Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
MODULAR CHASSIS ASSEMBLY AND SYSTEM FOR A SUGAR CANE HARVESTER
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2020/232523
Kind Code:
A1
Abstract:
The invention relates to a modular chassis system for a sugar cane harvester that includes a chassis base section that has a front end and a rear end, in which the chassis base section defines a front interface portion on the front end. The system also includes a plurality of interchangeable chassis front sections configured to be removably coupled to the chassis base section, each chassis front section having a unique chassis arrangement in relation to the rest of the interchangeable chassis front sections, so that each chassis front section is capable of providing a different harvesting configuration for the sugar cane harvester when selected for installation on the chassis base section. In addition, each chassis front section includes a front end and a rear interface end, the rear interface ends of the interchangeable chassis front sections defining a common interface portion configured to be coupled to the front interface portion of the chassis base section.

Inventors:
CLEODOLPHI DAENIO (BR)
PEREIRA MARCO AURÉLIO RAMOS (BR)
ALVES GILBERTO JOSÉ RIBEIRO (BR)
MARCOLIN LUCCA JOÃO AUGUSTO (BR)
OLIVEIRA JUNIOR JOSÉ CARLOS LIMA DE (BR)
Application Number:
PCT/BR2020/050178
Publication Date:
November 26, 2020
Filing Date:
May 22, 2020
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
CNH IND BRASIL LTDA (BR)
CNH IND AMERICA LLC (US)
CNH CHINA MAN CO LTD (CN)
CNH INDUSTRIAL INDIA PRIVATE LTD (IN)
International Classes:
B62D21/12; A01D43/08; A01D45/10; B62D21/18
Domestic Patent References:
WO2019051573A12019-03-21
Foreign References:
US20170280626A12017-10-05
US20150359177A12015-12-17
US20140352272A12014-12-04
US20160278291A12016-09-29
US20150327437A12015-11-19
Attorney, Agent or Firm:
SCHAAL, Artur (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1 . CONJUNTO DE CHASSIS MODULAR PARA UMA COLHEITADEIRA DE CANA-DE-AÇÚCAR, sendo que o conjunto de chassis modular é caracterizado pelo fato de que compreende:

uma seção de chassis de base que inclui uma extremidade anterior e uma extremidade posterior, em que a seção de chassis de base define uma porção de interface dianteira na extremidade anterior e uma porção de interface posterior na extremidade posterior, a seção de chassis de base é configurada para sustentar um ou mais componentes de processamento para o facilitar o processamento de materiais de cultura colhida;

uma seção de chassis frontal configurada para ser acoplada de forma removível à extremidade anterior da seção de chassis de base, em que a seção de chassis frontal inclui uma extremidade frontal e uma extremidade de interface traseira, em que a extremidade de interface traseira da seção de chassis frontal define uma porção de interface configurada para ser acoplada de forma removível à porção de interface dianteira da seção de chassis de base, a seção de chassis frontal é configurada para sustentar um ou mais componentes de colheita para facilitar a colheita de materiais de cultura de um campo; e

uma seção de chassis traseira configurada para ser acoplada de forma removível à extremidade posterior da seção de chassis de base, em que a seção de chassis traseira inclui uma extremidade de interface frontal e uma extremidade traseira, em que a extremidade de interface frontal da seção de chassis traseira define uma porção de interface configurada para ser acoplada de forma removível à porção de interface posterior da seção de chassis de base, a seção de chassis traseira é configurada para sustentar um ou mais componentes de extrator para facilitar a separação de resíduos de materiais de cultura colhida. 2. CONJUNTO DE CHASSIS MODULAR, de acordo com a reivindicação 1 , caracterizado pelo fato de que:

a porção de interface dianteira da seção de chassis de base define um primeiro perfil de interface; e

a porção de interface da seção de chassis frontal define um segundo perfil de interface que é complementar ao primeiro perfil de interface.

3. CONJUNTO DE CHASSIS MODULAR, de acordo com a reivindicação 2, caracterizado pelo fato de que o primeiro e o segundo perfis de interface definem perfis inclinados de interface complementares.

4. CONJUNTO DE CHASSIS MODULAR, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que a seção de chassis frontal tem uma disposição de chassis adaptada para fornecer uma configuração de colheita que compreende uma dentre uma configuração de colheita de fileira única, uma configuração de colheita multifileira, uma configuração de colheita alternada de fileira dupla ou uma configuração de colheita com base em plataforma.

5. CONJUNTO DE CHASSIS MODULAR, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que o um ou mais componentes de colheita compreendem pelo menos um dentre um divisor de cultura, um rolo tombador, um rolo de aleta, ou um conjunto de cortador de base.

6. CONJUNTO DE CHASSIS MODULAR, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que o um ou mais componentes de processamento compreendem pelo menos um dentre um conjunto de rolo de alimentação ou um conjunto de picador.

7. CONJUNTO DE CHASSIS MODULAR, de acordo com qualquer uma das reivindicações anteriores, caracterizado pelo fato de que o um ou mais componentes de extrator compreendem pelo menos uma dentre uma tampa de extrator ou um ventilador de extrator.

8. SISTEMA DE CHASSIS MODULAR PARA UMA COLHEITADEIRA DE CANA-DE-AÇÚCAR, sendo que o sistema é caracterizado pelo fato de que compreende:

uma seção de chassis de base que inclui uma extremidade anterior e uma extremidade posterior, em que a seção de chassis de base define uma porção de interface dianteira na extremidade anterior, a seção de chassis de base é configurada para sustentar um ou mais componentes de processamento para o facilitar o processamento de materiais de cultura colhida;

uma pluralidade de seções de chassis frontais intercambiáveis configuradas para serem acopladas de forma removível à seção de chassis de base, em que cada seção de chassis frontal da pluralidade de seções de chassis frontais intercambiáveis tem uma única disposição de chassis em comparação com o restante da pluralidade de seções de chassis frontais intercambiáveis de modo que cada seção de chassis frontal seja adaptada para fornecer uma configuração de colheita diferente para a colheitadeira de cana-de-açúcar quando selecionada para instalação na seção de chassis de base;

em que:

cada seção de chassis frontal inclui uma extremidade frontal e uma extremidade de interface traseira; e

as extremidades de interface traseira da pluralidade de seções de chassis frontais intercambiáveis definem uma porção de interface comum configurada para ser acoplada à porção de interface dianteira da seção de chassis de base.

9. SISTEMA, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que:

a porção de interface dianteira da seção de chassis de base define um primeiro perfil de interface; e a porção de interface comum dentre cada uma da pluralidade de seções de chassis frontais intercambiáveis define um segundo perfil de interface que é complementar ao primeiro perfil de interface.

10. SISTEMA, de acordo com a reivindicação 9, caracterizado pelo fato de que o primeiro e o segundo perfis de interface definem perfis inclinados de interface complementares.

1 1 . SISTEMA, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que a configuração de colheita diferente fornecida por cada uma da pluralidade de seções de chassis frontais intercambiáveis compreende uma dentre uma configuração de colheita de fileira única, uma configuração de colheita multifileira, uma configuração de colheita alternada de fileira dupla ou uma configuração de colheita com base em plataforma.

12. SISTEMA, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que cada uma da pluralidade de seções de chassis frontais intercambiáveis é configurada para sustentar um ou mais componentes de colheita para facilitar a colheita de materiais de cultura de um campo.

13. SISTEMA, de acordo com a reivindicação 12, caracterizado pelo fato de que o um ou mais componentes de colheita compreendem pelo menos um dentre um divisor de cultura, um rolo tombador, um rolo de aleta ou um conjunto de cortador.

14. SISTEMA, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que o um ou mais componentes de processamento compreendem pelo menos um dentre um conjunto de rolo de alimentação ou um conjunto de picador.

15. SISTEMA, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que a extremidade de interface traseira dentre cada uma da pluralidade de seções de chassis frontais intercambiáveis é configurada para ser acoplada de forma removível à extremidade anterior da seção de chassis de base através de uma pluralidade de prendedores mecânicos.

