Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
METHOD FOR USING HYBRID CONCRETE SAFES AND ATTACHING BANKING EQUIPMENT BY ANCHORING
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2012/034196
Kind Code:
A1
Abstract:
Method for using hybrid concrete safes and attaching banking equipment by anchoring, and more specifically a method for using hybrid concrete safes and attaching banking equipment such as ATMs and cash dispensers, that involves using a hybrid concrete safe (1) and (2) to assemble cash dispensers using standard internal components from manufacturers, in which the components such as the internal module, monitor, printer, card reader and upper housing are supplied by different manufacturers, allowing independent assemblies (28) and (34).

Inventors:
TAVARES DE PINHO NELSON (BR)
Application Number:
PCT/BR2011/000318
Publication Date:
March 22, 2012
Filing Date:
September 06, 2011
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
TECNOLOGIA BANCARA S A (BR)
TAVARES DE PINHO NELSON (BR)
International Classes:
E05C9/10; E05G1/00
Foreign References:
US4615280A1986-10-07
US6089168A2000-07-18
US6000348A1999-12-14
EP0827121A21998-03-04
Attorney, Agent or Firm:
TINOCO SOARES JR., José Carlos (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. "METODOLOGIA PARA

UTILIZAÇÃO DE COFRE DE CONCRETO HÍBRIDO E FIXAÇÃO ATRAVÉS DE ANCORAGEM DE EQUIPAMENTOS BANCÁRIOS", de uma metodologia para utilização de cofre de concreto híbrido e fixação de equipamentos bancários do tipo ATM, bem como equipamentos de fornecimento de dinheiro também conhecidos como "Cash Dispenser" , caracterizada por prever a utilização do cofre de concreto híbrido (1) e (2) para montagem de equipamentos "Cash Dispenser" utilizando componentes internos padrão de fabricantes, onde os componentes como modulo interno, monitor, impressora, leitora de cartões e gabinete superior são utilizados de fabricantes distintos permitindo montagens independentes (28) e (34).

2. "METODOLOGIA PARA

UTILIZAÇÃO DE COFRE DE CONCRETO HÍBRIDO E FIXAÇÃO ATRAVÉS DE ANCORAGEM DE EQUIPAMENTOS BANCÁRIOS", caracterizada por prever a utilização do cofre de concreto em equipamentos "Cash Dispenser" utilizando componentes internos em sua composição como concreto armado contendo Cimento, mineral, tal como, Coridon e fibra de aço tal como Dramix, alem da proteção química constituída por betume, breu e enxofre, proporcionando maior proteção mecânica a todo o cofre.

3. "METODOLOGIA PARA UTILIZAÇÃO DE COFRE DE CONCRETO HÍBRIDO E FIXAÇÃO ATRAVÉS DE ANCORAGEM DE EQUIPAMENTOS BANCÁRIOS", caracterizada pelo fato de prever o aperfeiçoamento dos mecanismos de travamento da porta do equipamento, mediante adoção dos ferrolhos (19) que é uma peça móvel produzida em aço e que é responsável pelo fechamento e travamento do cofre quando esta estiver posicionada dentro do seu respectivo alojamento; o movimento horizontal dos ferrolhos (19) é obtido pela atuação (giro) do carne (18) , o qual é acionado através de maçaneta; o carne (18) é por sua vez uma peça que impede a movimentação dos ferrolhos (19) em qualquer condição de aplicação de esforço horizontal.

4. "METODOLOGIA PARA UTILIZAÇÃO DE COFRE DE CONCRETO HÍBRIDO E FIXAÇÃO ATRAVÉS DE

ANCORAGEM DE EQUIPAMENTOS BANCÁRIOS", caracterizada pelo fato de prever a adoção de placas de pinos e esferas (24), (25) , (26) e (27) a qual é produzida em aço reforçado, com dimensões específicas e posicionada do lado interno da porta na região da fechadura, proporcionando assim maior proteção mecânica nessa região.

5. "METODOLOGIA PARA UTILIZAÇÃO DE COFRE DE CONCRETO HÍBRIDO E FIXAÇÃO ATRAVÉS DE ANCORAGEM DE EQUIPAMENTOS BANCÁRIOS", a qual é caracterizada por prever a instalação de equipamentos tipo "Cash Dispenser" utilizando sistema de ancoragem através de um conjunto de ferragens em forma de trapézio, cabo de guarda- chuva e barras lisas denominadas ancoragem (40) , sendo que nas pontas das ferragens tipo trapézio e cabo de guarda- chuva são soldados buchas de aço ranhurada (41) para permitir a fixação do equipamento. O equipamento é fixado nas buchas através de um conjunto de parafusos (42) e arruela (43) . O material do parafuso é um aço-liga especial com tratamento térmico, que agrega resistência necessária para fixação do equipamento.

