Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
MULTI-USE RETRACTABLE ROD
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2017/205945
Kind Code:
A1
Abstract:
This product belongs to the field of accessories and utilities in general. The present subject matter relates to a portable device formed by a retractable rod or stick with a remote control button via Bluetooth or the like, provided with a universal connector at one end, to which various holders and devices can be connected, such as a mirror, a magnifying glass, a small duster, a foamer with a cream spray to help spread creams on the user's back, smart phones and electronic appliances in general, a sound system, among many others. The present device is designed to improve convenience and mobility for the user, since it provides an entirely portable holder that can be easily carried everywhere and used as needed. Various kits and implements can accompany the main rod and may be separately acquired by users according to their needs. All the kits and implements are provided with the same fitting for the end of the rod and can be attached and controlled without complications or limitations.

Inventors:
DE ALBUQUERQUE, Ricardo Alexandre (Rua Doutor Homem de Melo, 1109 - PerdizesCEP: -002 São Paulo, SP, 05007, BR)
Application Number:
BR2016/000064
Publication Date:
December 07, 2017
Filing Date:
June 28, 2016
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
DE ALBUQUERQUE, Ricardo Alexandre (Rua Doutor Homem de Melo, 1109 - PerdizesCEP: -002 São Paulo, SP, 05007, BR)
International Classes:
B25G1/04; B25F1/00; B25G3/04; F16M13/02
Foreign References:
CN204459699U2015-07-08
US5881601A1999-03-16
EP2705932A12014-03-12
TWM509309U2015-09-21
US20130167694A12013-07-04
Download PDF:
Claims:
R E I V I N D I C A Ç Õ E S

1a) "VARETA ESCAMOTEÁVEL MULTIUSO" é constituída por um vareta escamoteável multifuncional (1) para fixar, apoiar e sustentar objetos e dispositivos diversos (2) oferecendo diversas aplicações, caracterizada por ser formada por um dispositivo tipo haste (3) escamoteável (4), possuindo em uma de suas extremidades pega anatómica (5) e botão de acionamento á distância via Bluethooth ou similar (6), possuindo ainda em sua outra extremidade (7) um conector universal (8) onde são conectados suportes e dispositivos diversos como (2), como lanterna (L), espelho (E), lupa (P), espanador (N), espuma com disparador de cremes para se auxiliar espalhar nas costas (C), suporte para smartphones e aparelhos eletrônicos em geral (S), sistema de som e similares (O), providos de sistema de encaixe (8A) para conexão com a vareta.

2a) "VARETA ESCAMOTEÁVEL MULTIUSO", de acordo com reivindicação um, é caracterizada pela vareta (1 ) poder ser desenvolvida em diversos materiais, como plástico, alumínio, metais em geral e similares (9), podendo possuir ainda em sua base um pequeno tripé ou pedestal que permite sua fixação na posição vertical.

Description:
"VARETA ESCAMOTEÁVEL MULTIUSO"

1. Refere-se o presente objeto a um dispositivo portátil constituído por uma vareta ou haste escamoteávei, com botão de acionamento à distância via Bluethooth ou similar, provida de um conector universal em sua extremidade, onde podem ser conectados suportes e dispositivos diversos como: lanterna, espelho, lupa, pequeno espanador, espuma com disparador de cremes para se auxiliar espalhar nas costas, smartphones e aparelhos eletrônicos em geral, sistema de som, dentre muitos outros.

2. Destina-se o presente a oferecer maior praticidade e mobilidade ao usuário, que terá ao seu alcance um suporte totalmente portátil, que pode ser transportado para qualquer lugar com facilidade, que permite sua utilização de acordo com a necessidade. Podendo receber diversos "kits" e funcionalidades para acompanhamento da haste principal, onde o usuário poderá ir adquirindo de acordo com a necessidade. Todos eles providos do mesmo encaixe da extremidade da vareta em questão, sendo sua fixação e acionamento sem complicações ou restrições.

3. O produto em questão atende a diversos mercados, beneficiando empresas, permitindo parcerias e vendas casadas, além de oferecer muito mais praticidade ao usuário, que terá em um único produto, diversas utilidades.

4. A vareta pode ser desenvolvida em diversos materiais, como plástico, alumínio, metais em geral e similares, preferencialmente leves, de fácil transporte e manuseio. A sua base possuí um pequeno tripé ou pedestal de encaixe, de modo que permite sua fixação na posição vertical (quando apoiada).