16. SISTEMA, de acordo com a reivindicação 8, caracterizado pelo fato de que compreende adicionalmente uma seção de chassis traseira configurada para ser acoplada de forma removível à extremidade posterior da seção de chassis de base.

17. SISTEMA, de acordo com a reivindicação 16, caracterizado pelo fato de que a seção de chassis traseira é configurada para sustentar um ou mais componentes de extrator para facilitar a separação de resíduos de materiais de cultura colhida.

18. SISTEMA, de acordo com a reivindicação 17, caracterizado pelo fato de que o um ou mais componentes de extrator compreendem pelo menos uma de uma tampa de extrator ou um ventilador de extrator.

Description:
“CONJUNTO E SISTEMA DE CHASSIS MODULAR PARA UMA

COLHEITADEIRA DE CANA-DE-AÇÚCAR”

CAMPO DA INVENÇÃO

[0001 ] A presente matéria refere-se de forma geral a colheitadeiras agrícolas, tais como colheitadeiras de cana-de-açúcar e, mais particularmente, a um conjunto de chassis modular para uma colheitadeira de cana-de-açúcar e sistemas de chassis modular relacionados.

ANTECEDENTES DA INVENÇÃO

[0002] Em um cenário agrícola em constante mudança, a adaptabilidade é importante para permitir que tanto os fabricantes de colheitadeiras agrícolas quanto os usuários finais de tais colheitadeiras possam acomodar várias demandas do mercado, bem como várias tendências nas disposições de plantio e/ou semelhantes. A necessidade para tal adaptabilidade é particularmente relevante no cultivo e colheita de cana-de-açúcar e outras plantas altas com talo comprido, onde a indústria está passando por uma rápida evolução em termos tanto de desenvolvimento quanto de novas variedades de plantas e o uso de várias configurações de plantio, tudo com olho no aumento de produtividade. A este respeito, os fabricantes de colheitadeiras de cana-de-açúcar fizeram esforços substanciais para fornecer máquinas que acomodam as várias demandas do mercado, tais como projetando-se colheitadeiras com a capacidade para colher duas ou mais fileiras de cultura em oposição a uma fileira única (isto é, colheita em multifileira) e/ou projetando-se colheitadeiras configuradas para permitir que um acessório de colheita separado seja acoplado ao mesmo. Entretanto, até o momento, as colheitadeiras convencionais foram especificamente adaptadas para o tipo específico de operações de colheita que estão sendo realizadas, tal como tendo-se uma configuração de chassis ou chassis específica para colheita em fileira única, uma configuração de chassis ou chassis diferente para colheita em multifileira, e ainda uma outra configuração de chassis ou chassis para colheita com base em plataforma. Consequentemente, para fornecer versões comerciais de cada uma dessas máquinas, os atuais fabricantes são obrigados a gastar tempo e capital substanciais no desenvolvimento e implantação de tais variações de máquina.

[0003] Consequentemente, o que é necessário na indústria é um conjunto de chassis modular para uma colheitadeira de cana-de-açúcar e sistemas de chassis modular relacionados que permitem que várias configurações de colheita diferentes sejam acomodadas usando-se componentes ou seções de chassis compartilhado ou comum dentro de cada variação de máquina.

DESCRIÇÃO DA INVENÇÃO

[0004] Aspectos e vantagens da invenção serão apresentados em parte na seguinte descrição, ou podem ser óbvios a partir da descrição, ou podem ser aprendidos através da prática da invenção.

[0005] Em um aspecto, a presente matéria é direcionada a um sistema de chassis modular para uma colheitadeira de cana-de-açúcar. O sistema inclui uma seção de chassis de base tendo uma extremidade anterior e uma extremidade posterior, com a seção de chassis de base que define uma porção de interface dianteira na extremidade anterior. A seção de chassis de base é configurada para sustentar um ou mais componentes de processamento para facilitar o processamento de materiais de cultura colhida. O sistema também inclui uma pluralidade de seções de chassis frontais intercambiáveis configuradas para serem acopladas de forma removível à seção de chassis de base, com cada seção de chassis frontal tendo uma única disposição de chassis em comparação com o restante das seções de chassis frontais intercambiáveis de modo que cada seção de chassis frontal seja adaptada para fornecer uma configuração de colheita diferente para a colheitadeira de cana-de-açúcar quando selecionada para instalação na seção de chassis de base. Além disso, cada seção de chassis frontal inclui uma extremidade frontal e uma extremidade de interface traseira, com as extremidades de interface traseira das seções de chassis frontais intercambiáveis que definem uma porção de interface comum configurada para ser acoplada à porção de interface dianteira da seção de chassis de base.

[0006] Em um outro aspecto, a presente matéria é direcionada a um conjunto de chassis modular para uma colheitadeira de cana-de-açúcar. O conjunto de chassis modular inclui seção de chassis de base tendo uma extremidade anterior e uma extremidade posterior, com a seção de chassis de base que define uma porção de interface dianteira na extremidade anterior e uma porção de interface posterior na extremidade posterior. A seção de chassis de base é configurada para sustentar um ou mais componentes de processamento para o facilitar o processamento de material de cultura colhido. O conjunto de chassis modular também inclui uma seção de chassis frontal configurada para ser acoplada de forma removível à extremidade anterior da seção de chassis de base, com a seção de chassis frontal que inclui uma extremidade frontal e uma extremidade de interface traseira. A extremidade de interface traseira da seção de chassis frontal define uma porção de interface configurada para ser acoplada de forma removível à porção de interface dianteira da seção de chassis de base. Além disso, a seção de chassis frontal é configurada para sustentar um ou mais componentes de colheita para facilitar a colheita de materiais de cultura de um campo. Além disso, o conjunto de chassis modular inclui uma seção de chassis traseira configurada para ser acoplada de forma removível à extremidade posterior da seção de chassis de base, com a seção de chassis traseira que inclui uma extremidade de interface frontal e uma extremidade traseira. A extremidade de interface frontal da seção de chassis traseira define uma porção de interface configurada para ser acoplada de forma removível à porção de interface posterior da seção de chassis de base. Além disso, a seção de chassis traseira é configurada para sustentar um ou mais componentes de extrator para facilitar a separação de resíduos de materiais de cultura colhidos. [0007] Estas e outras características, aspectos e vantagens da presente invenção tornar-se-ão melhor entendidos com referência às seguintes descrição e reivindicações anexas. Os desenhos anexos, que são incorporados em e constituem uma parte deste relatório descritivo, ilustram realizações da invenção e, junto com a descrição, servem para explicar os princípios da invenção.

BREVE DESCRIÇÃO DAS FIGURAS

[0008] Uma descrição completa e capacitante da presente invenção, incluindo o seu melhor modo, direcionada a uma pessoa versada na técnica, é apresentada no relatório descritivo, que faz referência às figuras anexas, em que:

[0009] A Figura 1 ilustra uma vista lateral simplificada de uma realização de uma colheitadeira agrícola de acordo com os aspectos da presente matéria;

[0010] A Figura 2 ilustra uma vista em perspectiva montada de uma realização de um conjunto de chassis modular configurado para o uso dentro de uma colheitadeira de cana-de-açúcar de acordo com os aspectos da presente matéria, particularmente ilustrando o conjunto de chassis modular incluindo uma seção de chassis de base e seções de chassis dianteira e traseira separadas configuradas para serem acopladas de forma removível à seção de chassis de base;

[001 1 ] A Figura 3 ilustra uma vista em perspectiva explodida do conjunto de chassis modular mostrado na Figura 2;

[0012] A Figura 4 ilustra uma vista em perspectiva de uma outra realização de uma seção de chassis frontal configurada para o uso dentro do conjunto de chassis modular divulgado de acordo com os aspectos da presente matéria;

[0013] A Figura 5 ilustra uma vista em perspectiva de uma outra realização de uma seção de chassis frontal configurada para o uso dentro do conjunto de chassis modular divulgado de acordo com os aspectos da presente matéria;

[0014] A Figura 6 ilustra uma vista em perspectiva de ainda uma outra realização de uma seção de chassis frontal configurada para o uso dentro do conjunto de chassis modular divulgado de acordo com os aspectos da presente matéria; e

[0015] A Figura 7 ilustra uma vista exemplificativa de uma realização de um sistema de chassis modular para o uso com uma colheitadeira de cana-de- açúcar de acordo com os aspectos da presente matéria, particularmente ilustrando o sistema incluindo uma pluralidade de módulos de chassis frontais intercambiáveis, com cada módulo de chassis frontal sendo configurado para adaptar o conjunto de chassis modular associado para fornecer uma configuração de colheita diferente.

