e, especial mente no caso do cabo (1), dotado de saliências, vilosidade, filamentos ou sucedâneos (6) que também servem de elementos de aderência.