Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
MINI ANGLED ABUTMENT AND SYSTEM OF PROSTHETIC COMPONENTS
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2019/036779
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention relates to a mini angled abutment for the interface between a dental implant (200) and prosthesis (300), said mini angled abutment being formed of a monolithic body (100) and comprising a prosthetic interface region (110), a transmucous region (120) and an implant interface region (130), all having three-dimensional surfaces with smooth transition areas, wherein the transmucous region (120) has a front portion (PF) with a convex front transition radius (121) and a concave transition radius (123) and a posterior portion (PP) comprising a posterior free surface (126) which extends until meeting a transition radius (127). The transition radii (121, 123, 127) define smooth curvatures throughout the monolithic body (100). The present invention further relates to a system of prosthetic components provided with a mini abutment according to the invention.

Inventors:
THOMÉ GENINHO (BR)
MARTIN FELIX ANDREAS (BR)
DE QUEIROZ TIAGO NUNES (BR)
Application Number:
PCT/BR2018/050200
Publication Date:
February 28, 2019
Filing Date:
June 20, 2018
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
JJGC IND E COMERCIO DE MATERIAIS DENTARIOS S A (BR)
International Classes:
A61C8/00
Foreign References:
US8506296B22013-08-13
US20040185420A12004-09-23
US5863200A1999-01-26
US20100209877A12010-08-19
Attorney, Agent or Firm:
MEROLA, Flavia (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1 . Mini pilar angulado, para a interface entre um implante (200) e uma prótese (300) dentária, caracterizado por ser constituído de corpo único (100) compreendendo uma região de interface protética (1 10), uma região de transmucoso (120) e uma região de interface com o implante (130), todas dotadas de superfícies tridimensionais de transições lisas, em que a região de transmucoso (120) é dotada de uma parte frontal (PF) de raio frontal de transição (121 ) convexo e raio de transição (123) côncavo, e de uma parte posterior (PP) compreendendo uma superfície livre posterior (126) que se estende até encontrar um raio de transição (127), em que os ditos raios de transição (121 , 123, 127) definem curvaturas suaves ao longo do corpo único (100).

2. Mini pilar angulado, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato de que a parte frontal (PF) e a parte posterior (PP) possuem, respectivamente, um eixo inclinado (El) e um eixo vertical (EV).

3. Mini pilar angulado, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato de a região de transmucoso (120) compreender, na parte frontal (PF), um raio frontal de transição (121 ) convexo, que passa a uma superfície livre frontal (122) que, por sua vez, passa através do outro raio de transição (123) côncavo que se estende até encontrar a região de interface com o implante (130).

4. Mini pilar angulado, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato de a região de transmucoso (120) compreender, na parte posterior (PP), uma borda posterior de transição (125), que desemboca em uma superfície livre posterior (126) a qual se estende até encontrar o raio de transição (127) e seguir até a região de interface com o implante (130).

5. Mini pilar angulado, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado por a região de interface com o implante (130) compreender uma porção frusto cónica (131 ), uma zona de transição (132), uma porção cilíndrica e uma desembocadura (134).

6. Mini pilar angulado, de acordo com a reivindicação 5, caracterizado pelo fato de a dita porção cilíndrica da região de interface com o implante (130) compreender uma região de indexação (140).

7. Mini pilar angulado, de acordo com as reivindicações 5 e 6, caracterizado pelo fato de a dita região de indexação (140) compreender elementos de indexação (141 ).

8. Mini pilar angulado, de acordo com as reivindicações 2 e 7, caracterizado pelo fato de os elementos de indexação (141 ) compreenderem faces paralelas ao eixo vertical (EV) do corpo único (100).

9. Sistema de componentes protéticos, compreendendo implante (200), uma interface e uma prótese (300), caracterizado pelo fato de a interface compreender um mini pilar angulado de acordo com as reivindicações 1 a 8.

