Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
METHOD AND SYSTEM FOR OFFERING AND PROCURING HOSPITAL BEDS
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2018/039756
Kind Code:
A1
Abstract:
The present patent relates to a method and system for offering and procuring available hospital beds via the use of mobile devices, such as smartphones, tablets or microcomputers, without restriction, linked to data-communication networks, the mobile telephony network or the Internet, with a view to allowing public and/or private healthcare establishments to request and/or to offer bed vacancies within the hospital and clinic network providing an in-patient service. This method is composed of a system that allows not only listing of an available hospital bed vacancy but also the lodging of a request for a hospital bed vacancy.

Inventors:
PERÓN REGINALDO CÉLIO (BR)
Application Number:
PCT/BR2016/050264
Publication Date:
March 08, 2018
Filing Date:
October 20, 2016
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
PERON REGINALDO CELIO (BR)
International Classes:
G06F19/00; G06Q10/02
Foreign References:
US7539623B12009-05-26
US8219416B22012-07-10
US8120471B22012-02-21
US20120116793A12012-05-10
Attorney, Agent or Firm:
LACERDA ASSESSORIA E CONSULTORIA LTDA (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1) "MÉTODO E SISTEMA PARA OFERTA E PROCURA DE LEITOS HOSPITALARES" a serem utilizados para que estabelecimentos públicos ou privados da área da saúde, bem como profissionais da saúde, que necessitam encaminhar pacientes para internação hospitalar (quem busca por leito), solicitem vagas de leitos na rede de hospitais, baseado nas tecnologias e componentes da utilização de dispositivos móveis como smartphones e/ou tablets, e/ou microcomputadores, ligados a redes de comunicação de dados, rede de telefonia móvel ou à Internet, caracterizada por, compreender a tecnologia de um sistema de informação, denominado Sistema, responsável por fazer o cadastro e a gestão das ofertas e das solicitações por leitos hospitalares livres, de acordo com a demanda destes estabelecimentos de saúde.

2) "MÉTODO E SISTEMA PARA OFERTA E PROCURA DE LEITOS HOSPITALARES", de acordo com a reivindicação n° 1, caracterizado pelo fato do Solicitante (4) acessar o Sistema e criar (5) uma solicitação de vaga de leito (6) para o paciente que necessita de internação hospitalar, informando os dados cadastrais e os dados clínicos básicos do paciente.

3) "MÉTODO E SISTEMA PARA OFERTA E PROCURA DE LEITOS HOSPITALARES", de acordo com a reivindicação n° 1, caracterizado pelo fato do

Prestador (1) acessar o Sistema e configurar (2) suas disponibilidades de vagas (3) de leitos a serem ofertadas à rede de Solicitantes que necessitam de internação hospitalar, sendo as vagas (3) cadastradas por tipo de acomodação e a que tipo de paciente se destina.

4) "MÉTODO E SISTEMA PARA OFERTA E PROCURA DE LEITOS HOSPITALARES", de acordo com as reivindicações n°s 1, 2 e 3, caracterizado pelo fato de opcionalmente, o Solicitante (4) poder consultar (25) as disponibilidades de vagas (3) de leitos ofertadas pela rede de Prestadores (1).

5) "MÉTODO E SISTEMA PARA OFERTA E PROCURA DE LEITOS HOSPITALARES", de acordo com as reivindicações n°s 1, 2 e 3, caracterizado pelo fato do Solicitante (4) poder divulgar (7) a solicitação de vaga (6) para todos os Prestadores (1) da rede de prestadores ou direcioná-la (21) para um ou mais Prestadores (1), conforme seu interesse.

6) "MÉTODO E SISTEMA PARA OFERTA E PROCURA DE LEITOS HOSPITALARES", de acordo com as reivindicações n°s 1, 2 e 3, caracterizado pelo fato de a qualquer momento, o Solicitante poder cancelar (20) ou excluir (19) do Sistema uma ou mais solicitações de vagas (6) de leito.

7) "MÉTODO E SISTEMA PARA OFERTA E PROCURA DE LEITOS HOSPITALARES", de acordo com as reivindicações n°s 1, 2 e 3, caracterizado pelo fato do Solicitante (4) poder consultar (26) as ofertas de vagas a ele encaminhadas (29) e decidir se recusa (22) ou aceita (11) cada oferta de vaga (10) recebida e quando o Solicitante (4) aceitar (11) ou recusar (22) uma oferta de vaga (10), uma comunicação de aceite ou recusa de oferta (27) de vaga será encaminhada para o Prestador (1).