Description:
"METODOLOGIA PARA UTILIZAÇÃO DE COFRE DE CONCRETO HÍBRIDO E FIXAÇÃO ATRAVÉS DE ANCORAGEM DE EQUIPAMENTOS BANCÁRIOS"

CAMPO TÉCNICO

O presente relatório descreve uma patente de Privilégio de Invenção que trata de uma metodologia para utilização de cofre de concreto híbrido e fixação de equipamentos bancários do tipo ATM, bem como equipamentos de fornecimento de dinheiro também conhecidos como "Cash Dispenser" .

FUNDAMENTOS DA TÉCNICA

Como é de conhecimento geral, as instituições bancárias, há vários anos têm disponibilizado aos clientes uma serie de facilidades entre as quais estão os ATMs que são instalações externas onde podem ser executados diversos tipos de operações, sendo uma das principais o saque de dinheiro.

As instituições bancárias disponibilizam também equipamentos conhecidos como "Cash Dispenser" , os quais permitem saques e outras operações e podem ser montados em locais de grande circulação de público .

De modo geral , tanto as instalações do tipo ATM como "Cash Dispenser" apresentam uma construção que deve oferecer segurança contra tentativas de sinistro .

Ocorre que em tempos mais recentes, as técnicas de violência com a qual as quadrilhas têm agido contra tais equipamentos (AT s e "Cash Dispensers") têm demonstrado o fato de que os meios de proteção dos mesmos precisam e devem ser reformulados.

BREVE DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO

Diante de tal condição, a presente patente de Privilégio de Invenção trata de uma metodologia de utilização do cofre de concreto híbrido e fixação e nos meios de segurança que são aplicáveis tanto aos ATMs como também aos "Cash Dispensers" .

A metodologia aqui descrita apresenta basicamente as características ou abordagens principais para a problemática acima relatada, as quais são: a) cofre do equipamento com parede de concreto, sendo o acabamento interno e externo com chapa fina nas laterais, fundo, base, face superior e porta; b) o aperfeiçoamento dos meios de travamento da porta do equipamento; e c) sistema de fixação do equipamento com kit de fixação e kit de ancoragem especiais .

BREVE DESCRIÇÃO DOS DESENHOS

A patente ora tratada será melhor entendida em todos os seus pormenores a partir da descrição que será feita a seguir, a qual tomará como base os desenhos abaixo relacionados, nos quais:

a figura 1 ilustram as 3 vistas do cofre de concreto para

"Cash Dispenser" , onde as paredes do cofre e porta apresentam blindagem de concreto; a figura 2 ilustra uma vista geral e isométrica do cofre de concreto para "Cash Dispenser" ; a figura 3 ilustra uma vista interna da parede lateral do cofre de concreto para "Cash Dispenser" onde são especificados os materiais que compõem a parede; a figura 4 ilustra uma vista interna da face superior do cofre de concreto para "Cash Dispenser" onde são especificados os materiais que compõem a face; a figura 5 ilustra uma vista interna da porta do cofre de concreto para "Cash Dispenser" onde são especificados os materiais que compõem a porta; a figura 6 ilustram as 3 vistas do mecanismo da porta do cofre de concreto para Cash Dispenser; a figura 7 ilustra um detalhe de uma placa de pinos e esferas utilizada para reforçar a região das fechaduras da porta do cofre;

a figura 8 ilustra uma vista geral isométrica de um equipamento tipo Cash Dispenser montado sobre o cofre de concreto;

a figura 9 ilustra uma vista explodida da figura 8, indicando os componentes padrão de um equipamento montado no cofre de concreto ;

a figura 10 ilustra uma vista geral isométrica de um equipamento tipo Cash Dispenser montado sobre o cofre de concreto;

a figura 11 ilustra uma vista explodida da figura 10, indicando os componentes padrão de um equipamento montado no cofre de concreto;

a figura 12 ilustra uma vista explodida do kit de ancoragem especial para o cofre de concreto,- e a figura 13 ilustra uma vista explodida do kit de fixação especial para o cofre de concreto.

DESCRIÇÃO DETALHADA DA INVENÇÃO

De conformidade com o quanto ilustrem as figuras acima relacionadas, a metodologia ora tratada compreende uma série de dispositivos e elementos de reforço que tem por objetivo dificultar o acesso ao interior do equipamento (ATMs ou Cash Dispenser) Um dos principais detalhes da metodologia proposta consiste na fabricação do cofre de concreto, com dimensões distintas que permitam a montagem do equipamento tipo "Cash Dispenser" com componentes internos independentes do fabricante, conforme apresentado na figura 1.

