Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
METHOD FOR PERSONALISING A SOAP BAR BY COLD MILLING
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2017/156605
Kind Code:
A1
Abstract:
A method for personalising a soap bar by cold milling comprises the following steps, carried out in a CNC mill: (a) selecting a pre-existing type of soap bar; (b) securing the soap bar to the worktable of the mill; (c) selecting soap bar elements that will be customised; (d) optionally, pre-mill the soap bar in order to plane down its surface; (e) mill the elements selected in step (c); (f) optionally eliminate the burrs remaining from step (e).

Inventors:
MARQUES BERTOLINI RENATA (BR)
CASSIN FILHO PAULO CÉSAR (BR)
OLIVEIRA SIDNEI (BR)
ADAMI LEONARDO FRANCISCO (BR)
KRUG RODRIGO (BR)
Application Number:
PCT/BR2017/050045
Publication Date:
September 21, 2017
Filing Date:
March 07, 2017
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
NATURA COSMETICOS SA (BR)
International Classes:
C11D13/14; B29C59/02; C11D13/28
Foreign References:
US20080061473A12008-03-13
Attorney, Agent or Firm:
DANNEMANN, SIEMSEN, BIGLER & IPANEMA MOREIRA (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1 . PROCESSO DE PERSONALIZAÇÃO DE BARRA DE SABONETE POR FRESAGEM A FRIO caracterizado por compreender as seguintes etapas, em uma fresadora do tipo CNC:

(a) selecionar um tipo pré-existente de barra de sabonete;

(b) fixar dita barra de sabonete à mesa de trabalho da fresadora;

(c) selecionar elementos que serão customizados à barra de sabonete;

(d) opcionalmente, realizar uma pré-fresagem para aplainar a superfície da barra de sabonete;

(e) efetivar a fresagem dos elementos selecionados na etapa (c);

(f) opcionalmente limpar as rebarbas remanescentes da etapa (e).

2. PROCESSO de acordo com a reivindicação 1 caracterizado pelo fato de que, na etapa (a), pode-se adicionalmente selecionar a quantidade de barras de sabonete a personalizar.

3. PROCESSO de acordo com a reivindicação 1 caracterizado pelo fato de, na etapa (b) utilizar um berço fixável à mesa de trabalho da fresadora, de material polimérico conformado para travar adequadamente a barra de sabonete.

4. PROCESSO de acordo com a reivindicação 1 caracterizado pelo fato de que, na etapa (c) os ditos elementos são escolhidos dentre letras, desenhos e imagens.

5. PROCESSO de acordo com a reivindicação 3 caracterizado pelo fato de que ditos elementos podem estar contidos no sistema da fresadora ou ser carregados ao sistema via mídia externa.

6. PROCESSO de acordo com a reivindicação 3 caracterizado pelo fato de que se pode demarcar a área sobre a barra de sabonete que se deseja personalizar.

7. PROCESSO de acordo com a reivindicação 1 caracterizado pelo fato de compreender uma etapa de limpeza da superfície aplainada após a etapa (d).

8. PROCESSO de acordo com a reivindicação 1 caracterizado pelo fato de que a etapa (f) é realizada por sopramento de ar, escovação, jateamento com água ou outro líquido, sugamento com vácuo, sílicas, substâncias sólidas pulverizadas ou combinação de qualquer dos anteriores.

9. PROCESSO de acordo com a reivindicação 1 caracterizado pelo fato de que é realizado em fresadora CNC de pequeno porte.

Description:
"PROCESSO DE PERSONALIZAÇÃO DE BARRA DE SABONETE POR r t AutIVI A r IU

[001 ] A presente invenção refere-se a um processo de fresagem de sabonete em barra, voltado em particular à personalização rápida a frio em fresadoras CNC (Controle Numérico Computadorizado) de pequeno porte. ANTECEDENTES DA INVENÇÃO

[002] Barras de sabonete são itens de consumo diário. São produtos que podem assumir formas variadas. De maneira mais tradicional, a forma de um sabonete pode ser obtida quando a massa formulada ainda quente é posta em um molde prensa e deixada esfriar; a forma pode ser ainda obtida por embossamento a quente ou a frio, que pressupõe a existência de um carimbo ou padrão a ser comprimido à superfície do sabonete; ou ainda por simples entalhamento artesanal. Mais recentemente tem-se notícia de que barras de sabonete podem ter suas formas modificadas por entalhamento a laser, ou ser conformadas com moldes desenvolvidos em impressoras 3D.

