Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
INDUSTRIAL PAPER BAG WITH FRONT OR BACK VALVE
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2016/205905
Kind Code:
A1
Abstract:
An industrial paper bag is disclosed having a front or back valve for granulated or powdered products to be packaged into containers filled through a device that acts as a retention valve, eliminating a manufacturing step which corresponds to the production of the valve, which is made of paper that is manually produced and manually mounted in an intermediary package manufacturing step, after the paper tube that constitutes the main body of the package is formed. The industrial paper bag with a front or back valve comprises a valve made from the paper that composes the tubular package, with an inner sheet glued longitudinally to a flexible plastic sheet during the production of the paper tube. The package is produced in a single manufacturing step by a single machine, including the front or back valve and the aperture for filling and closing the package. The front or back valve is internally formed by the paper edges in the section where the line of glue that joins the two edges of the paper sheets that compose the tube that constitutes the package is interrupted, and is characterised in that one of the edges is folded upon itself and glued to a flexible plastic sheet, forming a hem with a double thickness. The valve can be efficiently and automatically closed when the bag is filled by automatic bagging machines.

Inventors:
BAGGIO ANTONIO EDUARDO (BR)
Application Number:
PCT/BR2015/000098
Publication Date:
December 29, 2016
Filing Date:
June 26, 2015
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
BAGGIO ANTONIO EDUARDO (BR)
International Classes:
B65D30/24; B65D33/01
Foreign References:
EP0075181A11983-03-30
DE4303894A11994-08-18
EP0947438A11999-10-06
GB252038A1926-05-13
GB712831A1954-08-04
Attorney, Agent or Firm:
DA SILVA RODRIGUES, Marconni (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1) SACO INDUSTRIAL DE PAPEL COM VÁLVULA FRONTO-DORSAL, sendo um saco de papel multifolhado ou uma embalagem composta com paredes múltiplas contendo duas ou mais folhas de papel dispostas em um tubo por uma máquina Tuber e que é dotado de uma válvula, . caracterizado por possuir uma válvula (5) fronto-dorsal que é formada pelas próprias bordas do papel no trecho em que há uma interrupção (4) da linha de cola (3) que une as duas bordas das folhas de papel (2) e constituindo essa válvula pela própria dobradura interna das membranas de plástico e de papel, em uma posição fronto-dorsal, conformando o orifício de enchimento que é formado pelo trecho interrompido da linha de cola (3) que une as duas bordas das folhas de papel, formando uma bainha de dupla espessura a compor o corpo da embalagem formada;

2) SACO INDUSTRIAL DE PAPEL COM VÁLVULA FRONTO-DORSAL, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado por ter uma das bordas do papel dobrada sob si mesma, formando uma bainha (2);

3) SACO INDUSTRIAL DE PAPEL COM VÁLVULA FRONTO-DORSAL, de acordo com a s reivindicações 1 e 2, caracterizado por ter uma dobradura do papel de forma com que uma das bordas deste seja dobrada sob si mesma, formando uma' bainha (2) de dupla espessura e aumentando a resistência do conjunto;

4 SACO INDUSTRIAL DE PAPEL COM VÁLVULA FRONTO-DORSAL, de acordo com quaisquer das reivindicações 1 , 2 ou 3, caracterizado por ter a borda que é dobrada como uma bainha (2) é colada sobre a outra borda do papel para formar o tubo (1); 5) SACO INDUSTRIAL DE PAPEL COM VÁLVULA FRONTO-DORSAL, de acordo com quaisquer das reivindicações 1 , 2 ou 3 ou

4, caracterizado por ter a linha de cola (3) disposta com uma interrupção (4), de forma que, após a colagem, a abertura resultante no trecho em que a linha de cola foi interrompida funcione como uma válvula de enchimento ou fechamento (5);

6) SACO INDUSTRIAL DE PAPEL COM VÁLVULA FRONTO-DORSAL, de acordo com quaisquer das reivindicações 1 , 2, 3, 4 ou

5, caracterizado por obter o efeito de válvula pela largura maior das folhas que ultrapassam em perímetro a linha de colagem em que o tubo (1) é montado, sendo esse tudo (1) fechado em suas extremidades por uma costura (6) feita sobre fita crepada (7);

7) SACO INDUSTRIAL DE PAPEL COM VÁLVULA FRONTO-DORSAL, de acordo com quaisquer das reivindicações anteriores, caracterizado por permitir a colocação do produto na embalagem utilizado um tubo de enchimento (8) em que, à medida que a embalagem vai sendo enchida, a própria pressão do produto sobre a parede interna da embalagem faz com que a válvula de enchimento ou fechamento (5) se feche e permaneça fechada.