5. Algumas opções de suportes e dispositivos que podem ser aplicados/acoplados na vareta escamoteávei em questão são:

• Pequeno espanador com conector universal, composto por penas ou plumas que serão usadas par limpar quinas, pequenos espaços de difícil acesso ou em locais mais altos;

• Lanterna com conector universal, que pode ser utilizada para iluminação a partir de um ponto mais alto, com acionamento por bluetooth da base da vareta;

• Espuma com disparador de cremes em geral para se espalhar nas costas, que tem a utilidade de disparar o creme na espuma para espalhar nas costas onde as mãos não alcançam;

• Plataforma de encaixe universal de smartphones com conector universal, plataforma que encaixa qualquer tipo de celular , com acionamento por bluetooth da base da vareta;

• Mini auto falante com conector universal, que pode ser utilizado para amplificar o som com acionamento por bluetooth da base da vareta;

• Espelho com conector universal, que pode ser utilizado para refletir imagens a partir de um ponto mais alto; • Lupa com conector universal, que pode ser utilizada para ampliar imagens a partir de um ponto mais alto; dentre outras opções.

6. Portanto, pensando em oferecer uma solução prática e eficiente, foi desenvolvido o produto em questão, apresentando diversos benefícios, que podem ser destacados em:

• Baixo custo;

• Possui utilidades diversas;

• O modelo em questão tem enorme vantagem em relação ao "pau de selfie", conhecido e utilizado atualmente, uma vez que tem inúmeras formas de utilização, não ficando restrito somente aos smartphones;

• Pode ser desenvolvida em diversos tamanhos e materiais;

• Sua extremidade com conector universal pode receber diversos tipos de suportes, objetos e dispositivos;

• Praticidade;

• Mobilidade;

• Pode ser utilizado por qualquer usuário;

• Universal;

• Fácil aplicação e manuseio; • Fácil de armazenar e transportar, pelo fato de ser escamoteável;

• Prática e funcional;

• Simplicidade construtiva;

• Produto de necessidade comum;

• Elevado potencial de comercialização;

• Exequibilidade industrial;

• Inovações merecedoras deste privilégio de patente. Estado da técnica:

7. Suportes e acessórios multifuncionais são conhecidos e utilizados atualmente. Porém cada um dentro do seu mercado e especificação. Portanto, visando propor uma solução inédita e eficiente, foram realizadas pesquisas de anterioridades no Banco de Dados do INPI - Instituto Nacional da Propriedade Industrial e foram encontrados os seguintes processos:

8. MU7200572-6, depositado em 14/04/1992, sob o título "Bengala multiuso", constituída por haste tubular (1) com terminal inferior (2) e extremidade superior em forma de gancho (3) também com terminal de acabamento (4), configurando uma bengala (5), em cujo terço inferior estão interligadas articuladamente os trechos medianos de outras duas hastes tubulares (6), uma de cada lado, as três atravessadas por um eixo (7), abaixo e acima do qual ditas hastes complementares (6) são inclinadas para fora e também possuem aqueles terminais (2), configurando tripé (8) de apoio para um assento (9), fixado por suportes em u" invertido (10) e respectivos eixos (11), enquanto que a haste (1) apresenta um pino transversal/batente (12) e, acima deste, dita haste (1) passa tangencialmente e no lado oposto do assento (9), onde para tanto existe um passador metálico em u" (13), cujos terminais são articuladamente fixados (14) em um bloco metálico (15) radialmente fixado contra a borda do dito assento (9) e, assim, tal assento, é passível de ser colocado em duas posições distintas, horizontal ou vertical, transformando-se em banquinho ou bengala.

9. MU7401010-7, depositada em 14/06/1994, sob o título de "Haste multiuso de papel, papelão ou celulosa", modelo de utilidade, hastes de papel, papelão ou celulosa de múltiplas funções entre as quais substituir as hastes de pontas de algodão, (especialmente por não ter seu corpo rígido que possam machucar os ouvidos), higiene pessoal, enfermagem, tec, caracterizada por ter um corpo uniforme o poder fabrica-los da consistência, textura, tamanho e especificação que se requera em cada caso, sendo ecnomico e descartável.

10. PI0903946-5, depositado em 09/10/2009, sob o título de "Disposição construtiva aplicada em dispositivo aplicador de creme corporal", compreendido por um corpo principal constituído a partir de uma base, dotada de cavidade acondicionadora, cuja secção inferior e comunicante com um gargalo que se estende formando um pescoço semiesférico que recebe o acoplamento de uma esfera dosadora, enquanto a secção mediana projeta um rebaixo, sendo a secção superior em sua face externa é provida de rosca para fixação da tampa, cuja secção superior detém um gargalo que projeta um pescoço em semicírculo para acoplamento de uma esfera massageadora, sendo que os ditos pescoços recebem uma tampa protetora, enquanto o rebaixo recebe o engate de um braço telescópico, em uma disposição derivativa a base em sua secção mediana projeta um suporte de onde se estende um braço telescópico.

