Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
INTEGRATED ORAL HYGIENE DEVICE
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2014/043775
Kind Code:
A2
Abstract:
An integrated oral hygiene device consists of a single device (1) provided with a storage tube (2) in which toothpaste (3) is pushed by a plunger (4) with a driving mechanism (M) that is based on screws (5 and 6) and has no contact with the toothpaste (3), which is expelled towards the bristles (7) of the toothbrush head (8) through a flexible duct (9), while a module (10) containing a dental floss bobbin (11) comprises a system of fittings (12) for easy coupling to or decoupling from the grip (13), which also acts as the device handle.

Inventors:
ANDRE NELSON DOS SANTOS (BR)
Application Number:
PCT/BR2013/000359
Publication Date:
March 27, 2014
Filing Date:
September 18, 2013
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
SIMOES CONRADO SALGUEIRO (BR)
ANDRE NELSON DOS SANTOS (BR)
International Classes:
A46B11/02
Attorney, Agent or Firm:
VILAGE MARCAS E PATENTES LTDA. (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÃO

1) "DISPOSITIVO INTEGRADO PARA HIGIENE BUCAL" caracterizado pela cabeça (8) de escovação ser anexada por meio de rosca (14) à rosca (15) ao tubo (2) reservatório interfaceado por o'ring (O) de vedação do creme dental (3) extravasado pelo duto (9) flexível no final do canal de liberação; o mecanismo (M) de movimentação do êmbolo (4) e respectivo anel (A) emborrachado propicia o deslizamento concêntrico ao tubo (2) pela sobreposição/ giro das roscas (5 e 6); na extremidade distai do manipulo (13) se destaca um módulo (10) que contém a bobina de fio dental (11), o qual apresenta um sistema de encaixes (12) auto- retráteis, aba (20) e lâmina (21).

Description:
"DISPOSITIVO INTEGRADO PARA HIGIENE BUCAL"

Trata a presente solicitação de Patente de Modelo de Utilidade de um inédito "DISPOSITIVO INTEGRADO PARA HIGIENE BUCAL" notadamente de um dispositivo que agrega em conjunto único, pasta, escova e fio dental, ou seja, os itens fundamentais para a prática, eficaz, livre de contaminações, portátil e funcional da higienização bucal diária.

A higiene bucal deve ser realizada mediante técnica e frequência adequadas, pois do contrário resultará em uma série de problemas não apenas relacionados à cavidade oral, mas também a saúde dos indivíduos como um todo, baixando sua imunidade e tornando-os mais suscetíveis a infecções.

É evidente a pouca praticidade/ assepsia em fazer a higiene bucal fora do ambiente doméstico, uma vez que as pessoas devem ter em mãos os componentes básicos para efetivação do procedimento como a escova, o dentifrício e o fio dental, além de outros não menos importantes, entre eles o enxaguante bucal e o limpador de línguas, Nesse .contexto, -quando da - higiene- em-locais ~ de uso comum, as pessoas devem levar consigo no mínimo a escova, o dentifrício e o fio dental.

Geralmente, os itens supracitados são disponibilizados separadamente, o que gera um volume considerável em prejuízo a portabilidade, dificultando a usabilidade em banheiros e lavabos públicos, por exemplo, que acaba por desmotivar a realização da higiene bucal.

O ato de comprar, armazenar e utilizar os diferentes itens separadamente traz alguns inconvenientes como o esquecimento ou mesmo o término de um ou mais itens, o que leva a não higienização ou então a higienização precária. Também é fato que o período gasto para preparar o ato da escovação, devido ao manuseio dos diferentes itens, acaba por tomar o tempo ideal e adequado para a higienização bucal.

Em termos de assepsia, as áreas molhadas de locais públicos certamente estão contaminadas por bactérias, agentes patogênicos e outros potenciais vetores de doenças. Isso torna-se relevante pelo fato de ser necessário o manuseio, com contato físico, para a abertura da bisnaga, o que obriga a colocação da tampa plástica e da própria bisnaga sobre a pia, que além de propiciar o alastramento dos agentes contaminantes para o creme dental, também os transmite para as cerdas da escova.

Outro fator crítico, ainda considerando a contaminação bacteriológica, é resultado da ação de uma nuvem de coliformes fecais, originados na descarga de vasos sanitários, sobre os itens utilizados na higiene bucal colocados diretamente sobre a pia ou mesmo em compartimento sobre a mesma. Esse tipo de contaminação _se dá não. somente em-locais públicos, - mas- também nõ ~ ã ~ rhbierité doméstico.

