Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
INFORMATION PROCESSING METHOD
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2014/047705
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention relates to a method that allows recording information, such as video messages, in a data server, and subsequently displaying the information at an Internet address. The method consists in an information processing method comprising the following steps: (i) scanning a portion of an object provided with an access code; (ii) accessing an Internet address by means of the access code scanned in step (i); (iii) checking whether the Internet address accessed in step (ii) contains at least one item of recorded information; and (iv) displaying the recorded information on a browser interface at the Internet address when the check carried out in step (iii) indicates that the address accessed in step (ii) contains at least one item of recorded information.

Inventors:
MACHADO FERREIRA ROBERTO (BR)
Application Number:
PCT/BR2013/000369
Publication Date:
April 03, 2014
Filing Date:
September 26, 2013
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
FQR TECNOLOGIA E SERVICOS LTDA EPP (BR)
International Classes:
G09F1/00; B42D15/04; G06Q30/02; H04M3/50
Foreign References:
US20120085828A12012-04-12
US20120123827A12012-05-17
Attorney, Agent or Firm:
SCHAAL, Artur et al. (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. MÉTODO DE TRATAMENTO DE INFORMAÇÕES caracterizado pelo fato de que compreende os seguintes passos:

i) escanear uma porção de um objeto dotado de um código de acesso;

acessar um endereço da Internet por meio do código de acesso escaneado no passo i;

verificar se o endereço da Internet acessado no passo contém ao menos uma informação gravada; e

exibir, em uma interface de navegação do endereço da

Internet, a informação gravada, quando a verificação feita no passo iii indicar que o endereço acessado no passo ii contém ao menos uma informação gravada.

2. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente, depois do passo iii, um passo v:

v) gravar ou carregar ao menos uma informação quando a verificação feita no passo iii indicar que o endereço acessado no passo ii não contém informação gravada.

3. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente, depois do passo v, um passo vi:

vi) atribuir ao menos um efeito visual à informação gravada.

4. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente, depois do passo vi, um passo vii:

vii) gravar informações complementares.

5. MÉTODO, de acordo com uma das reivindicações de 1 a 4 caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente, depois do passo iv, um passo viii: viii) exibir informações complementares.

6. MÉTODO, de acordo com uma das reivindicações de 1 a 5, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente, entre o passo iii e o passo iv, um passo de , verificar se a informação gravada está criptografada, quando a verificação feita no passo iii indicar que o endereço acessado no passo ii contém ao menos uma informação gravada.

7. MÉTODO, de acordo com uma das reivindicações de 1 a 6, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente, antes do passo i, os passos:

a) definir endereços na Internet;

b) gerar um lote de códigos com base nos endereços definidos no passo a;

c) armazenar o lote de códigos gerados no passo b em uma base de dados;

d) exportar um arquivo, contendo os códigos, para impressão no dito objeto; e

e) gerar uma estrutura de diretórios em um servidor de dados com base no lote de códigos gerados no passo b.

8. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente, depois do passo e, um passo f:

f) criar um arquivo com extensão .htm ou .php em uma última pasta de um diretório gerado no passo e para armazenagem das mensagens.

9. MÉTODO, de acordo com uma das reivindicações de 1 a 8, caracterizado pelo fato de que a informação gravada consiste em uma mensagem de vídeo.

10. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que a dita mensagem de vídeo é gravada por meio da interface de navegação do endereço da Internet.

1 1. MÉTODO, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que a dita mensagem de vídeo é carregada por um arquivo digital, a ser reproduzido em um computador pessoal do usuário ou em um servidor de dados da Internet.

12. MÉTODO, de acordo com uma das reivindicações de 1 a

10, caracterizado pelo fato de que o código de acesso consiste em um código do tipo QR ou código alfanumérico, disposto abaixo do código QR.

13. MÉTODO, de acordo com uma das reivindicações de 1 a 12, caracterizado pelo fato de que o objeto dotado de um código de acesso é um cartão comemorativo.

Description:
"MÉTODO DE TRATAMENTO DE INFORMAÇÕES"

CAMPO DA INVENÇÃO

A presente invenção refere-se, de uma maneira geral, a um método para tratamento de informações em um ambiente de rede de computadores. Mais especificamente, a presente invenção refere-se a um método capaz de permitir a gravação de informações, tais como mensagens de vídeo, em um servidor de dados, e a sua posterior exibição em um endereço da Internet.