11. MU8702341-5, depositado em 04/10/2007, sob o título de "Aplicador de cremes para as costas." Produzido em madeira ou material plástico de vários tamanhos, refere-se a um aplicador de cremes para as costas, para limpeza e asseios corporais. Tem sua haste de cabo anatómico onde esta presa a base de cortiça. O seu maior diferencial esta na base de cortiça totalmente natural podendo ser utilizado no corpo humano proporcionando bem estar, deixando a pele macia e suave.O objetivo da presente patente modelo de utilidade é aplicar cremes nas costas, bronzeadores, cremes hidratantes e pomadas para enfermidades.

12. PI0900828-4, depositado em 09/03/2009, sob o título de "Escova aplicadora de cremes, massa geadora e similares." Refere-se o presente invento a uma inédita e funcional escova retrátil e a prova d'água, massageadora, esfoliante e aplicadora de cremes, podendo inclusive ser utilizada no banho para aplicar sabonetes líquidos e outros, através de uma cúpula base provida de um reservatório para alojar cremes e produtos líquidos, com uma haste giratória e fixador para encaixar os acessórios, tais como; escova com cerdas, base com espuma, base com bolinhas para massagem e outros. 13. MU8800338-8, depositado em 29/07/2008, sob título de "Base articulada para flash com suporte de acionamento rápido para acessórios fotográficos." Patente de modelo de utilidade para base artícuiada(fig.13) Para flashes eietrônicos com campo de aplicação no mercado fotográfico com fabricação em polímero de alta resistência para suportar o peso do aparelho e de outros acessórios atendendo aos diversos formatos dos aparelhos particularmente os cilíndricos e retangulares sendo dotado de um tubo longitudinal(1 ) para transpasse de haste de acessório e de orifício transversal(2) para instalação de um dispositivo(fig.9) De fixação dessa haste dotado de um orifício central de formato horizontal ovalado(14) que se dispõe em alinhamento ao tubo longitudinal(l ) quando pressionado o botáo(11) permitindo igualmente o transpasse da haste e fixando-a quando liberado e com sua forma construtiva integrando o dispositivo(fig.9) Para fixação de acessórios com o tubo longitudinal(l) eliminando a necessidade de manopla facilitando o manuseio e evitando deterioração da haste e com um adaptador(fig.7 E 8) instalado na plataforma superior(3) que a ajusta para aparelhos de formato cilíndrico.

14. Conforme os resumos acima, os processos mencionados não possuem similaridade com o objeto da presente patente, motivo pelo qual consideramos que não há impedimentos de ordem técnica nem legal para a obtenção do privilégio solicitado.

15. Para uma perfeita visualização e compreensão da "VARETA ESCAMOTEÁVEL MULTIUSO" em questão, seguem os desenhos ilustrativos, onde:

16. A fig. 1 - Apresenta uma vista da vareta em questão recolhida; 17. A fig. 2 - Apresenta uma vista da vareta em questão aberta;

18. As flgs. 3 e 4 - Apresentam vistas ilustrativas de suportes e dispositivos que podem ser encaixados na vareta em questão; como espanador e dispositivo de som;

19. As figs. 5 e 6 - Apresentam vistas ilustrativas de suportes e dispositivos que podem ser encaixados na vareta em questão; como lupa e lanterna;

20. As figs. 7 e 8 - Apresentam vistas ilustrativas de suportes e dispositivos que podem ser encaixados na vareta em questão; como espelho e suporte para smartphones e aparelhos eletrônicos;

21. A fig. 9 - Apresenta vista ilustrativa de suporte que pode ser encaixado na vareta em questão, como dispositivo aplicador de creme com espuma.

22. De acordo com a ilustração e em seus pormenores, a "VARETA ESCAMOTEÁVEL MULTIUSO", é constituída por um vareta escamoteável multifuncional (1 ) para fixar, apoiar e sustentar objetos e dispositivos diversos (2) oferecendo diversas aplicações, caracterizada por ser formada por um dispositivo tipo haste (3) escamoteável (4), possuindo em uma de suas extremidades pega anatómica (5) e botão de acionamento à distância via Bluethooth ou similar (6), possuindo ainda em sua outra extremidade (7) um conector universal (8) onde são conectados suportes e dispositivos diversos como (2), como lanterna (L), espelho (E), lupa, espanador, espuma com disparador de cremes para se auxiliar espalhar nas costas (C), smartphones e aparelhos eletrônicos em gera! (S), sistema de som e similares.

23. A vareta (1 ) pode ser desenvolvida em diversos materiais, como plástico, alumínio, metais em geral e similares (9), possuindo ainda em sua base (10) um pequeno tripé ou pedestal (11) que permite sua fixação na posição vertical.

24. Pelas vantagens que oferece e por revestir-se de características verdadeiramente inovadoras, a "VARETA ESCAMOTEÂ VEL MULTIUSO", reúne as condições necessárias para merecer a Patente de Invenção.