Login| Sign Up| Help| Contact|

Patent Searching and Data


Title:
MULTIFUNCTIONAL DEVICE FOR CELLULAR PHONE
Document Type and Number:
WIPO Patent Application WO/2018/232482
Kind Code:
A1
Abstract:
A multifunctional device for a cellular phone, which has a set of components assembled together to form a cellular-phone holder that, in operation, assists in the one-handed use of the cellular phone and also allows securing to the dashboard or steering wheel of a car, affording countless advantages as compared with the prior art. Said device comprises an assembly secured to the cellular phone and an accessory assembly. The fixed assembly, which is secured directly to the cellular phone or coupled to a cellular-phone case, comprises a ring and an external ring, and is constructed such that the ring projects outwards and inwards from the external ring and both are mounted on an edge with dimensions sufficient to allow the external ring to effect a rotation and translation movement. The accessory assembly comprises the universal fitting that fits on the cover and on the cellular phone, and is thus secured to the steering wheel or dashboard of the car, thereby, when the steering wheel turns, enabling the universal fitting to remain level with the ground without angular movement.

Inventors:
LAURINDO GABRIELLI (BR)
Application Number:
PCT/BR2018/050202
Publication Date:
December 27, 2018
Filing Date:
June 20, 2018
Export Citation:
Click for automatic bibliography generation   Help
Assignee:
ILMAR LAURINDO (BR)
LAURINDO GABRIELLI (BR)
International Classes:
B60R11/02
Domestic Patent References:
WO2017007069A12017-01-12
Foreign References:
CN104468891A2015-03-25
KR20020089209A2002-11-29
CN105034966A2015-11-11
US20140008405A12014-01-09
KR101288309B12013-07-22
US20120080465A12012-04-05
Download PDF:
Claims:
REIVINDICAÇÕES

1. "DISPOSITIVO MULTIFUNCIONAL PARA CELULAR" usado fixado ao aparelho de celular com objetivo de fornecer maior aderência no manuseio do aparelho com uma mão e fornecer segurança e pratic idade no uso do aparelho em superfícies instáveis como volante ou painel do carro, caracterizado por compreender um conjunto fixo(100) e um conjunto acessório(200), onde o conjunto f ixo(100)s prevê um anel(101 ), que apresenta um eixo(102) tangente ao dito anel(101 ), e um anel externo(1 10) que possui uma cavidade interna(1 1 1 ), duas cavidades(1 12) do eixo, e também um degrau(1 13) que tangencia a sua circunferência, de modo que a área da sua face f rontal(1 14) seja menor que da face posterior(1 15); prevê ainda, uma bordai 120) que prevê uma abertura central(121 ), com dimensões apropriadas para o encaixe do anel externo(1 10), e dimensões suficientes que permitam que o ane! externo(1 10) efetue movimento de rotação e translação, e a dita borda também apresenta um degrau oposto(122), e a dita bordai 130) também apresenta rasgos(l 32) nas suas laterais maiores e menores; e o conjunto acessório compreende o encaixe universal(210) prevê um corpo(21 1 ) onde em sua extremidade inferior se projeta uma prolongação(212) com uma elevacão(213) na extremidade longitudinal da dita prolongação(212), e na extremidade superior do dito corpo(21 1 ), apresenta um encaixe interno(214) com extremidade superior abaoloada(21 5) e extremidade inferior do dito encaixe(214) apresenta um encaixe(217), e na porção posterior ao dito corpo(21 1 ), imediatamente atrás do encaixe intemo(214) em meia lua, prevê um cilindro(216) oco; prevê ainda uma tampa fixa(220) que prevê um cilindo(221 ) com uma tampa(222).

2. Conforme reivindicação 1 , caracterizado pela dia borda(130) possuir formato externo quadrado;

3. Conforme reivindicação 1 , caracterizado pela dia borda(130) possuir formato externo circular/oval;

4. Conforme reivindicação 1 , caracterizado pela dia borda prever uma haste na sua extremidade.

Description:
DISPOSITIVO MULTIFUNCIONAL PARA CELULAR

[001 ] O presente relatório apresenta um conjunto de peças montam entre si para formar um suporte de celular que tem por função, auxiliar o uso do celular com apenas uma mão, e também permite a fixação no painel ou volante do carro, fornecendo inúmeras vantagens frente ao estado da técnica.

[002] É de conhecimento técnico, inúmeras formas construtivas de anel ou argola, fixada ao celular, por ímã, ou acoplada à capas para celular, que facilitam o uso do celular com apenas uma mão, se forma que, quando vc transpassa um dedo dentro do anel, que se localiza na parte posterior do celular, este fica mais aderido à sua mão, e aumenta a mobilidade nos dedos ao longo da tela. Porém, com o aumento do número de celulares com teias cada vez maiores, este ponto de fixação, fornecido pelo dito anel, acaba restringindo a facilidade do uso para apenas uma região, delimitada por um raio a partir do ponto de apoio do anel, e dependendo totalmente das características físicas do usuário.

