Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
LIQUID THICKENER COMPOSITION FOR COSMETIC FORMULATIONS FOR SKIN AND HAIR CLEANSING, AND FOR SURFACE AND FABRIC CLEANERS, AND USE OF THE LIQUID THICKENER COMPOSITION
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2017/075681
Kind Code:
A1
Abstract:
This invention describes a new thickener composition comprising a mixture of one or more alcoxylated polyol esters, one or more ethoxylated sorbitan esters and glycerol, used to increase the viscosity of cosmetic skin and hair cleansing products and of surface and fabric cleaners, as well as to make these products easier to formulate. The thickener composition described in this invention is compatible with a great variety of formulations of cosmetic skin and hair cleansing products and of surface and fabric cleaners comprising one or more surfactants, co-surfactants, solvents, fragrances, emulsifiers, preservatives, salts, pigments and/or colouring agents, besides other inert compounds with regard to the end performance, this composition being capable of increasing the viscosity thereof in a stable a measurable manner.

Inventors:
BARRETO ELVIS ARAUJO (BR)
CANTO CRISTIANE APARECIDA FURTADO (BR)
PEPINELI RAFAELA (BR)
UNGARATO RAFAEL FERNANDO DE SANTI (BR)
Application Number:
PCT/BR2016/050280
Publication Date:
May 11, 2017
Filing Date:
November 03, 2016
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
OXITENO S A INDÚSTRIA E COMÉRCIO (BR)
International Classes:
C11D3/20; C11D3/37; C11D7/26; C11D10/02
Foreign References:
US20050037036A12005-02-17
GB882742A1961-11-22
CA2181416A11997-01-20
GB750495A1956-06-20
GB929403A1963-06-19
Attorney, Agent or Firm:
KASZNAR LEONARDOS INTELLECTUAL PROPERTY (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. Composição espessante líquida para formulações de produtos cosméticos para limpeza da pele e cabelos e limpadores de superfícies e tecidos, caracterizada pelo fato de compreender 20 a 60% em peso de uma mistura um ou mais ésteres de poliol alcoxilado contendo entre 300 e 500 moles de óxido de etileno (EO) no total para cada mol de poliol, 20 a 40% em peso de um ou mais ésteres de sorbitan etoxilado, e 3 a 25% em peso de glicerol ou derivado de glicerol.

2. Composição espessante líquida de acordo com a reivindicação 1 , caracterizada pelo fato de compreender uma mistura entre di- , tri-, tetra-, penta- e hexaésters do poliol alcoxilado.

3. Composição espessante líquida de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizada pelo fato de que o teor mínimo de tetra- e pentaésteres corresponde a 30% em peso do total de ésteres do poliol alcoxilado.

4. Composição espessante líquida de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada pelo fato de o poliol alcoxilado ser o sorbitol etoxilado.

5. Composição espessante líquida de acordo com a reivindicação 1 , caracterizada pelo fato de ainda compreender água em teor de até 30% em peso.

6. Composição espessante líquida de acordo com a reivindicação 4, caracterizada pelo fato de o ácido graxo utilizado para esterificar o sorbitol etoxilado ser selecionado do grupo que consiste de ácido mirístico, ácido palmítico, ácido oleico e ácido esteárico.

7. Composição espessante líquida de acordo com a reivindicação 6, caracterizada pelo fato de que o ácido graxo utilizado para esterificar o sorbitol etoxilado é o ácido esteárico.

8. Composição espessante líquida de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizada pelo fato de que apresenta um pH final maior ou igual a 5,0.

9. Uso da composição espessante líquida como definida em qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado pelo fato de ser na preparação de formulações de produtos cosméticos para limpeza da pele e cabelos e limpadores de superfícies e tecidos.

Description:
COMPOSIÇÃO ESPESSANTE LÍQUIDA PARA FORMULAÇÕES DE COSMÉTICOS PARA LIMPEZA DA PELE E CABELOS E LIMPADORES DE SUPERFÍCIES E TECIDOS, E, USO DA

COMPOSIÇÃO ESPESSANTE LÍQUIDA

CAMPO DA INVENÇÃO

[001] A presente invenção versa sobre uma nova composição espessante, compreendendo uma mistura de um ou mais ésteres de poliol alcoxilado, um ou mais ésteres de sorbitan etoxilado e glicerol, que é usada para aumentar a viscosidade e conferir maior facilidade na formulação de produtos líquidos e em gel de limpeza destinado à manutenção de tecidos e superfícies e cosméticos para limpeza da pele e cabelos.

