Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
METHOD FOR MANUFACTURING SMOKING PRODUCTS CONTAINING ANTI-OXIDANT SUBSTANCES AND THUS MANUFACTURED PRODUCT
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2011/026202
Kind Code:
A1
Abstract:
This invention relates to a method for manufacturing a smoking product containing anti-oxidants from the leaves and fruit of Euterpe oleracea (assai palm). This smoking product, suitable for blending with tobacco (Nicotiana tabacum) used for manufacturing cigarettes, cigarillos, cigars, pipe tobacco and products applied to the oral mucous membrane, aims at reducing the oxidative stress and/or inflammatory reaction caused by tobacco, and thus prevent damage to the respiratory, cardiovascular and immune systems.

Inventors:
SOARES DE MOURA ROBERTO (BR)
Application Number:
PCT/BR2009/000274
Publication Date:
March 10, 2011
Filing Date:
September 03, 2009
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
UNIV DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO UERJ (BR)
SOARES DE MOURA ROBERTO (BR)
International Classes:
A24B15/26
Domestic Patent References:
WO2004084833A22004-10-07
Foreign References:
BRPI0604281A2008-03-04
BRPI0705003A22009-08-25
BRPI0418614A22008-11-25
BR9907793A2000-10-17
Attorney, Agent or Firm:
VAZ E DIAS, José Carlos (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

"PROCESSO DE OBTENÇÃO DE PRODUTOS DE TABACO CONTENDO SUBSTÂNCIAS ANTIOXIDANTES E PRODUTO OBTIDO."

1) Processo para obtenção de produtos de tabaco, contendo decotos e, posteriormente, liofilizado e/ou resíduo seco de extrato hidroalcoólico de frutos ou folhas de Euterpe oleracea, para ser incluído em cigarros, cigarrilhas, charutos, fumo para cachimbo e/ou para aplicação na cavidade bucal, com o objetivo de reduzir os danos causados pelo estres oxidativo induzido pelos produtos do tabaco, caracterizado por conter as seguintes etapas:

a) Lavar os frutos em água corrente;

b) Submeter os frutos da etapa (a) a um processo de extração em água a 100°C durante 3 a 10 minutos, obtendo-se o decoto;

c) Triturar o decoto da etapa (b) com triturador durante 3 a 5 minutos;

d) Submeter o decoto a uma fervura durante 3 a 10 minutos.

2) Processo, de acordo com a reivindicação , caracterizado pelo fato de que a extração da etapa (b) se processa em 5 minutos, a trituração da fase (c) se processa em 5 minutos e a fervura da etapa (d) se processa em 5 minutos.

3) Processo, de acordo com reivindicação 1 , caracterizado pelo fato da etapa de obtenção do extrato hidroalcoólico se adicionar o decoto obtido na etapa (d) ser extraído com o solvente etanol na proporção de 1 :1 , (v:v) e submetido à trituração intensa, durante 3 a 5 minutos e, posteriormente, macerado em um período de 6 horas a 10 dias em temperatura ambiente ou a 4°C, obtendo-se assim, o extrato hidroalcoólico do decoto.

4) Processo, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que o tempo de maceração preferencialmente ser de aproximadamente 6 dias. 5) Processo, de acordo com a reivindicação 3, caracterizado pelo fato de que o macerado obtido é filtrado em peneira com poros de 0,2 mm a 1 mm e, subsequentemente, em papel de filtro. 6) Processo, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de que o filtrado obtido é concentrado em evaporador rotatório à baixa pressão e na temperatura de 40°C a 60°C.

7) Processo, de acordo com a reivindicação 6, caracterizado pelo fato de que o filtrado após ter sido concentrado, ser submetido a um processo de liofilização ou a um processo de spray dryer, obtendo-se o liofilizado e/ou resíduo seco do extrato hidroalcoólico do decoto com atividade farmacodinâmica;

8) Produto de tabaco, caracterizado por conter o liofilizado e/ou resíduo seco do extrato hidroalcoólico de frutos ou folhas do açaí (Euterpe oleracea) para ser usado, preferencialmente, em cigarros, cigarrilhas, charutos, em fumo de cachimbos.

9) Produto de tabaco, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de conter entre 0,1 a 500 mg de liofilizado e/ou resíduo seco do extrato hidroalcoólico de frutos ou folhas do açaí (Euterpe oleracea) por unidade de cigarro.

10) Produto de tabaco, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de conter entre 0,1 a 500 mg de liofilizado e/ou resíduo seco do extrato hidroalcoólico de frutos de Euterpe oleracea por unidade de cigarrilha.

