Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
MONEY-WITHDRAWAL MACHINE WITHOUT BANKNOTE STORAGE AND DISPENSER DEVICE
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2019/023771
Kind Code:
A1
Abstract:
This is a compact machine that uses POSXML language and has no banknote storage or dispenser device, and which has a specific button for the withdrawal of money in cash from the accredited commercial establishment, and when said button is actuated the amount to be withdrawn is keyed in and is debited from the user's account and credited to the account of the commercial establishment or to the account of the financial operator of the machine.

Inventors:
FIUZA ALVES, Leandro Mateus (Rua Otto Brandt Junior, 65Pq. Residencial Damha V, -768 São José Do Rio Preto - SP, 15061-768, BR)
Application Number:
BR2018/050254
Publication Date:
February 07, 2019
Filing Date:
July 25, 2018
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
FIUZA ALVES, Leandro Mateus (Rua Otto Brandt Junior, 65Pq. Residencial Damha V, -768 São José Do Rio Preto - SP, 15061-768, BR)
International Classes:
G06Q20/40; G06Q20/04; G06Q20/10; G06Q20/20; G06Q20/22; G06Q20/26; G07F7/08; G07G1/12
Attorney, Agent or Firm:
VILAGE MARCAS E PATENTES LTDA (Rua XV de Novembro, 3171 - 3º Andar - Sala 31Centro, -110 São José Do Rio Preto / SP, 15015-110, BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÃO

1 ) MÁQUINA DE SAQUE DE DINHEIRO SEM ARMAZENADOR E DISPENSADOR DE CÉDULAS, caracterizada por ter um botão exclusivo de saque que ao ser clicado possibilitará ao usuário digitar o valor a ser sacado, que após debitado na sua conta corrente, conta poupança ou conta salário será entregue para o cliente e em contrapartida o mesmo valor será transferido para a conta do estabelecimento comercial ou da instituição financeira operadora da máquina inventada; a máquina utiliza uma linguagem POSXML e conexão via GPRS.

Description:
MÁQUINA DE SAQUE DE DINHEIRO SEM ARMAZENADOR E DISPENSADOR DE

CÉDULAS

Introdução

[0001 ] Refere-se o presente pedido de patente de Invenção a uma inédita MÁQUINA DE SAQUE DE DINHEIRO SEM ARMAZENADOR E DISPENSADOR DE CÉDULAS, trata- se de uma máquina dotada de um botão exclusivo para saques de dinheiro que, ao ser selecionado, permitirá ao usuário digitar o valor a ser retirado. Isso possibilitará que os estabelecimentos comerciais façam saques diretamente dos seus caixas.

Campo de aplicação

[0002] A presente invenção é para aplicação no comércio em geral.

Estado da técnica

[0003] Atualmente, as máquinas de saques, caixa 24 horas, armazenam dinheiro em seu interior. Nos caixas eletrônicos atuais existe uma CPU com sistema operacional Windows que se comunica com a rede bancária por meio de internet via cabo ou rádio. O Windows é o sistema operacional que mais sofre ataque de hackers no mundo. Os caixas eletrônicos não possuem bateria e em caso de falta de energia param de funcionar.

[0004] O atual estado da técnica antecipa documentos de patentes que versam sobre saque de dinheiro em máquinas como o JP 2014215713 intitulado "Cash withrawal system" - em que uma máquina POS tem interface com o sistema do ATM (caixa eletrônico). O POS faz a leitura de um recibo emitido pela máquina ATM que por sua vez autoriza o saque de dinheiro do caixa do lojista.

[0005] Como se pode denotar na anterioridade acima, há uma interface entre o POS e a máquina ATM ao contrário do pedido em questão onde o saque é realizado de forma direta na máquina sem necessidade de intermediação.

Objetivos da invenção

[0006] É objetivo da presente invenção, distribuir o dinheiro em espécie diretamente do caixa do comércio para a população, evitando que o comércio precise depositar todo seu dinheiro em espécie na rede bancária.

[0007] É objetivo da presente invenção, aumentar a quantidade de pontos de saques de dinheiro em espécie para a população, pois a logística de instalação das máquinas em questão é muito mais simples e segura, pois não requer armazenamento de dinheiro em seu interior. [0008] É objetivo da presente invenção, substituir o sistema operacional Windows atualmente utilizado nos caixas eletronicos pelo sistema POSXML que dá mais segurança eletrônica nas transações.

