Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
MEANS FOR FASTENING FLAT SURFACES
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2022/246523
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention relates to means for fastening two or more layers of flat surfaces, superposed or otherwise, allowing both the coupling and uncoupling of said surfaces in a way that is fast and convenient, in that both operations can be performed with just one of the user's hands. The fastening means comprise a female portion (30) consisting essentially of an opening made in a surface, and a male portion (10), from which extend at least two locking tabs and at least one release tab.

Inventors:
PAGNONCELLI BRUNO (BR)
PAGNONCELLI PEDRO (BR)
Application Number:
PCT/BR2021/050220
Publication Date:
December 01, 2022
Filing Date:
May 24, 2021
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
PAGNONCELLI BRUNO (BR)
PAGNONCELLI PEDRO (BR)
International Classes:
B65D71/00; B65D5/02; B65D71/12
Foreign References:
EP1129017B12003-07-16
US7017797B22006-03-28
EP1608566B12008-07-30
Attorney, Agent or Firm:
CARIOCA IP (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1 . Meio para a fixação de duas ou mais camadas de superfícies laminares caracterizado pelo fato de que compreende: uma porção fêmea (30a-k) que consiste em pelo menos uma abertura disposta em uma superfície; uma porção macho (10), dotada de um seção central (11 ), a partir da qual se projetam (i) pelo menos duas abas de travamento (12), substancialmente na forma de trapézios isósceles, em que o comprimento das bases maiores de cada aba é ligeiramente superior à abertura da porção fêmea de modo a possibilitar a sua entrada e retenção, em que as abas de travamento são ligadas à seção central (11 ) por meio de uma zona de estrangulamento (13); e (ii) pelo menos uma aba de extração (14).

2. Meio para a fixação de duas ou mais camadas de superfícies laminares de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato de que uma ou mais dentre as abas de travamento (12) e de extração (14), são providas de orifícios (15) e/ou a seção central (11 ) é provida de um orifício (16).

3. Meio para a fixação de duas ou mais camadas de superfícies laminares de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que a porção fêmea (30) pode ter o formato de uma circunferência (30a), meia lua (30b), circunferência dividida em duas partes (30c), meia lua dividida em duas partes (30d), aro incompleto (30e), fenda substancialmente circular (30f), poligonal (30g, 30h), recortes específicos para o recebimento individual de cada aba de travamento (30i, 30j, 30k), dentre outros.

4. Meio para a fixação de duas ou mais camadas de superfícies laminares de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que a porção macho é integrada a uma superfície (17).

5. Meio para a fixação de duas ou mais camadas de superfícies laminares de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que a porção macho (10) é provida de um recesso longitudinal (18) adjacente às abas de travamento (12) e à zona de estrangulamento (13).

6. Meio para a fixação de duas ou mais camadas de superfícies laminares de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato de que a seção central (11 ) possui formato substancialmente cilíndrico (19), em que a face inferior da seção central está alinhada com as abas de travamento (12) e a face superior está alinhada com a pelo menos uma aba de extração (14) e possui ainda recessos estruturais (20) dispostos diametralmente na face superior da seção central.

7. Meio para a fixação de duas ou mais camadas de superfícies laminares de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato de que são providos abaulamentos (22) nas abas de travamento, bem como um abaulamento (23) na seção central.

8. Meio para a fixação de duas ou mais camadas de superfícies laminares de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 7, caracterizado pelo fato de que a aba de extração possui um formato alongado (14a).

9. Meio para a fixação de duas ou mais camadas de superfícies laminares de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 8, caracterizado pelo fato de que as abas de extração e de travamento possuem o mesmo formato.

10. Meio para a fixação de duas ou mais camadas de superfícies laminares de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 9, caracterizado pelo fato de que são providas duas ou mais porções macho (10) em uma mesma peça, em extremidades opostas, em sequências ou em configurações radiais.