ANTECEDENTES DA INVENÇÃO

Cartões comemorativos são bastante utilizados em datas especiais como aniversários, casamentos, natal, dia dos namorados, dia dos pais, dentre várias outras datas, geralmente acompanhados de presentes. Esses cartões podem ser encontrados à venda normalmente em papelarias, livrarias, lojas de presentes e supermercados.

No modelo tradicional de negócio, o consumidor adquire um cartão, que pode conter uma imagem e/ou uma mensagem pré-impressa, escreve a sua mensagem a mão e o encaminha ao destinatário da maneira que desejar. O destinatário, então, recebe o cartão e a mensagem é lida na sequência.

Com o advento da Internet, a compra de presentes, sejam produtos ou serviços, através de páginas de lojas virtuais se popularizou bastante nos últimos anos, uma vez que vantagens como comodidade, conveniência, praticidade e economia de tempo foram proporcionadas aos consumidores. Por conta disso, as páginas de lojas virtuais da Internet também passaram a oferecer a opção de enviar cartões ao presenteado, virtuais ou reais, juntamente com o presente. Particularmente, algumas páginas da Internet até oferecem gratuitamente o serviço de envio de cartões comemorativos virtuais. Além disso, com o crescimento e evolução das tecnologias de banda larga tais como ADSL, cabo, rádio, WiMAX e fibra ótica, capazes de proporcionar conexões rápidas dos computadores à Internet, houve uma notável popularização das páginas da Internet que oferecem recursos multimída como vídeos, músicas e jogos sob demanda.

Ainda, nos últimos anos, houve também uma popularização do código do tipo QR (Quick Reference), que consiste em um código de barras bidimensional capaz de ser escaneado por meio de, por exemplo, câmeras de celulares ou computadores. Esse código pode ser convertido em um texto interativo, um endereço de uma página da Internet, um número de telefone, uma localização geográfica, um e-mail, dentre outros.

Diante do cenário acima descrito, foi constatado um potencial de associar novos recursos a cartões comemorativos, de modo a proporcionar uma nova experiência aos usuários, agregando proximidade, simplicidade e diversão à atividade de presentear outras pessoas.

OBJETIVOS E DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO

Um objetivo da presente invenção é prover um método capaz de permitir a gravação de recursos multimídia em um servidor de dados da Internet, e o seu posterior acesso por meio de cartões comemorativos e/ou outros produtos, tais como objetos para presente.

Além disso, a presente invenção tem por objetivo prover um método capaz de permitir a gravação de mensagens personalizadas na Internet por meio de cartões comemorativos e/ou outros produtos, tais como objetos para presente.

Outro objetivo da presente invenção é prover um método capaz de permitir a exibição de mensagens personalizadas previamente gravadas na Internet por meio de cartões comemorativos e/ou outros produtos, tais como objetos para presente. Adicionalmente, é também um objetivo da presente invenção prover um método capaz de permitir a gravação de um vídeo em um servidor de dados da Internet e, posteriormente, a sua exibição a um usuário, por meio de um cartão comemorativo e/ou outros produtos, tais como objetos para presente.

Ainda, outro objetivo da presente invenção é prover um método capaz de proporcionar uma nova experiência de uso aos consumidores de cartões comemorativos e/ou outros produtos, tais como objetos para presente, agregando proximidade, simplicidade e diversão à atividade de presentear outras pessoas.

Uma primeira maneira de alcançar um ou mais objetivos da presente invenção acima mencionado(s), dentre outros, é através de um método de tratamento de informações, que compreende os seguintes passos:

i) escanear uma porção de um objeto dotado de um código de acesso;

ii) acessar um endereço da Internet por meio do código de acesso escaneado no passo i;

iii) verificar se o endereço da Internet acessado no passo ii contém ao menos uma informação gravada; e

iv) exibir, em uma interface de navegação do endereço da

Internet, a informação gravada, quando a verificação feita no passo iii indicar que o endereço acessado no passo ii contém ao menos uma informação gravada.