8) "MÉTODO E SISTEMA PARA OFERTA E PROCURA DE LEITOS HOSPITALARES", de acordo com as reivindicações n°s 1, 2 e 3, caracterizado pelo fato do Prestador (1) receber (28) as solicitações de vagas (6) divulgadas (7) ou a ele direcionadas (21) pelos Solicitantes (4), o Prestador (1) poder aceitar (8) ou recusar (23) a solicitação de vaga (6) recebida e ao aceitar (8) a solicitação de vaga (6), uma oferta de vaga (10) será encaminhada (29) para o Solicitante e a qualquer momento, o Prestador (1) poder cancelar (24) uma ou mais ofertas de vagas (10) feitas (9) ao Solicitante (4).

9) "MÉTODO E SISTEMA PARA OFERTA E PROCURA DE LEITOS HOSPITALARES", de acordo com as reivindicações n°s 1, 2 e 3, caracterizado pelo fato de ao receber um comunicado de aceite de oferta (27), o Prestador (1) solicitar o encaminhamento do paciente (12) ao Solicitante (4), o Solicitante (4) encaminhar o paciente (13) ao Prestador (1) e ao receber o paciente, o Prestador (1) registra a chegada do paciente (14) na solicitação de vaga (6).

10) "MÉTODO E SISTEMA PARA OFERTA E PROCURA DE LEITOS HOSPITALARES", de acordo com as reivindicações n°s 1, 2 e 3, caracterizado pelo fato do Prestador (1) concluir o atendimento (15) da solicitação de vaga (6) e o Solicitante (4) também concluir (17) a demanda de solicitação de vaga (6).

11) "MÉTODO E SISTEMA PARA OFERTA E PROCURA DE LEITOS HOSPITALARES", de acordo com as reivindicações n°s 1, 2 e 3, caracterizado pelo fato de disponibilizar meios para opcionalmente, o Solicitante (4) avaliar a qualidade do atendimento (18) realizado pelo Prestador (1) e opcionalmente, o Prestador (1) avaliar a qualidade da solicitação (16) recebida do Solicitante (4).

Description:
"MÉTODO E SISTEMA PARA OFERTA E PROCURA DE LEITOS

HOSPITALARES"

Refere- se a presente patente a um método e sistema para a oferta e procura de leitos hospitalares disponíveis, através da utilização de dispositivos móveis como smartphones, tablets, ou microcomputadores, sem restringir, ligados a redes de comunicação de dados, a rede de telefonia móvel ou à Internet com o objetivo de permitir aos estabelecimentos públicos e/ou privados da área de saúde, bem como aos profissionais da saúde, que necessitam encaminhar, quase sempre com urgência, pacientes para internação hospitalar (quem busca por leito), solicitem vagas de leitos na rede de hospitais e clínicas que oferecem serviço de internação, isto é, a rede de prestadores.

A disponibilidade dessas vagas por aqueles que ofertam leitos hospitalares para quem busca pelos mesmos se efetiva, na presente invenção, através de um dispositivo telefónico móvel, um tablet ou um microcomputador, ligado a uma rede de comunicação de dados, rede de telefonia móvel ou à Internet, associados à tecnologia de um sistema de informação, responsável por fazer a gestão das ofertas e demandas dos leitos hospitalares livres, ofertados e procurados por estes estabelecimentos de saúde.

O estágio atual da técnica não oferece uma tecnologia moderna e eficiente para solucionar o problema de atendimento hospitalar com a disponibilização das vagas existentes para ocupação por aqueles pacientes em situação de necessidade e emergência.

O atendimento da população pelo sistema de saúde tem sido um dos problemas da atualidade, seja pela dificuldade de comunicação entre as partes encarregadas desse atendimento, dos usuários, quanto pela dificuldade de locomoção do paciente com a incerteza se será ou não atendido na estrutura própria para este fim.

Para fazer a procura de leitos hospitalares disponíveis, quem busca por leito para internar um paciente tem que procurar na rede de prestadores, vagas de leitos livres, utilizando-se de ligações telefónicas ou de acessos aos sistemas de informação de cada hospital, ou clínica, que dispõem de serviço de internação (prestador).