[003] Nenhuma dessas maneiras conhecidas visando modificar a forma de uma barra de sabonete é totalmente adequada para uma personalização rápida e de valor acessível (onde personalização pressupõe a obtenção de um exemplar único, conforme um gosto pessoal). Ou seja, embora se possa moldar e/ou estampar uma barra de sabonete, para obter uma série de produtos dotados da mesma forma, não se conhece uma solução industrial rápida, a um custo acessível, para a obtenção em uma única etapa individual customizada.

[004] Em vista dessa situação, foi criado um processo de personaliza- ção rápida de barra de sabonete a frio, por fresagem, que permite a obtenção de um produto customizado.

[005] Dentro do contexto da invenção, a expressão "barra de sabonete" abrange de forma preferencial tanto barras de sabonete ou sabão, de origem animal ou vegetal, quanto barras de detergente sintético (syndet).

[006] De forma mais abrangente, também estão cobertas pela definição de "barra de sabonete" barras de materiais com consistências aproximadas à de uma barra de sabonete, por exemplo, chocolate, parafina, breu, giz, massas alimentares duras, além de certos materiais de viscosidade adequada a serem fresadas em temperaturas mais baixas, por exemplo, gorduras, manteigas ou margarinas, de origem animal, vegetal ou sintéticas e sorvete tipo picolé.

[007] Fresadoras são máquinas conhecidas, equipadas com fresas (ferramentas rotativas de desbaste por cisalhamento, parecidas com brocas de furadeiras), uma mesa de trabalho e uma interface homem computador (IHC). Através do movimento rotativo das ferramentas, do deslocamento da mesa de trabalho e cabeçote dotado de uma ou mais fresas que se movi- mentam livremente ao longo dos eixos ortogonais x, y, z, a fresadora é utilizada para cortar, desbastar, entalhar ou perfurar diversos tipos de materiais duros, por exemplo, metais, pedras, madeira e plásticos.

[008] Com o advento da informática e a criação dos motores de passo (motores elétricos aonde é possível controlar a rotação, o sentido de rota- ção, a quantidade de giro em graus do eixo do motor, etc.) e a consequente automatização de diversos equipamentos surgiram às máquinas CNC (Controle Numérico Computadorizado), equipamentos que são dirigidos por um controle computacional que se utiliza de números em forma de coordenadas.

[009] Não são atualmente conhecidos processos adequados para fre- sagem rápida a frio de materiais macios como barras de sabonete, que exigem cuidados particulares, tais como a velocidade de rotação, fixação do material e seleção da fresa ideal para evitar que a barra deforme durante o processo de personalização totalmente distintos da fresagem dos materiais duros atualmente submetidos à fresagem.

[0010] O processo de personalização de barras de sabonete da invenção apresenta as vantagens de:

- grande personalização, podendo-se obter aspectos individuais muito particulares, como escrever nomes com qualquer tipo de fonte, entalhar quaisquer imagens em alto e baixo relevo, planificar uma barra que anteriormente possuía outro formato;

- rapidez - em apenas alguns minutos uma barra de sabonete pode ser cus- tomizada conforme um gosto totalmente pessoal; - a frio - não há necessidade de submeter a massa do sabonete a qualquer tipo moldagem ou estampagem a quente.

- a qualidade da personalização, que grava com precisão e com um acabamento constante, que não pode ser obtido por processos artesanais.

[001 1 ] O processo de personalização rápida de barra de sabonete por fresagem a frio conforme a invenção compreende as seguintes etapas, em uma fresadora do tipo CNC:

(a) selecionar um tipo pré-existente de barra de sabonete;

(b) fixar dita barra de sabonete, direta ou indiretamente, à mesa de trabalho da fresadora;

(c) selecionar elementos que serão customizados à barra de sabonete, como letras, desenhos, imagens, etc;

(d) opcionalmente ou conforme necessário, realizar uma pré-fresagem para aplainar a superfície da barra de sabonete;

(e) efetivar a fresagem dos elementos selecionados na etapa (c) (aqui denominada fresagem de personalização);

(f) opcionalmente limpar as rebarbas remanescentes da etapa (e).