DESCRIÇÃO DE REALIZAÇÕES DA INVENÇÃO

[0016] A referência agora será feita em detalhe às realizações da invenção, um ou mais exemplos dos quais são ilustrados nos desenhos. Cada exemplo é fornecido por via de explicação da invenção, não limitação da invenção. De fato, será evidente para as pessoas versadas na técnica que várias modificações e variações podem ser feitas na presente invenção sem se afastar a partir do escopo ou espírito da invenção. Por exemplo, as características ilustradas ou descritas como parte de uma realização podem ser usadas com uma outra realização para produzir ainda uma outra realização. Assim, intenciona-se que a presente invenção abranja tais modificações e variações estejam dentro do escopo das reivindicações anexas e seus equivalentes.

[0017] Em geral, a presente matéria é direcionada a um conjunto de chassis modular para uma colheitadeira de cana-de-açúcar e sistemas de chassis modular relacionados. Especificamente, em várias realizações, o sistema divulgado inclui uma seção de chassis de base e uma pluralidade de módulos de seção de chassis configurados para serem acoplados de forma removível à seção de chassis de base. Por exemplo, em várias realizações, a seção de chassis de base pode estende-se longitudinalmente entre uma extremidade anterior e uma extremidade posterior, com o sistema incluindo uma pluralidade de seções de chassis frontais intercambiáveis configuradas para serem acopladas de forma removível à extremidade anterior da seção de chassis de base. Em tais realizações, as várias seções de chassis frontais modulares podem ser configuradas para terem disposições de chassis diferentes, com cada disposição de chassis sendo adaptada para fornecer uma configuração de colheita diferente. Por exemplo, as seções de chassis frontais diferentes podem ser fornecidas para permitir que o conjunto de chassis modular resultante seja usado para qualquer combinação de colheita em fileira única, colheita em multifileira, colheita alternando em fileira dupla, e/ou colheita com base em plataforma. Assim, de acordo com os aspectos da presente matéria, várias configurações de colheita podem ser fornecidas usando uma seção de chassis de base comum e simplesmente selecionando-se a seção de chassis frontal apropriada que é adaptada para fornecer a configuração de colheita desejada. Essa modularidade, por sua vez, permite que os fabricantes forneçam várias configurações de máquinas de maneira eficiente e económica.

[0018] Com referência agora aos desenhos, a Figura 1 ilustra uma vista lateral de uma realização de uma colheitadeira agrícola 10 de acordo com os aspectos da presente matéria. Como mostrado, a colheitadeira 10 é configurada como uma colheitadeira de cana-de-açúcar. Entretanto, em outras realizações, a colheitadeira 10 pode corresponder a qualquer outra colheitadeira agrícola adequada conhecida na técnica.

[0019] Como mostrado na Figura 1 , a colheitadeira 10 inclui um chassis 12, um par de rodas dianteiras 14, um par de rodas traseiras 16, e um cabina de operador 18. A colheitadeira 10 também pode incluir uma fonte primária de energia (por exemplo, um motor montado no chassis 12) que alimenta um ou ambos os pares das rodas 14, 16 através de uma transmissão (não mostrada). Alternativamente, a colheitadeira 10 pode ser uma colheitadeira acionada por esteira e, assim, pode incluir acionamento por esteiras pelo motor em oposição às rodas 14, 16 ilustradas. O motor também pode acionar uma bomba de fluido hidráulico (não mostrado) configurada para gerar fluido hidráulico pressurizado para alimentar vários componentes hidráulicos da colheitadeira 10.

[0020] Adicionalmente, a colheitadeira 10 pode incluir vários componentes para cortar/colher, processar, limpar e nivelada cana-de-açúcar à medida que a cana é colhida de um campo agrícola 20. Por exemplo, a colheitadeira 10 pode incluir um conjunto de cobertura 22 posicionado em sua extremidade frontal para interceptar cana-de-açúcar à medida que a colheitadeira 10 é movida em direção para frente. Como mostrado, o conjunto de cobertura 22 pode incluir tanto um disco de recolha 24 quanto um disco de corte 26. O disco de recolha 24 pode ser configurado para recolher os talos de cana-de-açúcar de modo que o disco de corte 26 possa ser usado para cortar o topo de cada talo. Como é geralmente entendido, a altura do conjunto de cobertura 22 pode ser ajustável através de um par de braços 28 levantados e baixados hidraulicamente, como desejado, pelo operador.

[0021 ] Adicionalmente, a colheitadeira 10 pode incluir um divisor de cultura 30 que se estende para cima e para trás do campo 20. Em geral, o divisor de cultura 30 pode incluir dois rolos de alimentação em espiral 32. Cada rolo de alimentação 32 pode incluir uma sapata de terra 34 em sua extremidade inferior para auxiliar o divisor de cultura 30 a recolher os talos de cana-de-açúcar para a colheita. Além disso, como mostrado na Figura 1 , a colheitadeira 10 pode incluir um rolo tombador 36 posicionado perto das rodas dianteiras 14 e um rolo de aleta 38 posicionado atrás do rolo tombador 36. À medida do rolo tombador 36 é girado, os talos de cana-de-açúcar sendo colhidos são tombados enquanto o divisor de cultura 30 recolhe os talos do campo agrícola 20. Além disso, como mostrado na Figura 1 , o rolo de aleta 38 pode incluir uma pluralidade de aletas intermitentemente montadas 40 que ajudam a forçar os talos de cana-de-açúcar para baixo. À medida que o rolo de aleta 38 é girado durante a colheita, os talos de cana-de-açúcar que foram tombados pelo rolo tombador 36 são separados e ainda tombados pelo rolo de aleta 38 à medida que a colheitadeira 10 continua a ser movida em direção para frente em relação ao campo 20.

[0022] Com referência ainda à Figura 1 , a colheitadeira 10 também pode incluir um conjunto de cortador de base 42 posicionado atrás do rolo de aleta 38. Como é geralmente entendido, o conjunto de cortador de base 42 pode incluir lâminas (não mostrado) para cortar os talos de cana-de-açúcar quando a cana está sendo colhida. As lâminas, localizadas na periferia do conjunto 42, pode ser girado por um motor hidráulico (não mostrado) alimentado pelo sistema hidráulico do veículo. Adicionalmente, em várias realizações, as lâminas podem ser inclinadas para baixo para cortar a base da cana-de-açúcar à medida que a cana é tombada pelo rolo de aleta 38.

[0023] Além disso, a colheitadeira 10 pode incluir um conjunto de rolo de alimentação 44 localizado a jusante do conjunto de cortador de base 42 para mover os talos cortados de cana-de-açúcar de conjunto de cortador de base 42 ao longo da passagem do processamento. Como mostrado na Figura 1 , o conjunto de rolo de alimentação 44 pode incluir uma pluralidade de rolos inferiores 46 e uma pluralidade de rolos de aperto superiores opostos 48. Os vários rolos superiores e inferiores 46, 48 podem ser usados para apertar a cana- de-açúcar colhida durante o transporte. À medida que a cana-de-açúcar é transportada através do conjunto de rolo de alimentação 44, resíduos (por exemplo, pedras, pó e/ou semelhantes) podem ser deixados cair através de rolos inferiores 46 no campo 20.