O encaminhamento de pacientes para atendimento pela rede hospitalar tem sido um verdadeiro desafio para a rede de saúde, como hospitais, clínicas e similares, quanto para os pacientes demandantes, para os profissionais envolvidos, bem como apresenta dificuldade especial envolvendo o apoio logístico necessário. Este problema potencializa-se, em especial, nas grandes cidades em que a comunicação e a locomoção já caracterizam um problema em si com reflexo no problema maior que é o do atendimento à população pelo sistema de saúde, público ou privado.

O método existente de procura de leitos hospitalares apresenta pelo menos as seguintes desvantagens com alto risco para o paciente:

• a necessidade de quem busca por leito manter listas atualizadas de prestadores que oferecem serviço de internação;

• a necessidade de se fazer contatos telefónicos com cada prestador para se informar da disponibilidade do leito buscado;

• a necessidade de acessar diferentes sistemas de informática de diferentes prestadores para verificar a disponibilidade do leito buscado;

• a necessidade de quem busca por leito repassar, repetidas vezes, para cada prestador contatado, os mesmos dados cadastrais e clínicos do paciente;

• morosidade e desperdício de tempo no processo de busca por leito para atendimento de saúde;

• demora no tempo de encaminhamento de pacientes para internação;

• significativo volume de mão de obra alocada nos processos de busca por leito;

• Significativo volume de mão de obra alocada nos processos de atendimento dos prestadores para responder aos solicitantes;

• aumento no risco de erros na transcrição de dados cadastrais e clínicos de pacientes nos diversos contatos realizados.

Em busca realizada em bancos de patentes não se verificou a existência de tecnologia que solucionasse o problema do estado da arte aqui apresentado. Foi identificada a patente BR 10 2014 024976 1 de 07/10/2014, que trata de "Dispositivo, Sistema e Processo de Comunicação Móvel de Informações Médicas para Gestão de Saúde".

Esta patente proporciona um dispositivo móvel de comunicação, um sistema e um processo de comunicação móvel de informações médicas para gestão de saúde que traz benefícios e agilidade ao paciente, seus médicos e às instituições de saúde. Em uma concretização, a invenção contempla um aplicativo para dispositivos móveis como ferramenta inteligente para solucionar problemas e trazer benefícios na comunicação entre usuários, instituições e profissionais de saúde na sua gestão interna.

Porém, este sistema não foi concebido para tratar especificamente das questões relacionadas ao gerenciamento da oferta e das demandas por leitos hospitalares, simultaneamente, nas várias instituições que os detém indicando de pronto a disponibilidade de vaga em leitos de hospitais e/ou clínicas para o paciente dela necessitada. Trata-se a PI BR 10 2014 024976 1 de um sistema para a gestão de informações de saúde de pacientes, médicos e instituições, facilitando a comunicação de acompanhamento gerencial entre estas entidades.

A invenção que aqui se descreve inova porque foi desenvolvida com o objetivo de solucionar o problema do estado da técnica, acima apontado, por permitir a quem necessita e busca por leito na rede de saúde utilizar um aplicativo instalado em um dispositivo móvel ou, acessar um sistema de informática através de um microcomputador para registrar informações sobre o leito hospitalar de que se necessita, disponibilizando de imediato os dados cadastrais e clínicos do paciente a ser internado, bairro/cidade de localização e/ou destino do paciente e demais dados sobre a necessidade do leito buscado, constituindo, assim, uma solicitação de leito, que será divulgada, de forma eletrônica, para a rede de prestadores na região próxima à cidade de destino e/ou localização do paciente, sem delongas ou perda de tempo. Opcionalmente, esta divulgação poderá ser direcionada a um ou mais prestadores específicos, de acordo com a urgência e/ou preferência de quem busca por leito.

A divulgação da solicitação de leito será enviada, eletronicamente, para aqueles prestadores que atenderem aos critérios e necessidades da solicitação de leito em questão e que tenham feito ofertas de leitos para a rede de solicitantes. Os prestadores dos serviços receberão mensagens de notificação de chegada de nova solicitação de vaga, em um aplicativo instalado em seus dispositivos móveis, ou, através de funcionalidade de notificação de recebimento de nova solicitação de vaga em sistema de informática específico.