11 . Meio para a fixação de duas ou mais camadas de superfícies laminares de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 10, caracterizado pelo fato de que uma ou mais porções macho (10) e fêmea (30) são combinadas na mesma peça, em extremidades opostas, em sequências, alternadamente ou em configurações radiais.

Description:
MEIO DE FIXAÇÃO PARA SUPERFÍCIES LAMINARES

Fundamentos da Invenção

[001] A presente invenção se refere a um meio para a fixação de duas ou mais camadas de superfícies laminares, sobrepostas ou não, que permite tanto um engate destas superfícies quanto o seu desengate de forma rápida e prática, em que ambos podem ser executados com apenas uma mão do usuário. Além disso, o sistema de acordo com a presente invenção possui elevada resistência, de modo que é capaz de ser submetido a diversas ações de engate e desengate, sem perda de eficácia, resultando em uma longa vida útil. Outro efeito alcançado pela presente invenção consiste na possibilidade de desencaixar as peças sem ter que acessar a parte do trás da superfície conectada.

Descrição do Estado da Técnica

[002] São conhecidas diversas configurações de sistema de encaixes para superfícies laminares, como é o caso de embalagens de papelão destinadas a acondicionar refeições para serviços de entrega, para acomodar grupos de garrafas de bebida, entre outras aplicações. Normalmente, os encaixes aplicados nestes tipos de embalagens e fechamentos são configurados para serem fechados de forma eficiente uma ou no máximo duas vezes, sendo que após isso, se tornam frágeis e perdem a sua eficácia.

[003] Mesmo em condições em que se deseja uma utilização recorrente e, portanto, mais duradoura, como por exemplo, em embalagens para alimentos de consumo regular como cereais ou caixas de brinquedos e jogos, os modelos de elementos de fixação existentes ainda apresentam inconvenientes relativos à durabilidade e dificuldade de uso.

[004] Para a junção de superfícies como painéis em relação de sobreposição, também é usual que sejam providas disposições de intertravamento em que uma porção macho de uma superfície encaixa em uma porção fêmea de outra superfície.

[005] Um exemplo desse tipo de arranjo de travamento pode ser visto na Patente US 4077095 (1977), aqui incorporada por referência. Nesta patente, o primeiro e o segundo painéis de extremidade oposta de uma estrutura são fixados juntos em uma relação de sobreposição por travamento e retenção de abas. A aba de travamento é batida e dobrada unida ao primeiro painel, enquanto a aba de retenção é batida e dobrada unida ao segundo painel. Uma abertura de travamento é definida pela aba de retenção no segundo painel. A placa é aplicada a um grupo de artigos e, em seguida, o primeiro e o segundo painéis são colocados em uma relação de sobreposição, após o que a aba de travamento é dobrada na abertura de travamento. Após a inserção da aba de travamento, a aba de retenção é empurrada para o lado e, portanto, também dobrada para colocar sua extremidade distai em contato com o lado inferior da aba de travamento. Por este meio, a aba de travamento é retida na posição dobrada na abertura de travamento com o perímetro da abertura em engate com a aba de travamento.

[006] Embora este conceito de encaixe apresente um bom desempenho no que diz respeito a evitar o desengate das abas, ele não permite uma utilização contínua com múltiplas ações de abertura e fechamento, com um efeito direto em sua durabilidade e limitando consideravelmente as suas possibilidades de aplicação.

[007] Já o documento GB 398044 (do ano de 1932} revela um meio de fixação para placas sobrepostas, bem como ou semelhantes de artigos feitos de papel, papelão ou qualquer outro material flexível e facilmente dobrável, cujo objetivo é prover uma fixação simples e eficaz, que possa ser realizada sem o uso de ferramentas especiais, como adesivos, rebites ou semelhantes.

[008] Contudo, tal documento claramente determina que o uso deste meio de fixação descrito está voltado para fixações permanentes, particularmente para montagem de embalagens e semelhantes, de modo que uma vez fechado, não é possível desconectar as peças sem destruir a conexão. Assim, este conceito não se aplica a situações em que é desejada a possibilidade de desconexão das peças.