[0024] Além disso, a colheitadeira 10 pode incluir um conjunto de picador 50 localizado na extremidade a jusante do conjunto de rolo de alimentação 44 (por exemplo, adjacente aos rolos superiores e inferiores de alimentação mais traseiros 46, 48). Em geral, o conjunto de picador 50 pode ser usado para cortar ou picar os talos cortados de cana-de-açúcar em pedaços ou“tarugos” 51 , que pode ser, por exemplo, seis (6) polegadas de comprimento. Os tarugos 51 podem, então, ser impulsionados em direção um conjunto de elevador 52 da colheitadeira 10 para entrega a um dispositivo de armazenamento ou receptor externo (não mostrado).

[0025] Como é geralmente entendido, os pedaços de resíduos 53 (por exemplo, poeira, pó, folhas, etc.) separados dos tarugos de cana-de-açúcar 51 podem ser expelidos da colheitadeira 10 através de um extrator primário 54, que é localizado imediatamente atrás do conjunto de picador 50 e é orientado para direcionar os resíduos 53 para fora da colheitadeira 10. O extrator primário 54 pode incluir, por exemplo, uma tampa de extrator 55 e um ventilador de extrator 56 montado dentro da tampa 55 para gerar uma força de sucção ou vácuo suficiente para picar os resíduos 53 e forçar os resíduos 53 através da tampa 55. Os tarugos limpos ou separados 51 , mais pesados do que os resíduos 53 sendo expelidos através do extrator 54, podem então cair em uma direção para baixo em relação ao conjunto de elevador 52.

[0026] Como mostrado na Figura 1 , o conjunto de elevador 52 pode geralmente incluir uma habitação de elevador 58 e um elevador 60 que se estende dentro da habitação de elevador 58 entre uma extremidade proximal, inferior 62 e uma extremidade distai, superior 64. Em geral, o elevador 60 pode incluir uma corrente em laço 66 e uma pluralidade de palhetas ou pás 68 anexas a e uniformemente espaçados na corrente 66. As pás 68 podem ser configuradas para reter os tarugos de cana-de-açúcar 51 no elevador 60 à medida que os tarugos são elevados ao longo de um espaço superior 70 do elevador 70 define entre suas extremidades distais e proximais 62, 64. Adicionalmente, o elevador 60 pode incluir rodas dentadas superior e inferior 72, 74 posicionado em suas extremidades distais e proximais 62, 64, respectivamente. Como mostrado na Figura 1 , um motor de elevador 76 pode ser acoplado a uma das rodas dentadas (por exemplo, a roda dentada superior 74) para acionar a corrente 66, desse modo permitindo que a corrente 66 e as pás 68 para se deslocar em um laço sem fim entre as extremidades distais e proximais 62, 64 do elevador 60.

[0027] Além disso, em algumas realizações, os pedaços de resíduos 53 (por exemplo, poeira, pó, folhas, etc.) separados dos tarugos de cana-de-açúcar elevados 51 podem ser expelidos da colheitadeira 10 através de um extrator secundário 78 acoplado à extremidade traseira da habitação de elevador 58. Por exemplo, os resíduos 53 expelidos pelo extrator secundário 78 podem ser resíduos restantes depois dos tarugos 51 serem limpos e os resíduos 53 expelidos pelo extrator primário 54. Como mostrado na Figura 1 , o extrator secundário 78 pode ser localizado adjacente à extremidade distai 64 do elevador 60 e pode ser orientado para direcionar os resíduos 53 para fora da colheitadeira 10. Adicionalmente, um ventilador de extrator 80 pode ser montado na base do extrator secundário 78 para gerar uma força de sucção ou vácuo suficiente para picar os resíduos 53 e forçar os resíduos 53 através do extrator secundário 78. Os tarugos separados, limpos 51 , mais pesados do que os resíduos 53 expelidos através do extrator 78, podem então cair da extremidade distai 64 do elevador 60. Tipicamente, os tarugos 51 podem cair para baixo através de uma abertura de descarga do elevador 82 do conjunto de elevador 52 em um dispositivo de armazenamento externo (não mostrado), tal como um carrinho de tarugo de cana-de-açúcar.

[0028] Durante a operação, a colheitadeira 10 é atravessada pelo campo agrícola 20 para a colheita cana-de-açúcar. Depois da altura do conjunto de cobertura 22 ser ajustado através dos braços 28, o disco de recolha 24 no conjunto de cobertura 22 pode funcionar para recolher os talos de cana-de- açúcar como a colheitadeira 10 prossegue através do campo 20, enquanto o disco cortador 26 corta a parte superior das folhas dos talos de cana-de-açúcar para descarte ao longo de cada lado da colheitadeira 10. Como os talos entram no divisor de cultura 30, as sapatas de terra 34 podem definir a largura de abertura para determinar a quantidade de cana-de-açúcar que entra na garganta da colheitadeira 10. Os rolos de alimentação em espiral 32, em seguida, cortar os talos na garganta para permitir que o rolo tombador 36 dobre os talos para baixo em conjunto com a ação do rolo de aleta 38. Uma vez que os talos estejam inclinados para baixo como mostrado na Figura 1 , o conjunto de cortador de base 42 pode então cortar a base dos talos do campo 20. Os talos cortados são em seguida, por movimento da colheitadeira 10, direcionados para o conjunto de rolo de alimentação 44.

[0029] Os talos cortados de cana-de-açúcar são transportados para trás pelos rolos superiores e inferiores de alimentação 46, 48, que comprimem os talos, os tornam mais uniforme, e agitam resíduos soltos para passar através dos rolos inferiores 46 para o campo 20. Na extremidade a jusante do conjunto de rolo de alimentação 44, o conjunto de picador 50 corta ou pica os talos de cana- de-açúcar comprimidos em pedaços ou tarugos 51 (por exemplo, seções de cana de 6 polegadas). O material de cultura processado descarregado do conjunto de picador 50 é então direcionado como uma corrente de tarugos 51 e resíduos 53 no extrator primário 54. Os resíduos transportados pelo ar 53 (por exemplo, poeira, pó, folhas, etc.) separados dos tarugos de cana-de-açúcar são então extraídos através do extrator primário 54 usando sucção criada pelo ventilador de extrator 56. Os tarugos separados/limpos 51 , em seguida, caem através de um distribuidor do elevador 86 no conjunto de elevador 52 e deslocam-se para cima através do elevador 60 a partir de sua extremidade proximal 62 para sua extremidade distai 64. Durante a operação normal, uma vez que os tarugos 51 atingem a extremidade distai 64 do elevador 60, os tarugos 51 caem através da abertura de descarga do elevador 82 para um dispositivo de armazenamento externo. Se fornecido, o extrator secundário 78 (com o auxílio do ventilador de extrator 80) sopra lixo/resíduos 53 da colheitadeira 10, similar para o extrator primário 54. [0030] Com referência agora às Figuras 2 e 3, vistas em perspectiva de uma realização de um conjunto de chassis modular 100 configurado para o uso dentro de uma colheitadeira de cana-de-açúcar são ilustrados de acordo com os aspectos da presente matéria. Especificamente, a Figura 2 ilustra uma vista em perspectiva montada do conjunto de chassis modular 100 e a Figura 3 ilustra uma vista em perspectiva explodida do conjunto de chassis modular 100 mostrado na Figura 2. Em uma realização, o conjunto de chassis modular 100 pode, por exemplo, ser usado como o chassis 12 para a colheitadeira exemplificativa 10 mostrada na Figura 1 para facilitar a sustentação dos vários componentes de colheitadeira relevantes descritos acima.

