Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
INSECT-REPELLENT FORMULATION FOR THE PROTECTION OF SURFACES
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2017/139862
Kind Code:
A1
Abstract:
The patent describes the composition of a number of formulations based on synthetic active ingredients and natural boosting additives that have an insect-repelling action against flying insects such as mosquitoes and flies, and against crawling insects such as cockroaches and ants. The results of tests showing the effectiveness of the products for the intended uses have been submitted.

Inventors:
PINTO WALTER PICCIRILLO (BR)
CARITÁ JÚNIOR GIOVANNI (BR)
Application Number:
PCT/BR2017/050033
Publication Date:
August 24, 2017
Filing Date:
February 15, 2017
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
IPEL-ITIBANYL PRODUTOS ESPECIAIS LTDA (BR)
International Classes:
A01N53/00; A01N65/00; A01N65/26; A01N65/44; C09D5/14
Domestic Patent References:
WO1999041983A11999-08-26
WO2009033237A22009-03-19
Foreign References:
KR20010028567A2001-04-06
KR20130076116A2013-07-08
EP1112687A22001-07-04
US20130273129A12013-10-17
US4923698A1990-05-08
Other References:
See also references of EP 3417710A4
Attorney, Agent or Firm:
CRUZEIRO NEWMARC PATENTES E MARCAS LTDA (BR)
Download PDF:
Claims:
1. Formulação de aditivo repelente sintético utilizado contra insetos rastejantes e voadores, caracterizado por conter 40 a 70% em peso dos ativos permetrina e/ou cipermetrina.

2. Formulação de aditivo repelente sintético, de acordo com a reivindicação 1, caracterizada por ser potencializada com aditivos naturais compreendendo de 10 a 20% em peso dos aditivos óleo de citronela, óleo de neen e/ou óleo de andiroba.

3. Formulação de aditivo repelente caracterizada por ser aplicada em:

- composições de revestimento base aquosa (acrílica, látex, estireno-acrílica, epoxidica ou alquidica) e base solvente {acrílica, epoxidica ou alquídica) ;

- produtos laminados de madeira, onde possuem resina em sua composição, que são utilizadas para produção de móveis, utensílios, rodapés, roda teto;

- papéis para revestimentos de superfícies, como papéis de parede .

Description:
"FORMULAÇÃO COM AÇÃO REPELENTE A IMSETOS apa POTP.rãí rtv. QTI F.PPTΓτιτ.ς"

CAMPO DE APLICAÇÃO

[001] A presente invenção discorre sobre uma formulação utilizada como revestimento de superfícies com ação repelente contra insetos voadores e rastejantes, combinando ativos sintéticos, aditivos, so1ventes, estabilizantes e tensoativos, onde a referida formulação pode ser incorporada à produtos como composições de revestimento a base aquosa e base solvente, produtos laminados de madeira, papéis de parede e outros.

[002] "A maior parte das doenças febris no homem, é causada por microrganismos veiculados por insetos", diz a Enciclopédia Britânica. O termo "inseto" designa não só insetos propriamente ditos — animais de três pares de patas, como mosca, pulga, mosquito, piolho e besouro — mas também criaturas de oito patas, como ácaro e carrapato. Segundo a classificação cientifica, todos esses se enquadram na categoria mais abrangente dos artrópodes — a maior divisão do reino animal — que inclui pelo menos um milhão de espécies conhecidas.

[003] A grande maioria dos insetos é inofensiva ao homem e alguns são muito úteis como, por exemplo, os insetos polini zadores e outros que ajudam inclusive a decompor o lixo. Um. grande número se alimenta exclusivamente de plantas, ao passo que alguns comem outros insetos. E claro que há insetos que incomodam o homem e os animais com uma picada dolorosa ou simplesmente pelo seu grande número . Alguns também danificam plantações e outros podem causar doenças e morte,

[004] As doenças transmitidas por insetos

"provocaram mais mortes desde o século 17 até a parte inicial do século 20 do que todas as outras causas somadas", diz Duane Gubler, dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, dos Estados Unidos.