FUNDAMENTOS DA INVENÇÃO

[002] É comum o uso de eletrólitos em produtos cosméticos para limpeza da pele e cabelos e saneantes líquidos para lavagem de superfícies a fim de atingir um aumento de viscosidade. Entretanto, existem alguns sistemas em que este resultado não pode ser obtido, seja pela baixa concentração de ativos, ou pela maior quantidade de tensoativos não iónicos. Nestes cenários, é necessário o uso de modificadores de reologia para se obter a viscosidade desejada.

[003] Os espessantes possuem a capacidade de aumentar a viscosidade das composições, impactando em sua estabilidade, aparência e funcionalidade.

[004] Grande parte dos espessantes conferem, além do espessamento, características desejáveis de reologia ao meio em que se encontram.

[005] Basicamente, os espessantes são classificados em dois grandes grupos: os orgânicos e os inorgânicos. Os espessantes orgânicos dividem-se por sua vez nas seguintes classes: (1) os espessantes de fase oleosa, que são insolúveis em água e solúveis em óleos, sendo chamados, por isso, de agentes de consistência. São empregados em cremes, loções e condicionadores. Exemplos típicos incluem os álcoois graxos, ésteres graxos, triglicerídeos, ceras naturais e sintéticas;

(2) os espessantes de fase aquosa, que são normalmente insolúveis na fase oleosa. Exemplos comuns são os espessantes poliméricos naturais e sintéticos, hidratos de carbono e os éteres poliglicólicos de ácidos graxos.

(3) os espessantes inorgânicos são geralmente os eletrólitos, tais como cloreto de sódio, citrato de sódio, bentonitas, argilas, fosfato de sódio ou amónio e os aluminossilicatos e são destinados ao espessamento da fase aquosa.

[006] Dentre os sais, o mais utilizado é o cloreto de sódio, devido ao seu baixo custo. Pode-se utilizar também o sulfato de sódio e o sulfato de magnésio. Já os espessantes poliméricos apresentam um custo mais elevado.

[007] O estado da técnica apresenta algumas composições utilizadas para aumentar a viscosidade de produtos.

[008] O documento EP 0820758 B trata de uma formulação de produto cosmético para cabelo na forma de uma microemulsão óleo-em-água transparente ou translúcida. Esta composição compreende uma fase óleo e uma fase água contendo os seguintes componentes: emulsificador(es) óleo- em-água polietoxilado, emulsificador(es) óleo-em-água propoxilado, ou emulsificador(es) óleo-em-água polietoxilado e polipropoxilado ou uma mistura. Além disso, este documento descreve que a composição compreende opcionalmente outro(s) emulsificante(s) óleo-em-água e tensoativo(s) catiônico(s) que não possui(em) propriedades formadoras de filme.

[009] Ainda, este documento revela que o teor total de emulsificante na emulsão é menor do que 2%. [0010] O documento US 7.994.111 B2 se refere a uma composição detergente líquida estruturada na forma de uma matriz líquida feita de um sistema estruturante externo de uma rede de celulose, água e um sistema tensoativo que inclui um tensoativo aniônico, um tensoativo não iônico, um tensoativo catiônico, um tensoativo anfifílico, um tensoativo zwitteriônico ou misturas destes.

[0011] De acordo com esta patente, a matriz líquida possui uma tensão de fluidez e/ou resistência de cerca de 0,003 Pa a cerca de 5,0 Pa a 25 °C e fornece capacidades de suspensão de partícula adequadas e características redutoras de cisalhamento.

[0012] O documento JP 04794792 descreve uma composição detergente líquida estável com alto teor de glicerol (maior ou igual a 10% em peso) compreendendo monoésteres de ácido sulfosuccínico.

[0013] Este documento revela que a estabilidade é fornecida por um sistema de estabilização compreendendo um nível mínimo de um sal e um espessante definido. Um método de intensificar a estabilidade das composições com alto teor de glicerol também é revelado.