[0031 ] Como mostrado na realização ilustrada, o conjunto de chassis modular 100 inclui uma seção de chassis de base ou central 1 10, junto com seções de chassis dianteira e traseira 130, 180 configuradas a serem acopladas de forma removível à seção de chassis de base 1 10 em extremidades opostas da seção de chassis de base 1 10. Como será descrito abaixo, as seções de chassis 1 10, 130, 180 do conjunto de chassis modular 100 mostradas nas Figuras 2 e 3 podem, em várias realizações, formar parte de um sistema de chassis modular 500 (Figura 7) para uma colheitadeira de cana-de-açúcar. Por exemplo, a seção de chassis frontal 130 pode corresponder a uma de uma pluralidade de diferentes seções de chassis frontais intercambiáveis configuradas para serem acopladas de forma removível à seção de chassis de base 110, com cada seção de chassis frontal tendo uma única disposição de chassis para fornecer uma configuração de colheita diferente. Como um resultado, dependendo da configuração de colheita desejada para a colheitadeira (por exemplo, uma configuração de colheita de fileira única, uma configuração de colheita multifileira, uma configuração de colheita alternada de fileira dupla, e/ou uma configuração de colheita com base em plataforma), uma seção de chassis frontal particular pode ser selecionada para fixar na seção de chassis de base para fornecer a funcionalidade desejada.

[0032] Como particularmente mostrado na Figura 3, a seção de chassis de base 1 10 se estende longitudinalmente entre uma extremidade anterior 1 12 e uma extremidade posterior 1 14 e é geralmente fornecida com uma dada disposição de chassis de base entre suas extremidades dianteira e posterior 1 12, 1 14 para sustentar um ou mais componentes de processamento de uma colheitadeira de cana-de-açúcar. Em uma realização, a disposição de chassis específica da seção de chassis de base 1 10 pode ser caracterizada por várias características de chassis, tais como aberturas, padrões de buraco de cavilha, flanges, suportes, e/ou semelhantes, adaptados ou configurados para permitir que vários componentes de processamento da colheitadeira sejam montados ou de outro modo sustentados pela seção de chassis de base 1 10. Por exemplo, como mostrado na Figura 3, uma porção dianteira 1 16 da seção de chassis de base 1 10 pode ser fornecida com características de chassis adequadas para sustentar os vários rolos de um conjunto de rolo de alimentação, tais como os rolos inferiores 46 e os rolos de aperto superiores opostos 48 do conjunto de rolo de alimentação 44 descrito acima com referência à Figura 1 . Adicionalmente, como mostrado na Figura 3, uma porção posterior 1 18 da seção de chassis de base 1 10 pode ser fornecida com características de chassis adequadas para sustentar os vários componentes de um conjunto de picador, tal como o conjunto de picador 50 descrito acima com referência à Figura 1 .

[0033] Adicionalmente, a seção de chassis de base 1 10 inclui porções de interface opostas 120, 122 definidas em suas extremidades dianteira e posterior 1 12, 1 14 para acoplar as seções de chassis dianteira e traseira 130, 180, respectivamente, à seção de chassis de base 1 10. Especificamente, como mostrado na Figura 3, a seção de chassis de base 1 10 inclui uma porção de interface dianteira 120 definida em sua extremidade anterior 1 12 configurada para fazer interface com uma porção de interface correspondente 132 da seção de chassis frontal 130, desse modo permitindo que uma primeira interface de articulação 124 (Figura 2) seja formada entre tais componentes quando a seção de chassis frontal 130 é montada à seção de chassis de base 1 10. Adicionalmente, como mostrado na Figura 3, a seção de chassis de base 1 10 inclui uma porção de interface posterior 122 definida em sua extremidade posterior 1 14 configurada para fazer interface com uma porção de interface correspondente 182 da seção de chassis traseira 180, desse modo permitindo que uma segunda interface de articulação 126 (Figura 2) seja formada entre tais componentes quando a seção de chassis traseira 180 é montada à seção de chassis de base 1 10.

[0034] Além disso, como mostrado na Figura 3, a seção de chassis frontal 130 se estende longitudinalmente entre uma extremidade frontal 134 e uma extremidade de interface traseira 136 e é geralmente fornecida com uma dada disposição de chassis frontal entre suas extremidades traseira e frontal 134, 136 para sustentar um ou mais componentes de colheita de uma colheitadeira de cana-de-açúcar. Em uma realização, a disposição de chassis específica da seção de chassis frontal 130 pode ser caracterizada por várias características de chassis, tais como aberturas, padrões de buraco de cavilha, flanges, suportes, e/ou semelhantes, adaptadas ou configuradas para permitir que vários componentes de colheita da colheitadeira sejam montados ou de outro modo sustentados pela seção de chassis frontal 130. Especificamente, a seção de chassis frontal 130 pode ser fornecida com características de chassis adequadas para sustentar os vários componentes de uma colheitadeira de cana-de-açúcar configurados para cortar materiais de cultura do campo e liberar tais materiais de cultura para os componentes do conjunto de rolo de alimentação sustentados pela seção de chassis de base 1 10. Por exemplo, em uma realização, a seção de chassis frontal 130 pode configurada para sustentar qualquer combinação de um ou mais conjuntos de cobertura, divisores de cultura, rolos tombadores, rolos de aleta, e/ou conjuntos de cortador de base, tais como o conjunto de cobertura 22, o divisor de cultura 30, o rolo tombador 36, o rolo de aleta 38 e o conjunto de cortador de base 42 descritos acima com referência à Figura 1 .

[0035] Em várias realizações, a seção de chassis frontal 130 ilustrada nas Figuras 2 e 3 é adaptada para fornecer uma configuração de colheita particular para o conjunto de chassis modular 100 quando instalada na seção de chassis de base 1 10. Especificamente, na realização ilustrada, a disposição de chassis e configuração dimensional da seção de chassis frontal 130 é adaptada para fornecer uma configuração de colheita de fileira única para o conjunto de chassis modular 100. Como tal, a seção de chassis frontal 130 pode ser configurada para sustentar componentes adequados para a colheita de uma fileira única de culturas. Por exemplo, a seção de chassis frontal 130 pode ser configurada para sustentar um par de divisores de cultura localizados ao longo de lados opostos da extremidade frontal 134 da seção de chassis frontal 130 para separar a fileira de cultura a ser colhida de fileiras adjacentes, um rolo tombador e um rolo de aleta disposto a jusante dos divisores de cultura, e um conjunto de cortador (por exemplo, incluindo um único disco de corte ou um par de discos de corte) a jusante dos rolos para cortar a base do material de cultura a ser colhido.

[0036] De acordo com os aspectos da presente matéria, a extremidade de interface traseira 136 da seção de chassis frontal 130 está configurada para ser acoplada de forma removível à extremidade anterior 1 12 da seção de chassis de base 1 10. Por exemplo, como indicado acima, a seção de chassis frontal 130 pode definir uma porção de interface 132 em sua extremidade de interface traseira 136 que é complementar a ou que é de outro modo configurada para combinar com a porção de interface dianteira correspondente 120 definida pela seção de chassis de base 1 10 em sua extremidade anterior 1 12. Especificamente, como mostrado na realização ilustrada, as porções de interface combinadas 120, 132 definem complementar perfis inclinados de modo que a porção de interface 132 da seção de chassis frontal 130 possa ser montada nivelada contra a porção de interface correspondente 120 da seção de chassis de base 1 10.

[0037] Deve ser avaliado que, como usado aqui, seções de chassis adjacentes são configuradas para serem“acopladas de forma removível” uma da outra usando uma técnica de fixação removível u não permanente. Por exemplo, em várias realizações, a seção de chassis frontal 130 está configurada para ser acoplada de forma removível à seção de chassis de base 1 10 usando uma pluralidade de prendedores mecânicos, tais como usando-se uma pluralidade de cavilhas para formar uma conexão cavilhada entre as seções de chassis adjacentes. Em tais realizações, as porções de interface correspondentes 120, 132 das seções de chassis frontal e de base 130, 1 10 pode definir padrões de buraco de cavilha correspondentes. Como um resultado, quando a porção de interface 132 da seção de chassis frontal 130 está adequadamente alinhada em relação à porção de interface dianteira 120 da seção de chassis de base 1 10, uma pluralidade de prendedores mecânicos pode ser inserida através das aberturas do prendedor alinhadas fornecidas pelos padrões de buraco de cavilha correspondentes para acoplar a seção de chassis frontal 130 à seção de chassis de base 1 10.