[0012] Da forma como aqui empregado, o termo "fresagem" engloba particularmente pré-fresagem e fresagem de personalização. De forma mais ampla, o termo "fresagem" refere-se ao processo integral de personalização da invenção.

[0013] Entende-se que fresadora é uma máquina que realiza a fresagem, independentemente de sua capacidade de realizar outras funções, sua sofisticação tecnológica, capacidade ou tamanho.

[0014] O processo da invenção pressupõe que, associado à fresadora, haja um sistema computadorizado, de tipo conhecido do homem da técnica, que ofereça ao usuário ou usuário da fresadora, via uma interface homem- máquina (IHM), opções de atuação sobre o equipamento, tais como apresentar as diferentes conformações de barras de sabonete existentes a sele- cionar na etapa (a) ou opções a escolher para elementos de personalização na etapa (c), tais como letras e fontes de letras para formar palavras a serem fresadas na superfície da barra de sabonete, além de uma lista de dese- nhos, imagens ou qualquer tipo de signo visual passível de ser fresado na barra de sabonete.

[0015] Conforme sentido aqui empregado, a palavra "rápida" associada ao processo de personalização de barra de sabonete conforme a invenção significa um decurso de tempo de alguns minutos, tipidamente 5 a 10 minutos.

[0016] As diversas conformações pré-existentes de barras de sabonete, no que concerne a etapa (a) do processo da invenção, podem ser, por exemplo, uma barra substancialmente paralelepipédica, ou uma barra de sabonete comercial de superfícies convexas, ou qualquer outra. Tal seleção a ser feita nessa etapa, via uma IHM ou manualmente, tem impacto sobre as etapas posteriores (c) e (d).

[0017] De forma opcional, ainda na etapa (a) pode-se escolher o número de barras de sabonete que se deseja personalizar da forma selecionada.

[0018] Na etapa (b) do processo da invenção, a fixação da barra de sabonete à mesa de trabalho da fresadora - em função de se tratar de um material macio, comparativamente a metal ou madeira - visa adequadamente evitar ou minimizar sua movimentação e deformação durante as etapas que conformam o produto. Dita fixação pode ser de qualquer maneira ade- quada, seja direta (fixação à própria mesa de trabalho) ou indireta (por exemplo, com a utilização de um berço fixado à mesa de trabalho, dito berço configurado para travar a barra de sabonete especificamente selecionada, de forma suficiente para evitar sua movimentação e deformação durante o processo da invenção). De forma particular utiliza-se um berço fixável à me- sa de trabalho da fresadora, de material polimérico, adequadamente conformado para travar a barra de sabonete.

[0019] Na etapa (c) do processo da invenção, via uma IHM, o usuário ou usuário da fresadora opta pelo tipo de personalização que deseja. Apenas a título de exemplo, a opção pode ser digitar em uma tela de toque ou teclado o nome de uma pessoa, e a fonte de letra que se deseja. Mas as opções podem ser quaisquer, por exemplo, diferentes tipos de molduras, ou imagens pré-gravadas na memória do sistema computadorizado associado à fresadora, ou mesmo imagens alimentadas por meio conhecido a partir de mídia externa ao dito sistema (por exemplo, por escaneamento ou upload a partir de um pendrive), em padrão gráfico capaz de ser lido pelo dito sistema (como jpg, tif, pdf, bmp, cdr, gif, wmd, ou qualquer outro).

[0020] Ainda na etapa (c) pode-se demarcar a área sobre a barra de sabonete que se deseja personalizar.

[0021 ] A etapa (d) do processo da invenção é voltada a um eventual pré-preparo da superfície da barra de sabonete a ser customizada, por exemplo, se a barra de sabonete selecionada na etapa (a) for dotada de su- perfícies curvas que prejudiquem a posterior fresagem de personalização da etapa (e). Nessa etapa o sistema identifica a situação, e conforme necessário aciona os meios necessários para aplainar adequadamente a superfície da barra.

[0022] De forma opcional, há uma etapa de limpeza da superfície aplai- nada, retirando o material que foi removido da barra de sabonete na etapa

(d).

[0023] A etapa (e) do processo da invenção é aquela que propicia a personalização propriamente dita, selecionada na etapa (c), fresando a superfície da barra de sabonete para, por exemplo, escrever palavras, traçar desenhos, esculpir imagens em baixo ou alto relevo, ou qualquer combinação destes.

