Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
METHOD FOR SOLUBILIZING AND POTENTIATING ESSENTIAL OILS IN ORDER TO IMPROVE THE FLAVOUR OF MINERAL WATER OR A FLAVOURED LIQUID PREPARATION
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2015/035489
Kind Code:
A1
Abstract:
The invention relates to a method for solubilizing and potentiating essential oils in order to improve the flavour of mineral water or a flavoured liquid preparation. The invention describes a method for solubilizing and potentiating the flavouring effect of essential oils used to flavour mineral water and includes the transformation of essential oils into hydrosoluble substances by means of the admixture of an emulsifier, so as to collect water around the oil, by the method of dilution followed by succussion, forming clusters, stabilizing the flavour of beverages, foodstuffs, medicinal drugs, cosmetics, among other products requiring the use of natural liposoluble flavours in hydrosoluble solutions.

Inventors:
DENEZ KAREN BERENICE (BR)
VIEIRA MARGARIDA MARIA (BR)
Application Number:
PCT/BR2014/000335
Publication Date:
March 19, 2015
Filing Date:
September 10, 2014
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
DENEZ KAREN BERENICE (BR)
VIEIRA MARGARIDA MARIA (BR)
International Classes:
A23L2/56; A23L2/38; A23L33/00
Foreign References:
GB1118019A1968-06-26
US6086938A2000-07-11
BRPI0703369A22009-03-31
US20090196972A12009-08-06
US20130064954A12013-03-14
Other References:
CLOVER, A.M.: "Hahnemann's theories of potentization..", BRITSH HOMOEOPATHIC JOURNAL, vol. 76, no. 4, 1987, pages 195 - 198
Attorney, Agent or Firm:
ANTONINI, Edemar Soares (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. Método de solubilização e potencialização dos óleos essenciais para melhorar a aromatização da Água mineral ou do Preparado líquido aromatizado que promove a melhora na estabilidade do aroma dos óleos essenciais utilizados para aromatização de bebidas, alimentos, medicamentos, cosméticos dentre outros produtos que necessitem usar aromatizantes naturais lipossolúveis em soluções hidrossoluveis, caracterizado por compreender as etapas de:

• misturar óleo essencial na concentração que varia de 0,0001% a 0,001 % com o emulsificante cerca de 0,0001 % a cerca de 0,001 %;

• Adicionar a esta mistura, água mineral na proporção de 1 :100;

• Sucussionar a mistura, conforme método homeopático até a formação de clusters.

2. Método de solubilização e potencialização dos óleos essenciais para melhorar a aromatização da Água mineral ou do Preparado líquido aromatizado, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo óleo essencial ser extraído de frutas cítricas, tipo laranja ou limão;

3. Método de solubilização e potencialização dos óleos essenciais para melhorar a aromatização da Água mineral ou do Preparado líquido aromatizado, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo óleo essencial ser extraído da cananga ( ylang-lang);

4. Método de solubilização e potencialização dos óleos essenciais para melhorar a aromatização da Água mineral ou do Preparado líquido aromatizado, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo óleo essencial ser extraído do capim-limão;

5. Método de solubilização e potencialização dos óleos essenciais para melhorar a aromatização da Água mineral ou do Preparado líquido aromatizado, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo óleo essencial ser extraído do anis;

6. Método de solubilização e potencialização dos óleos essenciais para melhorar a aromatização da Água mineral ou do Preparado líquido aromatizado, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo óleo essencial ser extraído da pimenta.

Description:
Método de solubilização e potencialização dos óleos essenciais para melhorar a aromatização da Água mineral ou do Preparado líquido aromatizado

Trata-se de um método para solubilizar e potencializar o efeito aromatizante de óleos essenciais utilizados para aromatizar água mineral. Compreende a transformação dos óleos essenciais em hidrossolúveis através da adição de emulsificante agrupando água ao redor do óleo, através do método de diluição seguido de sucussão, formando clusters. O método de potencialização e clusterização promove a melhora na estabilidade do aroma. Os óleos essenciais são utilizados para aromatização de bebidas, alimentos, medicamentos, cosméticos dentre outros produtos que necessitem usar aromatizantes naturais lipossolúveis em soluções hidrossolúveis.