[0038] Com referência ainda às Figuras 2 e 3, como indicado acima, o conjunto de chassis modular 1 10 também pode incluir uma seção de chassis traseira 180 configurada para ser acoplada de forma removível à extremidade posterior 1 14 da seção de chassis de base 1 10. Como particularmente mostrado na Figura 3, a seção de chassis traseira 180 se estende longitudinalmente entre uma extremidade de interface frontal 184 e uma extremidade traseira 186 e é geralmente fornecida com uma dada disposição de chassis traseira entre suas extremidades traseira e frontal 184, 186 para sustentar um ou mais componentes de extrator de uma colheitadeira de cana-de-açúcar. Em uma realização, a disposição de chassis específica da seção de chassis traseira 180 pode ser caracterizada por várias características de chassis, tais como aberturas, padrões de buraco de cavilha, flanges, suportes, e/ou semelhantes, adaptados ou configurados para permitir que um ou mais componentes de extrator da colheitadeira sejam montados a ou de outro modo sustentados pela seção de chassis traseira 180. Especificamente, a seção de chassis traseira 180 pode ser fornecida com características de chassis adequadas para sustentar um ou mais componentes de uma colheitadeira de cana-de-açúcar configurados para separar resíduos dos materiais de cultura que fluem dos componentes a montante sustentados pela seção de chassis de base 1 10. Por exemplo, em uma realização, a seção de chassis traseira 180 pode ser configurada para sustentar um ou mais componentes de um extrator primário, tal como a tampa de extrator 55 e o ventilador de extrator 56 do extrator primário 54 descrito acima com referência à Figura 1 .

[0039] Em várias realizações, a extremidade de interface frontal 184 da seção de chassis traseira 180 está configurada para ser acoplada de forma removível à extremidade posterior 1 14 da seção de chassis de base 1 10. Por exemplo, similar à seção de chassis frontal 130, a seção de chassis traseira 180 pode definir uma porção de interface 182 em sua extremidade de interface frontal 184 que é complementar a ou que é de outro modo configurada para combinar com a porção de interface posterior correspondente 122 definida pela seção de chassis de base 1 10 em sua extremidade posterior 1 14. Especificamente, como mostrado na realização ilustrada, as porções de interface combinadas 182, 122 definem perfis orientados verticalmente complementares de modo que a porção de interface 182 da seção de chassis traseira 180 possa ser montada nivelada contra a porção de interface correspondente 122 da seção de chassis de base 1 10.

[0040] Adicionalmente, similar à seção de chassis frontal 130, a seção de chassis traseira 180 pode, em várias realizações, ser configurada para ser acoplada de forma removível à seção de chassis de base 1 10 usando uma pluralidade de prendedores mecânicos, tal como usando-se uma pluralidade de cavilhas para formar uma conexão cavilhada entre as seções de chassis adjacentes. Em tais realizações, as porções de interface correspondentes 122, 182 das seções de chassis de base e traseira 1 10, 180 podem definir padrões de buraco de cavilha correspondentes. Como um resultado, quando a porção de interface 182 da seção de chassis traseira 180 está adequadamente alinhada em relação à porção de interface posterior 122 da seção de chassis de base 1 10, uma pluralidade de prendedores mecânicos pode ser inserida através das aberturas do prendedor alinhadas fornecidas pelos padrões de buraco de cavilha correspondentes para acoplar a seção de chassis traseira 180 à seção de chassis de base 1 10.

[0041 ] Deve ser avaliado que, incluindo-se uma seção de chassis traseira removível, o conjunto de chassis modular divulgado 100 pode permitir que a colheitadeira associada seja operada em diferentes modos. Por exemplo, fixando-se a seção de chassis traseira 180 à seção de chassis de base 1 10, a colheitadeira pode ser operada no modo de operação descrito acima com referência à Figura 1 em que resíduos são extraídos dos materiais de cultura antes dos materiais de cultura caem no conjunto de elevador 52. Entretanto, removendo-se a seção de chassis traseira 180 da seção de chassis de base 1 10 ou simplesmente escolhendo-se não instalar a seção de chassis traseira 180 à seção de chassis de base 1 10, a colheitadeira pode ser operada em um modo de coleta de energia em que tanto o material de cultura quanto os resíduos são liberados para o conjunto de elevador 52.

[0042] Com referência agora às Figuras 4 a 6, vistas em perspectiva de diferentes realizações de seções de chassis frontais 230, 330, 430 configuradas para o uso dentro do conjunto de chassis modular 100 descrito acima com referência às Figuras 2 e 3 são ilustradas de acordo com os aspectos da presente matéria. Especificamente, as seções de chassis frontais 230, 330, 430 mostradas nas Figuras 4 a 6 podem ser configuradas para serem acopladas de forma removível à seção de chassis de base 1 10 no lugar da seção de chassis frontal 130 mostrada nas Figuras 2 e 3. Como tal, deve ser avaliado que as várias seções de chassis frontais 130, 230, 330, 440 mostradas nas Figuras 2 a 6 podem servir como módulos de seção de chassis intercambiáveis para o uso com a seção de chassis de base 1 10.

[0043] Como particularmente mostrado na Figura 4, uma seção de chassis frontal 230 é ilustrada que é adaptada para fornecer uma configuração de colheita multifileira (por exemplo, em oposição à configuração de colheita de fileira única descrita acima com referência à realização da seção de chassis frontal 130 mostrada nas Figuras 2 e 3). Como mostrado, a seção de chassis frontal 230 se estende longitudinalmente entre uma extremidade frontal 234 e uma extremidade de interface traseira 236 e é geralmente fornecida com uma dada disposição de chassis frontal entre suas extremidades traseira e frontal 234, 236 para sustentar um ou mais componentes de colheita de uma colheitadeira de cana-de-açúcar. Similar à seção de chassis frontal 130 descrita acima, a disposição de chassis específica da seção de chassis frontal 230 pode ser caracterizada por várias características de chassis, tais como aberturas, padrões de buraco de cavilha, flanges, suportes, e/ou semelhantes, adaptados ou configurados para permitir que vários componentes de colheita da colheitadeira sejam montados para ou de outro modo sustentado pela seção de chassis frontal 230, tal como um ou mais conjuntos de cobertura, divisores de cultura, rolos tombadores, rolos de aleta, conjuntos de cortador de base e/ou semelhantes.