[005] Atualmente, cerca de 1 em cada 6 pessoas está infectada com uma doença transmitida por insetos. Além de causar sofrimento, essas doenças representam um grande ónus financeiro, sobretudo nos países em desenvolvimento, que são justamente os que menos dispõem de recursos. Mesmo um único surto pode ser oneroso. Consta que uma epidemia na parte ocidental da índia, em 1994, custou bilhões de dólares à economia local e mundial,

[006] Os insetos podem atuar como vetores — ou seja, agentes transmissores de doenças — de duas formas principais conforme segue:

— Transmissão mecânica: assim como as pessoas podem trazer para dentro de casa sujeira impregnadas no sapato, a mosca-doméstica pode carregar nas patas milhões de microrganismos que, dependendo da quantidade, causam doenças. Moscas que pousaram em fezes, por exemplo, contaminam alimentos e bebidas;

- Vetores: a transmissão ocorre quando insetos hospedeiros de vírus, bactérias ou parasitas infectam as vítimas pela picada ou por outros meios. Apenas uma pequena porcentagem de insetos transmite doenças ao homem dessa forma. Por exemplo, embora haja milhares de espécies de mosquitos, apenas os do género Anopheles transmitem a malária — a doença contagiosa que mais mata no mundo, depois da tuberculose.

[007] Alguns cientistas prevêem que o aquecimento global fará com que os insetos transmissores de doenças se propaguem em climas atualmente mais frios. Pelo visto, isso lá está ocorrendo. O Dr , Paul R. Epstein, do Centro de Saúde e Meio Ambiente Global da Faculdade de Medicina de Harvard, diz: "Atualmente, há relatos da incidência de insetos e de doenças transmitidas por insetos (incluindo malária e dengue) em regiões mais elevadas da África, da Ásia e da América Latina." Na Costa Rica, a dengue ultrapassou as barreiras montanhosas que até há pouco tempo restringiam a doença à costa do Pacifico, e agora afeta todo o pais.

[008] Mediante o quadro brevemente descrito acima, revestimentos com ação repelente podem contribuir no controle dos insetos e assim tornar-se uma ferramenta adicional no controle de doenças e na melhoria cia qualidade de vida das pessoas. Além disso, um revestimento com essa funcionalidade tem um diferencial que agrega valor e tecnologia ao produto.

ESTADO DA TÉCNICA

[009] Vários estudos têm sido realizados para composições repelentes de insetos, visando um produto eficaz e atóxico ao ser humano e ao meio ambiente. Uma composição repelente de insetos para superfícies é descrito no documento US 2015/0201615. A presente invenção difere da patente US 2015/0201615 no que diz respeito aos tipos de ingrediente ativos utilizados e dos veículos empregados. Além disso a presente invenção tem como foco aplicação em superfícies como tintas, pisos laminados e papéis de parede, diferente da aplicação do produto mencionado na patente americana o que constitui atividade inventiva relevante para a aplicação proposta. Os ingredientes ativos selecionados no objeto dessa patente proporcionam boa compatibilidade e estabilidade química nas aplicações propostas .

BREVE DESCRIÇÃO DAS FIGURAS

[0010] A Figura 1 ilustra um gráfico do resultado de desempenho de repelência no tempo 0 contra Periplaneta americana (barata doméstica) utilizando a composição 1.

[0011] A Figura 2 ilustra um gráfico do resultado de desempenho de repelência no tempo 0 contra Periplaneta americana (barata doméstica) utilizando a composição 2.

[0012] A Figura 3 ilustra um gráfico do resultado de desempenho da repelência no tempo 0 contra Aedes aegypti utilizando a composição 1.

[0013] A Figura 4 ilustra um gráfico do resultado de desempenho da repelência no tempo 0 contra Aedes aegypti utilizando a composição 2.

DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO [0014] Foram avaliados alguns ativos naturais que também possuem, ação repelente de insetos. Podemos citar, por exemplo, o óleo de een, Oleo de Eucalipto, Citronela (óleo essencial) entre outros.

[0015] Posteriormente, aproveitando parte do trabalho realizado, foram preparadas formulações com esses ativos e formulações com ativos sintéticos como derivados de piretrinas e piretróides, que serão detalhados nos exemplos abaixo listados, e iniciou-se um trabalho de avaliação de compatibilidade e estabilidade com revestimentos base aquosa (tinta acrílica e látex-PVA) .

[0016] Após a etapa de teste de estabilidade e compatibilidade, foram preparadas amostras de tinta e submetidas a ensaios de laboratório para comprovação da eficácia do aditivo.