10. Sistema, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado por compreender, adicionalmente, um elemento intermediário (400) disposto entre o mini pilar angulado constituído de corpo único (100) e a prótese (300).

Description:
MINI PILAR ANGULADO E

SISTEMA DE COMPONENTES PROTÉTICOS

Campo de aplicação

[001 ] A presente invenção pertence aos campos da odontologia e da ortodontia, notadamente dos dispositivos de interface para a fixação de próteses dentárias em implantes dentários.

Introdução

[002] A presente invenção se refere a um mini pilar angulado, de corpo único e dotado de superfícies tridimensionais de transições lisas sem cantos e sem chanfros, além de um sistema de componentes protéticos correspondente.

Fundamentos da invenção

[003] Mini pilares da natureza aqui tratada são elementos intermediários dispostos entre um implante fixado ao osso maxilar ou mandibular do paciente e a prótese dentária propriamente dita.

[004] Ditos mini pilares podem ser do tipo reto (com eixo longitudinal único) ou do tipo angulado ou inclinado (com pelo menos dois eixos longitudinais), dependendo da posição e das condições do local em que se dará o posicionamento do implante.

[005] A construção dos mini pilares depende também da forma de assentamento da prótese na extremidade livre do mini pilar, variando basicamente entre modelos para próteses cimentadas e modelos para próteses parafusadas no mini pilar.

[006] A construção e modelagem dos mini pilares é de suma importância, uma vez que influencia tanto as condições de recuperação e assepsia do paciente quanto a qualidade estética final do resultado do trabalho protético, sendo objeto constante de estudos e desenvolvimentos mundo a fora.

Estado da técnica

[007] Existe, pois, uma grande variedade de soluções para a otimização de interfaces protéticas ou mini pilares que visam aliar qualidade técnica, condições de assepsia, facilidade de instalação, robustez de fixação e estética final.

[008] Um exemplo é o espaçador angulado revelado pelo documento patentário norte americano de número US 5,069,622, que descreve um elemento espaçador angulado que possui uma de suas extremidades adaptada para ligação com uma fixação (implante) que possui uma abertura roscada e se encontra implantada no osso da mandíbula ou maxila. O elemento espaçador possui uma primeira porção com uma superfície extrema que permite o engajamento com a extremidade saliente da fixação implantada. A primeira porção também possui um furo passante alinhado com a abertura roscada na fixação e definindo uma borda interna para permitir a passagem de um parafuso através do furo e, assim, engajar de modo roscado a abertura roscada na fixação. A primeira porção é adaptada de modo a bloquear o elemento espaçador em uma pluralidade selecionável de posições fixas de rotação em relação à porção saliente da fixação. O elemento espaçador também inclui uma segunda porção para suportar a prótese dentária, em que a segunda porção forma um ângulo agudo em relação ao furo passante da primeira porção.

[009] É de se notar que o espaçador angulado ou mini pilar da patente US 5,069,622 possui a desvantagem importante de ser projetado somente para encaixe em uma protrusão de formato poligonal, este encaixe que é conhecido como conexão hexágono externo necessita de um desbaste ósseo relativamente elevado, aumentando o tempo de operação (tempo do paciente preso à cadeira) e prolongando o período de recuperação pós- operatório, além do risco de infecções pois, como já é conhecido na literatura, encaixes hexágono externo sempre tiveram o problema de acúmulo de bactérias na região de encaixe. Este problema de acúmulo de bactérias não permite também que nenhuma parte desta peça fique abaixo da linha do osso, caso exista uma retração do osso e gengiva acima do planejado, algo que é comum acontecer neste tipo de interface, a acomodação adequada à gengiva do paciente é prejudicada, havendo inclusive o risco de remanescerem regiões salientes aparentes da gengiva, comprometendo a estética.

