Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
MULTI-FUNCTION EXERCISE STATION
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2021/042186
Kind Code:
A1
Abstract:
The present invention abstract relates to the extension and gymnastic exercise station that is used for physical conditioning, improving physical strength, increasing cardiopulmonary resistance, increasing muscular strength, balance, proprioception, elasticity and thrust, in which the station is provided with an unstable platform (2) that enables various different movements (16) to be performed and a training program displayed in video format on a monitor (3) using an application (8).

Inventors:
FRANÇA APRATTO FRANCIS (BR)
Application Number:
PCT/BR2019/050369
Publication Date:
March 11, 2021
Filing Date:
September 04, 2019
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
FRANCA APRATTO FRANCIS (BR)
International Classes:
A63B22/16; A63B23/04
Domestic Patent References:
WO2012126072A12012-09-27
Foreign References:
US4645202A1987-02-24
US4749180A1988-06-07
US4978299A1990-12-18
Attorney, Agent or Firm:
MARIO DE ALMEIDA MARCAS E PATENTES SOCIEDADE SIMPLES - EPP (BR)
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES:

1- ESTAÇÃO MULTIFUNCIONAL DE EXERCÍCIOS, caracterizada por: a) - contar com uma haste de segurança (1) que compreende um tubo posicionado ao lado do equipamento, para auxiliar o equilíbrio do praticante, sendo que em dita haste de segurança se conecta o dispositivo monitor (3) que projeta treinamentos por meio de aplicativo, para orientar o usuário em seu treino, através de dispositivo móvel (8) para cadastro de dados de usuário para a interação com o monitor (3), onde dita estação conta com uma plataforma instável (2) para exercícios diversos, que é suspensa por meio de travessas (12 e 13) que podem se cruzar entre si em “X”, sendo que ditas travessas (12 e 13) são cooperantes à dita plataforma instável (2) por meio de um sistema de instabilidade (9); b) - contar com travessas (12 e 13) em “X”, cooperantes à plataforma instável (2) por (9), e angularmente móveis por meio de articulações (14 e 15) e contam com pistões amortecedores (6 e 6.2) um para cada uma das travessas (12 e 13), que permite à plataforma realizar movimentos diversos (16), por intermédio de guias (6.1) localizadas nas barras horizontais (17) que servem da base para a estação; c) - a estação contar com cabo de aço (4) para exercícios de extensão e mecanismo de regulagem (5), dotado de mola de extensão (5.1), cabo de aço (5.2), polia (5.3), fuso (5.4) e manivela (5.5), sendo que o cabo de aço (4) passa por um sistema de rolete (7) que permite o movimento em todas as direções, reduzindo o atrito.

2- ESTAÇÃO MULTIFUNCIONAL DE EXERCÍCIOS, de acordo com a reivindicação 1 e caracterizada por contar com um cabo extensor (10) para exercício de extensão. 3- ESTAÇÃO MULTIFUNCIONAL DE EXERCÍCIOS, de acordo com a reivindicação 1 e caracterizada por apresentar uma carenagem (11) cobre a estação multifuncional e algumas partes móveis.

Description:
ESTAÇÃO MULTIFUNCIONAL DE EXERCÍCIOS CAMPO TÉCNICO

[001] O seguinte relatório descritivo para invenção se refere à estação de exercícios de ginástica e de extensão, serve para condicionamento físico, ganho de resistência física, ganho de resistência cardiopulmonar, aumento de força muscular, equilíbrio, propriocepção, elasticidade e impulsão, onde a estação é dotada de uma plataforma instável e programa de treinamento apresentado em forma de vídeos em um monitor, por meio de um aplicativo.

ESTADO DA TÉCNICA

[002] São conhecidos diversos equipamentos multifuncionais para a prática de múltiplos exercícios em um mesmo aparelho. Neste tipo de equipamento é possível de se fazer exercícios funcionais, de força, alongamento, etc. Um exemplo de um aparelho destes pode ser visto no MU 8401155-6 que descreve um dispositivo constituído de aparatos mecânicos similares a equipamentos de musculação, que torna possível simular os movimentos dos braços dos nadadores e dos surfistas fora da água. Sua arquitetura é constituída de uma estrutura metálica autoportante, capaz de suportar todos os movimentos implementados pelo atleta durantes os exercícios, sem comprometer a estabilidade do conjunto nem impor riscos de deslocamentos bruscos, que venham a causar lesões parciais ou permanentes.

[003] Outro equipamento que simula diversos exercícios em uma prancha pode ser visto no US 5429562, sendo particularmente destinado à prática do surf, que inclui uma prancha na qual um usuário pode ficar de pé e um mecanismo de acionamento para variar ciclicamente a inclinação da prancha para simular os movimentos de uma prancha de surfe em ondas. A placa é apoiada em três pontos de apoio espaçados na direção longitudinal da placa. Forças de acionamento com frequências diferentes são transmitidas para a placa em dois dos pontos de suporte.

[004] O documento US 4749180 descreve uma prancha de surf mecânica e uma barra de suporte alongada por baixo da prancha de surf para a qual a placa é articulada para o movimento articulado transversal. A barra de suporte é conectada em uma extremidade a uma fonte de energia para movimento em um caminho circular em torno de um eixo transversal transversalmente da placa. A outra extremidade da barra de suporte é conectada de forma articulada a uma haste de suporte vertical. A placa é bloqueada na barra de suporte em várias posições de ajuste articulado.