[009] Com efeito, não foram detectadas referências no estado da técnica de sistemas de encaixe destinados a conexão de duas ou mais camadas de superfícies laminares ou em forma de folhas, sobrepostas ou não, que permitam tanto um engate destas superfícies de forma rápida e prática, bem como um desengate igualmente rápido e prático, e que ainda possua durabilidade tal que possibilite ser submetido a diversas ações de engate e desengate, sem perda de eficácia.

Sumário da invenção

[0010] De acordo com uma primeira forma de realização da presente invenção, é provido um meio para a fixação de duas ou mais camadas de superfícies laminares ou em forma de folhas, sobrepostas ou não, que compreende uma porção fêmea disposta em uma das superfícies que se pretende fixar, a qual consiste basicamente em uma abertura disposta em uma superfície; bem como uma porção macho, dotada de um seção plana central, a partir da qual se projetam (i) duas abas de travamento simétricas, substancialmente na forma de trapézios isósceles com vértices ligeiramente arredondados, em que o comprimento das bases maiores de cada aba é superior ao diâmetro da abertura da porção fêmea, e são ligadas à seção central por meio de uma zona de estrangulamento; e (ii) pelo menos uma aba de extração. Esta configuração das abas de travamento contribui para um adequado direcionamento e deslizamento dessas no momento em que a porção macho é inserida na porção fêmea, atuando de modo semelhante a uma seta ou a um meio de direcionamento.

[0011] O material das peças pode ser um plástico, metal ou quaisquer outros, desde que dotados de flexibilidade e resistência, além de uma memória de forma, para que possa alcançar os efeitos desejados expostos, podendo incluir ainda, por exemplo e sem estar limitado, fibras naturas como papel, bem como materiais compostos como fibra + resina, fibra + plástico, multicamadas, etc. Portanto, os materiais viáveis serão facilmente determinados por um técnico no assunto, mediante a leitura e compreensão da invenção tal como aqui descrita.

[0012] Para a operação do meio de fixação da presente invenção de acordo com a primeira forma de realização acima, a referida porção macho é fletida por meio da aproximação das duas abas de travamento, o que pode ser feito facilmente por meio de uma ação de pinça do usuário, e estas são então pressionadas através da porção fêmea, até que as bases maiores tenham atravessado a abertura superando uma determinada resistência, após o que podem ser liberadas do movimento de flexão, permanecendo retidas na porção fêmea. Em decorrência de fatores como o formato das abas e da flexibilidade do material, tal ação ocorre de forma rápida e prática, além de garantir uma conexão eficaz.

[0013] Para a desconexão das peças, a pelo menos uma aba de extração é simplesmente puxada pelo usuário, o que pode ser feito por meio de um movimento simples de polegar e indicador, de modo que da mesma forma que as abas entraram na abertura da porção fêmea, também superando uma resistência equivalente àquela da entrada das abas de travamento.

[0014] Conforme será descrito adiante, esta configuração do meio de fixação pode incorporar uma série de variações e adaptações, sem se afastar do seu conceito básico, de modo a aprimorar a sua aplicação pelo usuário. Tais adaptações e variações, incluem por exemplo, a combinação de dois ou mais meios de fixação em uma única peça, a inclusão de furos, ranhuras e texturas no corpo da porção macho, entre outras.

[0015] Estas e outras características da presente invenção se tornarão aparentes a partir da descrição detalhada adiante, a qual deve ser considerada em conjunto com os desenhos anexos, que ilustram, a título de exemplo, os princípios da invenção. Portanto, a presente descrição deve ser considerada apenas a título de exemplo, sem quaisquer limitações do escopo de proteção.

Breve Descrição dos Desenhos

[0016] As formas de realização da invenção serão agora descritas com base nos desenhos, nos quais:

[0017] As figuras 1 a e 1 b mostram uma vista superior e em perspectiva da porção macho que integra o meio de fixação de acordo com a presente invenção.