O prestador do serviço deverá avaliar se ele tem condições e/ou interesse em ocupar a vaga solicitada por aquele demandante, podendo responder à solicitação de maneira positiva ou negativamente. A resposta negativa indicará que aquele prestador não irá atender à solicitação em questão. A resposta positiva disponibilizando a vaga será enviada, eletronicamente, através de mensagem de notificação, a quem solicitou a vaga. Este, por sua vez, pode ou não aceitar a oferta de vaga recebida do prestador caso ainda persista, ou não, a sua necessidade. Se houver mais de uma oferta de vaga, quem solicitou a vaga deverá optar por uma das ofertas recebidas liberando a segunda vaga para outro paciente. Caso uma oferta de vaga não venha a ser aceita, o prestador será informado por meio de mensagem eletrônica de notificação e não poderá fazer nova oferta para a vaga em questão para aquele demandante específico.

Uma vez aceita uma oferta de vaga hospitalar, o prestador do serviço será informado deste aceite através de mensagem eletrônica de notificação e quem solicitou a vaga poderá encaminhar o paciente para internação no estabelecimento do prestador.

Ao final do processo, opcionalmente, apesar de recomendável, o solicitante da vaga e o prestador do serviço se avaliam, mutuamente, quanto à qualidade e satisfação do serviço prestado. Os resultados das avaliações serão registrados no sistema de informática para compor a classificação geral do prestador de serviço e de quem solicitou a vaga, além de aperfeiçoar o método e o sistema.

O método e sistema descritos nesta patente prevêem, ainda, a possibilidade de os prestadores de serviços poderem registrar, através do aplicativo instalado em um dispositivo móvel ou, através do sistema de informática, suas disponibilidades de leitos, para que a rede de solicitantes, isto é, de quem busca por leito, consiga identificar quais prestadores poderão atendê-lo no momento que necessitar de um determinado tipo de leito.

A utilização de aplicativos instalados em dispositivos móveis é uma tecnologia cada vez mais usada nos dias atuais porque agiliza processos e oferecem mobilidade imediata aos usuários que necessitam dar respostas rápidas em suas atividades diárias. Nos ambientes hospitalares, muitos profissionais que tomam decisões têm a necessidade premente de serem ágeis e ao mesmo tempo livres para poderem circular por diversos espaços em seus ambientes de trabalho. As decisões sobre a possibilidade de se aceitar, ou não, um paciente para internação, muitas vezes são baseadas em dados cadastrais e clínicos do paciente, o que depende de avaliações básicas feitas por estes profissionais e em consideração ao perfil da vaga disponível.

Os prestadores de serviços de saúde que dispõem de estrutura própria para receber e avaliar as solicitações de vagas demandadas também poderão utilizar dispositivos móveis e/ou microcomputadores, ligados a redes de dados ou à Internet, para acessar um sistema de informática específico para realizar este método. Dentre as principais vantagens do método e sistema objetos da presente patente, em relação aos métodos atualmente existentes, abordados no estado da técnica, destacam-se:

• não ser mais necessário, a quem solicita vaga hospitalar, manter listas atualizadas de prestadores que oferecem serviço de internação;

• não ser mais necessário fazer contatos telefónicos com cada prestador para perguntar se há disponibilidade do leito buscado;

• não ser mais necessário acessar diferentes sistemas de informática de diferentes prestadores para verificar a disponibilidade do leito buscado;

• não ser mais necessário, a quem busca por leito, repassar, repetidas vezes, para cada prestador contatado, os mesmos dados cadastrais e clínicos do paciente;

• simplificação no processo de registro dos dados cadastrais e clínicos do paciente e demais necessidades para a vaga solicitada;

• divulgação imediata, em tempo real, para a rede de prestadores das necessidades da vaga buscada;

• simplificação no processo de recebimento de solicitações de vagas nos prestadores;

• ganho de mobilidade para os profissionais que solicitam a vaga e também para os que decidem sobre o aceite do paciente, com a utilização dos dispositivos móveis disponibilizados;

• possibilidade de resposta imediata, em tempo real, para quem solicitou a vaga, do aceite, ou não, da solicitação;

• agilidade nos processos de busca por leito e oferta de vaga;

• diminuição significativa no tempo de encaminhamento de pacientes para internação;

• diminuição significativa do volume de mão de obra alocada nos processos de busca por leito;

• diminuição significativa do volume de mão de obra alocada nos processos de atendimentos dos prestadores para responder aos solicitantes;

• diminuição significativa do risco de erros na transcrição de dados cadastrais e clínicos de pacientes nos diversos contatos realizados.

