Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
MINERAL CLASSIFYING CONVEYOR
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2023/193078
Kind Code:
A1
Abstract:
The present utility model pertains to the field of mining and relates to a mineral classifying conveyor designed to combine the functions of separating, collecting and storing minerals, which provides for the classification of a larger amount of minerals in a short period of time, up to 150 tons per hour, and complete separation of all components having different weights and grain sizes.

Inventors:
NERE JUNIOR DJALMA (BR)
Application Number:
PCT/BR2023/050112
Publication Date:
October 12, 2023
Filing Date:
April 04, 2023
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
PLUS PARTICIPACOES S A (BR)
International Classes:
B03B4/02
Domestic Patent References:
WO1989009090A11989-10-05
WO2002094445A12002-11-28
Foreign References:
CN203935894U2014-11-12
BR102017022462A22019-05-07
US5490635A1996-02-13
Attorney, Agent or Firm:
NETO CHAGAS, Ediney (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1- “TRANSPORTADOR CLASSIFICADOR DE MINERAIS”, caracterizado por ser composto por chute de carregamento (1 ), correia (2), roletes de impacto (3), mesa (4), placas ante aderentes (5), bicos aspersores (6), compartimentos (7), sistema de vibração (8), estrutura de sustentação (9), placas (10), tapete de borracha (11 ), dispositivo (12) para regulagem, transportador (13), estrutura do transportador (14), tubos (15), válvulas (16) e, motoredutores (17).

2- “TRANSPORTADOR CLASSIFICADOR DE MINERAIS”, de acordo com a reivindicação 1 caracterizado por material que será classificado é transferido para o chute de carregamento (1 ) que transfere a polpa para a superfície da correia (2); transporte de material sobre a correia (2) inicia-se com a correia na forma plana sobre roletes de impacto (3) dispostos na horizontal, passando para o estágio de descida, sobre uma mesa (4) inclinada em relação à mesa horizontal, dotadas com placas ante aderentes (5) dispostas de forma alternada sobre a mesa (4); a correia (2) encontra-se em forma e convexa voltada para baixo; a da estrutura de apoio da correia (2) transportadora possui arranjo que permite fazer mudanças na seção transversal da correia em movimento,; bicos aspersores (6) para limpeza da superfície da correia são montados abaixo e próximo do tambor de acionamento no retorno da correia; os matérias classificados em ambos os lados da correia são direcionados e caem em compartimentos (7) de acordo com peso e faixa granulométrica; na cauda do transportador é montado um sistema de vibração (8) através excêntricos vibram todo o conjunto do transportador com a correia em movimento para classificação; o sistema de vibração é fixo na estrutura do transportador e quando em funcionamento permite dispersar e distribuir o minério sobre as cavidades das placas coladas sobre a correia; a estrutura de sustentação (9) de todo transportador é montada e suportada sobre placas (10) dispostas em ambos os lados da estrutura; o tapete de borracha (11 ) que transporta os minerais mais leves dos mais pesados em caminhos diferentes previamente determinados de forma continua; um dispositivo (12) para regulagem do ângulo de inclinação permite posicionar no ângulo ideal e desejado de operação para separação e classificação; o sistema de amortecimento e equilíbrio do peso do transportador (13), permite a articulação da estrutura do transportador (14), para posicionar no ângulo de operação de acordo com o material processado; na parte central transportador classificador de minerais, existem tubos (15), interligados um ao outro no sentido longitudinal com válvulas (16), controladoras de vazão intermediárias interligando um ao outro, permitem regular o volume de água que cai sobre a correia; o acionamento do transportador é através de motoredutores (17), com inversores de frequência que permite ajuste na velocidade da correia.

Description:
“TRANSPORTADOR CLASSIFICADOR DE MINERAIS”

[01 ] A presente patente de modelo de utilidade insere-se na área da mineração e refere-se a transportador classificador de minerais concebido para conjugar as funções de separar, coletar e armazenar minerais, propiciando uma maior classificação em curto espaço de tempo, podendo chegar até 150 toneladas por hora, com a separação completa de todos os componentes, de diferentes pesos e granulometrias.

[02] Todos os equipamentos que compõem o transportador classificador de minerais são montados em sobre estrutura metálica, podendo todo o conjunto ser fixo em local ou montado sobre uma estrutura móvel. A estrutura de sustentação do transportador classificador de minerais possui regulagem para ser posicionada no ângulo ideal de operação onde, o ângulo desejado para separação e classificação é definido de acordo com o minério processado. Para separação do material em translação, tapetes de borracha com design especial são colados sobre a superfície e uma correia transportadora que conjugado com água, ação da gravidade, vibração e velocidade de translação, fazem a separação e classificação do minério.

