Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
METHOD FOR PRODUCING DETACHABLE CLEANING TOWELS
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2013/142927
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention relates to a method for producing detachable, disposable cleaning towels that have multiple uses, with edges that do not unravel, and that can be supplied in rollers, the method comprising the following steps: (a) weaving at least one fabric strip; (b) treating the woven fabric, including spraying an adhesive solution on the edges thereof; (c) perforating the fabric strip with partial cuts in at least one direction; (d) winding up the fabric strip formed by towels joined in a detachable manner.

Inventors:
DA CRUZ CLAUDEMIR (BR)
DA SILVA DIEGO LUIZ (BR)
GHISI EDIO (BR)
CAPISTRANO ROMAR (BR)
BRANGER VANDERLY (BR)
RAMPELOTTI RODNEI (BR)
CENCI PEDRO (BR)
SANTIAGO DOS SANTOS ANTONIO (BR)
Application Number:
PCT/BR2012/000150
Publication Date:
October 03, 2013
Filing Date:
May 22, 2012
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
COTEMINAS S A (BR)
DA CRUZ CLAUDEMIR (BR)
DA SILVA DIEGO LUIZ (BR)
GHISI EDIO (BR)
CAPISTRANO ROMAR (BR)
BRANGER VANDERLY (BR)
RAMPELOTTI RODNEI (BR)
CENCI PEDRO (BR)
SANTIAGO DOS SANTOS ANTONIO (BR)
International Classes:
D06B1/02; A47L13/16
Foreign References:
BR9400763A1994-10-04
BRPI0611832A22010-10-05
FR2319489A11977-02-25
US20030084954A12003-05-08
Attorney, Agent or Firm:
DANNEMANN, SIEMSEN, BIGLER & IPANEMA MOREIRA (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. Processo para a obtenção de um pano de limpeza descartável caracterizado por compreender as etapas de:

(a) tecelagem de pelo menos uma faixa de pano;

(b) picotagem da dita faixa de pano com cortes parciais;

(c) pulverização das bordas do pano de limpeza com uma solução adesiva.

2. Processo, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato de que as etapas de picotagem da faixa de pano e pulverização ocor- rem nos sentidos longitudinal e transversal.

3. Processo, de acordo com a reivindicação 1 ou 2, caracterizado pelo fato de que a pulverização de uma solução adesiva nas bordas do pano de limpeza inclui a pulverização de uma cola.

4. Processo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 3, caracterizado pelo fato de que a pulverização de uma solução adesiva nas bordas do pano de limpeza ocorre por meio de bicos pulverizadores (F).

5. Processo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 4, caracterizado pelo fato de que antes da etapa de tecelagem, ocorre a fiação do fio a partir da fibra de algodão ou de fibras artificiais ou sintéticas.

6. Processo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 5, caracterizado pelo fato de que na etapa de tecelagem, o fio é urdido, engomado e então tecido, de modo a resultar em um tecido cru ou tinto em fio.

7. Processo, de acordo com qualquer uma das reivindicações 1 a 6, caracterizado pelo fato de que após a tecelagem, ainda ocorrem etapas de alvejamento, secagem seguida de fingimento, lavaderia e nova secagem, ou então seguida de estamparia de uma moldura ou de qualquer desenho, vaporização e secagem.

8. Processo, de acordo com a reivindicação 7, caracterizado pe- lo fato de que as ditas etapas realizadas após a tecelagem promovem a retirada das gomas do pano, limpeza do algodão e tratamento de umectação, toque e pré-encolhimento.

9. Processo, de acordo com a reivindicação 7 ou 8, caracterizado pelo fato de que após a pulverização, o tecido passa por uma câmera de estufa, onde ocorre a secagem da estampa e também da pulverização, seguidas do enrolamento da faixa.

Description:
Relatório Descritivo da Patente de Invenção para "PROCESSO PARA A OBTENÇÃO DE UM PANO DE LIMPEZA DESCARTÁVEL".

Área da Invenção

A presente invenção se refere a um processo para a obtenção de um pano de limpeza descartável, e mais precisamente para a obtenção de um pano de limpeza descartável que é fornecido enrolado em rolos, podendo ser destacado individualmente tanto horizontalmente quanto verticalmente de acordo com a necessidade. O referido rolo pode ser provido com apenas uma unidade na largura, bem como com mais unidades na largura. Descrição do Estado da Técnica

Atualmente, o mercado dispõe de panos de limpeza descartáveis de borda costurada, os quais normalmente são oferecidos ao consumidor separadamente. Também são encontrados rolos de papel toalha.

No caso dos panos de limpeza de borda costurada vendidos se- paradamente, tais peças são de grande qualidade, podendo ser utilizadas inúmeras vezes, antes de serem descartadas, sem problemas de bordas desfiadas. Porém, esta mesma forma de apresentação dos panos acaba por induzir um elevado custo de produção, tendo em vista a necessidade do processo de costura.

Com relação aos papéis toalha, disponíveis em rolos, seu Uso é consideravelmente restrito, em consequência do reduzido poder de absorção do papel. Tal característica ainda restringe a sua utilização a uma única vez, o que vem a limitar seu uso em quaisquer atividades.

Portanto, existe a necessidade no mercado de um pano de lim- peza que seja oferecido de uma forma que o usuário possa facilmente destacar um ou mais panos, a qualquer momento, por exemplo, por meio de um rolo, tal como ocorre no caso dos rolos de papel toalha.