[0017] Segundo a A VISA, repelentes são "produtos com ação repelente para insetos, para aplicação em superfícies inanimadas e para volatilização em ambientes com liberação lenta e contínua do (s) ingrediente (s) ativo (s) por aquecimento elétrico ou outra forma de energia ou espontaneamente", e o conceito de repelência a insetos difere de ação inseticida pelo fato de não causar a morte do inseto, mas apenas desencoraja ou afasta o inseto de determinada superfície.

[0018] Existem diversos tipos de repelentes disponíveis no mercado voltados para aplicação na pele ou para proteção de ambientes, onde a liberação do ativo se dá através de aquecimento (pastilhas repelentes ou soluções repelentes que são liberadas por dispositivos elétricos) ou mesmo através da queima como velas e repelentes em serpentina .

[0019] O desenvolvimento aqui descrito apresenta como inovação a compatibilização dos ativos repelentes através de formulações com aditivos, solventes, estabilizantes e tensoativos permitindo sua incorporação em. produtos como:

- composições de revestimento base aquosa (acrílica, látex, est ireno-acrí lica, epoxídica, alquídica entre outras) e base solvente (acrílica, epoxídica, alquídica entre outras);

- produtos laminados de madeira que possuem resina em sua composição que podem ser usados para produção de móveis, utensílios, rodapés, roda teto, etc . ;

- papéis para revestimentos de superfícies como papeis de parede; de modo a proporcionar ambientes menos propícios ao alojamento e desenvolvimento de insetos contribuindo para melhoria da qualidade da vida dos usuários destes ambientes.

[0020] A composição compreende os seguintes componentes: permetrina ou cipermetrina, glicol, óleo de mamona hidrogenada e/ou óleo essencial de citronela, álcool etoxilado/propoxilado, tensoativos aniônicos, notadamente dodecilbenzenosulfonato de cálcio e/ou éter do monobut i1g1 ico1 po1 iet. i 1eno-po1 ipropi 1eno. Mai s especificamente a composição compreende as proporções listadas nos exemplos abaixo:

Exemplos e Resultados

Exemplo 1 - Formulação de aditivo com, ação repelente base sintética

[0021] Composição de aditivo repelente, denominada composição 1, contendo:

[0022] Abaixo, resultados de ensaio de estabilidade e compatibilidade de revestimento base aquosa (resina vinil-acrílica) com a Composição 1 nas dosagens de 1,00 e 1, 50% ,

[0023] Metodologia: * Aditivação das amostras de TINTA 1 VTNILO e TINTA 2 VINILO com dosagens de 1,00% e 1,50% da composição de aditivo repelente 1;

* Teste de estabilidade avançada em estufa com temperatura de 45°C por 14 dias;

* Acompanhamento diário de cor e odor das amostras no estado úmido ;

* Medição do ρΗ no inicio e final do período de estabilidade.

Resultados :

(Ref . : RAM 1262/13)

Amostra: Vinilo 1

Aditivação : Cor Odor

Tinta tal

qual BRANCA (pH 10% em água 9,38) CARACTERÍSTICO

1, 00%

Composição 1 BRANCA CARACTERÍSTICO

2 o dia BRANCA CARACTERÍSTICO

3°dia BRANCA CARACTERÍSTICO

4°dia BRANCA CARACTERÍSTICO

5°dia BRANCA CARACTERÍSTICO

6°dia BRANCA CARACTERÍSTICO

7°dia BRANCA CARACTERÍSTICO 8°dia BRANCA CARACTERÍSTICO

9 o dia BRANCA CARACTERÍSTICO

10°dia BRANCA CARACTERÍSTICO ll°dia BRANCA CARACTERÍSTICO

12°dia BRANCA CARACTERÍSTICO

13°dia BRANCA CARACTERÍSTICO

14°dia BRANCA CARACTERÍSTICO ρΗ {solução 10% em água) Iniciai: 9,34

Final: 9,31

Aditivaçao : Cor Odor

1, 50%

Composição 1 BRANCA CARACTERÍSTICO

2 o dia BRANCA CARACTERÍSTICO

3°dia BRANCA CARACTERÍSTICO

4 o dia BRANCA CARACTERÍSTICO

5 o dia BRANCA CARACTERÍSTICO

6°dia BRANCA CARACTERÍSTICO

7 o dia BRANCA CARACTERÍSTICO

8 o dia BRANCA CARACTERÍSTICO

9°dia BRANCA CARACTERÍSTICO 10°dia BRANCA CARACTERÍSTICO ll°dia BRANCA CARACTERÍSTICO

12°dia BRANCA CARACTERÍSTICO

13°dia BRANCA CARACTERÍSTICO

14°dia BRANCA CARACTERÍSTICO pH {solução 10% em água) Inicial: 9,34

Final: 9,34

[0024] As amostras foram mantidas em estufa após

14 dias de estabilidade. Não foi observado alteração no aspecto, presença de grumos ou qualquer outra ocorrência. Também foi efetuado teste de extensão de filme e não foi observada qualquer alteração no aspecto da película seca.