[0018] As figuras 2a e 2b ilustram outra modalidade alternativa da porção macho do meio de fixação da presente invenção, em que ambas as abas de travamento e de extração, bem como a seção plana central, são providas de orifícios. [0019] As figuras 3a a 3k representam algumas modalidades possíveis da porção fêmea que integra o meio de fixação de acordo com a presente invenção.

[0020] As figuras 4a e 4b ilustram uma vista superior e em perspectiva de uma variação da porção macho que integra o meio de fixação de acordo com a presente invenção, na qual está integrada a uma superfície.

[0021 ] A figura 5 é uma vista superior que mostra as porções macho e fêmeas conectadas.

[0022] As figuras 6a, 6b, 6c e 6d ilustram o movimento realizado para a introdução das abas de travamento da porção macho através da abertura na porção fêmea.

[0023] A figura 7 ilustra o movimento realizado para a remoção da porção macho através da abertura na porção fêmea, por meio de um movimento da aba de extração, no sentido oposto ao plano da abertura.

[0024] As figuras 8a, 8b e 8c ilustram diferentes vistas de uma modalidade alternativa da porção macho do meio de fixação de acordo com a presente invenção, provida de deformações nas abas de travamento.

[0025] As figuras 9a, 9b e 9c ilustram diferentes vistas de uma modalidade alternativa da porção macho do meio de fixação de acordo com a presente invenção, provida de estrutura substancialmente cilíndrica em sua seção central.

[0026] As figuras 10a e 10b mostram a porção macho das figuras 9a a 9c conectada a uma porção fêmea.

[0027] As figuras 11a, 11 b e 11 c ilustram diferentes vistas de uma modalidade alternativa da porção macho do meio de fixação de acordo com a presente invenção, provida de abaulamentos nas abas de travamento e na seção central.

[0028] As figuras 12a e 12b mostram a porção macho das figuras 11 a a 11 c conectada a uma porção fêmea.

[0029] As figuras 13a e 13b ilustram vistas superior e em perspectiva de uma modalidade alternativa da porção macho do meio de fixação de acordo com a presente invenção, em que a aba de extração possui um formato alongado.

[0030] As figuras 14a e 14b ilustram vistas superior e em perspectiva de uma modalidade alternativa da porção macho do meio de fixação de acordo com a presente invenção, em que a aba de extração possui o formato similar ao formato da aba de travamento.

[0031 ] As figuras 15a e 15b mostram uma configuração alternativa da porção macho provida de três abas de extração na mesma peça.

[0032] A figura 16 mostra uma modalidade alternativa, cujo conceito é semelhante ao ilustrado das figuras 14a e 14b, de modo que a peça possui abas de extração e abas de travamento substancialmente iguais.

[0033] As figuras 17a e17b mostram uma porção macho tal como aquela mostrada nas figuras 15a e 15b encaixada em uma porção fêmea, cuja abertura pode ser aquela mostrada na figura 3a, ou ainda aquela mostrada na figura 3i.

[0034] As figuras 18a e 18b mostram outros exemplos de modalidades alternativas da porção macho, providas de uma quantidade maior de abas de extração e de travamento, cuja abertura pode ser aquela mostrada na figura 3a, ou ainda aquelas mostradas, respectivamente nas figuras 3j e 3k.

[0035] A figura 19 mostra uma modalidade alternativa do meio de fixação com duas porções macho na mesma peça.

[0036] A figura 20 mostra uma modalidade alternativa do meio de fixação em uma configuração em que a porção macho é disposta em uma primeira extremidade e a porção fêmea é disposta em uma segunda extremidade da mesma peça.

[0037] A figura 21 mostra uma modalidade alternativa do meio de fixação com uma sequência de porções macho na mesma peça.

[0038] A figura 22 mostra uma modalidade alternativa do meio de fixação com uma sequência de porções macho na mesma peça semelhante àquela da figura 21 .

[0039] A figura 23 mostra um exemplo de aplicação do meio de fixação da figura 22. [0040] As figuras 24a, 24b e 24c revelam modalidades com três, quatro e cinco porções macho em uma formatação radial que possibilita a união de superfícies em diferentes situações de arestas e vértices.