[03] Na parte central transportador classificador de minerais são montados tubos interligados um ao outro, no sentido longitudinal do transportador, com válvulas controladoras de vazão intermediárias que permitem regular o volume de água que cai sobre a correia, conforme a necessidade para formação de lâmina d'água, junto ao material em movimento sobre a correia. Bicos aspersores para limpeza da superfície da correia são montados abaixo e próximo do tambor de acionamento no retorno da correia.

[04] A alimentação do transportador classificador de minerais poderá ser feita através de hidrociclones ou outros equipamentos que permitem transferir o material na forma de polpa para um chute de alimentação montado acima da parte plana da correia transportadora, próximo ao tambor de retorno do transportador. [05] O processo de classificação inicia-se com material sendo transferido para o chute de alimentação, caindo sobre a correia que se encontra na forma plana, apoiada sobre roletes de impacto dispostos na horizontal, passando para o estágio de descida, sobre uma mesa inclinada em relação ao plano horizontal que possui placas ante aderentes dispostas e fixas de forma alternada sobre toda sua superfície a mesa. A correia neste estágio encontra-se em forma de convexa voltada para baixo. A concepção da estrutura de apoio da correia transportadora possui arranjo que permite mudanças na seção transversal da correia em movimento, podendo alternar sua forma de plana, para convexa e para plana novamente, de acordo com o movimento da correia sobre a mesa e do estágio de classificação do material.

[06] No estado atual da técnica, existem transportadores de classificação de material, no entanto são diferentes ao presente objeto da patente.

[07] A separação de materiais ocorre em ambos os lados da correia e são direcionados para compartimentos laterais, onde o material é classificado em consoante com seu peso e faixa granulométrica. O transportador classificador de minerais possui dispositivo que permite ajustes na velocidade da correia assim como ajustes na amplitude e frequência da vibração durante o processo de separação e classificação de acordo com minério processado, do peso especifico e granulometria desejada nas saídas laterais da correia. Na cauda do transportador é montado um equipamento para vibração de todo o conjunto do transportador com a correia em movimento.

[08] Essa vibração permite dispersar e distribuir o minério sobre as cavidades das placas coladas sobre a correia. A estrutura superior de todo transportador é montada e suportada por placas dispostas em ambos os lados da estrutura e que permitem o movimento de vibração de todo conjunto no sentido longitudinal do transportador e de não transmitir a vibração para a estrutura de sustentação inferior onde todo o conjunto está montado. [09] A BR 1 12014027714-1 “TRANSPORTADOR E UNIDADE DE PROCESSAMENTO PARA MATERIAL MINERAL” refere-se a transportador para transportar material mineral verticalmente compreendendo uma estrutura transportadora (250); pelo menos dois rolos principais transportadores (110) ou, pelo menos, dois pares de polias principais transportadoras (413), uma pluralidade de rolos de guia transportadores (120) ou polias de guia transportadoras (403,423) e um primeiro (101 ,401 ) e um segundo (201 ,411 ) meios de transporte de material sem fim, sendo arranjado para ser movido sobre os rolos principais transportadores e sobre os rolos de guia transportadores. Os rolos principais (1 10) ou pares de polias principais (413) são arranjados uns sobre os outros, e os rolos de guia (120) ou polias de guia (403, 423) são arranjados do lado de fora de cada rolo principal ou polia principal transportadora em uma circunferência de um círculo. Os meios de transporte de material sem fim são arranjados para alternar entre sendo movidos em torno, sobre tanto um rolo principal (1 10) ou um par de polias principais (413) ou sobre um grupo de rolos de guia (120) ou polias de guia (403,423). Os meios de transporte de material sem fim são arranjados para ser movidos a uma velocidade tal que qualquer material sendo transportado permaneça em contato com a superfície, tanto do primeiro ou do segundo meios de transporte de material sem fim, quando movido sobre um dos rolos de guia (120) ou polias de guia (403,423) transportadoras. Difere-se do presente pedido de patente por proceder a concentração dos fluxos minerais por diferença de granulometria e por diferença de densidade, os minerais são descartados do concentrador do menos denso para o mais denso.