Exemplo 2 - Formulação de aditivo com, ação repelente base sintética potencializado com aditivos de origem natural

[0025] A incorporação de aditivos de origem natural, além de potencializar a ação do aditivo aumentando seu espectro de atuação, proporciona produto mais sustentável do ponto de vista de disponibilidade de matéria prima obtida de origem vegetal como citronela, óleo de Neem, entre outros,

[0026] Abaixo segue descrição de composição de aditivo com ação repelente, denominada Composição 2, contendo :

Permetrina / 40,0 - 50,0 5

Cipermetrina

G1ico1 {propi 1enog1 ico1 8,0 - 12,0 1

/ dipropilenoglicol )

Ó1eo Essencia1 de 10,0 - 12,0

Citronela

Oleo de Mamona 4 hidrogenado 40 EO

Álcool Etoxilado f U Ό 3

Propoxilado

Dodecilbenzenosul onato 12,0 - 17,0 z de Cálcio e / ou Éter

do Monobut ilglicol

Polietileno- Polipropileno

[0027] Abaixo, resultados de ensaio de estabilidade e compatibilidade de revestimento base aquosa (resina vinil-acrilica) com a Composição 2 nas dosagens de 1, 00 e 1,50% :

Aditivaçao : Cor Odor

1, 00% LEVE ODOR ADITIVO Composição 2 BRANCA REPELENTE

ODOR ADITIVO

2 0 dia BRANCA REPELENTE

ODOR ADITIVO

3 0 dia BRANCA REPELENTE ODOR ADITIVO

4 0 dia BRANCA REPELENTE

ODOR ADITIVO

5 °dia BRANCA REPELENTE

LEVE ODOR ADITIVO

6 °día BRANCA REPELENTE

LEVE ODOR ADITIVO

7 °dia BRANCA REPELENTE

LEVE ODOR ADITIVO

8 o dia BRANCA REPELENTE

LEVE ODOR ADITIVO

9°dia BRANCA REPELENTE

LEVE ODOR ADITIVO

10 °dia BRANCA REPELENTE

LEVE ODOR ADITIVO

ll°dia BRANCA REPELENTE

LEVE ODOR ADITIVO

12 0 dia BRANCA REPELENTE

LEVE ODOR ADITIVO

13 °dia BRANCA REPELENTE

LEVE ODOR ADITIVO

14 °dia BRANCA REPELENTE ρΗ {solução 10% em água) Inicial: 8,78

Aditivação : Cor Odor

1,50% LEVE ODOR ADITIVO

Composição 2 BRANCA REPELENTE

ODOR ADITIVO

2 o dia BRANCA REPELENTE

ODOR ADITIVO

3 °dia BRANCA REPELENTE

ODOR ADITIVO

4 °dia BRANCA REPELENTE

ODOR ADITIVO

5 °dia BRANCA REPELENTE

ODOR ADITIVO

6 °dia BRANCA REPELENTE

ODOR ADITIVO

7 °dia BRANCA REPELENTE

ODOR ADITIVO

8 °dia BRANCA REPELENTE

ODOR ADITIVO

9 o dia BRANCA REPELENTE

ODOR ADITIVO

10°dia BRANCA REPELENTE ODOR ADITIVO

11 0 dia BRANCA REPELENTE

ODOR ADITIVO

12°dia BRANCA REPELENTE

ODOR ADITIVO

13 °dia BRANCA REPELENTE

ODOR ADITIVO

14°dia BRANCA REPELENTE pH (solução 10% em água) Inicial : 8,73

Final: 8,91

[0028] As amostras foram mantidas em estufa após

14 dias de estabilidade. Não foi observado alteração no aspecto, presença de grumos ou qualquer ocorrência. Também foi efetuado teste de extensão de filme e não foi observada qualquer alteração no aspecto da película seca.

[0029] Após a secagem do filme o odor não é mais perceptível, permitindo a aplicação do revestimento sem qualquer restrição.