[0041] As figuras 25a e 25b revelam mais uma modalidade alternativa do meio de fixação da presente invenção.

Descrição Detalhada da Invenção

[0042] Como mostrado nas figuras 1 a e 1 b e 3a à 3k, a presente invenção provê um meio para a fixação de duas ou mais camadas de superfícies laminares ou em forma de folhas, sobrepostas ou não, que compreende uma porção fêmea disposta em uma das superfícies que se pretende fixar, a qual consiste basicamente em pelo menos uma abertura 30 disposta em uma superfície; bem como uma porção macho 10, dotada de um seção plana central 11 , a partir da qual se projetam (i) duas abas de travamento 12 simétricas e opostas, substancialmente na forma de trapézios isósceles com vértices ligeiramente arredondados, em que o comprimento 12a das bases maiores de cada aba 12 é ligeiramente superior ao tamanho da abertura da porção fêmea 30a à 30h, e são ligadas à seção central por meio de uma zona de estrangulamento 13; e (ii) pelo menos uma aba de extração 14.

[0043] Em uma segunda modalidade da porção macho 10, mostrada nas figuras 2a e 2b em que ambas as abas de travamento 12 e de extração 14, são providas de orifícios 15. É provido ainda um orifício 16 na seção central 11. Tais orifícios podem ser úteis, por exemplo, para a passagem de artigos como fios, cabos, ferramentas, amarrações, meios para melhorar a sujeição (grip), bem como para facilitar a montagem e desmontagem. Embora não mostrado nos desenhos, no lugar dos orifícios, podem ser providos relevos que também permitem uma melhoria na ação de sujeição das abas de extração, por exemplo, no momento da desmontagem.

[0044] Nas figuras 3a à 3k exemplos não limitativos de configurações possíveis para a porção fêmea que integra o meio de fixação de acordo com a presente invenção. A configuração mais simples pode ser vista na figura 3a, que consiste em uma circunferência 30a, através da qual as abas de travamento 12 são introduzidas até que as bases 12a atravessem e fiquem retidas do outro lado da porção macho. Esta configuração possibilita ainda uma ação de rotação completa da porção macho, após essa ter sido encaixada.

[0045] A figura 3b com uma configuração da abertura semelhante a meia lua 30b a qual aumenta a resistência do encaixe e ainda confere uma direção específica para a porção macho.

[0046] Na figura 3c, é mostrada outra modalidade em forma de circunferência dividida em duas partes 30c, a qual também possibilita uma ação de rotação da porção macho após essa ter sido encaixada, sendo que a rotação é limitada pela estrutura que atravessa a circunferência. Além disso, a coluna de divisão forma um anteparo que impossibilita que a aba de extração 14 colapse para dentro da porção fêmea após o encaixe das peças.

[0047] A figura 3d basicamente consiste em uma combinação das modalidades das figuras 3b e 3c, nos quais os efeitos discutidos em ambas podem ser alcançados.

[0048] A figura 3e ilustra uma modalidade da abertura da porção fêmea na forma de um aro incompleto 30e, que também proporciona um efeito de aumentar a aderência da peça proporcionando um incremento em sua resistência na ação de desmontagem.

[0049] Na figura 3f, a abertura 30f consiste em uma fenda substancialmente circular de modo a prover uma espécie de porta que é fletida mediante a introdução das abas de travamento 12, o que confere maior resistência à conexão.

[0050] As figuras 3g e 3h mostram outras modalidades alternativas de abertura da porção fêmea, com exemplos de formas não circulares, como a abertura 30g de forma quadrada e a abertura 30h de forma hexagonal, as quais podem produzir um efeito de retenção das abas de travamento no lugar, além de permitir a rotação em ângulos específicos. Como dito acima, tais modalidade são meros exemplos, uma vez que outras formas poligonais com quantidades variadas de lados também podem ser usadas.