No que diz respeito ao meio ambiente, os itens básicos à higienização oral geram um passivo ambiental consequência do descarte, a iniciar pela escova fabricada com polímeros plásticos e nylon® que dificilmente são reciclados. Outro passivo considerável é derivado dos tubos/ bisnagas metalizadas que acondicionam o creme dental e respectivas tampas plásticas, além das caixas de papelão essenciais à logística de movimentação do produto. Todos esses fatores são representativos quando considerado o volume de consumo mundial, quer seja no tocante aos resíduos não reciclados, ou na poluição gerada pelos fabricantes que consomem cada vez mais energia no processo produtivo para atender a demanda crescente.

O atual estado da técnica antecipa alguns documentos de patentes que versam sobre a matéria em apreço como o MU 7802704-7 "Escova com Creme ou Gel Dental Acionado por Êmbolo" - o abastecimento se processa movendo-se o êmbolo para frente, através do botão puxador, o creme é comprimido e forçado a passar pôr um canal que comunica a câmara de creme com as cerdas na extremidade da escova.

O PI 0104152-5 "Kit Dental" - uma escova para higiene dental, a qual consta com uma tampa protetora das cerdas com uma garra para transportá-la no bolso, bolsa, pasta etc, e ainda consta com um alojamento para creme dental que é bombeado até as cerdas através do êmbolo, o qual é movimentado pela rosca no momento em que é girada no sentido horário com o manipulo.

Os documentos de patentes citados acima apresentam alguns inconvenientes, como c ι meca.nismo._de- movimentação-do-êmbolo ' permanecer em contato direto com o creme dental, em que o atrito com o mesmo reduz a vida útil das peças móveis. Outro ponto negativo é o frequente entupimento do canal de saída em direção às cerdas, pelo ressecamento do creme dental comum de ocorrer em intervalos prolongados de uso.

Ciente do atual estado da técnica, suas lacunas e limitantes, o inventor, pessoa afeita à matéria em tela, após estudos e pesquisas, criou o "DISPOSITIVO INTEGRADO PARA HIGIENE BUCAL" em questão, trata de uma escova cujas cerdas são supridas com o creme dental contido em tubo solidário, onde um êmbolo com mecanismo de movimentação externo, ou seja, sem contato direto com o referido creme dental efetiva o seu extravasamento. Desse modo, ao ser movimentado, o êmbolo empurra o creme dental através de um duto de saída flexível, que com um leve pressionamento força a sua desobstrução expulsando o produto solidificado que dá lugar ao creme no estado pastoso em direção a cabeça de escovação. A referida solidificação é comum de acontecer em intervalos prolongados sem uso. Por fim, na extremidade oposta à cabeça de escovação se denota um recipiente com fio dental totalmente acoplável e de fácil utilização e substituição tanto para a troca do refil, em casos de quebra ou problemas no acionamento. O desacoplamento do módulo do fio dental também torna possível a sua aplicação em separado pelo próprio usuário ou por terceiros.

Em suma, a inovação aqui requerida apresenta como vantagens mais preponderantes:

> Praticidade - agrega em produto único os itens fundamentais para a escovação/ higiene bucal evitando esquecimentos ou falta dos mesmos;

> Agilidade e rapidez na disponibilização dos itens fundamentais à higienização bucal evitando perda de tempo;

> Possibilita o desentupimento da saída de creme dental comum de acontecer em períodos prolongados sem uso, bastando pressionar o duto flexível;

> O fio dental por ser desacoplavél permite a utilização em separado pelo usuário do dispositivo ou por terceiros;

> Assepsia - elimina a exposição da cabeça de escovação e do creme dental a potenciais meios contaminantes (não há manipulação de bisnagas, tampas ou caixas para iniciar o ato da escovação); > Por ser dispositivo único e vedado não expõe as cerdas, creme dental e fio dental a vetores contaminantes (banheiros e lavabos propensos a coliformes fecais e outras patogenias);

> Redução do impacto ambiental - com a redução do volume de descarte dos polímeros plásticos e nylon® utilizados na escova convencional, que é totalmente descartada ao final de sua vida útil - nesse dispositivo ocorre o descarte apenas da cabeça de escovação que corresponde, em volume, em até 80% a menor de resíduos;

> Redução do impacto ambiental - o sistema de refil para o fio dental contribui para a redução, em volume, de 100% das caixas de polímeros atualmente descartadas no lixo e/ ou natureza ao término da bobina;

> Economia sustentável - a utilização do tubo reservatório recarregável de dentifrício, possibilita ao usuário adquirir bisnagas maiores deste produto em embalagens económicas não tendo o incómodo da falta de portabilidade - essa prerrogativa promove...economia- em -embalagens plásticas- ou metalizadas circulantes no mercado e consequente redução, em volume, de até 30% no descarte;

> Redução de custo no processo de fabricação;

> Indiretamente promoverá a melhoria da saúde bucal das pessoas e aumentará o consumo de creme e fio dental, decorrência da maior facilidade em realizar o ato da escovação.