[0044] Como indicado acima, a seção de chassis frontal 230 ilustrada na Figura 4 é adaptada para fornecer uma configuração de colheita multifileira quando instalada na seção de chassis de base 1 10. Assim, nesse tipo de realização, a disposição de chassis e a configuração dimensional da seção de chassis frontal 230 podem ser adaptadas para sustentar componentes adequados para a colheita, uma, duas, e/ou três ou mais fileiras de culturas. Por exemplo, a seção de chassis frontal 230 pode ser configurada para sustentar um par de divisores de cultura localizados ao longo de lados opostos da extremidade frontal 234 da seção de chassis frontal 230 para separar as fileiras de cultura a serem colhidas das fileiras adjacentes. Os divisores de cultura podem ter uma configuração e/ou podem ser montados no chassis de maneira a permitir um ajuste da distância entre eles, desse modo, variando o tamanho da abertura definida pelos divisores de cultura e, assim, considerando uma fileira, duas fileiras ou mais serem colhidas dependendo do tamanho da abertura. A seção de chassis frontal 230 também pode ser configurada para sustentar um rolo tombador e um rolo de aleta disposto a jusante dos divisores de cultura, e um ou mais conjuntos de corte posicionados a montante e/ou a jusante dos rolos para cortar a base do material de cultura a ser colhido. Uma disposição de corte exemplificativa que permite que uma colheita em disposição de multifileira é descrita, por exemplo, em Patente U.S. No 9.668.409, depositado em 09 de abril de 2012 e intitulado“Sistema de Corte para uma Colheitadeira e um Sistema de Corte de Colheitadeira de Cana-de-Açúcar”, a divulgação do qual é aqui incorporada por referência aqui em sua totalidade para todos os propósitos. Com esse tipo de colheita em disposição de multifileira, a colheitadeira inclui um par de elementos de corte a montante (por exemplo, um elemento de corte posicionado adjacente a cada divisor de cultura) posicionados a montante dos rolos de aleta e tombadores e posição de conjunto de corte centralizada interna a jusante dos rolos. Nesse tipo de realização, a seção de chassis frontal 230 mostrada na Figura 4 pode, por exemplo, ser configurada para sustentar pelos elementos de corte a montante e o conjunto de corte a jusante. Uma outra configuração exemplificativa que permite que uma colheita em disposição de multifileira seja descrita, por exemplo, em Patente U.S. No 9.826.685, depositado 28 de outubro de 2015 e intitulado“Dispositivo de Rolo Vertical para Auxiliar em Alimentação de Talo de Cana-de-Açúcar para a Colheitadeira”, a divulgação da qual é aqui incorporada por referência aqui em sua totalidade para todos os propósitos. Nesse tipo de realização, a seção de chassis frontal 230 mostrada na Figura 4 pode, por exemplo, ser configurada para sustentar os rolos verticais divulgados em tal configuração exemplificativa de colheita para auxiliar a guiar os talos de cana-de-açúcar em direção ao centro da seção de chassis 230.

[0045] Além disso, como mostrado na Figura 4, a extremidade de interface traseira 236 da seção de chassis frontal 230 está configurada para ser acoplada de forma removível à extremidade anterior 1 12 da seção de chassis de base 1 10. Por exemplo, similar à seção de chassis frontal 130 descrita acima com referência às Figuras 2 e 3, a seção de chassis frontal 230 pode definir uma porção de interface 232 em sua extremidade de interface traseira 236 que é complementar a ou que é de outro modo configurada para combinar com a porção de interface dianteira correspondente 120 definida pela seção de chassis de base 1 10 em sua extremidade anterior 1 12. Especificamente, como mostrado na realização ilustrada, a porção de interface 232 da seção de chassis frontal 230 define um perfil inclinado que é complementar ao perfil inclinado da porção de interface dianteira 120 definida pela seção de chassis de base 1 10 de modo que a seção de chassis frontal 230 possa ser montada nivelada contra a seção de chassis de base 1 10. Nesse tipo de realização, o perfil inclinado da porção de interface 232 da seção de chassis frontal 230 pode ser configurado da mesma forma que o perfil inclinado da porção de interface 132 da seção de chassis frontal 130 mostrado nas Figuras 2 e 3 para permitir que tais seções de chassis 130, 230 sejam intercambiáveis em relação à seção de chassis de base 1 10.

[0046] Com referência agora à Figura 5, uma seção de chassis frontal 330 é ilustrada que é adaptada para fornecer uma configuração de colheita alternada de fileira dupla (por exemplo, em oposição à configuração de colheita de fileira única e a configuração de colheita de fileira dupla descrita acima com referência às realizações das seções de chassis frontais 130, 230 mostradas nas Figuras 2 a 4). Como mostrado, a seção de chassis frontal 330 se estende longitudinalmente entre uma extremidade frontal 334 e uma extremidade de interface traseira 336 e é geralmente fornecida com uma dada disposição de chassis frontal entre suas extremidades traseira e frontal 334, 336 para sustentar um ou mais componentes de colheita de uma colheitadeira de cana-de-açúcar. Similar às seções de chassis frontais 130, 230 descritas acima, a disposição de chassis específica da seção de chassis frontal 330 pode ser caracterizada por várias características de chassis, tais como aberturas, padrões de buraco de cavilha, flanges, suportes, e/ou semelhantes, adaptados ou configurados para permitir que vários componentes de colheita da colheitadeira sejam montados a ou de outro modo sustentados pela seção de chassis frontal 330, tal como um ou mais conjuntos de cobertura, divisores de cultura, rolos tombadores, rolos de aleta, conjuntos de cortador de base e/ou semelhantes.

[0047] Como indicado acima, a seção de chassis frontal 330 ilustrada na Figura 5 é adaptada para fornecer uma configuração de colheita alternada de fileira dupla quando instalada na seção de chassis de base 1 10. Assim, nesse tipo de realização, a disposição de chassis e a configuração dimensional da seção de chassis frontal 330 podem ser adaptadas para sustentar componentes adequados para colher materiais de cultura plantados em uma configuração alternada dupla (por exemplo, culturas plantadas em distâncias de espaçamento alternadas, tais como espaçando-se as culturas a uma distância (por exemplo, 90 cm) e a uma outra distância (por exemplo, 150 cm) em uma forma ou disposição alternada. Por exemplo, similar às seções de chassis frontais 130, 230 descritas acima, a seção de chassis frontal 330 pode ser configurada para sustentar um par de divisores de cultura localizados ao longo de lados opostos da extremidade anterior da seção de chassis frontal 330 para separar a fileira de cultura (ou as fileiras de cultura) para ser colhida (para serem colhidas) das fileiras adjacentes, um rolo tombador e um rolo de aleta disposto a jusante dos elementos de corte a montante, e um ou mais conjuntos de corte posicionados a montante e/ou a jusante dos rolos para cortar a base do material de cultura a ser colhido. Adicionalmente, em uma realização, para facilitar colher as colheitas plantadas em uma configuração alternada dupla, a largura ou espaçamento lateral da abertura definida na extremidade anterior da seção de chassis frontal 330 pode ser aumentada em tamanho (por exemplo, em comparação com a seção de chassis frontal 130 descrita acima).

[0048] Além disso, como mostrado na Figura 5, a extremidade de interface traseira 336 da seção de chassis frontal 330 está configurada para ser acoplada de forma removível à extremidade anterior 1 12 da seção de chassis de base 1 10. Por exemplo, similar às seções de chassis frontais 130, 230 descritas acima com referência às Figuras 2 a 4, a seção de chassis frontal 330 pode definir uma porção de interface 332 em sua extremidade de interface traseira 336 que é complementar a ou que é de outro modo configurada para combinar com a porção de interface dianteira correspondente 120 definida pela seção de chassis de base 1 10 em sua extremidade anterior 1 12. Especificamente, como mostrado na realização ilustrada, a porção de interface 332 da seção de chassis frontal 330 define um perfil inclinado que é complementar ao perfil inclinado da porção de interface dianteira 120 definida pela seção de chassis de base 1 10 de modo que a seção de chassis frontal 330 possa ser montada nivelada contra a seção de chassis de base 1 10. Nesse tipo de realização, o perfil inclinado da porção de interface 332 da seção de chassis frontal 330 pode ser configurado da mesma forma que o perfil inclinado das porções de interface 132, 232 das seções de chassis frontais 130, 230 mostrado nas Figuras 2 a 4 para permitir que tais seções de chassis 130, 230, 330 sejam intercambiáveis em relação à seção de chassis de base 1 10.