[0051] Por fim, a figura 3i revela uma modalidade de abertura 30i para a porção fêmea que possui três orifícios dispostos a um ângulo de 120° entre si, cujas bordas externas correspondem à periferia de uma circunferência não ilustrada formada pelos três orifícios. Esta modalidade de abertura pode ser empregada, por exemplo, em associação com uma porção macho tal como aquela mostrada nas figuras 15a, 15b e 16, conforme será discutido mais adiante.

[0052] A figura 3j revela uma modalidade de abertura 30j para a porção fêmea que possui quatro orifícios dispostos a um ângulo de 90° entre si. Esta modalidade de abertura pode ser empregada, por exemplo, em associação com uma porção macho tal como aquela mostrada na figura 18a.

[0053] A figura 3k revela uma modalidade de abertura 30k para a porção fêmea que possui cinco orifícios equidistantes entre si, como em um pentágono regular. Esta modalidade de abertura pode ser empregada, por exemplo, em associação com uma porção macho tal como aquela mostrada na figura 18b.

[0054] Nas figuras 4a e 4b, a porção macho 12 do meio de fixação de acordo com a presente invenção está integrada a uma superfície 17, de modo a permitir a conexão desta superfície 17 em uma relação de sobreposição a outra superfície 31 , na qual é disposta uma abertura do tipo 30b da porção fêmea 30, conforme mostrado na figura 5.

[0055] A ação de conexão das porções macho e fêmea é explicada e apresentada em detalhes na sequência das figuras 6a a 6d. Nas figuras 6a e 6b, é mostrado claramente o movimento de pinça que é realizado por apenas uma mão do usuário para a introdução das abas de travamento no interior da abertura 30b da porção fêmea. Obviamente, apesar da evidente praticidade do exemplo ilustrado, a ação de conexão pode ser feita de outras maneiras em função da escala da peça, podendo até mesmo ser feita por intermédio de ferramentas.

[0056] Na figura 6c, é mostrada uma seção transversal da porção macho mostrando a curvatura necessária para que as abas de travamento 12 possam ser inseridas na abertura da porção fêmea. Na figura 6d, é representada a ação de encaixe de uma porção macho 10 tal como aquela mostrada nas figuras 1 a e 1 b em relação a uma abertura circular 30a. [0057] A figura 7 ilustra como é prática a remoção da porção macho da abertura na porção fêmea, por meio de um simples movimento de tração da aba de extração 14, no sentido oposto ao plano da abertura 30 com apenas uma mão do usuário. Tal como mencionado com relação à ação de conexão, a desconexão também pode ser feita de outras maneiras em função da escala da peça, como por meio de ferramentas.

[0058] Nas figuras 8a, 8b e 8c, a configuração alternativa ilustrada para a porção macho 10 é provida de um recesso longitudinal 18 na região adjacente às abas de travamento 12 e à zona de estrangulamento 13. Do ponto de vista estrutural, o referido recesso pode contribuir para um aumento na flexibilidade da peça e memória do material, o que pode ser necessário no caso de a porção macho e a porção fêmea serem produzidos a partir de um material mais resistente à flexão. Assim, é alcançado o efeito de um encaixe robusto e resistente, sem perder a praticidade desejada para o movimento de flexão das abas de travamento.

[0059] As figuras 9a, 9b e 9c refere-se a uma modalidade alternativa da porção macho do meio de fixação de acordo com a presente invenção. De acordo com esta modalidade, cuja seção central possui formato substancialmente cilíndrico 19. Nesta modalidade, a face inferior da seção central está alinhada com as abas de travamento 12 e a face superior está alinhada com a pelo menos uma aba de extração 14.

[0060] Esta configuração proporciona um aumento na resistência no sentido vertical, de modo a prover uma conexão mais firme quando empregada em materiais mais espessos ou em um número maior de camadas de superfícies a serem unidas.

[0061] Alternativamente, a seção central da porção macho das figuras 9a a 9c possui ainda recessos estruturais 20 dispostos diametralmente na face superior da seção central, de modo a conferir ainda mais resistência e rigidez nessa parte do meio de fixação.

