Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
MOUTHPIECE DEVICE FOR WIND INSTRUMENTS
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2018/085911
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention patent relates to a mouthpiece device for wind instruments that comprises a body in the form of a curved trough that can be fitted over a user's upper or lower front dental arch.

Inventors:
FAJER SHULAMIT (BR)
FALCONI HECTOR ROBERTO SALVADOR (BR)
Application Number:
PCT/BR2017/050340
Publication Date:
May 17, 2018
Filing Date:
November 10, 2017
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
FAJER GABRIEL (BR)
International Classes:
G01D9/00; A61C7/00
Domestic Patent References:
WO2015057010A12015-04-23
Foreign References:
US6318370B12001-11-20
KR100556160B12006-03-06
US2706478A1955-04-19
FR2576207A11986-07-25
US6003515A1999-12-21
Attorney, Agent or Firm:
GAIARSA, Maria B. C. S. M. (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. Dispositivo de embocadura para instrumentos musicais de sopro caracterizado por compreender um corpo na forma de uma canaleta curva encaixável em uma arcada dental frontal, superior ou inferior, de um usuário.

2. Dispositivo de embocadura para instrumentos musicais de sopro de acordo com a reivindicação 1 caracterizado pelo fato da parede frontal do dispositivo (1, 2, 10, 20) avançar sobre a gengiva, e a parede posterior, no lado lingual, recobre uma parte da face posterior dos dentes frontais.

3. Dispositivo de embocadura para instrumentos musicais de sopro de acordo com a reivindicação 1 caracterizado pelo fato da parede frontal do dispositivo (1, 2, 10, 20) avançar sobre a gengiva, e a parede posterior, no lado lingual, recobre totalmente a face posterior dos dentes frontais.

4. Dispositivo de embocadura para instrumentos musicais de sopro de acordo com a reivindicação 1 caracterizado pelo fato do dispositivo (1, 2, 10, 20) ser moldado de acordo com a arcada dentária do usuário.

5. Dispositivo de embocadura para instrumentos musicais de sopro de acordo com uma qualquer das reivindicações 1 a 4 caracterizado pelo fato do dispositivo (10, 20) compreender alças frontais de extremidade (11, 21) de fixação nos dentes de um usuário.

6. Dispositivo de embocadura para instrumentos musicais de sopro de acordo com a reivindicação 5 caracterizado pelo fato de que a alça (11) do dispositivo (10) utilizado na arcada inferior (7) abraça um dente a partir da face frontal avançando para a face posterior do dente de um usuário.

7. Dispositivo de embocadura para instrumentos musicais de sopro de acordo com a reivindicação 5 caracterizado pelo fato de que a alça (21) do dispositivo (20) utilizado na arcada superior (4) avança por sua face externa, da extremidade para o centro do dispositivo (20), até se prender ao dente mais próximo da extremidade do dispositivo (20) .

8. Dispositivo de embocadura para instrumentos musicais de sopro de acordo com a reivindicação 7 caracterizado pelo fato de que o dispositivo (20) compreende um prolongamento (22) da parede posterior que avança sobre o palato.

Description:
DISPOSITIVO DE EMBOCADURA PARA INSTRUMENTOS MUSICAIS DE SOPRO

A presente patente de invenção refere-se a um dispositivo de embocadura para instrumentos musicais de sopro que visa proporcionar proteção e conforto aos músicos quando da embocadura de instrumentos de sopro.

É do conhecimento do homem da técnica que a prática constante de se tocar instrumentos de sopro pode causar lesões com o passar do tempo. Isso porque o contato oclusal (mordida) pode causar ao longo do tempo dores ou até lesões, o que dificulta para o músico tocar o instrumento .

Esses instrumentos de sopro são formados por um tubo, em que o som é produzido pela passagem de ar em seu interior. Quanto maior e mais largo é o tubo, mais grave é o som que produz. Pertencem a essa família instrumentos como o clarinete, saxofone, trompete, flauta, fagote, tuba, clarone etc.

A embocadura, ou seja, a maneira que o musicista adapta o seu sistema bucal ao orifício do instrumento de sopro, varia para cada músico, dependendo de toda sua estrutura bucal. Os bocais possuem diversos tamanhos, mas em todos eles o resultado é um sanduíche de lábios, cu a pressão frequente e constante dos lábios contra a face frontal e incisai dos dentes causa lesões com o passar do tempo .

Para evitar tais lesões existem alguns procedimentos adaptados para proteger e dar conforto ao músico, tais como utilização de esparadrapos, de cera odontológica, de papel de filtro de café, de tiras de borracha, fita de teflon (veda rosca) dentre outros materiais improvisados.

Dependendo da intensidade e duração da atividade do músico, esses procedimentos improvisados são parcial ou totalmente eliminados rapidamente e deixam de exercer sua função. Por sua própria natureza, tais procedimentos não têm padronização e segurança, geralmente não alcançam o objetivo dos seus usos e, muitas vezes, são utilizados somente em última instância pelos músicos.

Tendo em vista os problemas da arte anterior e com o propósito de superá-los, é um objetivo da presente invenção um dispositivo de embocadura para instrumentos musicais de sopro que protege os lábios do musicista, evitando lesões.

O presente dispositivo provê proteção e conforto, com confiabilidade e padronização. O dispositivo é acoplado aos dentes do músico no momento de sua atividade musical, sendo facilmente colocado e retirado a qualquer instante.

