Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
METHOD FOR PRODUCING VISIT CARDS
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2013/037021
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention patent pertains to the field of graphic products, and comprises a stamping tool provided with dies (1) that carry out non-aligned strokes that reduce the distance (2) between one card (3) and another card (4), A being defined as the first stroke of the dies, B as the second stroke, C as the third stroke, D as the fourth stroke and so on.

Inventors:
SILVA WANDER (BR)
Application Number:
PCT/BR2012/000303
Publication Date:
March 21, 2013
Filing Date:
August 21, 2012
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
SILVA WANDER (BR)
International Classes:
B42D15/00; B44C1/00
Foreign References:
BRPI0403833A2005-06-07
US6387201B12002-05-14
US3448646A1969-06-10
Attorney, Agent or Firm:
MOURAD, Youssef (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÃO

1 - "PROCESSO PARA PRODUÇÃO DE CARTÕES DE VISITA", caracterizado pelo fato de ser constituído de uma ferramenta de estampagem provida de punções (1 ) que dão batidas desalinhadas diminuindo a distância (2) entre um cartão (3) e outro (4), onde A é definido pela primeira batida dos punções, B é a segunda batida, C é a terceira batida, D a quarta batida e assim sucessivamente.

Description:
"PROCESSO PARA PRODUÇÃO DE CARTÕES DE VISITA"

Trata o presente relatório descritivo da patente de invenção de um inédito processo para produção de cartões de visita, notadamente para obtenção de cartões de visita em PVC, de concepção inovadora e dotado de importantes melhoramentos tecnológicos e funcionais, segundo os mais modernos conceitos de engenharia e de acordo com as normas e especificações exigidas, revestindo-se de características próprias e dotadas com requisitos fundamentais de novidade e atividade inventiva, fazendo resultar uma série de reais e extraordinárias vantagens técnicas, práticas e económicas.

Existem atualmente no mercado diversos modelos de cartões de visita estampados em PVC. Todavia, como é do conhecimento dos técnicos no assunto, para fabricação desses cartões, há a necessidade de ser utilizada uma ferramenta de estampagem, a qual usualmente é usinada numa ferramentaria. Após a fabricação dessa ferramenta de estampagem de cartões, a mesma é instalada numa máquina operatriz denominada prensa de estampagem, e alimentada com uma fita de PVC, os cartões são estampados.

Na ferramenta acima citada, conhecida do estado da técnica, o posicionamento dos punções de corte define uma distância entre um cartão e outro, de acordo com a figura 1. A perda nesse processo é muito grande, considerando milhares de cartões desse tipo que são fabricados.

ESTADO DA TÉCNICA

O documento de patente PI8206643-4 depositado em 09/09/1982 intitulado processo para fabricação de artigos similares a impressos, inclusive cartões de visita, cartões comerciais e de propaganda, e, respectivos artigos ensina um processo que provê a fabricação de artigos similares a impressos, inclusive cartões de visita, cartões comerciais e de propaganda, que encerram uma representação global, constituída de pelo menos uma parte figurativa e de pelo menos uma parte de texto, que apresenta como particularidade o fato de se fazer um modelo tanto da parte figurativa, como da parte de texto e, depois, de se compor com estes dois modelos parciais um modelo global capaz de formar copias, com a desejada disposição de parte figurativa e de texto, após o que este modelo global é exposto sobre uma camada fotossensível que é elaborada por via fototécnica, respectivamente fotoquímica no produto final.

O documento de patente PI 8604222-0 depositado em 03/09/1986 intitulado processo de elaboração de cartão de visita e cartão de visita ensina cartões constituídos de uma foto do motivo desejado e com dizeres, para isso, se utiliza uma matriz devidamente montada com a foto e os dizeres e posterior a fotografia é revelada no tamanho certo, perfazendo um cartão de visual inédito.

O documento de patente PI9908841-0 depositado em 03/03/1999 intitulado composição de resina de poliéster para calandragem, processo para a preparação de um filme ou uma folha, filme ou folha calandrado(a), cartão de visita ou cartão de segurança, e, artigo compreendendo uma composição de resina de poliéster calandrada ensina uma composição de resina de poliéster calandrada para produzir um filme ou uma folha. A composição de resina de poliéster é um poliéster tendo um meio tempo de cristalização a partir do estado fundido de pelo menos 5 minutos, combinado com um aditivo para evitar a aderência do poliéster nos rolos de calandragem. Em vista disso, ao longo do tempo foram procedidos estudos visando eliminar esses problemas e, como resultado, foi desenvolvido este processo para produção de cartões de visita que possibilita a obtenção de cartões de visita em PVC com muito mais economia, obtendo-se então um processo integrado com reais possibilidades de uma económica industrialização, minimizando custos, tempo de montagem e despesas de mão-de-obra, além de um efeito preciso de montagem, com melhores resultados e elevado padrão de segurança,

É, pois, um dos objetivos da presente patente prover um processo para produção de cartões de visita com uma ferramenta provida de punções que diminuem a distância entre um cartão e outro, com uma batida de desalinhada de punções, de acordo com a figura 2.

Estes e outros objetivos são alcançados com um processo para produção de cartões de visita com uma batida desalinhada de punções.

Para complementar a presente descrição, de modo a obter uma melhor compreensão das características da presente patente, e de acordo com uma preferencial realização prática da mesma, acompanha a descrição, em anexo, um conjunto de desenhos, onde de maneira exemplificada embora não limitativa, se representa o seguinte:

A figura 1 representa uma vista planificada da batida dos punções conhecida do estado da técnica.

A figura 2 representa uma vista planificada da batida dos punções objeto da presente patente.

De acordo com as figuras acima mencionadas, e em seus pormenores, o processo para produção de cartões de visita objeto da presente patente é constituído de uma ferramenta de estampagem provida de punções (1 ) que dão batidas desalinhadas diminuindo a distância (2) entre um cartão (3) e outro (4), onde A é definido pela primeira batida dos punções, B é a segunda batida, C é a terceira batida, D a quarta batida e assim sucessivamente.

Não se tem conhecimento de processo para produção de cartões de visita algum que reúna conjuntamente, todas as características construtivas e funcionais acima relatadas, e que direta ou indiretamente, é ou foi tão efetivo quanto o processo objeto da presente patente.

Tendo sido descrita e ilustrada a presente invenção, é para ser compreendido que a mesma pode sofrer inúmeras modificações e variações em sua forma de realização, desde que tais modificações e variações não se afastem a partir do espírito e escopo da invenção, tal como definido no quadro reivindicatório.