De acordo com realizações adicionais ou alternativas do método da presente invenção, as seguintes etapas, sós ou em combinação, também podem estar compreendidas:

v) gravar ou carregar ao menos uma informação quando a verificação feita no passo iii indicar que o endereço acessado no passo ii não contém informação gravada;

vi) atribuir ao menos um efeito visual à informação gravada; vii) gravar informações complementares;

viii) exibir informações complementares;

- verificar se a informação gravada está criptografada, quando a verificação feita no passo iii indicar que o endereço acessado no passo ii contém ao menos uma informação gravada;

a) definir endereços na Internet;

b) gerar um lote de códigos com base nos endereços definidos no passo a;

c) armazenar o lote de códigos gerados no passo b em uma base de dados;

d) exportar um arquivo, contendo os códigos, para impressão no dito objeto;

e) gerar uma estrutura de diretórios em um servidor de dados com base no lote de códigos gerados no passo b;

f) criar um arquivo com extensão .htm ou .php em uma última pasta de um diretório gerado no passo e para armazenamento das mensagens.

- a informação gravada consiste em uma mensagem de vídeo; - a dita mensagem de vídeo é gravada por meio da interface de navegação do endereço da Internet;

- a dita mensagem de vídeo é carregada por um arquivo digital a ser reproduzido em um computador pessoal do usuário ou em um servidor de dados da Internet; e

- o código de acesso consiste em um código do tipo QR ou um código alfanumérico, disposto abaixo do Código QR;

- o objeto dotado de um código de acesso é um cartão comemorativo BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS

Os objetivos, efeitos técnicos e vantagens do método da presente invenção serão aparentes aos técnicos no assunto a partir da descrição detalhada a seguir que faz referência às figuras anexas, que ilustram realizações exemplificadoras, mas não limitadoras, da presente invenção, em que:

- A Figura 1 é um fluxograma de um método de tratamento de informações de acordo com uma primeira realização particular da presente invenção;

- A Figura 2 ilustra uma primeira tela de uma interface de navegação que é exibida durante e/ou após a execução de ao menos um dos passos do método representado na figura 1 ;

- A Figura 3 ilustra uma segunda tela da interface de navegação que é exibida durante e/ou após a execução de ao menos um dos passos do método representado na figura 1 ; e

- A Figura 4 ilustra uma terceira tela da interface de navegação que é exibida durante e/ou após a execução de ao menos um dos passos do método representado na figura 1.

- A Figura 5 é um fluxograma de um método de tratamento de informações de acordo com uma segunda realização particular da presente invenção.

DESCRIÇÃO DE REALIZAÇÕES DA INVENÇÃO

Inicialmente, cumpre destacar que o método de tratamento de informações, objeto da presente invenção, será descrito a seguir de acordo com realizações particulares, mas não limitativas, uma vez que suas realizações poderão ser implementadas de diferentes formas e variações e conforme a aplicação desejada. Além disso, cumpre notar também que a expressão "cartão comemorativo" refere-se a qualquer tipo de cartão provido de um código de acesso tal como, mas não limitado a, um código do tipo QR (Quick Reference). Cumpre notar que os códigos do tipo QR são únicos e, portanto, não há dois cartões com o mesmo código. Alternativamente, outros tipos de códigos de acesso podem ser implementados, desde que adequados à aplicação. O cartão comemorativo pode ser constituído de qualquer tipo de material (ex: papel, plástico ou tecido) e pode ser comprado, vendido, presenteado, doado ou adquirido/transferido por qualquer meio ou ação.

Cabe salientar ainda que o método da presente invenção é implementado e executado por computadores conectados na Internet. Alternativamente, o método pode ser implementado e/ou executado por tablets, smartphones, ou quaisquers dispositivos eletrônicos ou meios computacionais dotados de microprocessadores/microcontroladores capazes de processar ou executar algoritmos computacionais.

Conforme pode ser observado na figura 1 , o método da invenção, em uma primeira realização particular, compreende um passo i) escanear uma porção de um objeto dotado de um código de acesso. Particularmente, este objeto dotado do código de acesso é um cartão comemorativo. Assim, tal escaneamento consiste em uma leitura do código de acesso contido no cartão comemorativo por meio de, por exemplo, uma webcam, uma câmera de smartphone ou qualquer tipo de leitor/lente capaz de permitir uma captura ótica de uma imagem.

O método da invenção compreende também um passo ii) acessar um endereço da Internet por meio do código de acesso escaneado no passo i. Particularmente, este acesso é feito automaticamente por um computador, smartphone, tablet, etc, após a leitura do código de acesso. Em outras palavras, o código de acesso dispensa a necessidade de o usuário ter que digitar um determinado endereço no navegador. Naturalmente, caso o usuário desejar, estará disponível a ele a opção de digitar o endereço no navegador.