Para tanto são apresentadas as vistas em planta 1, elevação 2, lateral 3 e isométrica 4 do cofre de concreto.

Em linhas gerais a parede do cofre de concreto apresenta camadas de materiais que têm como objetivo oferecer resistência ao arrombamento.

As paredes laterais, fundo e face superior do cofre de concreto apresentam a mesma espessura e componentes externos.

Considerando as camadas que compõem a parede do cofre, temos a chapa de aço 5, proteção química 6, concreto especial 7 e chapa de aço 8.

A proteção química que constituí a camada 6 é essencialmente um composto inflamável contendo betume, breu e enxofre em quantidades e espessuras de camada devidamente especificados. Este composto protege a peça contra ataques utilizando maçarico.

Já a camada 7 que constitui a proteção mecânica é obtida em concreto armado contendo cimento, Coridon (mineral) e Dramix (fibra de aço), em quantidades especificadas. O referido concreto oferece elevada resistência à abrasão e a impactos, proporcionando assim uma proteção contra ataques utilizando furadeiras e ponteiros .

A face superior do cofre de concreto apresenta as mesmas espessuras e os mesmos componentes das laterais e do fundo.

Considerando as camadas apresentadas temos a chapa de aço externa 9, a proteção química 10, concreto 11 e chapas de aço com espessuras distintas 12.

A porta do cofre de concreto apresenta espessura igual a parede lateral e com componentes internos similares. Considerando as camadas que compõem a porta do cofre temos, chapa de aço 13, proteção química 14, concreto especial 15 e chapa de aço 16.

Outra abordagem da presente metodologia consiste no aperfeiçoamento dos mecanismos de trancamento da porta do cofre, visando assim oferecer maior resistência às tentativas de arrombamento, sendo assim, alguns itens são incorporados ou modificados para atingir o nível de segurança desejado. A vista frontal do mecanismo 17 apresenta um dos itens principais que é o carne 18. Com a movimentação do carne podemos travar ou destravar a porta do cofre utilizando os ferrolhos 19.

O ferrolho fixo 20 trava a porta do cofre quando a mesma está fechada. Temos também sistemas auxiliares de travamento 21, que são interligados através de cabos de aço que ao se partirem, travam pontos estratégicos do mecanismo.

As vistas auxiliares lateral 22 e planta 23 complementam o mecanismo da porta do cofre de concreto

A figura 7 ilustra um detalhe da placa de reforço posicionada na região da fechadura. O material é composto por uma placa de aço perfurada 24 onde são alojadas esferas 25 de aço especial. A placa de aço 26 apresenta furos cilíndricos onde são alojados pinos de aço especial .

A metodologia prevê a montagem de um equipamento tipo "Cash Dispenser" utilizando cofre de concreto e componentes internos padrão dos fabricantes . A figura 8 ilustra um "Cash Dispenser" utilizando cofre de concreto .

Temos o gabinete superior do equipamento 29 que acomoda alguns acessórios como monitor, impressora e leitora de cartões. Os itens 30 e 31 fazem referencia ao complemento da parede do cofre de concreto no gabinete superior do equipamento. A tampa traseira 32 fica alinhada no fundo com a face traseira externa do cofre de concreto e com complemento lateral .

O modulo interno do cofre 33 acomoda os cassetes de numerário e rejeição e é fornecido pelo fabricante do equipamento.

A figura 10 apresenta outra montagem do equipamento "Cash Dispenser" utilizando o mesmo cofre de concreto.

Temos o gabinete superior do equipamento 35, os complementos laterais 36 e 37 e o complemento traseiro 38. 0 módulo interno cofre 39 é fornecido por outro fabricante do equipamento.

O sistema de ancoragem do cofre de concreto e composto por um conjunto de ferragens metálicas 40 em forma de trapézio, cabo de guarda-chuva e barras lisas. As ferragens em forma de trapézio e cabo de guarda-chuva apresentam uma bucha metálica ranhurada 41 soldada em todo contorno.

Para instalação da ancoragem é efetuado um furo no piso do local de instalação. As ferragens são parafusadas em uma chapa de gabarito que é posicionada no piso e o concreto e despejado nos furos da chapa gabarito.

Após a cura do concreto o cofre é posicionado com a furação interna centralizado com os furos das buchas de ancoragem. Para fixação do cofre nas buchas de ancoragem são utilizados parafusos de aço liga especiais 42 e arruelas de aço com espessuras distintas 43.