[0049] Com referência agora à Figura 6, uma seção de chassis frontal 430 é ilustrada que é adaptada para fornecer uma configuração de colheita com base em plataforma (por exemplo, em oposição à configuração de colheita de fileira única, a configuração de colheita multifileira, e a configuração de colheita alternada de fileira dupla descrita acima com referência às realizações das seções de chassis frontais 130, 230, 330 mostradas nas Figuras 2 a 5). Como mostrado, a seção de chassis frontal 430 se estende longitudinalmente entre uma extremidade frontal 434 e uma extremidade de interface traseira 436 e é geralmente fornecida com uma dada disposição de chassis frontal entre suas extremidades traseira e frontal 434, 436 para sustentar um ou mais componentes de colheita de uma colheitadeira de cana-de-açúcar. Similar às seções de chassis frontais 130, 230, 330 descritas acima, a disposição de chassis específica da seção de chassis frontal 430 pode ser caracterizada por várias características de chassis, tais como aberturas, padrões de buraco de cavilha, flanges, suportes, e/ou semelhantes, adaptados ou configurados para permitir que vários componentes de colheita da colheitadeira sejam montados ou de outro modo sustentados pela seção de chassis frontal 430, tal como um ou mais conjuntos de cobertura, divisores de cultura, rolos tombadores, rolos de aleta, conjuntos de cortador de base e/ou semelhantes. Além de ser configurado para sustentar tais componentes de colheita (ou como uma alternativa a ela), a seção de chassis frontal 430 pode ser caracterizada por várias características de chassis que permitem que um acessório de colheita separado ou plataforma seja acoplado à seção de chassis 430 (por exemplo, em sua extremidade frontal 434) para permitir a funcionalidade adicionada ou diferente para a colheitadeira associada.

[0050] Como indicado acima, em uma realização, a seção de chassis frontal 430 ilustrada na Figura 6 pode ser adaptada para acomodar um acessório de colheita separado ou plataforma para fornecer uma configuração de colheita com base em plataforma quando instalada na seção de chassis de base 1 10. Especificamente, em uma realização, a extremidade frontal 434 da seção de chassis frontal 430 pode incluir características de chassis adequadas para acoplar uma plataforma separada à seção de chassis 430, desse modo permitindo que a colheitadeira correspondente seja reconfigurada para acomodar tipos diferentes de cultura e/ou configurações de fileira. Por exemplo, uma disposição de plataforma exemplificativa que permite que uma disposição de colheita com base em plataforma seja descrita, por exemplo, em Pedido de Patente Brasileira No 10/2015/0159226, depositado 30 de junho de 2015 e intitulado“Plataforma para uma Máquina de Colheita” e seu equivalente no US (Pedido de Patente US. No 15/199.032, depositado 30 de junho de 2016) ambos dos quais são aqui incorporados por referência aqui em sua totalidade para todos os propósitos. Nesse tipo de realização, a seção de chassis frontal 430 mostrada na Figura 6 pode, por exemplo, ser configurada para sustentar a plataforma divulgada em tal referência para fornecer uma configuração de colheita com base em plataforma que pode acomodar tanto as culturas plantadas em intervalos de espaçamento regulares quanto as culturas plantadas sem qualquer regularidade.

[0051 ] Além disso, como mostrado na Figura 6, a extremidade de interface traseira 436 da seção de chassis frontal 430 está configurada para ser acoplada de forma removível à extremidade anterior 1 12 da seção de chassis de base 1 10. Por exemplo, similar às seções de chassis frontais 130, 230, 330 descritas acima com referência às Figuras 2 a 5, a seção de chassis frontal 420 pode definir uma porção de interface 432 em sua extremidade de interface traseira 436 que é complementar a ou que é de outro modo configurada para combinar com a porção de interface dianteira correspondente 120 definida pela seção de chassis de base 1 10 em sua extremidade anterior 1 12. Especificamente, como mostrado na realização ilustrada, a porção de interface 432 da seção de chassis frontal 430 define um perfil inclinado que é complementar ao perfil inclinado da porção de interface dianteira 120 definido pela seção de chassis de base 1 10 de modo que a seção de chassis frontal 430 possa ser montada nivelada contra a seção de chassis de base 1 10. Nesse tipo de realização, o perfil inclinado da porção de interface 432 da seção de chassis frontal 430 pode ser configurada da mesma forma que o perfil inclinado das porções de interface 132, 232, 332 das seções de chassis frontais 130, 230, 330 mostrado nas Figuras 2 a 5 para permitir que tais seções de chassis 130, 230, 330, 430 sejam intercambiáveis em relação à seção de chassis de base 1 10.

[0052] Com referência agora à Figura 7, uma vista exemplificativa de uma realização de um sistema de chassis modular 500 para o uso com uma colheitadeira agrícola, tal como uma colheitadeira de cana-de-açúcar, é ilustrada de acordo com os aspectos da presente matéria. Como mostrado, o sistema 500 inclui a seção de chassis de base 1 10 descrita acima com referência às Figuras 2 e 3, bem como várias seções de chassis modulares configuradas para serem acopladas de forma removível à seção de chassis de base 1 10. Especificamente, o sistema 500 pode incluir uma pluralidade de módulos de chassis frontais intercambiáveis, tais como as várias seções de chassis frontais 130, 230, 330, 430 descritas acima com referência às Figuras 2 a 6, configuradas para serem acopladas de forma removível à extremidade anterior 1 12 da seção de chassis de base 100. Além disso, o sistema 500 pode incluir um módulo de chassis traseiro, tal como a seção de chassis traseira 180 descrita acima com referência às Figuras 2 e 3, configurada para ser acoplada de forma removível à extremidade posterior 1 14 da seção de chassis de base 1 10.

[0053] Deve ser avaliado que, embora apenas um único módulo de chassis traseiro seja mostrado na Figura 7 e descrito aqui, o sistema 500 pode, em vez disso, incluir uma pluralidade de módulos de chassis traseiro intercambiáveis configurados para serem acoplados de forma removível à extremidade posterior 1 14 da seção de chassis de base 1 10. Também deve ser avaliado que, embora apenas uma única seção de chassis de base 1 10 seja mostrada na Figura 7 e descrita aqui, o sistema 500 pode, em vez disso, incluir uma pluralidade de seções de chassis de base intercambiáveis. Por exemplo, em uma realização, a seção de chassis de base 1 10 pode ser configurada de forma diferente dependendo se a colheitadeira associada 10 inclui pneus ou esteiras. Em tal exemplo, pode ser desejável para o sistema 500 incluir uma configuração de chassis de base específica para pneu e uma configuração de chassis de base específica para esteira.

[0054] Como indicado acima, as várias seções de chassis frontais 130, 230, 330, 430 podem ser configuradas para serem acopladas de forma removível à porção de interface dianteira 120 da seção de chassis de base 1 10 (por exemplo, através de prendedores adequados 594. A este respeito, para permitir que a troca das seções de chassis frontais 130, 230, 330, 430, as porções de interface 132, 232, 332, 432 de tais seções de chassis frontais 130, 230, 330, 430 possa geralmente corresponder a uma porção de interface comum 532 tendo uma configuração de montagem comum (por exemplo, um padrão de buraco de cavilha comum) e perfil de interface comum entre as seções de chassis frontais 130, 230, 330, 430 para permitir que cada seção de chassis seja montada de forma rápida e fácil à seção de chassis de base 1 10. Por exemplo, como mostrado na Figura 7, a porção de interface 132, 232, 332, 432 de cada seção de chassis frontal 130, 230, 330, 430 pode definir um perfil inclinado de interface que é orientado a um ângulo de interface 590 que é complementar a um ângulo de interface correspondente 592 definido pela porção de interface dianteira 120 da seção de chassis de base 1 10. Como um resultado, dependendo da configuração de colheita desejada para a colheitadeira associada, uma seção de chassis frontal específica 130, 230, 330, 430 pode ser selecionada para montagem na seção de chassis de base 110.

[0055] Esta descrição escrita utiliza exemplos para divulgar a invenção, incluindo o melhor modo, e também para permitir que qualquer pessoa versada na técnica pratique a invenção, incluindo a criação e utilização de quaisquer dispositivos ou sistemas e a realização de quaisquer métodos incorporados. O escopo patenteável da invenção é definido pelas reivindicações, e pode incluir outros exemplos que ocorrem para as pessoas versadas na técnica. Tais outros exemplos são intencionados a estarem dentro do escopo das reivindicações se incluírem elementos estruturais que não diferem da linguagem literal das reivindicações ou se incluem elementos estruturais equivalentes com diferenças insubstanciais da linguagem literal das reivindicações.