[0062] Nas figuras 10a e 10b a porção macho das figuras 9a a 9c é mostrada na posição conectada de modo a unir duas superfícies 31 a e 31 b providas de porções fêmea de acordo com a presente invenção. As linhas pontilhadas representam as abas de travamento abaixo das superfícies que estão conectadas.

[0063] As figuras 11 a, 11 b e 11 c ilustram mais uma modalidade alternativa da porção macho do meio de fixação de acordo com a presente invenção. Nesta modalidade, são providos abaulamentos 22 nas abas de travamento, bem como um abaulamento 23 na seção central. Tais elementos também possuem o efeito de aumentar a flexibilidade e a resistência da peça, possibilitando ou facilitando a sua estampagem em metal (por exemplo, aço mola) com variações na resistência.

[0064] Neste caso, a existência de um componente vertical de contato (atrito) com a borda interna da porção fêmea resulta em maior estabilidade do meio de fixação após a conexão das partes. Esta configuração contribui ainda para conferir memória ao material, de modo que retorne à sua forma original, o que proporciona a manutenção de um encaixe adequado após diversas utilizações.

[0065] As figuras 12a e 12b mostram a porção macho das figuras 11 a a 11 c conectada a uma superfície provida de uma porção fêmea 30a em que há pontos de contato da seção central 11 em relação de tangência com a borda interna da porção fêmea 30a, aumentando o atrito. As linhas pontilhadas representam as abas de travamento abaixo das superfícies que estão conectadas.

[0066] As figuras 13a e 13b ilustram vistas superior e em perspectiva de uma modalidade alternativa da porção macho do meio de fixação de acordo com a presente invenção, em que a aba de extração possui um formato alongado 14a de modo a impedir que esta colapse para o interior da abertura da porção fêmea em uma situação hipotética em que haja uma força de tração muito grande da porção macho para o interior da porção fêmea 30.

[0067] Nas figuras 14a e 14b, são mostradas vistas superior e em perspectiva de mais uma modalidade alternativa da porção macho do meio de fixação, em que são providas apenas abas de travamento 12, sendo que estas podem atuar também como abas de extração, de modo a possibilitar o encaixe em diferentes configurações. [0068] As figuras 15a e 15b mostram uma configuração alternativa da porção macho provida de três abas de extração na mesma peça. De acordo com esta configuração, é possível obter uma fixação mais resistente entre as porções macho e fêmea, além de ainda possibilitar que a ação de encaixe seja feita de forma simples e prática com apenas uma mão do usuário, por meio da flexão das abas de travamento para entrada na abertura da porção fêmea. Além disso, esta configuração confere maior versatilidade ao meio de fixação da presente invenção, uma vez que possibilita a utilização de porções fêmeas dos diâmetros maiores (caso isso seja necessário), sem perda de performance, tendo em vista a amplitude das áreas de contato entre a porção macho e a porção fêmea.

[0069] Tal como nas figuras 14a e 14b, a porção macho ilustrada na modalidade da figura 16, possui apenas abas de travamento 12, sendo que estas podem atuar também como abas de extração.

[0070] Por sua vez, nas figuras 17a e 17b, a porção macho das figuras 15a e 15b é mostrada já encaixada em uma porção fêmea, sendo que a abertura da porção fêmea pode ser substancialmente circular tal como a abertura 30a mostrada na figura 3a, ou provida de três orifícios equidistantes como a abertura 30i mostrada na referida figura 3i.

[0071] As figuras 18a e 18b mostram outros exemplos de modalidades alternativas da porção macho, providas de uma quantidade maior de abas de extração e de travamento. Mais precisamente, a figura 18a mostra uma porção macho dotada de quatro abas de extração e quatro abas de travamento, ao passo que a figura 18b mostra uma porção macho dotada de cinco abas de extração e cinco abas de travamento. As porções machos 18a e 18b também podem ser encaixadas com a porção fêmea 30a bem como com as partes fêmeas correspondentes 30j e 30k. Neste sentido, será reconhecido por qualquer técnico no assunto que o número de abas de extração e abas de travamento não está limitado ao demonstrado pelas figuras, podendo apresentar maiores quantidades dependendo do uso.