[005] O documento PI 1101221-8 descreve um equipamento de concepção mecânica, com disposição construtiva especifica para simular movimentos e situações características da prática do surfe, como os movimentos conhecidos como "remada" e 'joelhinho", compreendido por uma plataforma similar a uma prancha de surfe ligadas a um mecanismo de articulação e posicionadas sobre uma base, com um braço frontal também fixado junto à base, onde é posicionado um monitor, e o mecanismo de articulação é constituído por um conjunto de barras de articulação cujas extremidades inferiores são posicionadas em trilhos guias dispostos sobre a dita base e as extremidades superiores de cada uma das barras de articulação estarem ligadas na plataforma por um meio de conexão que simula a instabilidade da prancha, neste caso a plataforma; contém um sistema de carregamento posicionado sobre a base do equipamento; com um cabo para manuseio do usuário. PROBLEMA DA TÉCNICA

[006] O documento US 4749180 emprega um motor elétrico para simular os movimentos que a prancha pode ter. O documento US 5429562 também emprega um motor para simular movimentos, onde este motor pode ser elétrico, hidráulico ou pneumático.

[007] O documento MU 8401155-6 emprega um sistema de polias e pesos para que o usuário possa praticar.

[008] O documento PI 1101221-8 utiliza pistões pneumáticos e trilhos para permitir que o usuário faça exercícios em pé

[009] No entanto, estes dispositivos não são adequados as diversas práticas esportivas, sendo mais voltados para a prático de surf. SOLUÇÃO PROPOSTA

[010] Assim, devido às considerações pertinentes ao estado da arte anteriormente discutidas, é um dos objetivos da presente invenção ora proposta, o desenvolvimento de uma estação de exercícios multifuncionais, capaz de proporcionar uma variedade de mais de 200 combinações de exercícios em apenas 2m 2 . Os exercícios promovem o aumento da força, da resistência muscular, cardiorrespiratória, equilíbrio, impulsão e hipertrofia, por meio de mecanismos de extensão (molas, cabos e polias), e compressão (pistões).

[011] Tais exercícios se mostram mais completos e efetivos, se comparados à forma que habitualmente se realizam nos equipamentos disponíveis no mercado. Isso se deve ao fato da estação possibilitar ganhos excêntricos (verificados no esforço de retorno do movimento), uma vez que seu sistema de carga não possibilita o relaxamento na volta ao movimento inicial.

[012] Outro ponto importante é que os exercícios realizados na estação, forçam que usuário fique atento para a simetria corporal, uma vez que a instabilidade da plataforma instável, exige uma autocorreção, o que torna os exercícios mais complexos e efetivos do que aqueles realizados nos equipamentos convencionais. Esse fator leva ao estímulo e a estabilidade de todo o corpo por meio da propriocepção, promovendo exercícios multifuncionais.

[013] O método de treinamento é apresentado ao usuário por meio de aplicativo, projetado em um monitor, onde o usuário recebe treinos de vários profissionais das áreas da educação física e fisioterapia. DESCRIÇÃO

[014] A caracterização da presente invenção é feita por meio de desenhos representativos da estação multifuncional de exercícios físicos, de tal modo que produto possa ser integralmente reproduzido por técnica adequada, permitindo plena caracterização da funcionalidade do objeto pleiteado.

[015] A partir das figuras elaboradas que expressam a melhor forma ou forma preferencial de se realizar o produto ora idealizado, se fundamenta a parte descritiva do relatório, através de uma numeração detalhada e consecutiva, onde a mesma esclarece aspectos que possam ficar subentendidos pela representação adotada, de modo a determinar claramente a proteção ora pretendida.

[016] Estas figuras são meramente ilustrativas, podendo apresentar variações, desde que não fujam do inicialmente pleiteado. [017] Neste caso se tem que:

- A FIGURA 01 mostra a estação multifuncional completa;

- A FIGURA 02 mostra o dispositivo de regulagem;

- A FIGURA 03 mostra o funcionamento dos amortecedores; e

- A FIGURA 04 mostra o sistema de roletes para passagem de cabo em todas as direções.

[018] A estação multifuncional conta com uma haste de segurança (1) que compreende um tubo posicionado ao lado do equipamento, para auxiliar o equilíbrio do praticante, sendo que em dita haste de segurança se conecta o dispositivo monitor (3) que projeta treinamentos por meio de aplicativo, para orientar o usuário em seu treino, através de dispositivo móvel (8) para cadastro de dados de usuário para a interação com o monitor (3), onde dita estação conta com uma plataforma instável (2) para exercícios diversos, que é suspensa por meio de travessas (12 e 13) que podem se cruzar entre si em “X”, sendo que ditas travessas (12 e 13) são cooperantes à dita plataforma instável (2) por meio de um sistema de instabilidade (9).

[019] As travessas (12 e 13) em “X”, além de serem cooperantes à plataforma instável (2) por (9), são angularmente móveis por meio de articulações (14 e 15) e contam com pistões amortecedores (6 e 6.2) um para cada uma das travessas (12 e 13), que permite à plataforma realizar movimentos diversos (16), por intermédio de guias

(6.1) localizadas nas barras horizontais (17) que servem da base para a estação.

[020] A estação conta com cabo de aço (4) para exercícios de extensão e mecanismo de regulagem (5), dotado de mola de extensão

(5.1), cabo de aço (5.2), polia (5.3), fuso (5.4) e manivela (5.5), sendo que o cabo de aço (4) passa por um sistema de rolete (7) que permite o movimento em todas as direções, reduzindo o atrito.

[021] Para a prática de diversos exercícios de extensão, a estação conta com um cabo extensor (10).

[022] Uma carenagem (11) cobre a estação multifuncional e algumas partes móveis para evitar acidentes.