[010] A BR 1 1202101 1848-9 "ESTAÇÃO DE PROCESSAMENTO DE MATERIAL MINERAL MÓVEL” refere-se a estação de processamento de material mineral móvel tem uma plataforma móvel (1 10, 510) tendo lagartas (1 12), ou rodas (520), ou patins (530), para suportar ou formar um corpo (120) que suporta em linha, em uma configuração de transporte: um transportador de alimentação (130); uma estrutura de peneira (140) e uma peneira multicamadas (142); primeiro e segundo transportadores de saída (150, 160); e um terceiro transportador de saída (170) no topo do primeiro e segundo transportadores de saída (150, 160). O primeiro transportador de saída (150) gira a partir de uma posição de transporte, debaixo do terceiro transportador de saída (170), para uma primeira direção de operação (a1 ), sobre um primeiro lado da estação (100), para operar a estação (100), e retorna. O segundo transportador de saída (160) gira a partir de uma posição de transporte, debaixo do terceiro transportador de saída (170), para uma segunda direção de operação (a2) sobre um segundo lado da estação (100), oposto ao primeiro lado, e retorna. Difere-se do presente pedido de patente por proceder a concentração de múltiplos minerais simultaneamente em especial os ultrafinos.

[01 1 ] A BR 1 12021008291 -3 “TRANSPORTADOR DE MATERIAL, SISTEMA E MÉTODO PARA O MOVIMENTO DE MATERIAL” refere-se a aparelho transportador de material é descrito que compreende um dispositivo transportador tendo uma extremidade de recebimento de material adequada para receber material como sobrecarga ou mineral em um local de trabalho, uma extremidade de descarga de material distal da extremidade de recebimento de material e um sistema de transporte de material disposto entre a extremidade de recebimento de material e a extremidade de descarga de modo a em uso fazer com que o material recebido na extremidade de recebimento de material seja transportado para a extremidade de descarga de material; um sistema de varredura compreendendo um dispositivo de varredura disposto para varrer o material sendo transportado para a extremidade de descarga de material e obter uma resposta a partir do material do qual o material pode ser classificado pelo menos em duas classes compreendendo pelo menos uma classe de refugo e uma classe de minério utilizável com base na resposta; um chassi que sustenta o dispositivo transportador e o dispositivo de varredura; um carrinho de transporte que sustenta o chassi e adaptado para fazer com que o chassi seja móvel através de uma superfície para implantação em uso. Difere-se do presente pedido de patente por proceder a concentração de múltiplos minerais contidos no fluxo mineral

[012] O objeto do presente pedido de patente apresenta as seguintes vantagens: [013] - Classifica os minerais por faixa granulométrica;

[014] - Classifica os minerais por diferença de densidade;

[015] - Classifica minerais ultrafinos;

[016] - Processa grandes volumes, adequados à atividade mineral.

[017] O presente transportador classificador de minerais poderá ser melhor compreendido através das figuras anexas:

[018] A FIGURA 1 representa uma vista lateral do transportador.

[019] A FIGURA 2 representa uma vista superior do transportador.

[020] De acordo com as Figuras 1 e 2 o objeto do presente pedido de patente é composto por chute de carregamento (1 ), correia (2), roletes de impacto (3), mesa (4), placas ante aderentes (5), bicos aspersores (6), compartimentos (7), sistema de vibração (8), estrutura de sustentação (9), placas (10), tapete de borracha (1 1 ), dispositivo (12) para regulagem, transportador (13), estrutura do transportador (14), tubos (15), válvulas (16) e, motoredutores (17).

[021 ] O material que será classificado é transferido para o chute de carregamento (1 ) que transfere a polpa para a superfície da correia (2) que distribui o material de forma regular e diminui a pressão de entrada do mesmo em queda dentro do chute de carregamento.

[022] O transporte de material sobre a correia (2) inicia-se com a correia na forma plana sobre roletes de impacto (3) dispostos na horizontal, passando para o estágio de descida, sobre uma mesa (4) inclinada em relação à mesa horizontal, dotadas com placas ante aderentes (5) dispostas de forma alternada sobre a mesa [023] A correia (2) neste estágio encontra-se em forma e convexa voltada para baixo. A concepção da estrutura de apoio da correia (2) transportadora possui arranjo que permite fazer mudanças na seção transversal da correia em movimento, podendo alternar sua forma de plana, para convexa, para côncava e para plana novamente, de acordo com a velocidade da correia e necessidade de classificação do material.

[024] Bicos aspersores (6) para limpeza da superfície da correia são montados abaixo e próximo do tambor de acionamento no retorno da correia.

[025] Os matérias classificados em ambos os lados da correia são direcionados e caem em compartimentos (7) de acordo com peso e faixa granulométric

[026] Na cauda do transportador é montado um sistema de vibração (8) através excêntricos vibram todo o conjunto do transportador com a correia em movimento para classificação. O sistema de vibração é fixo na estrutura do transportador e quando em funcionamento permite dispersar e distribuir o minério sobre as cavidades das placas coladas sobre a correia. A estrutura de sustentação (9) de todo transportador é montada e suportada sobre placas (10) dispostas em ambos os lados da estrutura, permitem o movimento de vibração de todo conjunto no sentido longitudinal do transportador e o de não transmitir a vibração para a estrutura de sustentação inferior onde todo o conjunto está montado.