[010] Outro dispositivo da técnica anterior pertinente é o descrito pelo documento patentário norte americano de número US 5,030,095, que revela um pilar angulado para implantes endósseos que possui duas partes. Uma primeira parte com uma plataforma unida a um poste que se projeta para baixo, com roscas na sua superfície exterior adaptadas para encaixar em um eixo internamente roscado no topo de um implante dentário endósseo. E uma segunda parte que inclui uma cabeça inclinada unida a um eixo que se projeta para baixo da cabeça, e que está adaptado para inserção e cimentação na passagem da plataforma da primeira parte.

[01 1 ] Tem-se a desvantagem de um elemento dotado de várias peças, havendo entre os elementos e as suas transições diversas geometrias propícias ao indesejado acúmulo de bactérias. Além disso, como pode ser verificado nas figuras 1 e 5A ou 5B, a porção frusto cónica (6) ou interface com o implante assenta-se em uma região chanfrada, porém sem angulação suficiente para haver o efeito de selamento bacteriano encontrado nas conexões do tipo cone morse. Novamente há a necessidade de se manter essa região acima da porção óssea, o que significa maior dificuldade de acomodação do pilar na boca do paciente, demandando um desbaste ósseo relativamente elevado que, como já vimos acima, aumenta significativamente o tempo de operação, o período de recuperação pós-operatório, o risco de infecções, além de existir uma segunda junção para acúmulo de bactérias, o que pode resultar em um risco ainda mais elevado de retração da gengiva gerando um resultado esteticamente insatisfatório.

[012] As mesmas desvantagens se repetem em vários outros documentos do estado da técnica como, por exemplo, os documentos patentários US 5,564,921 e US 8,328,556, sendo este último, inclusive, apto apenas para o uso em próteses unitárias e por cimentação, não se prestando ao uso com próteses múltiplas e nem por aparafusamento.

[013] Como pode ser inferido da descrição anterior, existe espaço para um mini pilar angulado de corpo único, dotado de superfícies tridimensionais de transições lisas sem cantos e sem chanfros que resolva os mencionados problemas do estado da técnica, além de um sistema de componentes protéticos correspondente e dotado de um mini pilar de acordo com a invenção.

[014] Assim sendo, existe espaço para um mini pilar angulado e sistema de componentes protéticos correspondente capaz de proporcionar a redução na probabilidade do acúmulo de bactérias pela aplicação de uma interface otimizada entre pilar e implante, sendo esta interface do tipo cone morse; e para um pilar compreendendo formato mais anatómico (formato suave sem arestas evidentes), principalmente na região de transmucoso, favorecendo a conformação da gengiva.

Objetivos da invenção

[015] Um dos objetivos da presente invenção é, portanto, prover um mini pilar angulado de corpo único de acordo com as características da reivindicação 1 .

[016] Outro objetivo da presente invenção é prover um sistema de componentes protéticos de acordo com as características da reivindicação 9. Breve descrição das figuras

[017] Para melhor entendimento e visualização do objeto da presente invenção, a mesma será agora descrita com referência às figuras anexas, representando o efeito técnico obtido por meio de uma modalidade exemplar não limitante do escopo da presente invenção, em que:

Figura 1 : apresenta uma vista frontal de um mini pilar de acordo com a invenção.

Figura 2: apresenta uma vista superior do mini pilar da figura 1 ;

Figura 3: apresenta uma vista lateral do mini pilar da figura 1 ; Figura 4: apresenta uma vista frontal do mini pilar de acordo com a invenção;

Figura 5: apresenta uma vista lateral do mini pilar de acordo com a invenção;

Figura 6: apresenta uma vista posterior do mini pilar de acordo com a invenção;

Figura 7: apresenta uma vista explodida de um sistema protético de acordo com a invenção;

Figura 8: apresenta uma radiografia da boca de um paciente, evidenciando o mínimo desbaste ósseo necessário para utilização de um sistema protético de acordo com a invenção; e

Figura 9: apresenta uma radiografia de parte da boca de um paciente, já reabilitado, no qual foram utilizados vários sistemas protéticos de acordo com a invenção.

Descrição detalhada da invenção

[018] A presente invenção será agora detalhadamente descrita com base nas figuras supracitadas, porém sem se limitar às mesmas.