O método da invenção compreende também um passo Mi) verificar se o endereço da Internet acessado no passo ii contém ao menos uma informação gravada. Nesta etapa é verificado se alguma pessoa já gravou algum tipo de informação no endereço direcionado pelo código de acesso. Particularmente, a informação gravada consiste em uma mensagem de vídeo que pode ser gravada por meio da interface de navegação do endereço da Internet. Opcionalmente, a mensagem de vídeo pode ser carregada {upload) por um arquivo digital armazenado em um computador pessoal do usuário ou em um servidor de dados da Internet. De modo alternativo, a informação gravada pode consistir em uma mensagem de áudio ou qualquer tipo de mensagem multimídia.

O método da invenção compreende ainda um passo iv) exibir, em uma interface de navegação do endereço da Internet, a informação gravada, quando a verificação feita no passo iii indicar que o endereço acessado no passo ii contém ao menos uma informação gravada. Assim, nesse passo, a mensagem em vídeo, previamente gravada no endereço, é assistida por uma pessoa que foi presenteada com o cartão comemorativo.

Particularmente, mas não obrigatoriamente, o método compreende adicionalmente, entre o passo iii e o passo iv, um passo de verificar se a informação gravada está criptografada, quando a verificação feita no passo iii indicar que o endereço acessado no passo ii contém ao menos uma informação gravada.

Alternativamente ao passo iv, o método compreende adicionalmente, depois do passo iii, um passo de v) gravar ou carregar ao menos uma informação quando a verificação feita no passo iii indicar que o endereço acessado no passo ii não contém informação gravada. Assim, nesse passo, a mensagem em vídeo é gravada ou carregada por uma pessoa que deseja presentear outra com o cartão comemorativo.

Ainda de acordo com a figura 1 , o método compreende adicionalmente, depois do passo v, um passo de vi) atribuir ao menos um efeito visual à informação gravada. Assim, o usuário comprador do cartão comemorativo, após ter concluído a gravação da mensagem do vídeo, ou o upload do vídeo, poderá completar a operação com alguns efeitos visuais complementares, tais como molduras decorativas. Essas molduras podem ter temas variados e sazonais. O usuário poderá selecionar as molduras e visualizar o resultado até que se satisfaça e finalize esta etapa do processo.

O método compreende ainda, depois do passo vi, um passo de vii) gravar informações complementares que consistem, por exemplo, em um e-mail para receber uma mensagem de retorno ou simplesmente uma confirmação de entrega da mensagem ao destinatário. Ainda, é possível limitar o número de visualizações da mensagem de vídeo que poderão ser feitas através do cartão comemorativo. Adicionalmente, a informação complementar pode consistir em uma senha para acesso à mensagem.

Assim, caso existam informações complementares previamente gravadas, o método compreende adicionalmente, depois do passo iv, um passo de viii) exibir informações complementares.

Para que os passos descritos anteriormente possam ser executados, é necessária uma estruturação prévia que pode ser feita por meio dos seguintes passos:

a) definir endereços na Internet;

b) gerar um lote de códigos com base nos endereços definidos no passo a;

c) armazenar o lote de códigos gerados no passo b em uma base de dados; d) exportar um arquivo, contendo os códigos, para impressão no dito objeto;

e) gerar uma estrutura de diretórios em um servidor de dados com base no lote de códigos gerados no passo b; e

f) criar um arquivo com extensão .htm ou .php em uma última pasta de um diretório gerado no passo e para armazenamento das mensagens.

Portanto, no método da invenção, o destinatário do cartão comemorativo não recebe uma mensagem escrita, mas sim uma mensagem gravada em formato de vídeo/aúdio, de maneira que consiga ver e/ou ouvir a pessoa que lhe enviou o cartão. Portanto, trata-se de um cartão comemorativo que pode ser impresso em qualquer material e no qual o comprador grava uma mensagem em vídeo e o destinatário assiste a mensagem gravada, tornando o ato de se presentear mais gratificante, agregando proximidade, simplicidade e diversão à esta atividade.

A figura 5 representa uma segunda realização particular da invenção, em que é utilizado um aplicativo específico de gravação de mensagens dentro do ambiente de loja virtual de varejistas eletrônicos. Nesta realização, o usuário, após realizar a compra de um presente/cartão comemorativo executa os sguintes passos: grava um vídeo no ambiente da loja virtual (etapa v); atribui um efeito visual (etapa vi); e grava informações complementares (etapa vii), sendo que todas estes passos são executados por meio de um aplicativo específico da loja virtual.