Estas vantagens oferecem, dentre outros, os seguintes benefícios:

• a diminuição dos custos em todos os processos que envolvem a busca e oferta de leitos hospitalares;

• significativa melhora para a gestão de leitos livres por parte dos prestadores de serviços da rede de saúde;

• a possibilidade de escolha do método de interação com o sistema de informática, de acordo com seu acesso aos equipamentos de informática disponíveis (dispositivos móveis ou microcomputadores);

• independência de localização geográfica para quem solicita vaga e também para o prestador dos serviços, com a utilização da mobilidade facilitada pelo uso dos dispositivos móveis como um diferencial na prestação do serviço ao paciente;

• alta disponibilidade dos serviços de busca e oferta de leitos, operando 24 horas por dia, 7 dias na semana;

• agregação de valor aos serviços prestados pelos hospitais, clínicas e profissionais da saúde, através da prestação de um serviço ágil e de vital interesse do cliente;

• agilidade no atendimento aos pacientes com a redução de riscos à sua saúde pelo seu não atendimento, ou demora, causado pelo desconhecimento de leitos disponíveis na rede hospitalar.

A presente invenção é complementarmente compreendida através da descrição detalhada apresentada a seguir, em consonância com a figura anexa, que mostra como funciona a interação entre o usuário que solicita a vaga hospitalar, doravante citado apenas como Solicitante, o usuário do prestador de serviço que recebe e decide sobre as ofertas de vagas, doravante citado apenas como Prestador e o sistema de informática que faz a gestão e promove o funcionamento do presente método, doravante citado apenas como Sistema.

A Figura Única é um fluxograma lógico do "Método e Sistema para Oferta e Procura de Leitos Hospitalares", objeto do presente pedido de patente, funcionando da seguinte forma:

• O Prestador (1) acessa o Sistema e configura (2) suas disponibilidades de vagas (3) de leitos a serem disponibilizadas para oferta à rede de Solicitantes, caracterizando as vagas a serem ofertadas à rede de Solicitantes (4) por tipo de acomodação e a que tipo de paciente se destina.

O Solicitante (4) acessa o Sistema e cria (5) uma solicitação de vaga de leito (6) para o paciente que necessita de internação hospitalar, informando os dados cadastrais e dados clínicos básicos do paciente.

Opcionalmente, o Solicitante (4) poderá consultar (25) as disponibilidades de vagas (3) de leitos ofertadas pela rede de Prestadores (1).

O Solicitante (4) poderá divulgar (7) a solicitação de vaga (6) para todos os Prestadores (1) da rede de prestadores ou direcioná-la (21) para um ou mais Prestadores (1), conforme seu interesse.

A qualquer momento, o Solicitante poderá cancelar (20) ou excluir (19) do Sistema uma ou mais solicitações de vagas (6) de leito.

O Prestador recebe (28) as solicitações de vagas (6) divulgadas (7) ou a ele direcionadas (21) pelos Solicitantes (4).

O Prestador (1) poderá aceitar (8) ou recusar (23) a solicitação de vaga (6) recebida.

Ao aceitar (8) a solicitação de vaga (6) uma oferta de vaga (10) será encaminhada (29) para o Solicitante.

A qualquer momento, o Prestador (1) poderá cancelar (24) uma ou mais ofertas de vagas (10) feitas (9) ao Solicitante (4).

O Solicitante (4) poderá consultar (26) as ofertas de vagas a ele encaminhadas (29) e decidir se recusa (22) ou aceita (11) cada oferta de vaga (10) recebida.

Quando o Solicitante (4) aceita (11) ou recusa (22) uma oferta de vaga (10), uma comunicação de aceite ou recusa de oferta (27) de vaga será encaminhada para o Prestador (1).

Ao receber um comunicado de aceite de oferta (27), o Prestador (1) solicita o encaminhamento do paciente (12) ao Solicitante (4).

O Solicitante (4) encaminha o paciente (13) ao Prestador (1).

Ao receber o paciente, o Prestador (1) registra na solicitação de vaga (6) a chegada do paciente (14).

O Prestador (1) conclui o atendimento (15) da solicitação de vaga (6). • O Solicitante (4) também conclui (17) a solicitação de vaga (6).

• Opcionalmente, o Solicitante (4) avalia a qualidade do atendimento (18) realizado pelo Prestador (1).

• Opcionalmente, o Prestador (1) avalia a qualidade da solicitação (16) recebida do Solicitante (4).

Com a adoção da tecnologia descrita na presente patente, o atendimento do sistema de saúde, público e/ou privado, se tornará mais ágil e eficaz com grande ganho na saúde e qualidade de vida do cidadão, desenvolvendo e otimizando a prestação dos seus serviços.