[0024] A etapa (f) do processo da invenção visa retirar qualquer material ou rebarba resultante da remoção de sabonete da etapa (e), de forma a dar um bom acabamento ao produto customizado, mais limpo e definido. De forma particular tal limpeza é realizada por sopramento de ar, sem excluir qualquer outra forma adequada, por exemplo, escovação, jateamento com água ou outro líquido, sugamento com vácuo, sílicas, substâncias sólidas pulverizadas ou combinação de qualquer destes.

[0025] A fresadora utilizada no processo da invenção é qualquer, prefe- rencialmente adaptada às necessidades específicas. É particularmente adequada uma fresadora de menor porte e com fresas mais adequadas a materiais mais macios, em comparação com fresadoras voltadas à utilização com metais, pedras ou madeira. Para obter maior velocidade na personalização de uma barra de sabonete conforme o processo da invenção, de forma particular, mas sem excluir qualquer outra alternativa, a fresadora é dotada de ao menos duas fresas, por exemplo uma para efetuar a pré-fresagem e outra para a fresagem de personalização.

[0026] O exemplo a seguir é dado apenas para demonstrar uma aplicação real do processo da invenção, sem inserir qualquer limitação além do que está contido nas reivindicações anexas.

EXEMPLO

[0027] Este exemplo do processo da invenção utiliza uma fresadora de pequeno porte, dotado de dois cabeçotes, um com uma fresa de 3 mm e outro com uma fresa de 0,7 mm. Os cabeçotes giram a 10 mil RPM, deslo- cando-se a 600 mm/min. O processo de personalização como um todo leva cerca de 5 minutos.

[0028] Neste exemplo menciona-se um "usuário", que é uma pessoa que opera a fresadora, apenas por facilidade de menção. Não há limitação ao fato de que o "usuário" seja na realidade duas pessoas distintas, por exemplo, uma que faz as opções na IHM da fresadora, e outra que auxilia na colocação e retirada da barra de sabonete da fresadora.

[0029] Uma tela associada à fresadora apresenta à escolha do usuário 5 tipos de barras de sabonetes disponibilizadas para serem customizadas, tipos A, B, C, D e E. O usuário escolhe o tipo E, que tem características do seu agrado (aparência, cor, odor, etc). O usuário escolhe ainda que deseja personalizar uma única barra de sabonete daquele tipo, indicando essa op- ção diretamente no painel da tela.

[0030] Em seguida, o usuário escolhe na mencionada tela, entre várias outras possibilidades, personalizar a superfície da barra de sabonete escolhida com o nome de sua esposa Cristiane, com a fonte Lúcida Calligraphy no. 14, incluindo uma estrela antes e uma estrela após o nome, essa combi- nação sendo circundada por uma moldura de linhas finas. [0031 ] A barra de sabonete escolhida é então fixada a um suporte de material polimérico associado à mesa de trabalho, impedindo que a barra se mova, sem deformá-la ou amassá-la.

[0032] O usuário inicia o setup da máquina, que identifica que para aquela barra de sabonete E, de superfície bastante curva, para escrever adequadamente um nome, há necessidade de um desbaste da superfície, deixando suficientemente plana.

[0033] Usando o cabeçote 1 , a máquina desbasta levemente a superfície do sabonete, aplainando-a em preparação para a fresagem de personali- zação. O material desbastado nessa operação é removido pelo próprio design da máquina ou por um sistema de vácuo.

[0034] Usando o cabeçote 2, a máquina a partir deste momento inicia a personalização usando as coordenadas enviadas pelo software de controle da fresadora para escrever o nome e a forma previamente informada no iní- cio do processo. Para realizar uma operação rápida, a fresagem utiliza a estratégia do desenho como sendo outline, criando letras e demais itens da personalização mais limpos e visíveis, passando duas vezes pelo mesmo caminho da fresagem.

[0035] No final da fresagem, as rebarbas são retiradas com jateamento de ar comprimido com pressão de 3 PSI, dando um bom acabamento ao produto customizado.

[0036] A partir das informações contidas neste relatório descritivo e com o auxílio do exemplo fornecido, um técnico no assunto pode concretizar a invenção de formas não especificamente descritas, para realizar funções idênticas ou semelhantes, para atingir um resultado idêntico ou semelhante, sem fugir do escopo das reivindicações anexas.