Mini pilar angulado

[019] O mini pilar angulado de acordo com a invenção se compõe de um corpo único (100) compreendendo:

(i) Uma região de interface protética (1 10);

(ii) Uma região de transmucoso (120);

(iii) Uma região de interface com o implante (130), e

(iv) Uma região de indexação (140).

[020] Conforme pode ser melhor observado através da Figura 2 anexa, o corpo único (100) se divide, basicamente, em uma parte frontal (PF) e uma parte posterior (PP), possuindo um eixo vertical (EV) e um eixo inclinado (El), demonstrados na Figura 3. [021 ] A região de interface protética (1 10) compreende, basicamente, um furo passante central (1 1 1 ) paralelo ao eixo vertical (EV) do corpo único (100), um furo com rosca interna (1 12) paralelo ao eixo inclinado (El) do corpo único (100), uma borda convexa (1 13) encimando uma interface superior (1 14), frusto cónica, que se alarga em direção a uma zona de transição (1 15) que desemboca em um assento (1 16), anelar, de superfície livre anular e perpendicular ao eixo inclinado (El), em que este assento (1 16), em seu perímetro externo, passa através de outra zona de transição (1 17) para um manto de transição (1 18), igualmente anular, porém concêntrico com o eixo inclinado (El).

[022] A região de transmucoso (120) compreende um diâmetro variável ao longo de sua altura e compreende, basicamente, na parte frontal (PF), um raio frontal de transição (121 ), convexo, que passa a uma superfície livre frontal (122) que, por sua vez, passa através de outro raio de transição (123), côncavo, que se estende até encontrar a região de interface com o implante (130).

[023] Já na parte posterior (PP), a região de transmucoso (120) compreende, basicamente, uma borda posterior de transição (125), que desemboca em uma superfície livre posterior (126), a qual se estende até encontrar um raio de transição (127) e seguir até a região de interface com o implante (130).

[024] O raio frontal de transição (121 ) pode variar de no mínimo 0,2 mm até 32 mm no máximo, o raio de transição (123) pode variar de no mínimo 0,2 mm até no máximo 10 mm e o raio de transição (127) pode variar de no mínimo 0,2 mm até no máximo 20 mm.

[025] Como observado nas figuras apensas, a região de transmucoso (120) apresenta raios de transição (121 , 123 e 127) que definem curvaturas suaves ao longo do corpo do mini pilar angulado, de modo a não conformar arestas, pontas ou cantos vivos. [026] Aqui nota-se, portanto, uma importante vantagem do mini pilar da presente invenção, uma vez que este estará em contato direto com o tecido mole da gengiva e irá molda-la com o formato da superfície de sua região de transmucoso. A gengiva, sendo um tecido mole e sensível, é beneficiada pelo formato suave que a mantém menos suscetível a pequenas fissuras que podem resultar na redução ou contração deste tecido - o que não é bem vindo nestes casos.

[027] A região de interface com o implante (130) compreende, basicamente, uma porção frusto cónica (131 ), uma zona de transição (132), uma porção cilíndrica (não mostrada) e uma desembocadura (134). Eventualmente, conforme demonstrado nas figuras apensas, a dita porção cilíndrica pode receber uma região de indexação (140).

[028] A região de interface com o implante (130) possui importante função de vedação bacteriana, impedindo que microrganismos adentrem a região interna do implante. Por este motivo, também é essencial que as regiões adjacentes à região de interface com o implante (130) apresentem uma geometria otimizada, compreendendo curvas suaves conforme aquelas existentes no mini pilar proposto na presente invenção.

[029] Adicionalmente, a dita região de indexação (140) pode compreender, elementos de indexação (141 ), por exemplo, um elemento poligonal de faces paralelas ao eixo vertical (EV) do corpo único (100), de modo a indexar posições por meio de ângulos de giro específicos dependentes do número de faces do elemento de indexação (141 ) poligonal. É de se notar que outras formas de indexação podem ser utilizadas, sem prejuízo ao efeito técnico do mini pilar de acordo com a invenção.