Atualmente a fisiologia reconhece que os alimentos devem obrigatoriamente possuir sabor agradável, para que sejam consumidos em quantidades adequadas por períodos prolongados de tempo. Os condimentos e os aromatizantes estão situados no mesmo nível de importância que os macronutrientes (proteínas, gorduras e carboidratos) e micronutrientes (vitaminas e minerais), devendo ser considerados como componentes essenciais da alimentação humana.

Hoje existem no mercado alguns métodos de solubilização para preparos líquidos como, processo para solubilização de óleos aromatizantes que consiste em processo para solubilização de óleos flavorizantes. Permite a solubilização de óleo flavorizante em água para produzir bebidas claras. O documento de patente numero P11000393-2 descreve método de produção de bebida destilada com aroma equilibrado de café e produto resultante.

O documento de patente numero PI9400952-0, titulo: "substância fixadora de essências e aromas", constituída por formulação contendo álcool, diacetona álcool, acetona, pó de acetato, lactato dietila, acetato dietila e qualquer tipo de essências aromatizante, para possibilitar a sua aplicação por pulverização dimensionada ou vaporização sobre objetos acabados, principalmente os óculos, formando uma fina camada transparente e perfumada sem deformar ou alterar a superfície acabada em que está aplicada.

O documento de patente numero CA2077075, titulo: "Method for preparing an aromatic water-soluble plant essence having high organoleptic quality and time stability, and uses thereof in miscellaneous beverages and compositions" envolve a preparação e destilação de uma mistura hidro- alcoólica de um óleo essencial bruto tendo um título de 20 a menos de 40° de álcool.

O documento de patente número PI0703369-9 descreve água aromatizada com própolis, a qual possui um sabor agradável e pronto para beber, dispensando diluições e com todo o beneficio da própolis, reunindo em sua composição química os seguintes elementos: ácido cítrico (acidulante); sorbato de potássio (conservante); benzoato de sódio (conservante); sucralose (edulcorante); extrato de própolis (ativo); água mineral e aromatizante.

Os aromatizantes aumentam a aceitabilidade dos alimentos, melhorando o seu aroma; desde o século XIX são sintetizados numerosos aromatizantes químicos. A cumarina foi sintetizada em 1868; o aroma de baunilha em 1874; em 1884 sintetizou-se o aroma de canela. Até o século XX foram descobertos quase 1000 agentes químicos aromatizantes.

Quase na totalidade, os aromas são usados em quantidades diminutas, se comparadas às dos outros aditivos - cerca da milésima parte das quantidades utilizadas com os conservadores. Apesar do grande número de diferentes aromas, até agora eles não mereceram maior prioridade de controle porque suas quantidades utilizadas são muito pequenas.

O método para solubilizar e potencializar o efeito aromatizante de óleos essenciais, descrito neste relatório, utiliza uma diluição do emulsificante, acrescido de aromatizante natural e água, seguida de sucussão; formam clusters que melhoram a solubilidade e a aromatização destas bebidas aquosas. O método solubiliza o aroma na agua produzindo um produto final de consumo humano e animal. Compreende as etapas de: misturar óleo essencial na concentração que varia de 0,0001% a 0,001% com o emulsificante cerca de 0,0001% a cerca de 0,001%. Adicionar a esta mistura água mineral na proporção de 1 :100 e sucussionar, conforme método homeopático. A liberação da energia contida nas moléculas da mistura, através da sucussão, forma clusters. Os clusters melhoram a solubilidade e a aromatização de bebidas aquosas. Esta mistura pode ser adicionada á qualquer água mineral para efeito de aromatização da mesma. O óleo essencial utilizado na concentração pode ser extraído da laranja, do limão, da cananga ( ylang-lang), do capim-limão, do anis, da pimenta ou outros.

A solução potencializada induz a formação de uma estrutura espacial, como uma gaiola com cargas elétricas em sua superfície como um dipolo que é semelhante às cargas elétricas do soluto original, e por este motivo ele mantém o poder de disparar o receptor com um vetor + ou -, dependendo da concentração dos agrupamentos no solvente. Pelo fato de formar agrupamentos de água ao redor do óleo, através do método de diluição seguido de sucção, formam-se clusters capazes de refinar o potencial de aromatização dos óleos essenciais como aromatizantes em águas minerais.

Este método de solubilização de aromatizantes naturais pode ser estendido para bebidas, cosméticos e produtos alimentícios em geral.