1 1) Produto de tabaco, de acordo com reivindicação 8, caracterizado pelo fato de conter entre 0,1 a 500 mg de liofilizado e/ou resíduo seco do extrato hidroalcoólico de frutos de Euterpe oleracea por unidade de charuto; 12) Processo de obtenção de fumo de cachimbo, caracterizado por conter a seguinte etapa:

a) Durante o desenvolvimento da fabricação de fumo para cachimbos, adicionar o liofilizado e/ou o resíduo seco do extrato hidoalcoólico de frutos de Euterpe oleracea, de tal forma a se obter um fumo contendo entre 0,01 a 500mg de liofilizado e/ou resíduo seco do extrato hidroalcoólico de frutos de Euterpe oleracea grama de fumo por unidade de cigarrilha;

13) Processo para obtenção de cigarro, cigarrilha e charuto caracterizado por conter a seguinte etapa:

a) Durante o desenvolvimento da fabricação de cigarros, cigarrilhas ou charuto, adicionar o liofilizado e/ou o resíduo seco do extrato hidroalcoólico de frutos de Euterpe oleracea no fumo utilizado para a fabricação das cigarrilhas, de tal forma a se obter uma cigarrilha contendo entre 0,1 a 500 mg de liofilizado e/ou resíduo seco do extrato hidroalcoólico de frutos de Euterpe oleracea por unidade de cigarrilha.

Description:
"PROCESSO DE OBTENÇÃO DE PRODUTOS DE TABACO CONTENDO SUBSTÂNCIAS ANTIOXIDANTES E PRODUTO OBTIDO."

I) Campo da Invenção.

A presente invenção refere-se a processo de obtenção de produtos de tabaco para uso em cigarros, cigarrilhas, charutos e/ou fumo para cachimbos, contendo antioxidantes oriundos de plantas ricas em polifenois, mais precisamente plantas como Euterpe oleracea (açaí). Mais particularmente a obtenção de produtos de tabaco, contendo antioxidantes com menor potencial de induzir lesões pulmonares, como doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) e ainda outras doenças como malignas, cardiovasculares e do sistema imune, por exemplo, doenças estas causadas pela fumaça de cigarros, cigarrilhas e/ou charutos, fumaça esta que é responsável pela produção e liberação de compostos pró-oxidantes e/ou radicais livres derivados do oxigénio e do nitrogénio, os quais têm importante papel na fisiopatologia daquelas doenças.

II) Antecedentes da Invenção.

Dados da literatura mostram que a fumaça de produtos de tabaco atualmente usados em cigarros contém grandes quantidades de compostos pró-oxidantes os quais tem uma grande importância no mecanismo fisiopatológico de formação de doenças pulmonares como doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) (Kode A, Yang SR & Rahman I. Respiratory Research, 2006,7: 132), doenças malignas e/ou cardiovasculares. A fumaça de tais produtos de tabaco, especialmente os usados em cigarros, induz um estresse oxidativo que é responsável pelas complicações orgânicas devido à lesão oxidativa das células, liberação de citocinas proinflamatórias, inativação e antiproteases e aumento da peroxidação lipídica (Basygit et al., Human Experimental Toxicology 26:99-103,2007). A fumaça aumenta o estresse oxidativo pulmonar não somente pela presença de compostos oxidantes como aldeídos, quinonas, benzopirenos e outros, como pela capacidade de reduzir a atividade antioxidante natural e ainda, pela capacidade de induzir formação e liberação de substâncias oxidantes, substâncias estas liberadas pelas células inflamatórias, imunes e epiteliais do trato respiratório (Rahman; Treat Respir Med 2005; 4:175-200). O estresse oxidativo induzido pela fumaça causa lesão da parede alveolar, induzindo dilatação das vias aéreas e ainda ativação de citocinas proinflamatórias, as quais têm um papel importante nas alterações fisiopatológicas pulmonares (Kirkham & Rahman. Pharmacol Ther 2006, 111 : 476-494).

Desta forma, a fabricação de cigarros, cigarrilhas, charutos e/ou fumo para cachimbo, contendo produtos de tabaco acrescidos de compostos antioxidantes, que seriam vinculados juntamente com a fumaça no momento da inalação, poderá conferir a este cigarro, cigarrilha e/ou charuto, menor capacidade de induzir alterações pulmonares, na medida que os antioxidantes acrescidos aos produtos de tabaco usados em cigarro, cigarrilha e/ou charuto poderão diminuir o estresse oxidativo causado pela fumaça e assim reduzir o dano causado pela inalação da fumaça do cigarro, cigarrilha e/ou charuto.

III) Sumário da Invenção.

A presente invenção refere-se à obtenção de produtos de tabaco usados, especialmente em cigarros, cigarrilhas e/ou charutos, contendo compostos antioxidantes naturais de origem vegetal, tal como o retirado do açaí {Euterpe oleracea).

