Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
METHOD FOR MANUFACTURING AN ARTICULATED OR NON-ARTICULATED SHOE LAST
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2017/205951
Kind Code:
A1
Abstract:
The present application to an invention patent relates to a new method for manufacturing shoe lasts and evidently belongs to the footwear manufacturing field. The method comprises the following steps: - first step (E1): machining the fastening profile (1) on the shaft of the lasting block (2), which profile is subsequently used as a reference for machining the last (F), producing holes (3) for guide pins (4) and holes (5) for screws (6); - second step (E2): machining the last (F) from the toe cap (B) to the heel (C), using a cutting tool (10'); third step (E3): maching the last (F) from the heel (C) to the toe cap (B).

Inventors:
PLETSCH SCHAEFER, Gabriel Gaspar (Rua Coronel Genuino Sampaio, 95Vila Nova, -350 Novo Hamburgo - RS, 93520-350, BR)
Application Number:
BR2017/050091
Publication Date:
December 07, 2017
Filing Date:
April 18, 2017
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
PLETSCH SCHAEFER, Gabriel Gaspar (Rua Coronel Genuino Sampaio, 95Vila Nova, -350 Novo Hamburgo - RS, 93520-350, BR)
International Classes:
A43D21/00; A43D21/02
Foreign References:
JP2015167669A2015-09-28
JP2002101912A2002-04-09
CN104886876A2015-09-09
CN104687645A2015-06-10
US9095191B22015-08-04
Attorney, Agent or Firm:
VILAGE MARCAS E PATENTES LTDA (Rua XV de Novembro, 3171 - 3º Andar - Sala 31Centro, -110 São José do Rio Preto / SP, 15015-110, BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1 ) PROCESSO PARA FABRICAÇÃO DE FORMA PARA CALÇADOS COM OU SEM ARTICULAÇÃO, caracterizado por compreender as seguintes etapas:

- primeira etapa (E1 ): realização da usinagem do perfil de fixação (1 ) no cano do bloco de forma (2), perfil esse a ser utilizado posteriormente como referência para usinagem da forma (F), sendo obtidos orifícios (3) para pinos-guias (4) e orifícios (5) para parafusos (6);

- segunda etapa (E2): usinagem da forma (F) feita a partir do bico (B) no sentido do calcanhar (C), fazendo uso de ferramenta de corte (10');

- terceira etapa (E3): usinagem da forma (F) no sentido do calcanhar (C) para o bico (B).

2) PROCESSO PARA FABRICAÇÃO DE FORMA PARA CALÇADOS COM OU SEM ARTICULAÇÃO, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado por, na primeira etapa (E1 ), o bloco de forma (F) ser apoiado em encosto móvel (8) e encosto fixo (9), sendo utilizado um parafuso (P) para apertar o bloco de forma (2), além da ferramenta de corte (10).

3) PROCESSO PARA FABRICAÇÃO DE FORMA PARA CALÇADOS COM OU SEM ARTICULAÇÃO, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado por, na segunda etapa (E2), o bloco de forma (2) ser fixado em uma torre (1 1 ), a partir do perfil de fixação (1 ) usinado na etapa anterior, sendo empregado um parafuso (P) para prender a forma (F), bem como um dispositivo (12) de fixação da forma (F), sendo utilizados junto à torre (1 1 ) pinos-guias e conjunto de parafuso com porca para travamento (13).

4) PROCESSO PARA FABRICAÇÃO DE FORMA PARA CALÇADOS COM OU SEM ARTICULAÇÃO, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado por, na terceira etapa (E3), ser o bloco de forma (2) fixado em uma torre (1 1 ), a partir do perfil de fixação (1 ) usinado na etapa anterior, sendo empregado um parafuso (P) para prender a forma (F), bem como um dispositivo (12) de fixação da forma (F), sendo utilizados junto à torre (1 1 ) pinos-guias e conjunto de parafuso com porca para travamento (1 3).

5) PROCESSO PARA FABRICAÇÃO DE FORMA PARA CALÇADOS COM OU SEM ARTICULAÇÃO, de acordo com as reivindicações 1 , 2, 3 e 4, caracterizado por utilizar a mesma referência utilizada para o processo de usinagem, também como referência para colocação de peças centralizadoras para fixação rápida empregadas em injeção direta.

Description:
PROCESSO PARA FABRICAÇÃO DE FORMA PARA CALÇADOS COM OU SEM ARTICULAÇÃO

CAMPO DA INVENÇÃO

[0001 ] Trata a presente solicitação de Patente de Invenção de um novo processo de fabricação de formas para calçados, cujo segmento se volta obviamente ao setor calçadista.