[027] O tapete de borracha (1 1 ) que transporta os minerais possui um design especial que junto com o processo conseguem separar e direcionar todos os minerais mais leves dos mais pesados em caminhos diferentes previamente determinados de forma continua.

[028] Um dispositivo (12) para regulagem do ângulo de inclinação permite posicionar no ângulo ideal e desejado de operação para separação e classificação. [029] Um sistema de amortecimento e equilíbrio do peso do transportador (13), articulação da estrutura do transportador (14), para posicionar no ângulo de operação de acordo com o material processado. [030] Na parte central transportador classificador de minerais, existem tubos (15), interligados um ao outro no sentido longitudinal com válvulas (16), controladoras de vazão intermediárias interligando um ao outro, permitem regular o volume de água que cai sobre a correia, conforme a necessidade de formação da lâmina d'água. O acionamento do transportador é através de motoredutores (17), com inversores de frequência que permite ajuste na velocidade da correia.

[031 ] O TRANSPORTADOR CLASSIFICADOR DE MINERAIS é caracterizado por reunir em seu conjunto funcional, a capacidade de processar materiais, em forma de lama, oriundo de hidrociclones ou outros equipamentos, que alimentam o chute de carregamento do transportador, cuja correia se encontra na forma plana e transporta a massa de material, dando início ao processo.

[032] Nessa correia o material transportado é separado, sendo que o material mais pesado se concentra no meio da correia e a primeira etapa de separação do material, em movimento, ocorre na transição da correia que passa da forma plana, para forma convexa e plana novamente.

[033] Neste instante ocorre parcialmente, a separação do excesso de liquido dos sólidos, quando a correia passa para a nova forma, ou forma convexa, onde o liquido sai pelas laterais da correia e o material mais pesado continua no processo. [034] A partir deste ponto a correia sofre novamente uma transformação, saindo da forma convexa para a forma plana novamente, elevando o material e, simultaneamente inicia-se através do equipamento de vibração montado na cauda do transportador a vibração no sentido longitudinal, junto com o movimento continuo da correia, obtendo assim o processo de classificação. Na parte central transportador classificador de minerais, tubos interligados um ao outro no sentido longitudinal com válvulas controladoras de vazão intermediárias interligando um ao outro, permitem regular o volume de água que cai sobre a correia, conforme a necessidade de formação da lâmina d'água, junto ao material em movimento sobre a correia e a amplitude da vibração. [035] A água utilizada no processo penetra em todo material e começa a separação dos materiais mais pesados dos mais leves e, os grãos maiores, dos mais finos, tudo ao mesmo tempo no sentido de translação da correia, a partir deste instante os grãos começam a se direcionar para as laterais da correia em função do perfil e inclinação da correia, dentro dos labirintos especiais existentes na superfície dos tapetes colados da correia garante uma película d’água e necessária na separação dos grãos do material em processo. O presente transportado peremite utilizando o mesmo método já mencionado uma separação de grãos em tamanhos e pesos concomitantemente.

[036] A primeira separação é dos materiais que flutuam junto com a água, a segunda separação é dos materiais sólidos mais leves com maior faixa granulométrica, a terceira separação é dos materiais sólidos com mesma densidade e menor faixa granulométrica.

[037] As dimensões do transportador podem ser alteradas em seu comprimento, largura, e altura dependendo do material que será classificado. Bicos aspersores para limpeza da superfície da correia são instalados abaixo e próximo do tambor de acionamento no retorno da correia.

[038] A separação de materiais ocorre em ambos os lados da correia e são direcionados para compartimentos onde o material é classificado em consoante com seu peso e faixa granulométrica. O transportador classificador de minerais possui dispositivo para ajuste de velocidade no transporte que permite mudança de faixas granulométricas, nas saídas laterais da correia.

[039] Na cauda do transportador é montado um equipamento para vibração de todo o conjunto do transportador com a correia em movimento, fixado na estrutura do transportador, permite dispersar e distribuir o mineral sobre as cavidades das placas coladas sobre a correia. A estrutura do transportador é montada e suportada sobre placas de borrachas dispostas em ambos os lados da estrutura e permitem com a vibração de todo conjunto manter um a frequência no sentido longitudinal do transportador e não transmitir vibração para a base onde o conjunto estiver montado.