Ainda, nesta sgunda realização particular, o método compreende uma etapa:

ixi) Entregar informações existentes, caso a etapa iii tenha indicado que não existe informação gravada.

EXEMPLOS DE APLICAÇÃO O método tem início com a identificação de um código de acesso QR, que pode estar impresso em uma face do cartão comemorativo, porém, o código pode também estar presente em produtos, ações promocionais de terceiros ou pode ainda ser impresso em um produto físico ou virtual.

Portanto, o fluxo operacional do método tem origem na geração dos códigos que serão aplicados em um determinado lote de cartões comemorativos ou outros produtos.

Cada código carrega uma informação única criptografada em si, a URL, endereço de Internet ou uma linha de código. Ao interpretar esse código, a URL especificada é aberta no navegador. Porém, antes de gerar os códigos é necessário configurar o lote das URLs.

Todos os códigos de um lote compartilharão um trecho de suas URLs. Por exemplo, todos os códigos começarão com:

- http://www.xxxx.com.br/system/codes/

Esse endereço será complementado por alguns parâmetros, tais como:

Nome do cliente: Cliente 1

Nome do lote: natal2012

Quantidade de códigos: 100.000

· Código de controle: clil natl 2

Data de ativação: dd/mm/aaaa

Validade: 12 meses

Com base nestes novos dados, o sistema complementará a URL criando os diretórios "Nome do cliente" e "Nome do lote", e associando o código de controle a série numeral de 1 a 100.000. Neste caso, a URL do primeiro código será:

http://www.xxxx.com.br/system/codes/Cliente1/natal2012/cli1 nat1 2000001.htm. A URL do segundo código será:

http://www.xxxx.com.br/system/codes/Cliente1/natal2012/cli1 nat1 2000002.htm.

Além da informação do endereço, o código conterá também uma chave de validação, tornando impossível o acesso ao endereço do cartão comemorativo por digitação. Esta chave de validação é gerada automaticamente e não fica visível para nenhum dos usuários.

Uma vez que os códigos tenham sido gerados com sucesso, é criada uma estrutura de diretórios idêntica ao do lote em um servidor de dados adequado. Os arquivos de extensão .htm ou.php existentes no fim das URL's são todos idênticos e têm como função validar a chave e verificar a existência, no banco de dados, de um arquivo de vídeo associado.

Os códigos do lote são arquivos de imagem que serão posteriormente exportados para serem impressos nos cartões comemorativos daquele lote. Uma vez impressos, esses cartões vão para os pontos-de-venda de destino e são colocados à disposição do cliente final.

O comprador do cartão comemorativo, após ter aberto a embalagem, terá acesso às instruções de utilização, tal como:

"Para ver quem lhe enviou este cartão e receber a mensagem que ele carrega, fotografe o código acima com seu smartphone, utilizando um leitor de QR codes, ou acesse: www.xxxx.com.br"

Com base nesta informação, o comprador do cartão terá duas opções, a saber:

> Utilizar um leitor de códigos QR já instalado em algum dispositivo {smartphone, tablet, etc), que o direcionará até o endereço. Como nesse caso ainda não há um arquivo de vídeo associado à URL contida no código escaneado, o usuário será direcionado para a seção da gravação e upload do vídeo (ver interface de navegação representada pela figura 2). Por padrão, é oferecida ao usuário a possibilidade de gravação do vídeo utilizando a câmera e o microfone do dispositivo como opção primária, mas o usuário poderá fazer o upload de um vídeo pré-gravado. Para tanto, ele deverá apontar para o diretório local onde o arquivo se encontra armazenado. Os vídeos inseridos por upload deverão atender aos pré-requisitos técnicos, cuja especificação poderá variar em função do modelo de negócio; ou

> Acessar, via navegador, o endereço de internet (URL) indicado no cartão comemorativo. Ao acessar a URL www.xxxx.com.br, a câmera de vídeo e o microfone do dispositivo serão acionados e o usuário estará se vendo através de sua própria câmera. Em seguida, aparecerá uma mensagem na tela para pedir que o usuário posicione o código de seu cartão em frente à câmera (ver interface de navegação representada pela figura 3). Tão logo o código seja posicionado, o código QR é reconhecido. Como, no caso do comprador, ainda não existe nenhum arquivo associado ao código escaneado, o usuário poderá gravar ou carregar o vídeo. Alternativamente, é possível acessar, via navegador, lojas de varejistas eletrônicos, que ofereçam estes cartões comemorativos e fazer a gravação da mensagem através de um aplicativo específico, no momento da compra de um produto/presente.