ANTECEDENTES DA INVENÇÃO

[0002] Os processos de fabricação de formas para calçados são conhecidos e aplicados amplamente no setor calçadista. No entanto, a totalidade desses processos exige acabamentos manuais, o que não é desejado em linhas de produção, bem como no sentido de manter um padrão de qualidade que não fique vinculado à habilidade do operador.

[0003] Nesse sentido, o mesmo depositante apresentou o pedido de patente PI0905525-8, que já se constituiu em um importante avanço nesse segmento.

ESTADO DA TÉCNICA

[0004] Conforme dito acima, a necessidade de acabamento manual da forma é um problema para o estado da técnica. Outra questão é a fabricação da forma com articulação, o que exige usinagem, além de viabilizar possíveis desalinhamentos da articulação, haja vista que, em muitos casos, esta mencionada articulação é desnecessária.

[0005] No documento PI0905525-8 é descrito um método para fabricação de forma que compreende etapas de realização de pelo menos um furo referencial no bico e na parte traseira, usinagem dos furos laterais de fixação da articulação, do perfil de articulação e do alojamento da ferragem de articulação, no bloco bruto das partes traseira e bico. Feito isso, são usinados pelo menos um furo referencial no bloco bruto das partes traseira e bico, com a disposição do bico em uma base disposta na máquina de usinagem CNC, sendo o mencionado bico fixado na base mediante o encaixe dos furos referenciais em pinos-guias da base, enquanto a disposição da parte traseira em uma segunda base disposta na máquina de usinagem CNC, operação essa realizada mediante o encaixe dos furos referenciais em pinos-guias da segunda base, seguindo-se a usinagem periférica do contorno da parte traseira e do bico, de forma independente.

[0006] É conhecido ainda do estado da técnica o processo utilizado pela máquina Newlast, da Itália, que usa, no caso de formas, cinco eixos, requerendo uma máquina que somente pode ser empregada neste processo específico. Adicionalmente, softwares extremamente caros e inacessíveis, por exemplo, à grande maioria de empresas brasileiras.

DA INVENÇÃO

[0006] Segundo a presente solicitação de Patente de Invenção, ocorre uma melhoria substancial no processo descrito no PI0905525-8, no sentido de que o mesmo permite a eliminação do processo de realização da articulação, que nem sempre é necessária.

[0007] De acordo com o novo processo proposto nesta invenção, ocorre, consequentemente, a eliminação de custos inerentes ao processo, além de eliminar problemas posteriores na forma, haja vista que a articulação tende a desalinhar na produção do calçado com o uso de forma, gerando como marcar ou machucar palmilhas e solados.

[0008] É fato ainda a ser destacado que, a forma sem articulação é evidentemente mais rígida; adicionalmente se elimina o acabamento manual, tal qual necessário no PI0905525-8.

[0009] Por outro lado, a articulação, particularmente nos casos de formas utilizadas no processo de injeção direta do solado ao cabedal, pode gerar um pequeno espaço no corte entre o bico e a calcanheira, por onde pode entrar o material plástico de injeção e, com isso, danificar o calçado quando sacada a forma para fora do mesmo, haja vista que o material plástico fica fixado à mencionada forma. Tais ocorrências são eliminadas na presente invenção, particularmente ao permitir a fabricação da forma sem o uso de articulação. [0010] Por outro lado, os próprios orifícios utilizados para a fixação da peça durante a operação de usinagem da forma, podem, segundo a invenção, posteriormente a este processo, ser empregados também para a fixação dos metais utilizados como referência (pegada) dos robôs ou máquinas no processo de injeção direta, dispensando, desta forma, a necessidade de nova etapa de fresamento para realizar os ditos furos e, desta maneira, evitando também perda de precisão.

OBJETIVOS E VANTAGENS DA INVENÇÃO

[001 1 ] São, portanto, objetivos e vantagens da invenção:

- obtenção de uma forma para calçado totalmente acabada a máquina, dispensando intervenções manuais posteriores em bico e calcanheira, com consequente redução de custo e maior precisão;

- possibilidade de produção da forma sem articulação, o que representa uma forma mais rígida e sem desalinhamento;

- utilização de máquinas CNC normais, de três eixos, amplamente disponíveis no mercado, ao contrário das máquinas Newlast, que apresentam alto custo de aquisição, além de não estarem disponíveis no mercado;

- possibilidade de utilização da mesma referência utilizada para o processo de usinagem também como referência para colocação de peças centralizadoras, para fixação rápida empregadas em injeção direta; a eliminação da necessidade de novo referenciamento evita ainda a perda de precisão.