Além do acima exposto, ao se considerar os equipamentos atualmente disponíveis no mercado que possam ser utilizados na fabricação de rolos de panos de limpeza, é preciso ainda que as peças possam ser destacadas sem que as suas bordas fiquem desfiadas. Ou seja, é desejado um processo de fabricação que produza um pano de limpeza descartável fome- eido em rolos, mas que possua bordas de alta durabilidade, que não desfiem e, com isso retardem o processo de desgaste do pano.

Objetivos da Invenção

Embora existam no mercado papéis toalha úteis na limpeza do- méstica, e também panos de limpeza fabricados de forma independente, com bordas costuradas de forma separada, que são igualmente úteis para a limpeza doméstica, tais peças possuem como foi descrito acima, limitações tanto no seu uso, quanto no processo de fabricação. Ainda não existe no mercado um pano de limpeza fabricado de forma mecanizada (mais rápida e menos onerosa) que tenha uma utilização mais ampla que os papéis toalha, há anos conhecidos no mercado, e que sejam fornecidos em quantidades maiores, como em rolos de peças destacáveis, mas com bordas que não desfiem.

O objetivo da presente invenção consiste em atender esta de- manda, por meio de um processo que seja capaz de produzir tais peças destacáveis, com bordas que não desfiam.

Sumário da Invenção

Assim, a presente invenção trata de um processo de fabricação de panos de limpeza que basicamente compreende as etapas de (a) tecela- gem do pano de limpeza; (b) beneficiamento do pano tecido com a pulverização de um componente de colagem por meio de bicos de pulverização; (c) picotagem dos panos em pelo menos uma direção; e (d) enrolamento dos panos unidos de forma destacável.

Breve Descrição dos Desenhos

A figura 1 mostra um rolo de panos de limpeza fabricado de a- cordo com o processo da presente invenção.

A figura 2 é um fluxograma exemplificativo do processo da presente invenção.

As figuras 3 e 4 ilustram rolos de panos de limpeza produzidos de acordo com o processo da presente invenção.

A figura 5 mostra uma representação esquemática do equipamento utilizado para a realização do processo da presente invenção. Descrição Detalhada da Invenção

Como mostrado na figura 1 , o pano de limpeza é obtido de uma faixa de pano cuja dimensão pode variar, sendo que a dita faixa é composta de vários segmentos de panos picotados individualmente com cortes parci- ais, de modo que os segmentos permanecem unidos e mantidos enrolados para serem destacados pelo usuário no momento do uso.

A inovação proposta pela presente invenção consiste em empregar uma etapa de pulverização de uma solução de cola, através de bicos pulverizadores, nos quatro lados do produto, ou seja, tanto no sentido longi- tudinal como também no sentido vertical.

Mais especificamente, e de acordo com o fluxograma da figura 2, o processo da presente invenção pode incluir (mas não se limita por) as seguintes etapas:

- Fiação: etapa em que se obtém o fio, a partir da fibra de algo- dão ou de fibras artificiais ou sintéticas;

- Tecelagem: em conjunto com um anel de tecelagem, inclui subetapas nas quais o fio é urdido, engomado e tecido, que resulta em um tecido cru ou tinto em fio.

- Beneficiamento: após a tecelagem, o tecido passa por etapas de beneficiamento que incluem alvejamento, secagem seguida de fingimento, lavaderia e nova secagem, ou então seguida de estamparia (de uma moldura ou de qualquer desenho), vaporização e secagem. O tratamento nesta etapa visa à retirada das gomas do pano, limpeza do algodão e tratamento de umectação, toque e pré-encolhimento. Neste momento, ocorre a ainda a etapa de pulverização por meio de uma pluralidade de bicos pulverizadores.

Conforme mostrado na figura 5, o produto entra na máquina em formato de rolo (A) e durante a sua passagem pela zona de pulverização (B) ocorre a pulverização, por exemplo, através de bicos pulverizadores (F) no sentido transversal. Na zona de pulverização (B), são dispostos tantos bicos pulverizadores quanto forem necessários de acordo com a dimensão do produto final que se pretende. Na sequência, o tecido ao passar pela zona de estampagem / pulverização (C), onde ocorre a estampagem simultaneamente com a pulverização, também por meio dos bicos pulverizadores (F), desta vez no sentido longitudinal.

Em seguida, o tecido passa por uma câmera de estufa (D), onde ocorre a secagem da estampa e também da pulverização, para que enfim ocorra o seu enrolamento (E).

As figuras 3 e 4 ilustram rolos de panos cortados longitudinalmente com posterior picote no sentido transversal (linha tracejada na figura 4). É neste momento também que pode ocorrer o enrolamento do produto no tubo de papelão.

Alternativamente, o rolo pode incluir várias faixas picotadas, unidas na largura e no comprimento, passíveis de serem destacadas pelo usuário.

Os materiais e condições descritos são meramente exemplificativos e, portanto, não são limitativos do escopo de proteção, pois materiais e equipamentos adequados para a finalidade da pulverização podem ser i- gualmente utilizados.

Outras modificações dentro do espírito e do conceito desta in- venção e evidentes a uma pessoa versada na técnica após uma consideração deste relatório também deverão ser consideradas dentro do escopo da invenção, conforme definida nas reivindicações apensas.