[0014] Entretanto, a técnica ainda necessita do desenvolvimento de uma composição eficiente que tenha propriedade de modificar a reologia, em especial de aumentar a viscosidade, de produtos cosméticos para limpeza da pele e cabelos e líquidos limpadores de superfícies e tecidos, e sendo compatível com tensoativos, co-tensoativos, solventes, fragrâncias, preservantes, sais, pigmentos e/ou corantes, além de outros compostos inertes à performance final de limpeza.

SUMÁRIO DA INVENÇÃO

[0015] A presente invenção descreve uma nova composição espessante, caracterizada pela associação com tensoativos aniônicos, não iónicos, anfotéricos e zwiteriônicos presentes em formulações de produtos cosméticos para limpeza da pele e cabelos e limpadores de superfícies e tecidos, compreendendo uma mistura de um ou mais ésteres de poliol alcoxilado, um ou mais ésteres de sorbitan etoxilado e glicerol, que é usada para aumentar a viscosidade em formulações de produtos cosméticos para limpeza da pele e cabelos e limpadores de superfícies e tecidos.

[0016] E objetivo da invenção prover uma composição espessante para formulações de produtos cosméticos para limpeza da pele e cabelos e limpadores de superfícies e tecidos, cuja composição compreenda uma apresentação líquida com baixa, média e alta viscosidade e um pH final maior ou igual a 5,0. Além disso, a composição é compatível com tensoativos, co- tensoativos, solventes, emolientes, fragrâncias, preservantes, sais, pigmentos e/ou corantes, além de outros compostos inertes à performance final.

DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO

[0017] A composição da presente invenção está presente na forma líquida em temperatura ambiente, sendo de fácil dispersão em solução aquosa. Além disso, a composição é compatível com formulações que compreendem um ou mais tensoativos, co-tensoativos, solventes, emolientes, fragrâncias, preservantes, sais, pigmentos e/ou corantes, além de outros compostos inertes à performance final.

[0018] A composição espessante da invenção compreende uma mistura de um ou mais ésteres de poliol alcoxilado, um ou mais ésteres de sorbitan etoxilado e glicerol. Os polióis adequados para uso nesta invenção contêm pelo menos três hidroxilas livres e são alcoxilados com óxido de etileno (EO), o qual reage com suas hidroxilas levando à formação de polímeros, apresentando entre 300 e 500 moles de óxido por mol de poliol.

[0019] Na presente invenção, o poliol utilizado é preferencialmente o sorbitol, o qual é alcoxilado com EO até que seja obtido um poliol etoxilado contendo entre 300 e 500 moles de EO para cada mol de sorbitol. Quanto maior o número de mols de EO, maior é a solubilidade em água. Em seguida, o sorbitol etoxilado é esterificado com ácidos graxos saturados lineares, puros ou na forma de misturas, sendo os mais adequados o ácido mirístico, o ácido palmítico, o ácido oleico e, preferencialmente, o ácido esteárico. Desta forma, obtém-se uma composição podendo compreender uma mistura de di-, tri-, tetra-, penta- e hexaésters de sorbitol etoxilado, sendo que tetraésteres e pentaésteres estão em maior proporção em relação ao total de ésteres com base no teor de hidroxila e no índice de acidez livre da composição, preferencialmente perfazendo mais que 30% em peso do total de ésteres.

[0020] Um exemplo de triéster de sorbitol etoxilado é demonstrado abaixo

[0021] Tal mistura de um ou mais ésteres de poliol alcoxilado é sólida em temperatura ambiente e apresenta alto poder espessante em soluções aquosas, podendo ser incorporada em diversas formulações de produtos cosméticos para limpeza da pele e cabelos e limpadores de superfícies e tecidos por aquecimento. Tanto o manuseio quanto a incorporação da composição espessante aqui descrita nas formulações de limpadores de superfícies e tecidos podem ser facilitados quando a composição se encontra no estado líquido a 25°C. Neste caso, para que a composição ainda mantenha um alto poder espessante, é recomendada a adição de um ou mais tensoativos, solventes e, opcionalmente, água.

