Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
MEDICAL, SURGICAL, ODONTOLOGICAL SUCTION SELF-CLEANING DEVICE
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2017/139859
Kind Code:
A1
Abstract:
The present patent to an invention relates to a suction device for medical and odontological use, consisting of a compressor, the suction side of which is connected to a regulatable device that aspirates effluxes from surgery, and the exhaust of which actuates a vacuum generator that pulls the effluxes from the bottom of the tank into which they are aspirated. The patent to the invention also relates to a suction regulating device and belongs to the electromechanical field. It operates efficiently and silently, in an energy-saving manner, without using water and has the unique characteristic of being self-cleaning. It is simple and economic to produce.

Inventors:
FONTAO ANTONIO HENRIQUE LEMOS (BR)
Application Number:
PCT/BR2016/050029
Publication Date:
August 24, 2017
Filing Date:
February 15, 2016
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
FONTAO ANTONIO HENRIQUE LEMOS (BR)
International Classes:
A61C17/06; A61C17/12; A61M1/00
Foreign References:
US20050187528A12005-08-25
US20120129128A12012-05-24
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1) SUGADOR CIRÚRGICO DE USO MÉDICO E/OU ODONTOLÓGICO, que efetua a sucção direta dos efluxos provenientes de cirurgia, sendo essa sucção produzida por compressor de ar (fig 1, 1), caracterizado pela capacidade de descartar

automaticamente os efluxos operatórios de seu reservatório (fig 1, 4) por meio de gerador de vácuo (fig 1, 6), simultaneamente com o enchimento do referido reservatório.

2) SISTEMA DE ESVAZIAMENTO DO RESERVATÓRIO (fig 1, 4) de efluxos capaz de não interferir no enchimento do mesmo, caracterizado pelo uso de dispositivo gerador de vácuo (fig 1, 6), que puxa os efluxos do referido reservatório para direcioná-los para um tubo purgador (fig 1, 8).

3) DISPOSITIVO REGULADOR DE SUCÇÃO (fig 1, 3) caracterizado por regular a potência de sucção por meio de aberturas (fig 2, 1) que são liberadas ou fechadas por um cilindro externo (fig 2, 3), desviando assim a sucção do bico do dispositivo (fig 2, 2).

Description:
SUGADOR CIRÚRGICO MÉDICO E ODONTOLÓGICO

AUTO-PURGADOR

A presente invenção trata de um sugador de efluxos gerados por cirurgias odontológicas e médicas em geral, que produz a sucção de maneira direta, e que tem a capacidade de descartar esses efluxos automaticamente na rede de esgoto, descarte esse feito por meio de dispositivo gerador de vácuo acionado pelo próprio compressor que efetua a sucção. Também se refere ao regulador de sucção concebido especialmente, que constitui invenção relacionada, e que opera a regulagem da sucção ao se liberarem orifícios que existem no seu corpo.

O que existe no mercado: por um lado, os sugadores convencionais, que jogam os efluxos num recipiente que os armazena e que precisará ser esvaziado periodicamente, interrompendo o seu funcionamento, procedimento esse potencialmente contaminante. Esses equipamentos exigem o uso de filtros bactericidas na entrada de ar do compressor para não contaminar o interior do mesmo, pois o ar contaminado pelos efluxos seria solto no ambiente. Isso, na prática, acontece quando os referidos filtros não são trocados no tempo certo. Esses equipamentos não servem para procedimentos de longa duração, pois compressores do tipo usado nesses sistemas não têm resistência para tal. Existem também as bombas de vácuo, aptas para procedimentos de longa duração, que geram o vácuo necessário por meio de um jato de água de alta pressão (gerador de vácuo por jato de água) produzido por turbina acionada por motor. Jogam os efluxos diretamente na rede de esgoto, mas consomem água, fazem barulho e gastam o dobro da energia do equipamento que aqui apresentamos, que faz a sucção diretamente, considerando-se o mesmo trabalho realizado. Normalmente exigem a quebra do piso para acesso ao esgoto ou precisam ser instaladas perto de um ralo, e longe do ambiente operatório devido ao barulho que produzem. A capacidade de uma bomba de vácuo está, dessa forma, limitada por essas condicionantes. Existem também os geradores de vácuo acoplados ao compressor odontológico, que, consumindo o ar do compressor para gerar vácuo - método esse menos eficiente que a produção de vácuo pela sucção direta, caso da nossa invenção - gastam o dobro da energia, tal como ocorre com as bombas de vácuo. Esses equipamentos não servem para procedimentos de longa duração por estarem limitados à capacidade do reservatório ao qual estejam acoplados. No caso de uso em odontologia, por exemplo, podem deixar a broca a ar sem poder funcionar.

Na figura 1 pode ser visto o esquema de funcionamento da presente invenção. Um compressor (1) faz a sucção dos efluxos (2) do procedimento cirúrgico (saliva, sangue, fluidos, água de limpeza, etc.) que vêm do campo operatório por meio de um bico especial, regulável, concebido especialmente (3), e esses efluxos vão para um recipiente separador (4), que possui uma abertura na parte de baixo (5). Essa abertura comunica-se por meio de um tubo com o dispositivo gerador de vácuo (6) que funciona com o ar expelido (7) pelo próprio compressor que exerce a sucção. Esse gerador de vácuo tem a função de puxar o conteúdo do referido recipiente separador e lançá-lo num tubo (8) que o direciona para a rede de esgoto. O recipiente (4) tem também a função de impedir que seu conteúdo volte para o lado aspirante (9) do compressor (1). A principal novidade da presente invenção é que a purgação do conteúdo do recipiente (4) é efetuada ao mesmo tempo em que são lançados os efluxos (2) no mesmo recipiente.

Na figura 2 consta a vista lateral do bico regulador de sucção desmontado, que constitui invenção relacionada. Consiste em dois tubos, um encaixando por fora do outro, sendo que o segmento de tubo externo (3) tem a função de cobrir ou liberar os orifícios do tubo interno (2), operando assim a regulagem da força de sucção. Na figura 3 está o corte longitudinal dos dois tubos que constituem o regulador. Na figura 4 está a vista de ambos, separados, em perspectiva simplificada. Na figura 5 está a perspectiva do conjunto regulador de sucção montado.

Nosso aparelho, portanto, reúne as vantagens das três opções citadas que existem no mercado, porque é um sugador de sucção direta que faz a mesma função de uma bomba de vácuo, cuja sucção é indireta, isto é, suga os efluxos do campo operatório e os descarta automaticamente, e com mais eficiência energética. Pode ser muito mais compacto que uma bomba de vácuo, e ao mesmo tempo ter capacidade para mais usuários simultâneos. A resistência a operações ininterruptas de longa duração é assegurada pelo uso de compressor selado, de grande resistência. Tendo nosso invento o dobro da capacidade da bomba de vácuo para a mesma potência, pode garantir, pela regulagem do poder de sucção, a limpeza apropriada do campo operatório em qualquer situação, inclusive em procedimentos de longa duração. Também é muito mais silencioso que a bomba de vácuo, dispensando isolamento acústico, podendo ser colocado próximo do procedimento sem incomodar, garantindo conforto acústico. Não requer a quebra do piso para acessar a rede de esgoto, podendo os efluxos serem direcionados para um simples cano de PVC. É mais simples de ser fabricado que uma bomba de vácuo.