Dito dispositivo soluciona os inconvenientes reportados por tratar-se de um objeto feito para ser acoplado aos dentes do músico, de forma que seja rápida a colocação e retirada sempre que desejado.

Referido dispositivo pode ser moldado de acordo com a arcada dentária do músico, o que garante uma melhor fixação, evitando que ele se solte sozinho.

Ainda outra vantagem é que o dispositivo não se deteriora com a saliva e não interfere com a respiração ou a fala do músico. Além disso, proporciona algo fundamental para a prática da música em instrumentos de sopro que é a não interferência no posicionamento e atividade da língua, bochechas e lábios.

São apresentadas a seguir figuras esquemáticas da presente da invenção, cujas dimensões e proporções não são necessariamente as reais, pois elas têm a finalidade de apresentar didaticamente seus diversos aspectos, cuja abrangência de proteção está determinada apenas pelo escopo das reivindicações anexas.

Breve descrição das figuras

A figura 1 representa uma vista em perspectiva esquemática do dispositivo de embocadura para instrumentos musicais de sopro (1, 2) acoplado à arcada superior (4) e arcada inferior (7) .

A figura 2 representa uma vista em perspectiva esquemática de um dispositivo (2) para arcada superior (4) .

A figura 3 representa uma vista em perspectiva esquemática de um dispositivo (1) para arcada inferior (7) .

A figura 4 representa uma vista em perspectiva esquemática de um dispositivo de embocadura para instrumentos musicais de sopro (10, 20) com alças (11, 21) acoplado à arcada superior (4) e arcada inferior (7) .

A figura 5 representa uma vista em perspectiva esquemática superior de um dispositivo (20) para arcada superior ( 4 ) .

A figura 6 representa uma vista em perspectiva esquemática de um dispositivo (10) para arcada inferior (7) .

A figura 7 representa uma vista em corte de embocadura de um instrumento de sopro (5) que causa pressão do lábio inferior (3) nos dentes anteriores inferiores.

A figura 8 representa uma vista em corte de embocadura de um instrumento de sopro (5) onde o lábio inferior (3) está protegido pelo dispositivo (1) posicionado sobre os dentes anteriores inferiores.

Descrição detalhada

A presente invenção refere-se a um dispositivo de embocadura para instrumentos musicais de sopro (1, 2, 10, 20) que compreende um corpo na forma de uma canaleta curva encaixável em uma arcada dental frontal, superior ou inferior, de um usuário, conforme pode ser visto nos exemplos ilustrados nas figuras 1, 4 e 8.

Os limites verticais e horizontais do dispositivo (1, 2, 10, 20) em forma de canaleta, tanto do lado vestibular quanto do lado lingual, podem variar para adaptar-se melhor a cada família de instrumentos de sopro e sua embocadura.

De maneira particular, a parede frontal do dispositivo em forma de canaleta avança sobre a gengiva, e a parede posterior, no lado lingual, recobre ao menos uma porção da face posterior dos dentes podendo cobri-los totalmente, o que garante a fixação do dispositivo (1, 2, 10, 20) nos dentes.

Referido dispositivo (1, 2, 10, 20) pode ser moldado em qualquer material, rígido ou flexível, e, preferencialmente, ele é moldado conforme a arcada dentária do usuário, de forma a mimetizar a anatomia dos dentes e gengiva do músico. Nessa situação o dispositivo (1, 2, 10, 20) é colocado em torno dos dentes do usuário, encaixando- se de forma adequada na arcada dentária pelo fato dos dentes estarem impressos no material do dispositivo (1, 2, 10, 20) .

O dispositivo (10, 20) pode compreender alças (11, 21) que auxiliam sua fixação na arcada dentária, evitando qualquer movimentação. Isso é particularmente vantajoso quando se utiliza um material rígido para o dispositivo (10, 20) . Neste caso particular a alça (11) do dispositivo (10) utilizado na arcada inferior (7) abraça um dente a partir da face frontal avançando para a face posterior do dente de um usuário. Enquanto que o dispositivo (20) utilizado na arcada superior (4) tem sua alça (21) avançando sobre o dente por sua face externa, da extremidade para o centro do dispositivo, até se prender ao dente mais próximo da extremidade do dispositivo (20), conforme pode ser visto na figura 4.

Nesta configuração particular, o dispositivo (20) compreende um prolongamento (22) da parede posterior que avança sobre o palato. De maneira vantajosa essa configuração propicia uma melhor retenção do dispositivo na arcada dentária do usuário.

A espessura do dispositivo (1, 2, 10, 20) é adequada para garantir a proteção e conforto do músico, sem interferir na prática musical.

Conforme exemplificado na figura 7, o instrumento de sopro (5) tem uma embocadura que pressiona o lábio inferior (3) contra os dentes (8) anteriores do músico.

Essa pressão lacera a parte interna dos lábios (3) conforme o exercício musical.

Com a utilização do presente dispositivo (1, 2,

10, 20) (vide figura 8) eliminam-se pontos de contato do lábio (3) com os dentes (8) e evitam-se tais ferimentos, provocados tipicamente por instrumentistas de sopro (5) .

O homem da técnica prontamente perceberá, a partir da descrição, várias maneiras de realizar a presente invenção sem fugir do escopo das reivindicações anexas.