[0022] De acordo com a presente invenção, a composição espessante apresenta-se na forma líquida e compreende de 20 a 60% em peso de uma mistura de um ou mais ésteres de poliol alcoxilado contendo entre 300 e 500 moles de EO no total para cada mol de poliol, além de 20 a 40% em peso de ésteres de sorbitan etoxilado, de 3 a 25% em peso de glicerol, ou derivado de glicerol, e opcionalmente água com até 30% em peso.

[0023] Um exemplo de composição espessante na forma líquida a

25°C é apresentada na Tabela 1 e Figura abaixo. Tal composição pode ser conveniente quando utilizada em formulações de produtos cosméticos para limpeza da pele e cabelos e limpadores de superfícies e tecidos com pH final maior ou igual a 5,0 e presença de tensoativos, co-tensoativos, solventes, fragrâncias, emolientes, preservantes, sais, pigmentos e/ou corantes, além de outros compostos inertes à performance final de limpeza.

Tabela 1 - Composição espessante na forma líquida na temperatura de 25°C.

[0024] O uso da composição espessante da presente invenção para aumentar a viscosidade formulações de produtos cosméticos para limpeza da pele e cabelos e limpadores de superfícies e tecidos apresenta diversas vantagens. Por exemplo, devido à natureza química dos polióis alcoxilados aqui empregados, a composição espessante detalhada na Tabela 1 pode ser incorporada diretamente às formulações dos limpadores de superfície e tecidos.

[0025] E possível observar que a viscosidade das formulações aumenta rapidamente após a adição da composição espessante citada. Em escala industrial, tal procedimento pode ser feito em um misturador simples, provido de agitador, operando em temperatura de 25°C e sob agitação. O uso da composição espessante da presente invenção elimina etapas de pré-diluição em água e/ou ajuste do pH, através de neutralização de formulações de produtos cosméticos para limpeza da pele e cabelos e limpadores de superfícies e tecidos. Esse benefício de adição direta da composição espessante no produto através de uma agitação simples gera economia de tempo, energia e recurso no preparo das formulações.

[0026] Portanto, outro aspecto da presente invenção prevê o uso da composição espessante acima mencionada para a preparação de formulações de produtos cosméticos para limpeza da pele e cabelos e limpadores de superfícies e tecidos particularmente para aumentar a viscosidade do produto final, ausência e/ou complemento do uso de eletrólitos na composição do produto final e facilidade na formulação do produto.

EXEMPLO

[0027] De modo a demonstrar a eficiência da composição da presente invenção, foram realizados testes de viscosidade usando dois espessantes com composições diferentes, conforme Tabela 2 abaixo.

Tabela 2 - Composições espessantes utilizadas

[0028] Estas composições foram misturadas em duas formulações detergentes contendo os tensoativos lauril éter sulfato de sódio (SLES) e sulfonato de alquilbenzeno linear (LAS), em proporções como demonstrado na tabela 3 abaixo.

Tabela 3 - Proporção da formulação detergente

Formulação base

Total de SLES (parte LAS (parte Viscosidade

Base

tensoativo do total) do total) desejada (cps)

A 10% 75% 25% 1500

B 18% 75% 25% 1500 [0029] A seguir, adicionou-se a composição espessante na faixa de

1% a 1,5% na formulação base e mediu-se a viscosidade por meio de um viscosímetro.

[0030] A tabela 4 abaixo, indica os valores medidos para viscosidade

(em cps) para cada um dos espessantes na formulação A.

Tabela 4 - Valores de viscosidade para os espessantes 1 e 2 na formulação A

[0031] A tabela 5 demonstrada a seguir, indica os valores medidos para viscosidade (em cps) para cada um dos espessantes na formulação B.

Tabela 5 - Valores de viscosidade para os espessantes 1 e 2 na formulação B

[0032] Em todos os testes realizados, o pH final das formulações ficou entre 7,4 e 7,5.

[0033] Estes resultados demonstram que a composição espessante da presente invenção é eficiente no aumento da viscosidade em formulações de produtos cosméticos para limpeza da pele e cabelos e limpadores de superfícies e tecidos, em que, preferencialmente, a composição espessante 2 apresenta os melhores resultados de viscosidade.