[003] Alguns objetos. em geral anéis e argolas, foram desenvolvidos afim de facilitar o uso dos aparelhos celulares, visando facilitar que o usuário alcance todos os pontos da tela usando apenas uma mão; como por exemplo o documento KR101 167812, também o documento US2016353867.

[004] Já é de conhecimento técnico inúmeras formas construtivas de suportes para celular, que possibilitam sua fixação no carro, seja no painel, no para-brisa ou no votante. Estes dispositivos são normalmente compreendidos por um suporte que prende o celular por pressão, e ligados à uma ventosa por meio de um prolongamento articulado rígido. Ditos dispositivos podem exigir que o motorista do veículo tire o foco da estrada por muito tempo, podendo causar acidentes. Porém, quando o dispositivo é fixado no volante, a tela do celular fica sujeita à variação de sentido decorrente do giro do volante, dificultado a compreensão das imagens na tela, e causando confusão quando se tratar da exibição de um mapa por exemplo. [005] Afim de resolver estes problemas alguns dispositivos foram criados, como o documento CN205545455, e também o documento CN205315969.

[005] Com base no estado da técnica conhecido, desenvolveu-se ainda, dispositivos que procuram unir a funcionalidade do aneí, com a funcionalidade da fixação, porém, apresentam pouca eficiência e baixa confiabiiidade quando á fixação e resistência ao balanço do carro em movimento, pois são projetados preferencialmente para ficarem em superfícies estáveis. Neste caso, pode ser citado o documento

[006] As anterioridades mostradas, mesmo em conjunto, não resoivem uma série de problemas, sendo um deles, o fato de que com a crescente modernização dos aparelhos celulares, as telas tem ficado cada vez maior, impossibilitando o uso dos mesmo com apenas uma mão, de forma firme e segura, sendo que as soluções anteriores resolvem apenas parte do problema, mas ainda há a limitação que uma mão humana média consegue abranger na tela, pois há apenas um ponto fixo no qual a fixação ocorre.

[007] Outro problema que pode ser citado, é o fato de que os dispositivos de fixação no carro, precisam ser fixados longe do foco do motorista, fazendo com que este desvie seu olhar da estrada por muito tempo, para visualizar a tela, além de promover dificuldades no manuseio devido a esta distância, podendo assim, ocasionar acidentes de transito. Ou ainda, se o dispositivo for fixado no painel ou volante, a tela do aparelho celular irá acompanhar o movimento do veículo, causando confusão na hora da visualização.

[008] A fim de resolver estes problemas, desenvolveu-se o dispositivo descritos neste documento, que compreende um conjunto fixo ao celular e um conjunto acessório. O conjunto fixo, o qual é fixado diretamente ao celular, ou acoplado à uma capa de celular, prevê um anel, que apresenta um eixo tangente ao dito anel, e as extremidades deste eixo gira dentro de duas cavidades localizadas no aneí externo, onde dito anel externo possui uma cavidade interna que permite que o anel se projete para dentro desta; desta forma, o eixo no anel quando gira dentro das duas cavidades do anel externo, faz com que o anel se projete para fora do anel externo. Dito anel externo, possui um degrau que tangencia a sua circunferência, de modo que a área da sua face frontal seja menor que da face posterior; compreende ainda, uma borda que pode apresentar diversos formatos geométricos externos, e apresenta uma abertura central, com dimensões apropriadas para o encaixe do anel externo, e dimensões suficientes que permitam que o anel externo efetue movimento de rotação e translação, e a dita borda também apresenta um degrau com formato oposto ao do anel externo, permitindo que um degrau assente no outro. Preferivelmente, a dita borda apresenta uma haste na sua extremidade, onde a dita haste possui um eixo em uma de suas extremidades menores que permite que esta rotacione, podendo ser usada como apoio; a dita borda também apresenta rasgos nas suas laterais maiores e menores, que servem para acoplar o encaixe universal do conjunto acessório.

[009] O conjunto acessório, compreende o encaixe universal que em uma de suas extremidades que prevê um corpo e em sua extremidade inferior se projeta uma prolongação com uma elevação na extremidade longitudinal da dita prolongação, e na extremidade superior do dito corpo, apresenta um encaixe preferivelmente em forma de meia lua, com uma elevação na sua extremidade superior; na porção posterior ao dito corpo, imediatamente atrás do encaixe em meia lua, prevê um cilindro oco, que serve para encaixar na tampa fixa. Dito conjunto acessório, compreende a tampa fixa, que é fixada no volante ou painel do carro, e encaixada no encaixe universal, desta forma, permitindo que quando o volante gire, o encaixe universal permanecerá nivelado com o chão, sem se mover anguiarmente.

[010] As figuras apresentadas, a título de exemplo e ilustração, juntamente com a descrição dos perfis e da montagem , permitirão uma melhor compreensão do objeto desenvolvido.