[0009] É objetivo da presente invenção, substituir a conexão de internet a cabo atualmente utilizada nos caixas eletronicos pela conexão via GPRS.

[0010] É objetivo da presente invenção, reduzir o tamanho das máquinas de saque de dinheiro em espécie.

[001 1 ] É objetivo da presente invenção, reduzir o número de assaltos e explosões de caixas eletronicos.

[0012] É objetivo da presente invenção, reduzir o custo dos bancos com transporte de valores e manutenção de caixas eletronicos.

[0013] É objetivo da presente invenção, permitir aos estabelecimentos comerciais credenciados optarem por alugar ou comprar as máquinas em questão.

Sumário da invenção

[0014] A MÁQUINA DE SAQUE DE DINHEIRO SEM ARMAZENADOR E DISPENSADOR DE CÉDULAS trata-se de uma máquina com um botão exclusivo para sacar dinheiro em espécie em estabelecimentos comerciais credenciados. Ao digitar o valor a ser sacado, a máquina debita o valor da conta poupança, conta corrente ou conta salário do usuário, que receberá o dinheiro no ato da aprovação do débito em sua conta corrente, conta poupança ou conta salário. Todo o dinheiro debitado da conta do usuário será creditado na conta corrente do estabelecimento comercial ou da operadora financeira da máquina. Descrição da figura

[0015] Na sequência é apresentada a figura para melhor explicar o pedido de patente de forma ilustrativa e não limitativa:

Figura 1 : Fluxograma operacional da máquina de saque de dinheiro sem armazenador e dispensador de cédulas.

Descrição detalhada da invenção

[0016] A MÁQUINA DE SAQUE DE DINHEIRO SEM ARMAZENADOR E DISPENSADOR DE CÉDULAS, objeto desta solicitação de patente de invenção, trata-se de uma máquina compacta que utiliza a linguagem POSXML, não possui armazenador e tampouco dispensador de cédulas e tem um botão específico para saque de dinheiro em espécie do estabelecimento comercial credenciado, que acionado é digitado o valor a ser sacado o qual é debitado na conta do usuário e creditado na conta do estabelecimento comercial ou na conta da operadora financeira da máquina. [0017] Mais particularmente, a invenção trata de uma máquina compacta para sacar dinheiro que será utilizada em estabelecimentos comerciais credenciados, a qual não possui armazenador e nem dispensador de cédula, mas sim um botão exclusivo de saque que ao ser clicado possibilitará ao usuário digitar o valor a ser sacado, que após debitado na conta corrente, conta poupança, conta salário será entregue para o cliente e em contrapartida o mesmo valor será transferido para a conta do estabelecimento comercial ou da instituição financeira operadora da máquina inventada. A máquina utiliza uma linguagem POSXML muita segura para operações financeiras e conexão via GPRS que é a mesma utilizada em celulares. Conforme ilustrado na figura 1 , o fluxo operacional tem início (I) e em uma primeira etapa (E1 ) com o cliente clicando no botão de saque no touch da máquina, digitando o valor a ser sacado, confirma e senha. Em uma segunda etapa (E2) a máquina faz a consulta de saldo do cartão débito e crédito do cliente na conta corrente, conta poupança ou conta salário, dependendo do caso, no banco onde o cliente possui conta. Em uma terceira etapa (E3) a máquina define se há saldo na conta corrente, conta poupança ou conta salário. Caso negativo (N) em uma quarta etapa (E4) a transação é cancelada e a operação é finalizada (F). Caso afirmativo (S), ou seja, haja saldo suficiente para o saque, em uma quinta etapa (E5) o valor total do saque é debitado na conta corrente, conta poupança ou conta salário do cliente. Numa sexta etapa (E6) a máquina emite um comprovante tanto a via do estabelecimento quanto a via do cliente para na sétima etapa (E7) o estabelecimento comercial disponibilizar o valor solicitado em espécie para o cliente e a operação ser finalizada (F).

[0018] A presente invenção se propõe a intenção de abranger todas as alternativas e variações, modificações e equivalentes que possam ser incluídas nesta máquina de saque de dinheiro sem armazenador e dispensador de cédulas quando não perceptível um distanciamento do conceito inventivo proposto.