IV) Descrição condensada do subsídio científico como justificativa para a obtenção de produtos de tabaco contendo compostos antioxidantes:

A presente invenção tem como base dados científicos obtidos na literatura internacional, assim como dados experimentais por nós obtidos e que dão respaldo científico à obtenção dos produtos. A fumaça produzida pela queima do produto de tabaco usados em cigarro, cigarrilhas ou charuto contem aproximadamente 4000 substâncias, muitas delas descritas como tóxicas para o aparelho respiratório, cardiovascular e sistema imune. Entre os mecanismos dos efeitos deletérios para o organismo do fumante está a presença de um grande estresse oxidativo que lesa as células. Este estresse oxidativo deriva das próprias substâncias pró-oxidantes existentes na fumaça, como uma depressão dos mecanismos antioxidantes do fumante (Kode et al., Respiratory Research 7:132, 2006). Desta forma, a adição de compostos antioxidantes no produto de tabaco existente no cigarro, cigarrilha, charuto e/ou fumo para cachimbo, pode ser uma alternativa para se reduzir os danos causados peia fumaça. Mais precisamente, os cigarros, cigarrilhas, charutos e/ou fumo para cachimbo serão fabricados com produto de tabaco já contendo antioxidantes em sua composição. Mais precisamente, os cigarros, cigarrilhas, charutos e/ou fumo para cachimbos, serão fabricados com fumos contendo antioxidantes obtidos de plantas ricas em fenóis, como Euterpe oleracea. Dados da literatura demonstram que a Euterpe oleracea tem importante ação antioxidante (Antioxidant capacity and other bioactivities of the freeze-dried Amazonian palm berry, Euterpe oleracea mart. (açaí) Schauss et al., J Agric Food Chem. 54:8604-10, 2006; Total oxidant scavenging capacity of Euterpe oleracea Mat. (açaí) seeds and Identification of their polyphenolic compounds. Rodrigues et al., J Agric Food Chem. 54:4162-7,2006; Total oxidant scavenging capacities of Euterpe oleracea Mart. (Açaí) fruits. Licchtethaler et al., Int J Food Ce Nutr 56:53-64,2005).

IV.1 Dados experimentais que subsidiam a invenção.

Com a finalidade de demonstrar o efeito benéfico do extraio hidro- alcoólico de Euterpe oleracea (açaí) sobre os efeitos deletérios induzidos pela fumaça de cigarros, camundongos C57BL76, colocados em câmara de plástico, foram submetidos, uma vez ao dia e durante 5 dias, à fumaça de cigarros. No sexto dia, os animais foram sacrificados e avaliados os seguintes parâmetros biológicos: Reação inflamatória medida pela migração (recrutamento) leucocitária para a luz alveolar, (lavado bronquiolar), estresse oxidativo no lavado bronquiolar e na estrutura pulmonar. O estresse oxidativo foi expresso pela concentração de TBARS - Tiobarbituric acid-reactive substances medida por método espectrofotométrico, tanto no lavado brônquico como na estrutura pulmonar dos animais. A injúria pulmonar foi também avaliada pela atividade da mieloperoxidase no lavado brônquico. Os seguintes grupos (n≥ 5 animais) foram estudados: Grupo controle (control) ar atmosférico; Grupo submetido à fumaça dos cigarros (CS) e Grupo submetido à fumaça de cigarro contendo 100 mg de liofilizado do extrato hidro-alcoólico de Euterpe oleracea (açaí) (AOX). Em anexo, apresentamos as figuras 1 , 2, 3 e 4 que apontam os resultados obtidos com os três grupos de animais, nos quais se demonstra o efeito preventivo do extrato de açaí sobre os efeitos deletérios da fumaça de cigarro.

Os dados contidos nos itens anexados foram aqui descritos não a título de limitar, mas sim de ilustrar as possibilidades de realização da presente invenção, cujo âmbito é delimitado apenas pelas reivindicações anexas, V. Obtenção do liofilizado e/ou spray drver do extrato hidroalcoólico dos decotos do fruto completo ou do caroço dos frutos de Euterpe oleracea.

Os frutos ou somente o caroço de Euterpe oleracea são colocados em recipientes de vidro neutro ou de aço inoxidável contendo uma certa quantidade de água destilada, levada à fervura e após a fervura o decoto é triturado intensamente e extraído com uma mistura de etanol/decoto (v:v) e deixado macerando por um certo período quando se processa uma filtração para a obtenção da fase líquida do extrato o qual é mantido em geladeira e a fase semi-sólida pode ser novamente extraída com uma mistura de etanol/água por mais uma a duas vezes, sendo as fases líquidas juntadas no final das extrações. A fase líquida é concentrada em evaporador rotatório em baixa pressão e na temperatura entre 40 e 60°C, com a retirada de todo o etanol e, posteriormente, submetida a um processo de liofilização ou de spray dryer e o liofilizado e/ou spray dryer mantido em temperatura de aproximadamente -10°C até o dia do processamento.

VI. Aspectos técnicos da preparação do produto de tabaco usado em cigarros, cigarrilhas, charutos e cachimbos, contendo compostos antioxidantes:

Para a obtenção do produto de tabaco usado em cigarros, cigarrilhas, charutos e fumo para cachimbos contendo os compostos antioxidantes, que deve ser obtido durante o processo de fabricação dos cigarros, cigarrilhas, charutos e/ou fumo para cachimbo. Assim, serão adicionadas quantidades variáveis de liofilizado do extrato hidroalcoólico de Euterpe oleracea, pelo menos entre 0,1 a 500 mg, de tal forma a se obter cigarros, cigarrilhas, charutos e fumo para cachimbo contendo compostos com propriedade farmacológica antioxidante capaz de prevenir os distúrbios gerados pela fumaça dos cigarros, cigarrilhas, charutos e cachimbos.