[01 1 ] A figura 1 apresenta uma vista em perpectiva de uma materialização do conjunto fixo( 100) e do conjunto acessório(200) do disposrtivo(10) multifuncional para celular.

[012] A figura 2 apresenta uma vista frontal do conjunto fixo(100). [013] A figura 3 apresenta uma vista em perspectiva do conjunto fixo(100) .

[014] A figura 4 apresenta uma vista frontai do conjunto fixo( 00) e do conjunto acessório(200) do dispositivo(10) multifuncional para celular.

[015] A figura 5 apresenta uma vista frontal do conjunto fixo(100) e do conjunto acessóno(200) do dispositivo(10) multifuncional para celular, em uma outra materialização de montagem.

[016] A figura 6 apresenta uma vista em perspectiva da tampa(220).

[017] A figura 7 apresenta uma vista em perspectiva do encaixe universal(210).

[018] Conforme figura 1 , dito dispositivo(10) apresentado neste documento, compreende um conjunto fixo(100) ao celular e um conjunto acessórto(200). O conjunto fixo( 00), conforme figuas 2 e 3, o qual é fixado diretamente ao celular(não ilustrado), ou acoplado à uma capa de celular, prevê um anei(101 ), que apresenta um eixo(102) tangente ao dito anel(101 ), e as extremidades deste eixo rotacionam em duas cavidades( 112) localizadas no anel externo(1 10), onde dito anel externo(1 10) possui uma cavidade interna(1 1 1 ) que permite que o anel(101 ) se projete para dentro desta; desta forma, o eixo( 02) no anel(101 ) quando rotaciona dentro das duas cavídades( 1 12) do anel extemo(l 10), faz com que o anel(101 ) se projete para fora do anel extemo(1 10). Dito anel externo(1 10), possui um degrau( i 1 3) que tangencia a sua circunferência, de modo que a área da sua face frontai seja menor que da face posterior; compreende ainda, uma bordai 120) que pode apresentar diversos formatos geométricos externos, e apresenta uma abertura central(121 ), com dimensões apropriadas para o encaixe do anel extemo(1 10), e dimensões suficientes que permitam que o anel externo(1 10) efetue movimento de rotação e translação, e a dita borda também apresenta um degrau oposto(122), ou seja, com formato oposto ao degrau(1 13) do anel externo(1 10), permitindo que um degrau assente no outro. Preferivelmente, a dita borda(120) apresenta uma haste(130) na sua extremidade, onde a dita haste possui um eixo(131 ) em uma de suas extremidades menores que permite que esta haste rotacione em torno do dito 61X0(131), podendo ser usada como apoio; a dita borda(130) também apresenta rasgos(132) nas suas laterais maiores e menores, que servem para acoplar o encaixe universal(210) do conjunto acessório(200).

[019] O conjunto acessório (200), conforme figuras 4 e 5, compreende o encaixe universal(210), ilustrado na figura 7, que em uma de suas extremidades, prevê um corpo(21 1 ) e em sua extremidade inferior se projeta uma profongação(212) com uma elevação(2l 3) na extremidade longitudinal da dita prolongação(212), e na extremidade superior do dito corpo(211 ), apresenta um encaixe interno(214) preferivelmente em forma de meia lua, com extremidade inferior abaoloada(217), e extremidade superior com encaixe(215); na porção posterior ao dito corpo(21 1 ), imediatamente atrás do encaixe interno(214) em meia lua, prevê um cilindro (216) oco, que serve para encaixar na tampa fixa(220).

[020] Dito conjunto acessório(200), compreende a tampa fixa(220), ilustrada na figura 6, que prevê um cilindo(221 ) com uma tampa(222), serve para ser fixada no volante ou painel do carro, e encaixada no encaixe universal(210), desta forma, permitindo que quando o volante gire, o encaixe universal(210) permanecerá nivelado com o chão, sem se mover angularmente.

[021 ] Para fins de entendimento e apresentação de uma materialização do objeto aqui apresentado é descrito o funcionamento do dito dispositivo multifuncional para celular: Primeiramente efetua-se a montagem do conjunto fixo{100) com suas partes conforme supracitado e mostrado na figura 3, após, o anel( 01 ) pode ser usado para aumentar a aderência do celular à mão, evitando que este caia, e graças ao movimento de translação, o alcance dos dedos pode ser expandido para a tela toda do celular, não se limitando à uma região, em torno de um ponto fixo.

[022] Quando for usado no carro, o conjunto acessório(200) deve ser montado encaixando os encaixes(132) da bordai 130), ao encaixe universal, escolhendo a orientação da tela, retrado conforme figura 5 ou paisagem conforme figura 4 e montado na tampa(230), que deve ser previamente fixada ao painel ou volante.

[023] Outras materializações para este sistema podem existir, tanto de geometria das peças, quanto de dimensionamento, porém que resultem em uma configuração que também forneça as mesmas características funcionais do dispositivo multifuncional para celular. Estas materializações também são característica deste sistema.