DESCRIÇÃO DOS DESENHOS

[0012] O Processo será, a seguir, descrito em uma forma de realização, sendo que, para melhor entendimento, referências serão feitas aos desenhos anexos, nos quais estão representadas:

FIG. 1 : Mostra a usinagem do perfil de fixação;

FIG. 2: Mostra o perfil de fixação usinado com o encaixe dos pinos-guias e parafusos; FIG. 3: Mostra a usinagem do bico da forma, no sentido do bico para o calcanhar;

FIG. 4: Mostra a usinagem do traseiro da forma, no sentido do calcanhar para o bico;

FIG. 5: Mostra a forma, em vista lateral, usinada após as duas etapas completas;

FIG. 6: Mostra a forma, em vista superior, usinada após as duas etapas completas;

FIG. 7: Mostra lateralmente a forma com o perfil de fixação usado na etapa inicial, agora atuando como base para colocação do suporte de fixação rápida de formas em injetoras de solados, em processos automatizados de injeção direta de solados;

FIG. 8: Mostra lateralmente a mesma forma da Fig. anterior com o suporte de fixação para injeção direta acoplado ao perfil de fixação.

FIG. 9: Fluxograma mostrando as etapas do processo de fabricação deste pedido; DESCRIÇÃO DETALHADA

[0013] O PROCESSO PARA FABRICAÇÃO DE FORMA PARA CALÇADOS COM OU SEM ARTICULAÇÃO, objeto desta solicitação de Patente de Invenção, compreende as seguintes etapas:

- primeira etapa (E1 ): realização da usinagem do perfil de fixação (1 ) no cano do bloco de forma (2), perfil esse a ser utilizado posteriormente como referência para usinagem da forma (F), sendo obtidos orifícios (3) para pinos-guias (4) e orifícios (5) para pinos roscados (6). Esta etapa é realizada sobre a mesa de uma máquina (7), onde o bloco de forma (2) é apoiado em encosto móvel (8) e encosto fixo (9), sendo utilizado um parafuso (P) para apertar o bloco de forma (2), além da ferramenta de corte (10);

- segunda etapa (E2): o bloco de forma (2) é fixado em uma torre (1 1 ), a partir do perfil de fixação (1 ) usinado na etapa anterior, sendo empregado um parafuso (P) para prender o bloco de forma (2), bem como um dispositivo (12) de fixação do bloco de forma (2), sendo utilizados junto à torre (1 1 ) pinos-guias e conjunto de parafuso com porca para travamento (13). Nesta etapa, a usinagem da forma (F) é feita a partir do bico (B) no sentido do calcanhar (C), fazendo uso de ferramenta de corte (10'); - terceira etapa (E3): nesta etapa são utilizados os mesmos componentes relacionados na etapa anterior, sendo o bloco de forma (2) posicionado de maneira que a ferramenta de corte (10') atue no sentido de promover a usinagem no sentido do calcanhar (C) para o bico (B).

[0014] As Figs. 5 e 6 mostram a forma (F) usinada, após as duas etapas de usinagem, aqui representadas pelas etapas 2 e 3 do processo ora pleiteado.

[0015] As Figs. 7 e 8 mostram a forma (F) já com o processo de usinagem completo, sem articulação, e com o perfil de fixação (1 ) usinado na etapa 1 , sendo que este mencionado perfil de fixação (1 ) serve como base, a partir dos orifícios realizados na primeira etapa, para recepcionar o suporte de fixação para injeção direta (14).

[0016] Particularmente na Fig. 7, o dispositivo de fixação para injeção direta (14) pronto a ser acoplado ao perfil de fixação (1 ); ao passo que a Fig. 8 mostra o referido dispositivo de fixação para injeção direta (14) já conjugado ao perfil de fixação (1 ).

[0017] Assim, de acordo com a presente invenção, se consegue obter uma forma (F) para calçado totalmente acabada a máquina, dispensando intervenções manuais posteriores em bico (B) e calcanheira (C), com consequente redução de custo e maior precisão.

[0018] Ainda de acordo com a descrição e as Figs. anexas, a invenção reúne ainda a possibilidade de produção da forma (F) sem articulação, o que representa uma forma mais rígida e sem desalinhamento.

[0019] No que tange ao processo de obtenção da forma (F), com esta tecnologia se torna possível a utilização de máquinas CNC normais, de três eixos, amplamente disponíveis no mercado, ao contrário das máquinas Newlast, que apresentam alto custo de aquisição, além de não estarem disponíveis no mercado.

[0020] Por fim, existe, de acordo com a invenção, a possibilidade de utilização da mesma referência utilizada para o processo de usinagem, também como referência para colocação de peças centralizadoras para fixação rápida empregadas em injeção direta; a eliminação da necessidade de novo referenciamento evita ainda a perda de precisão.