Para melhor explicar a inovação relacionam-se abaixo os desenhos que representam de forma ilustrativa e não limitativa.

Figura 1 : Vista em perspectiva do dispositivo integrado para higiene bucal sem a tampa; Figura 2: Vista em perspectiva explodida do dispositivo integrado para higiene bucal;

Figura 3: Vista em corte lateral do dispositivo integrado para higiene bucal;

Figura 4: Vista em corte superior do dispositivo integrado para higiene bucal, com detalhe ampliado do mecanismo de movimentação do êmbolo;

Figura 5: Vista em corte lateral do dispositivo integrado para higiene bucal, com o tubo reservatório completo;

Figura 6: Vista em corte lateral do dispositivo integrado para higiene bucal, com o tubo reservatório meia carga e detalhe do pressionamento do duto;

Figura 7: Detalhe em perspectiva explodida da cabeça de escovação do dispositivo integrado para higiene bucal;

Figura 8: Detalhe em perspectiva do módulo do fio dental do dispositivo integrado para higiene bucal, mostrado aberto;

Figura 9^ Vista_em perspectiva -do-dispositivo integrado para ~ hTgiéhê ~ bucal, mostrando uso na modalidade escovação;

Figura 10: Vista em perspectiva do dispositivo integrado para higiene bucal, mostrando uso na modalidade fio dental acoplado e desacoplado.

O "DISPOSITIVO INTEGRADO PARA HIGIENE BUCAL" objeto desta solicitação de Patente de Modelo de Utilidade, se refere a um dispositivo (1) único dotado de um tubo (2) reservatório no qual o creme dental (3) é empurrado por um êmbolo (4) cujo mecanismo (M) de movimentação, baseado em roscas (5 e 6), se dá sem contato com o referido creme dental (3) extravasado para a cerdas (7) da cabeça (8) de escovação através de um duto (9) flexível, ao passo que um módulo (10) contendo bobina de fio dental (11 ) detém um sistema de encaixes (12) de fácil acoplamento/ desacoplamento ao manipulo (13), que também serve como cabo do dispositivo.

Mais particularmente, o dispositivo (1) inovado conforma uma cabeça (8) de escovação anexada por meio de rosca (14) à rosca (15) de um tubo (2) reservatório onde um o'ring (O) garante a vedação. Dessa forma, o tubo (2) é incorporado ao manipulo (13) que além de funcionar como cabo também faz parte do mecanismo (M) de movimentação do êmbolo (4), dotado de anel (A) emborrachado, que desliza pelo interior do referido tubo (2) empurrando o creme dental (3) no canal de liberação (16) em direção ao duto flexível (9) que desponta contíguo às cerdas (7). Em situações em que o dispositivo (1) permanece longos períodos fora de uso é comum a solidificação/ oxidação do creme dental (3), nesse caso sendo o fluxo normal do dentifrício retomado com um leve pressionamento de tal duto (9). Na extremidade distai do manipulo (13) se destaca um módulo (10) que contém a bobina de fio dental (11), o qual apresenta um sistema de encaixes (12) auto-retráteis que facilitam a i sua_çolocação -e- remoção,- quer seja para " 1rocá da bobina ou mesmo para substituição de todo o módulo (10) ou então para a utilização em separado do dispositivo (1). O mecanismo (M) de movimentação não tem nenhum contato com o creme dental, pois é efetivado com o giro do manipulo (13) pela sobreposição da sua rosca interna (6) à rosca externa (5) do tubo (2), de forma que ao girar dito manipulo (13) avança ou recua concentricamente, levando consigo o êmbolo (4) nele engastado (17) para frente no sentido de empurrar o creme (3) para o canal de liberação (16) ou para trás deixando a cavidade livre para a reposição do dentifrício, não sem antes retirar a cabeça (8) de escovação. Ainda faz parte do mecanismo (M) de movimentação uma ponteira engatada (18) ao manipulo (13), que serve de guia quando do deslocamento deste último. Para o uso da cabeça de escovação basta tirar a tampa (19) e se for o caso pressionar o duto (9) flexível para remover o produto endurecido, possibilitando o fluxo do creme em direção as cerdas (7). Por outro lado, para a utilização do módulo (10) é preciso abrir a aba (20) e passar e cortar o fio dental (11 ) na lâmina (21).