[030] É de se notar que o mini pilar angulado de acordo com a invenção, além de ser confeccionado em corpo único (100), é construído de modo a possuir superfícies tridimensionais de transições lisas, sem cantos e sem chanfros, em todas as suas regiões (1 10, 120, 130), em especial na região de transmucoso (120), o que, conforme já abordado, traz vantagens específicas em relação ao estado da técnica.

[031 ] A primeira vantagem reside no fato de que o desbaste do osso da boca do paciente, demandado para acomodação do mini pilar angulado junto ao tecido ósseo, é menor quando comparado ao desbaste para aplicação de interfaces similares do estado da técnica - o que reduz significativamente o tempo de operação e otimiza a recuperação do paciente.

[032] A segunda vantagem que advém da ausência de transições abruptas com formas angulosas e arestas, é a otimização da conformação da gengiva, o que melhora significativamente a estética do paciente reabilitado.

[033] Uma terceira vantagem advém da resistência mecânica que a geometria ora proposta provê ao mini pilar angulado. Aqueles versados na técnica reconhecerão que regiões de transição abruptas, como arestas e cantos vivos, representam regiões de alto acumulo de tensão. Assim sendo, um mini pilar composto apenas de regiões de transição suaves apresenta uma melhor distribuição de tensões ao longo de seu corpo.

[034] Esta distribuição mais homogénea de tensões leva a uma maior resistência, a qual é de suma importância uma vez que os componentes utilizados em sistema protéticos estão sujeitos a repetidos esforços causados pela oclusão dental.

[035] O corpo único (100) do mini pilar angulado reduz significativamente as regiões que eventualmente possam servir ao acúmulo e criadouro de bactérias, tornando o conjunto protético dotado de um mini pilar angulado de acordo com a invenção mais higiénico e asséptico do que os similares conhecidos do estado da técnica, auxiliando na promoção de um selamento bacteriano eficaz.

[036] É de se notar que, ao contrário dos elementos conhecidos, o mini pilar angulado é dotado de superfícies livres em toda a sua estrutura, porém, em especial mais uma vez na região de transmucoso (120), com superfícies adjacentes com ângulo de interseção igual a zero (0 Q ) e sem linhas visíveis na superfície.

[037] Finalmente, o mini pilar angulado apresenta uma melhor distribuição das tensões em seu corpo único (100), sendo esta distribuição otimizada também pelas zonas de transição suaves.

Sistema de Componentes Proféticos

[038] Um sistema de componentes protéticos de acordo com a presente invenção, é um sistema que compreende, pelo menos:

I. Um mini pilar angulado constituído por um corpo único (100) compreendendo:

(i) uma região de interface protética (1 10);

(ii) uma região de transmucoso (120);

(iii) uma região de interface com o implante (130);

(iv) uma região de indexação (140);

II. Um implante (200);

III. Uma prótese (300); e

IV. Eventualmente um elemento intermediário (400).

Conclusão

[039] A presente invenção, portanto, disponibiliza uma interface protética na forma de um mini pilar angulado, que, juntamente com os dimensionamentos e características supracitadas, incrementa de modo novo e inventivo as soluções para problemas do estado da técnica da implantodontia, particularmente no tocante a soluções protéticas que demandam interfaces específicas entre o implante e a prótese.

Considerações finais

[040] Será facilmente compreendido por aqueles versados na técnica que modificações podem ser realizadas na presente invenção sem com isso se afastar dos conceitos expostos na descrição acima. Essas modificações devem ser consideradas como compreendidas pelo escopo da presente invenção. Consequentemente, as concretizações particulares descritas em detalhe anteriormente são somente ilustrativas e exemplares e não limitativas quanto ao escopo da presente invenção, ao qual deve ser dada a plena extensão das reivindicações em anexo e de todos e quaisquer equivalentes da mesma.