Description:
SACO INDUSTRIAL DE PAPEL COM VÁLVULA FRONTO-DORSAL

[001] O presente pedido se refere a um modelo de embalagem, intitulado SACO INDUSTRIAL DÊ PAPEL COM VÁLVUL FRONTO- DORSAL, que permite que seja eliminada uma etapa adicional na sua confecção, na produção da sua válvula. Com o processo ora apresentado, a válvula é produzida a partir dos próprios papéis que compõem o tubo da embalagem e no momento da própria produção do tubo. Toda a embalagem, portanto, é produzida em uma só etapa de produção e em uma única máquina, com considerável redução de custos e de tempo de produção, por dispensar trocas de bobinas ou máquinas.

[002] No presente estado da técnica, as indústrias minerais e químicas que embalam produtos granulados ou em pó, tais como vermiculita, cal, caulim, caicáreo e outros, Utilizam embalagens de papel cujo preenchimento se dá por um dispositivo que faz uma função de válvula. Atuaimente, esse dispositivo de válvula, que é confeccionado também em papel, é produzido por uni processo manual e aplicado, também manualmente, em uma etapa intermediária da confecção dessa embalagem, que se dá após a formação desse tubo de papel que constitui o corpo principal da embalagem. As embalagens são posteriormente costuradas no fundo e na boca, onde se adapta a válvula de fechamento.

[003] O Saco Industrial de Papel com Válvula Fronto-Dorsal, que aqui é demonstrado como pode ser produzido, tem um funcionamento semelhante ao do saco valvulado comum, mas, apresenta uma maior eficiência na vedação, pelo fato dessa válvula ser situada frontalmente ou dorsalmente e que pode usufruir do peso das próprias embalagens dispostas em pilhas para manter a válvula em posição favorável à vedação.

[004] A presente embalagem descrita, o Saco Industrial de Papei com Válvula Fronto-Dorsal é constituído por um saco de papel multifolhado que é formado por um tubo (1) composto por duas a quatro folhas de papel. A confecção do tubo é feita em uma máquina Tuber, que realiza a dobra do papel de forma com que uma das bordas deste seja dobrada sob si mesma, formando uma bainha (2 a e b) de dupla espessura e resistência. Essa borda dobrada em bainha (2 a e b) é colada sobre a outra borda da folha interna para formar o corpo (1). A linha de colagem (3) sofre uma interrupção (4) de forma que após a colagem, resulte num orifício que é a entrada da válvula para enchimento da embalagem (5). O efeito de válvula é conseguido pela largura maior das folhas de papel em especial a folha de papel interna colada a uma membrana de plástico flexível, que ultrapassam em perímetro a linha de cola da embalagem. O corpo (1) assim montado é então fechado em suas extremidades por costura (6) sobre fita crepada (7).

[005] Para a colocação do produto na embalagem, é utilizado um tubo de enchimento (8). À medida que a embalagem vai sendo cheia, a própria pressão do produto sobre a parede interna da embalagem faz com que a válvula (5) se feche e que permaneça fechada.

[006] Para enchimento do saco industrial de papel valvulado com grãos, pellets ou pós, utiliza-se de um tubo de vazão (8). As máquinas chamadas de ensacadeiras alimentam os tubos de vazão (enchimento) com grande pressão e velocidade, fazendo com que o produto flua para dentro da embalagem com grande rapidez. À medida que o saco industrial de papel valvulado vai sendo enchido, a própria pressão do produto sobre a folha de papel interna acrescida da membrana plástica, faz com que a válvula(5) se feche e assim permaneça vedada.

[007] Visando melhorar a eficiência do efeito válvula proporcionado pela folha de papel longitudinal interna do saco industriai de papel valvulado, aderiu-se a essa folha interna uma membrana em formato de folha de plástico também afixada longitudinalmente para que maximize o efeito de vedação do orifício que tem a serventia de válvula de alimentação do saco.

[008] Embora a forma de realização acima descrita pareça ser a ideal, poderão ser introduzidas modificações sem sair do âmbito da patente, com a substituição de um ou mais componentes ou materiais por outros que desempenhem a mesma função. [009] O Saco Industrial de Papel com Válvula Fronto-Dorsal encontra-se ilustrada pelos desenhos anexos, em que a Figura 1 é um detalhe da linha de cola antes da dobra do papel, já com a membrana plástica colada; A Figura 2 é um exemplo da operação de dobra do papel com formação da válvula; A Figura 3 é uma vista da embalagem após a costura das extremidades; A Figura 4 é um esquema da operação de enchimento da embalagem (em perspectiva); A Figura 5 é um esquema da operação de enchimento da embalagem (em corte); ' A Figura 6 é um esquema do funcionamento da válvula após o enchimento (em perspectiva); A Figura 7 é um esquema do funcionamento da válvula após o enchimento (em corte); A Figura 8 é uma vista da embalagem completa após o enchimento.

[0010] A numeração constante dos desenhos e deste relatório descritivo faz referência aos seguintes componentes: (1)Tubo de Papel; (2) Bainha; (3) Linha de cola; (4) Interrupção na linha de cola; (5) Válvula; (6) Costura; (7) Fita crepada e (8) Tubo de enchimento.