Por outro lado, o destinatário do cartão comemorativo, ao recebê- lo, lerá as mesmas instruções contidas no cartão e acessará a mensagem de vídeo por meio de uma das opções abaixo: > Utilizar um leitor de códigos QR previamente instalado em algum dispositivo (smartphone, tablet, etc), que o direcionará até o endereço correto. Como no caso do destinatário já existe um arquivo de vídeo associado à URL contida no código escaneado, o usuário é encaminhado diretamente para a seção de entrega do vídeo (ver interface de navegação representada pela figura 4); ou

> Acessar, via navegador, o endereço de internet (URL) através de digitação, conforme indicação do cartão. Em seguida, uma mensagem na tela solicita ao usuário que posicione o código de seu cartão em frente à câmera. Tão logo o código seja posicionado, o sistema já o reconhece como um código QR e executa a linha de comando carregada, buscando a URL daquele cartão. Alternativamente, é possível também digitar o código alfanumérico localizado abaixo do código QR, em um campo de texto específico para esta finalidade, localizado em um website.

O exemplo acima representa um caso em que o cartão comemorativo é vendido em lojas físicas. Neste caso, os cartões são colocados em displays à disposição do público consumidor no interior de lojas varejistas. Sendo assim, a gravação do vídeo e o envio do cartão ficam inteiramente a cargo do comprador.

Opcionalmente, o cartão comemorativo pode ser vendido também em Lojas Eletrônicas (e-commerce), sendo que o processo de geração dos códigos até a impressão dos cartões é idêntico ao processo descrito anteriormente para lojas físicas. Uma vez impressos, os cartões são enviados a um Centro de Distribuição do varejista e são disponibilizados na loja eletrônica. Num primeiro modelo, os cartões comemorativos ficam disponíveis para compra dentro da loja virtual de varejistas eletrônicos, mais especificamente no carrinho de compras. Para comprar um cartão, o cliente da loja virtual deve indicar que se trata de uma compra para presente. A maioria dos sites de e-commerce já oferece esta opção. O comprador deverá marcar a opção adequada e selecionar o modelo do cartão. Após a seleção do modelo, o cliente, ainda na loja do varejista, deve finalizar a compra fazendo o pagamento. Em seguida, o valor do cartão é adicionado ao total da compra e somente após a confirmação do pagamento é que o processo tem continuidade.

O processo de gravação do vídeo se inicia a partir de um e-mail enviado ao comprador, após a confirmação do pagamento. Este e-mail contém um link que, ao ser clicado, direciona o comprador diretamente à seção de gravação e upload da mensagem de vídeo.

Num segundo modelo, os cartões comemorativos ficam disponíveis para compra dentro da loja virtual de varejistas eletrônicos, mais especificamente no carrinho de compras. Para comprar um cartão, o comprador deverá marcar a opção adequada e selecionar o modelo do cartão. Após a seleção do modelo, o cliente, ainda na loja do varejista, fará a gravação da mensagem através de um aplicativo incorporado à interface da loja. Após a conclusão das etapas de gravação, o processo de compra segue o seu curso normalmente.

Já o processo de recebimento da mensagem de vídeo no e- commerce é idêntico ao demonstrado para as lojas físicas.

Por fim, o conceito envolvido no cartão comemorativo pode ainda ser aplicado em produtos de terceiros. Neste caso, o código pra gravação e entrega do vídeo pode ser inserido ou impresso em um produto qualquer. Por exemplo, os códigos podem ser impressos em vale-presentes (gift-cards), que consistem em cartões que permitem acesso a um crédito em dinheiro para ser utilizado em compras em lojas específicas. Assim, a pessoa que comprar um gift-card como presente para outra pessoa poderá gravar a sua mensagem em vídeo no mesmo cartão que permite o acesso aos créditos.

Apesar da descrição das realizações particulares acima fazer referência a implementações específicas, o método da presente invenção pode ser realizado de maneiras diferentes e pode apresentar modificações em sua forma de concretização, de modo que o escopo de proteção da invenção se limita tão somente pelo teor das reivindicações anexas, incluindo todas as possíveis variações equivalentes.