[0072] Como já mencionado, a inclusão de uma quantidade maior de abas de travamento tem a consequência de aumentar a resistência do encaixe entre as porções macho e fêmea, além de possibilitar o encaixe com parte fêmeas de diâmetros maiores, de modo que outras configurações são possíveis. De todo modo, será observado que o aumento da quantidade de abas de travamento fará com que a ação de travamento sofra adaptações no uso manual e/ou mesmo por meio do uso com ferramentas específicas.

[0073] A figura 19 revela uma nova configuração do meio de fixação com duas porções macho na mesma peça de modo a possibilitar o encaixe simultâneo de duas porções fêmeas adjacentes com uma única peça com o efeito de aumentar a resistência do encaixe, ou permitir o encaixe com uma porção fêmea, enquanto outra adjacente é mantida desconectada.

[0074] Como será observado, a configuração da figura 20 e as seguintes que serão apresentadas abrem a possibilidade de uma pluralidade de configurações distintas para o encaixe das partes.

[0075] A figura 20 mostra uma modalidade alternativa do meio de fixação em uma configuração em que a porção macho é disposta em uma primeira extremidade e a porção fêmea é disposta em uma extremidade oposta na mesma peça. Com isso, é possível a disposição em que diversos meios de conexão podem ser encaixados entre si, em uma sequência, tal como uma corrente.

[0076] As figuras 21 e 22 mostram outras modalidades alternativas do meio de fixação com uma sequência de porções macho na mesma peça, em duas linhas com porções macho (figura 21 ) ou com apenas uma linha de porções macho (figura 22), possibilitando a ação de conexão e desconexão de modo semelhante a um zíper, como ilustrado na figura 23.

[0077] As figuras 24a, 24b e 24c revelam modalidades com três, quatro e cinco porções macho em uma formatação radial que possibilita a união de superfícies em diferentes situações de arestas e vértices. Tais configurações demonstram como é possível ampliar quase que indefinidamente a aplicação da presente invenção em função dos tipos e formas de superfícies que devem ser conectadas.

[0078] A figura 25a revela uma modalidade alternativa do meio de fixação da presente invenção, com uma peça de configuração hexagonal com porções macho e fêmea dispostas alternadamente em cada face. A figura 25b ilustra um exemplo de um conjunto de diversas peças conectadas entre si, que formam uma superfície contínua e passível de ser ampliada indefinidamente apenas com peças como aquela mostrada na figura 25a.

[0079] Os movimentos de conexão e desconexão mostrados nas figuras 6a a 6d e 7 são basicamente os mesmos para todas as modalidades aqui apresentadas, podendo sofrer alterações que serão óbvias para um técnico no assunto de acordo com a aplicação pretendida. Por exemplo, em determinados casos, pode ser necessário o uso de uma ferramenta para auxiliar estas ações. Em outro exemplo, a aba de extração pode conter uma capa de um material diferente para evitar que machuque a mão do usuário.

[0080] Como será observado e prontamente reconhecido por profissionais do ramo de embalagens e diversas outras áreas, a presente invenção possui uma pluralidade de aplicações, de modo que o meio de fixação aqui descrito e definido nas reivindicações pode compor, por exemplo, um meio de fechamento de diversos produtos e embalagens. Basta supor, por exemplo, que a superfície provida com a porção fêmea na figura 6a consiste em uma superfície de uma embalagem e a outra superfície provida com a porção macho, consiste em seu meio de fechamento.

[0081] Essa e outras aplicações, bem como mudanças e combinações das diversas modalidades descritas acima, que derivem da utilização regular do meio de fixação da presente invenção, desde que óbvias para um técnico no assunto, estão resguardadas pelo escopo de proteção estabelecido nas reivindicações anexas.